Tabela chave no Revit é um recurso que permite usar valores predefinidos em uma tabela para preencher automaticamente outros dados do seu projeto.
Isso auxilia a manter a padronização do seu projeto, onde ao escolher uma opção “chave” dentro da sua tabela o Revit se encarrega de preencher os demais campos para você.
Não sei se eu entendi…
Este é o tipo de recurso que fica mais fácil de entender de forma prática, então vamos conferir algumas situações onde podemos empregar uma tabela chave dentro do seu projeto.
Tabela chave – Ambientes
No Revit, um ambiente permite que além de informações como nome, área e perímetro, você possa especificar dados como por exemplo, acabamentos de piso, parede e forro.

Se quiser aprender mais sobre ambientes vou deixar o link de alguns artigos que fiz explorando melhor esta ferramenta:
AMBIENTES NO REVIT – GUIA BÁSICO
Agora vamos imaginar um prédio com várias salas, onde de acordo com o tipo de sala temos um padrão de acabamentos definido para cada ambiente. Neste contexto, o preenchimento precisa ser feito manualmente, processo que consome um tempo considerável.
Ao invés disso, podemos criar uma tabela chave, onde predefinimos o preenchimento destas salas classificando-as em tipo 01, tipo 02, tipo 03 etc. Com isso basta dizer que um ambiente é “tipo 02” que todos os campos são preenchidos automaticamente.
Para apresentar o processo eu fiz um rascunho simulando uma escola com ambientes como: sala de aula, banheiros, biblioteca, secretaria, pátio, cantina etc.

Cada um desses ambientes precisa ter uma série de informações que vamos preencher através de uma Tabela chave. Para isso precisamos ir até a aba Vista e no painel Criar vamos clicar em Tabela / Quantidades.

Na janela Nova tabela vamos selecionar Ambiente e, não menos importante, marcar o campo Chaves da tabela. Você também pode definir um nome a sua escolha para a tabela.

Clicando em ok temos acesso a janela Propriedades da tabela, onde podemos escolher os campos que queremos incluir na nossa tabela.

Observe que estes campos são os que temos quando selecionamos um ambiente qualquer e acessamos a paleta de Propriedades.

Vou selecionar alguns campos para a nossa tabela. Para isso basta escolher o campo desejado e clicar no ícone com a seta verde ou clicar duas vezes sobre o item desejado.

Clicando em ok já podemos visualizar a nossa tabela.

Ei! A tabela está vazia!
Sim, neste tipo de tabela é você que preenche as informações. Para inserir uma linha na sua tabela vá até a aba Modificar tabela | quantidades e no painel Linhas clique em Inserir linha de dados.

Clique para inserir a uma linha. Perceba que temos uma linha em branco com apenas o campo da coluna Nome-chave com o número 1.

Clique dentro do campos para preencher com as informações necessárias.

Adicione novas linhas e preencha os campos. Quando você for preencher os campos, perceba que ao clicar dentro do campo os valores que você preencheu na linha anterior podem ser utilizados nos campos atuais caso seja os mesmo.

Finalizado o preenchimento da tabela podemos atribuir essas informações aos ambientes. Vá ao projeto, selecione um dos ambientes e vá até a paleta de Propriedades. Lembre-se que o ambiente não é o texto e sim o “X” dentro do espaço.
Observe que agora temos uma opção chamada Estilo do Ambiente.

Esse nome foi escolhido quando criamos a nossa tabela chave, no campo Nome da chave.

Voltando as Propriedades, ao clicar no campo Estilo de ambiente temos uma série de números que são as chaves da nossa tabela.

No meu exemplo, eu não alterei o nome chave padrão, por isso ficou numerado. Vou voltar a tabela e colocar nomes abreviados para facilitar a identificação.

Agora podemos voltar ao projeto e ir atribuir as chaves aos ambientes. Perceba que os campos que adicionamos a tabela são preenchidos automaticamente.

Se você observar bem os campos que foram preenchidos automaticamente ficam na cor cinza e a coluna de parâmetros globais (o quadradinho cinza a direita) fica com o símbolo de “=”, o que significa que você só pode alterar esses campos através da tabela chave.

Além da velocidade no preenchimento dos campos, qualquer alteração de projeto você pode alterar a informação na tabela chave que todos os campos do projeto são atualizados automaticamente, economizando um tempo valioso que seria perdido com retrabalho.
Tabela chave – Luminárias
Um outro exemplo de aplicação de tabela chave é a atribuição de informações a luminárias, como Potência, Fluxo luminoso e temperatura de cor.

Para o nosso exemplo, coloquei três diferentes tipos de luminárias em uma mesma sala. Preciso atribuir as informações de Potência, Fluxo luminoso e temperatura de cor de cada tipo de luminária.

Para isso vamos até a aba Vista e no painel Criar clique em Tabela / Quantidade.

Na janela Nova tabela localize a categoria Luminárias e marque a opção Chaves de tabela.

Ei! Na janela Propriedades da tabela só tem a opção Comentários!

Aqui podemos conferir outra vantagem de se trabalhar com tabelas chave. Você pode criar campos personalizados, para isso clique no ícone Novo parâmetro.

Na janela Propriedades de Parâmetro você precisa atribuir um nome, o tipo de dado e onde ele vai aparecer na janela de Propriedades, que no caso como são dados de iluminação, eu escolhi o campo Fotométrica.

Clicando em Ok o parâmetro fica disponível para uso. Crie quantos parâmetros forem necessários, no meu caso, vou criar apenas três.

Clicando em Ok temos a nossa tabela chave pronta para uso.

Agora basta clicar em Inserir linha de dados para adicionar as linhas que precisamos para preencher com as informações das luminárias.

Vou criar os campos que mencionei logo acima, Potência, Fluxo luminoso e Temperatura de cor.

Agora é só ir para uma vista, selecionar uma das luminárias que os parâmetros já podem ser visualizados e também o parâmetro correspondente a tabela.

Agora basta atribuir o parâmetro de estilo de luminárias que os dados serão preenchidos automaticamente. Outro ponto importante é que você pode selecionar múltiplas luminárias de uma vez.

Com isso temos informações precisas e padronizadas atribuídas as luminárias, de forma que caso eu precise fazer alguma alteração dessas informações, basta ir direto para a tabela chave, sem perder tempo atualizando cada uma das luminárias.

Conclusão
Tabelas chave permitem além da otimização de tempo a padronização e centralização das informações em uma mesma tabela, permitindo revisões e alterações rápidas e precisas.
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com tabelas chave ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
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