SKETCHUP & VRAY

Suavizar cantos arredondados

Suavizar Cantos arredondados no Sketchup é um recurso muito simples mas que nem todos os profissionais sabem como fazer. Aprenda agora!

Seu projeto está incrível, tanto em materiais como iluminação, mas aí você olha aquela mesa redonda ou qualquer detalhe que contenha circunferências ou arcos e aparecem aquele monte de “cantos vivos” tirando todo o efeito da sua cena.

Calma, a solução disso é mais simples do que você imagina. Basta acrescentar mais seguimentos aos seus arcos e círculos.

SUAVIZAR CANTOS ARREDONDADOS

Toda vez que você ativa ferramentas como a Círculo ou as ferramentas de Arcos a tendência é você clicar na tela e sair desenhando.

suavizar-cantos-arredondados

Mas o truque está exatamente aí. Por exemplo, ao clicar na ferramenta círculo, se você olhar no canto inferior esquerdo da tela é exibido um campo com o número de lados que você quer que o seu círculo tenha.

suavizar-cantos-arredondados

Então, basta adicionar o número de segmentos desejado. Basta digitar o número desejado ou usar as teclas Ctrl + para acrescentar ou Ctrl – para reduzir.

suavizar-cantos-arredondados

Aqui também cabe um alerta que é tomar cuidado para não inserir segmentos demais, já que isso impacta em geometrias com mais polígonos e obviamente arquivos mais pesados. Observe estes mesmos círculos extrudados com a opção geometria oculta ativada.

suavizar-cantos-arredondados

As ferramentas de arcos são o mesmo caso, e inclusive a quantidade de lados é bem menor. Por padrão os arcos tem apenas 12 lados, gerando um aspecto muito mais “facetado”.

suavizar-cantos-arredondados

Legal mas e a geometria que eu já criei? Como resolver?

Então, sem recorrer a plugins, não há muito o que fazer. Além disso, você também tem o agravante de que a suavização pode não ficar tão boa ou para que fique boa a ponto de atender suas necessidades a quantidade de polígonos seja absurda.

Isso você percebe em diversos modelos no 3dwarehouse, onde um modelo com a mesma qualidade tem 2 mega e outro 20 mega sem praticamente nenhuma diferença visual.

Resumindo, já crie seus modelos com uma quantidade boa de polígonos para que isso não prejudique sua renderização. Além do que é muio mais fácil resolver o problema logo no início.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *