Status Bar, o que mudou no AutoCAD 2015?

Esta difícil se localizar na nova status bar do AutoCAD 2015? Não se preocupe, preparamos um mapa explicando onde estão seus botões favoritos!

A proposta do novo painel Status Bar foi bem interessante mas apresenta alguns problemas. Para usuários antigos ficou bem prático porque você pode escolher quais botões utiliza com mais frequência e os que não tem por habito usar podem ser removidos do painel. Mas vamos ver quais problemas podem acontecer com isso.

ATIVAR E DESATIVAR BOTÕES

Agora para identificar se o botão esta ativado podemos identificar pela cor azul.

status-bar-o-que-mudou

E os atalhos pelo teclado ainda funcionam, por exemplo, para ativar ou desativar a função object snap basta pressionar a tecla F3. Porém, ativar o comando via atalho não faz com que o mesmo fique visível no status bar.

EXIBIR E OCULTAR BOTÕES

Para que os botões fiquem ocultos ou amostra basta acessar o botão customize (o último da status bar) e selecionar a ferramenta, onde a mesma ficará com um “tique” indicando que esta visível na status bar.

status-bar-o-que-mudou

POSSÍVEIS PROBLEMAS

Notaram como na status bar nós temos um ícone e no botão customize nós temos um texto descrevendo qual o botão correspondente?

Mesmo para profissionais que utilizam o AutoCAD a um bom tempo ha botões novos ou botões que o profissional não tem por habito utilizar, logo para trabalhar com o customize temos duas opções: o você sabe o nome de todos os botões ou vai na tentativa e erro.

Outro problema, a função de customização apenas oculta os botões. Com isso eu posso ativar ou desativar qualquer botão via atalho mesmo que o botão não esteja aparecendo na status bar!

Para isso criamos um mapa mostrando o ícone correspondente de cada botão para você não se perder mais. Confiram logo abaixo:

status-bar-o-que-mudou

Ficou mais fácil agora? Agora, sempre que precisarem podem consultar a identificar cada um dos botões da status bar. Espero que em versões futuras a Autodesk inclua os ícones no painel customize. Enquanto isso nós vamos ajudando vocês!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Status Bar, o que mudou no AutoCAD 2015?”

  1. existe a função Macromode para aparecer nos Statusbar algumas informações como nome da Empresa, Layer, Escala ou qq texto que se queira configurar para aparecer neste espaço, porém não estou conseguindo alterar o “tamanho” onde a Função Modemacro escreve os textos…alguém consegue me dar uma dica de como alterar este “tamanho” do espaço

    Responder

Deixe um comentário