Transferir padrões de projeto – Revit

Transferir padrões de projeto no Revit permite que você copie famílias e outras configurações de um projeto para o outro, de forma simples e rápida. Aprenda agora!

Quando vamos iniciar um novo projeto no Revit é muito comum a necessidade de aproveitar famílias e outras configurações realizadas em outros projetos, afinal não tem a menor necessidade de configurar tudo do zero novamente.

Algumas famílias podem ser simplesmente carregadas no arquivo atual, porém configurações e famílias de sistema pedem uma outra estratégia para isso. Não sabe o que são famílias de sistema? Vou deixar um link onde explico a diferença entre os diferentes tipos de famílias disponíveis no Revit.

REVIT – O QUE SÃO FAMÍLIAS

Para solucionar este problema, o Revit disponibiliza a ferramenta Transferir padrões de projeto.

TRANSFERIR PADRÕES DE PROJETO

Para transferir padrões de projeto no Revit, o primeiro passo é deixar os dois arquivos que farão a transferência abertos, o arquivo que vai fornecer os padrões e o arquivo que vai receber os padrões.

transferir-normas

Lembrando que a ativação da ferramenta Transferir padrões de projeto deve ser realizada no projeto que vai RECEBER o conteúdo.

Com os arquivos abertos, você precisa ir até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Transferir padrões de projeto.

transferir-normas

Dependendo do tamanho da sua tela este painel pode estar compactado, exibindo apenas os ícones das ferramentas, então se tiver alguma dúvida sobre qual é o botão correto basta parar o mouse sobre o botão que será exibida uma descrição com o nome da ferramenta.

transferir-normas

Será exibida a janela Transferir padrões de projeto. Aqui serão exibidas todos os tipos de informação e famílias que podem ser transferidos de um arquivo para outro.

transferir-normas

Esta janela é bem simples. Logo no início temos o campo Copiar de, onde podemos selecionar de qual arquivo (que está aberto) serão copiadas as informações. Caso tenha mais de um arquivo aberto você deve selecionar o arquivo correto.

transferir-normas

Logo abaixo temos o campo principal, com todas as possíveis informações que podem ser transferidas entre projetos.

transferir-normas

Observe que a lista é extensa, desta forma fiz uma pequena separação para apresentar os principais campos, dividindo em: Configurações, Tipos e Diversos.

transferir-normas
  • Configurações – muitas ferramentas exigem configurações específicas, onde podemos transferir os ajustes realizados nestas ferramentas para o projeto atual, como por exemplo, configurações de fase, terreno, sol ou mesmo de impressão.
  • Tipos – contempla cotas as famílias de sistema (que não podem ser salvas externamente, por exemplo em uma pasta), onde temos, por exemplo, paredes, forros, escadas, guarda-corpos e muitas outras.
  • Diversos – Esse grupo contempla todos os outros recursos que podem ser carregados, por exemplo, estilos (cota, linhas, objetos e pontas de seta), filtros, materiais, modelos de vista, etc.

Observe que por padrão todas as opções estão habilitadas, isto é, se você simplesmente clicar em OK, absolutamente TUDO o que for possível será carregado para o seu arquivo atual, o que é um péssimo negócio.

A dica aqui é clicar no botão Marcar nenhum e selecionar manualmente os itens que você deseja transferir para o seu projeto atual.

transferir-normas

Após selecionar as configurações, tipos e demais informações que desejar, basta clicar em ok. Caso o Revit não encontre nenhum problema o Revit irá “pensar” um pouco e a janela é fechada.

Em um primeiro momento pode parecer que nada aconteceu, mas se você acessar o recurso que foi transferido você vai observar que novas opções serão adicionadas. Vou fazer um teste marcando a opção Estilos de cotas.

transferir-normas

Observe que os tipos Diagonal – 2,5mm Stylus e 2,5mm Stylus (recuado) foram adicionados ao arquivo atual.

Um aspecto muito importante a ser percebido aqui é que eu não tive a opção de selecionar quais Estilos de cota eu queria, ou seja, se tivessem 30 diferentes tipos de Estilos de cota absolutamente todos seriam transferidos para o meu projeto atual.

Outro aspecto é que não tivemos nenhum “conflito” durante a transferência, uma vez que os novos Estilos de cotas tinham nomes personalizados.

Mas qual o problema disso?

Simples, uma situação muito comum é você entrar nas propriedades de uma determinada família e fazer uma série de ajustes, porém não se preocupar de duplicar ou mesmo alterar o nome da família.

Por exemplo, vou refazer o processo em um novo arquivo, porém desta vez eu vou fazer uma alteração no Estilo de cota Diagonal – 2,5mm Arial, mudando a cor da cota para Vermelho.

transferir-normas

Vou salvar o arquivo e transferir os Estilos de cotas para um novo arquivo. Ao repetir o processo de Transferir Padrões de projeto, ao clicar em ok, foi exibida a janela Duplicar Tipos.

transferir-normas

Observe que temos uma mensagem indicando que os tipos que estão sendo transferidos já existem, mas são “diferentes”.

Isto é, o Revit não se limita apenas a nomes diferentes, mas sim a qualquer mínima característica que diferencie os elementos dentro do grupo que esta sendo transferido.

No caso o Revit não fala o que esta diferente, mas sabemos que o problema encontrado por ele foi aquela alteração de cor (de preto para vermelho) que eu fiz. Desta forma temos que decidir o que fazer a partir daqui de acordo com as opções:

  • Sobrescrever – transfere o padrão selecionado e “sobrescreve” por cima do atual, ou seja, a cor do estilo de cota será alterado para vermelho.
  • Somente novo – apenas padrões “diferentes” serão carregados, padrões duplicados serão ignorados.

Percebemos então que apesar de muito simples, o processo de transferir padrões de projeto deve ser executado com cautela e atenção, para evitar uma série de problemas desnecessários.

A recomendação aqui é sempre que precisar fazer alguma alteração em uma família de sistema, duplique antes de alterar, isso evita uma série de problemas.

CONCLUSÃO

Transferir padrões de projeto é a forma mais simples de reutilizar uma série de configurações, tipos de famílias e outros recursos para o seu projeto atual, evitando o trabalho de configurar tudo manualmente.

Mesmo sendo um processo simples, notamos que é necessário atenção e cautela, para evitar problemas desnecessários.

Tem alguma dúvida no processo trabalho de transferir normas de projeto ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário