Selection Cycling – Selecionando objetos sobrepostos

Selection cycling é uma ferramenta para seleção de objetos sobrepostos que poucos profissionais de AutoCAD conhecem. Hoje você vai aprender como usar este ótimo recurso!

Apesar de ser uma ótima ferramenta, ligar esta função pode incomodar bastante! Mas porque? Vamos entender como a ferramenta funciona!

SOBREPOSIÇÃO DE OBJETOS

Dependendo da maneira na qual elaboramos nosso projeto pode acontecer que determinados objetos fiquem sobrepostos como duas ou mais linhas. Objetos sobrepostos visualmente não atrapalham mas além de aumentarem o tamanho do arquivo de forma desnecessária podem gerar até mesmo problemas durante a impressão.

selection-cycling-objetos-sobrepostos

Outro problema é quando precisamos selecionar um objeto que esta embaixo de outro, para isso o selection cycling é muito eficiente.

SELECIONANDO OBJETOS SOBREPOSTOS

Para ativar o comando, clique no ícone selection cycling na barra de acesso rápido.

selection-cycling-objetos-sobrepostos

Na imagem coloquei três hachuras parcialmente sobrepostas. Para selecionar as hachuras que estão embaixo basta posicionar o mouse sobre as hachuras que o cursor do mouse irá aparecer um ícone parecido com duas folhas sobrepostas.

selection-cycling-objetos-sobrepostos

Esse ícone nos alerta que foram identificados objetos sobrepostos. clicando será exibida a janela selection onde podemos escolher qual item queremos selecionar. O mais interessante é que basta posicionar o mouse sobre o item da lista que o mesmo fica previamente selecionado no projeto.

selection-cycling-objetos-sobrepostos-05

Prático não é? Mas o problema é que deixar essa função ligada fará com que o AutoCAD procure por objetos sobrepostos a todo momento! Por isso recomendamos que ative essa função apenas quando for realmente necessário.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário