Tolerância geométrica no AutoCAD

Tolerância geométrica no AutoCAD é um recurso que permite indicar condições de acabamentos das superfícies, dimensionais e outros recursos. Aprenda mais agora!

O sistema de tolerâncias é amplamente aplicado no mercado de mecânica, como no sistema de usinagem de metais, por exemplo. Isso garante uma precisão milimétrica ou mesmo centesimal.

Ah, mas eu trabalho com arquitetura, não preciso dessa ferramenta.

Não conte com isso. Hoje em dia com os projetos ficando cada vez mais sofisticados e empregando um leque de materiais cada vez mais diversificado é comum recorrer a profissionais de outras áreas e nos depararmos com projetos que adotem diferentes normas de representação, então é sempre interessante saber como funcionam estes projetos.

Lembre-se, o AutoCAD não é exclusivo para Arquitetura, embora seja amplamente utilizado. vamos entender o que são essas tolerâncias geométricas.

TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA

Tolerância é um sistema de “margem de erro aceitável” relacionadas a forma, perfil, orientação, localização e desvio de um elemento. Essas tolerâncias são apresentadas em um quadro de controle contendo todas as informações necessárias para uma cota específica.

Para acessar a ferramenta você deve ir até a aba Annotation, painel Dimensions dentro do seu submenu é possível localizar a ferramenta Tolerance.

tolerância-geométrica

Ao clicar na ferramenta será exibida a janela Geometric Tolerance. Nesta janela será possível especificar todas as tolerâncias desejadas.

tolerância-geométrica

Apesar de diversos campos disponíveis não é necessário preencher todos e sim os que lhe forem convenientes. Mas vamos entender o que cada um dos campos representa.

SYM

Exibe o símbolo de característica geométrica, que pode ser selecionado na caixa de diálogo Símbolo. A caixa de diálogo será exibida quando você selecionar uma das caixas Sym. Ao clicar na caixa em preto será exibida a janela Symbol onde você pode escolher o simbolo desejado.

tolerância-geométrica

Mas o que cada um deles significa?

Calma, abaixo temos uma tabela apresentando como eles devem ser empregados.

tolerância-geométrica

TOLERANCE 1 e 2

Cria o primeiro valor de tolerância no quadro de controle de elemento. O valor de tolerância indica a quantidade de desvio que a característica geométrica pode apresentar de uma forma perfeita. Você pode inserir um símbolo de diâmetro antes do valor de tolerância e um símbolo de condição do material depois dele.

tolerância-geométrica

O Tolerance 2 cria o segundo valor de tolerância, permitindo as mesmas configurações que o primeiro valor.

DATUM 1,2 e 3

Sobre o datum (dado primário), você pode pensar neles como uma âncora para toda a parte; Onde os outros recursos são referenciados. Um recurso de datum é geralmente um importante recurso funcional que precisa ser controlado durante a medição também. Na caixa em preto é possível inserir o símbolo de condição do material.

tolerância-geométrica

HEIGHT

Cria um valor de zona de tolerância projetada no quadro de controle de elemento. Uma zona de tolerância projetada controla a variação na altura da porção estendida de uma área perpendicular fixa e ajusta a tolerância àquela especificada pelas tolerâncias de posição.

PROJECTED TOLERANCE ZONE

Insere um símbolo da zona de tolerância projetada após o valor da zona de tolerância projetada.

DATUM IDENTIFIER

Cria um símbolo de identificação de referência que consiste em uma letra de referência. Um dado é uma referência geométrica teoricamente exata a partir da qual é possível estabelecer a localização e as zonas de tolerância de outros elementos. Um ponto, uma linha, um plano, um cilindro ou outra geometria pode servir como uma referência.

COMO INSERIR UM QUADRO DE  TOLERÂNCIA NO PROJETO?

Ao acessar a ferramenta pelo painel Dimension ao finalizar o seu preenchimento e pressionar Ok o quadro de tolerâncias já pode ser inserido no seu projeto.

tolerância-geométrica

Porém temos um problema aqui. Essas caixas de tolerância geralmente estão associadas a alguma parte específica do objeto representado. Para resolver este problema podemos recorrer as linhas de chamada.

Um detalhe importante é que a opção de linha de chamada utilizada para esta ferramenta é a Qleader ao invés da multileader onde só é possível acessá-la via atalho. Então digite Qleader e pressione Enter. Antes de iniciar a linha de chamada vá até a linha de comando e clique em Settings.

tolerância-geométrica

Agora você será direcionada para a janela Leader Settings onde você pode escolher o tipo de anotação de texto desejada. Observe que a opção que precisamos é a Tolerance.

tolerância-geométrica

Ao selecionar a opção Tolerance você pode clicar em ok. Em seguida você deverá realizar dois cliques, sendo o primeiro para definir onde a seta será posicionada e o segundo para posicionar a linha de extensão. Após criar a linha de chamada a janela de tolerância é exibida e você pode inserir os dados desejados.

tolerância-geométrica

Pronto! Com esses recursos você já pode criar cotas de tolerância personalizadas para aplicar em seus projetos, garantindo o dimensionamento e outras características importantes.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário