SKETCHUP & VRAY

Visualização cortada no Sketchup

Visualização cortada no Sketchup? Você da zoom no seu projeto e ao invés de aproximar dos objetos eles começam a aparecer cortados, dando um aspecto estranho? Calma, vamos resolver esse problema agora!

Conforme vamos dando zoom, aproximando e distanciando a visualização do nosso projeto é comum a vista aparecer cortada, dando um aspecto bem estranho ao seu projeto. E dependendo de como isso acontece mesmo você salvando, fechando e abrindo o projeto novamente a vista está lá, toda cortada.

Vamos entender os principais motivos e como resolvê-los.

PROJETO MUITO LONGE DA ORIGEM

Muitos acham que não, mas o Sketchup também trabalha com coordenadas, porém não tão explicitamente como o AutoCAD.

visualização-cortada-no-sketchup

A coordenada de origem ou coordenada 0,0,0 fica localizada junto dos Eixos e quanto mais distante o seu projeto estiver desta coordena maior a possibilidade da visualização aparecer cortada.

visualização-cortada-no-sketchup

Isso é bem comum quando importamos uma planta do AutoCAD e modelamos por cima, onde o arquivo importado (dwg) foi desenhado muito longe da coordenada 0,0,0 (origem) e ao inseri-lo no Sketchup ele se comporta da mesma maneira.

visualização-cortada-no-sketchup

SOLUÇÃO

Certifique-se de que não há nenhuma camada desligada ou objeto oculto e clique em Editar e selecione a opção Selecionar tudo (ou Ctrl + A).

visualização-cortada-no-sketchup

Com a ferramenta Mover reposicione todo o seu projeto o mais próximo possível do ponto de origem.

visualização-cortada-no-sketchup

PROJETO MUITO PEQUENO

Quando o seu projeto esta com um tamanho desproporcional em relação a unidade do arquivo, o Sketchup tem dificuldades de exibir objetos muito pequenos e complexos, gerando assim uma visualização cortada.

visualização-cortada-no-sketchup

SOLUÇÃO

Selecione todo o seu projeto clicando em Editar e Selecionar tudo. Em seguida clique com o botão direito e transforme em um Grupo.

visualização-cortada-no-sketchup

Com o novo grupo selecionado, use a ferramenta Fita métrica confira a medida de algum elemento na qual você saiba qual é a medida correta. Vou mediar o vão de uma porta, onde sei que deverá ter 2,10 metros.

visualização-cortada-no-sketchup

Após clicar no segundo ponto onde será informado a altura atual, digite o valor correto para o objeto, no caso do exemplo o valor é de 2,10 m e pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem dizendo: Deseja redimensionar o modelo?

visualização-cortada-no-sketchup

Ao pressionar Sim, o seu projeto será redimensionado para a medida correta.

visualização-cortada-no-sketchup

Agora é só clicar com o botão direito e selecionar a opção Desassociar para desfazer o grupo criado.

visualização-cortada-no-sketchup

O ZOOM ESTÁ MUITO PERTO

O Sketchup permite escolher entre alguns modos de exibição, onde para alterá-los basta você ir até o menu Câmera e escolher entre Projeção Paralela, Perspectiva e Perspectiva de dois pontos.

Grosseiramente falando a diferença é que a Projeção Paralela trabalha com uma visualização sem ponto de fuga, permitindo uma visualização ortogonal do projeto. Já a Perspectiva trabalha com três pontos de fuga enquanto a Perspectiva de dois pontos como o seu nome diz trabalha com somente dois pontos de fuga.

visualização-cortada-no-sketchup

De acordo com a sua necessidade é normal ficar alternando entre estas formas de exibição, porém o que as vezes acontece é que em determinado momento a exibição começa a aparecer cortada.

Geralmente acontece quando você esta com uma visualização em Projeção Paralela. Neste modo de exibição não temos a sensação de profundidade o que faz com que fiquemos próximos demais dos objetos dificultando para o Sketchup a exibição dos mesmos.

SOLUÇÃO

A primeira coisa a ser feita é ampliar o seu campo de visão para que o Sketchup consiga corrigir a visualização, para isso basta clicar na ferramenta Modelo Centralizado.

visualização-cortada-no-sketchup

Em alguns casos isso não resolve, então mude para outro modo de exibição (Perspectiva, Projeção Paralela ou Perspectiva de dois pontos)  repita o processo.

CAMPO DE VISÃO (FIELD OF VIEW) MUITO ABERTO

O Campo de visão (Field of View) controla a amplitude do seu campo visual, e por padrão o seu valor é de 35.00 graus. Qualquer valor fora deste pode causar distorções exageradas podendo gerar essa visualização cortada.

visualização-cortada-no-sketchup

SOLUÇÃO

Vá até o menu Câmera e localize a opção Campo de visão, lembrando que está opção só aparece nas visualizações em Perspectiva e Perspectiva de dois pontos.

visualização-cortada-no-sketchup

Ao clicar em Campo de visão observe a Caixa de Controle de valor (canto inferior direito) se o valor não for o correto, digite 35 e pressione Enter.

visualização-cortada-no-sketchup

NENHUMA OPÇÃO RESOLVEU O MEU PROBLEMA!

Aqui vamos para a medida mais drástica que é copiar todo o conteúdo do seu projeto e colar em um arquivo novo. Apesar de parecer obvio, você irá perder as cenas que já tiver configurado para este arquivo, então tentar as alternativas anteriores pode ser uma opção mais interessante antes de adotar este processo mais drástico.

visualização-cortada-no-sketchup

Pronto! Estas alternativas provavelmente irão resolver o problema de visualização cortada, permitindo que você possa trabalhar tranquilamente no seu projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

24 Comentários

  1. Aline
    19 de junho de 2017 at 09:51 — Responder

    Muito obrigada pelas dicas!

  2. Rodrigo
    3 de julho de 2017 at 15:34 — Responder

    Não consigo aproximar meu desenho, ele desaparece por completo, ele parece muito distante entre cubos azuis.

    • 3 de julho de 2017 at 19:45 — Responder

      Olá Rodrigo,

      Envie uma print com o seu problema para que eu possa entender melhor. Na pior das hipóteses, copie e cole em um novo arquivo.

      Um abraço!

  3. Angelica
    18 de outubro de 2017 at 12:41 — Responder

    Parabens pela iniciativa, nos ajudou muito. Obrigada!

  4. Nátalli
    10 de dezembro de 2017 at 14:14 — Responder

    Fiz tudo mas continua cortando 🙁

    • 11 de dezembro de 2017 at 09:01 — Responder

      Náttali,

      Uma última opção seria copiar tudo e colar em um novo arquivo, já tentou isso?

      Um abraço!

  5. Raphael
    13 de dezembro de 2017 at 17:22 — Responder

    Nenhuma dessas resolve o meu problema, que só aparece quando adiciono aquela câmera avançada.
    Se adiciono só uma, não dá problema, mas a situação vai ficando feia conforme vou adicionando mais câmeras, a partir de 3 fica insustentável!

    • 14 de dezembro de 2017 at 10:07 — Responder

      Olá Raphael,

      Acho que conversamos no facebook, mas vamos lá. As câmeras avançadas são ferramentas são Skechup que mexem muito com o ângulo do zoom, o que acaba gerando o erro de visualização cortada. Eu dou preferência para usar cenas e configurar o requadramento de corte da tela diretamente no Vray, dentro de Render Output.

      Um abraço!

  6. Lorena Gamboge
    11 de janeiro de 2018 at 17:08 — Responder

    Olá estou com um problema na hora de exportar as imagens do sketchup. Quando exporto a imagem gerada vem com algumas tarjas pretas sobre a imagem. Gostaria de saber por que isso acontece e como faço para modificar isso e deixar a imagem limpa e normal. Percebi que quando mexo no tamanho da imagem, lá na janela para exportar e vou em opções e diminuo o tamanho e qualidade as tarjas somem, mas ai a imagem fica muito pequena e ruim…

    • 12 de janeiro de 2018 at 10:51 — Responder

      Olá Lorena,

      As tarjas que você se refere estão na tela estão saindo no arquivo de imagem? Estranho. Faça um teste, no V-ray vá até a aba de configurações (Engrenagem), e no campo Render Output desligue a opção Safe Frame que as tarjas são desligadas.

      Um abraço!

  7. Aline
    9 de abril de 2018 at 10:22 — Responder

    Obrigada, me ajudou! Resolvi o problema!!!

  8. Michele C Freitag
    25 de abril de 2018 at 09:46 — Responder

    Olá! Estou com problema no meu sketchup! Na aba WINDOW, não aparece a opção Styles!! O que faço? Estou precisando muito mudar a cor de fundo padrão do sketchup (aquele fundo verde padrão). Por favor me ajudem!

    • 26 de abril de 2018 at 09:05 — Responder

      Olá Michele,

      A opção Styles fica na janela window dentro da opção Bandeja padrão. É lá que você está procurando esta opção? Qual a sua versão do Sketchup?

      Um abraço!

  9. Eneida Vasconcelos
    24 de maio de 2018 at 16:12 — Responder

    Oi! No meu Sketchup os componentes importados não estão aparecendo na Viewport quando tenho qualquer objeto construido. Fiz um teste operando no sentido contrário, ou seja, importei os componentes antes e construí depois, os componentes sumiram da tela, mas aparecem na relação da janela. O que devo fazer?

    • 25 de maio de 2018 at 21:16 — Responder

      Olá Eneida,

      Não sei se entendi o seu problema. Os objetos simplesmente somem ou não aparecem na renderização?

      Um abraço!

  10. GUSTAVO CAMARGO
    25 de maio de 2018 at 15:30 — Responder

    Olá Luis André! Criei 5 cenas para realizar um video e ao exportar, aparece somente a primeira cena, o resto do video fica com o plano de fundo em branco………não consigo encontrar o problema.

    • 25 de maio de 2018 at 21:23 — Responder

      Olá Gustavo,

      Não sei se entendi o problema. Isso acontece apenas no vídeo ou quando você faz a transição de cenas elas também apresentam o mesmo problema?

      Um abraço!

  11. Debora
    29 de junho de 2018 at 13:52 — Responder

    Olá. Quando estou fora de um grupo, tudo aparece certinho sem cortar, mas assim que entro, tudo corta.

    • 29 de junho de 2018 at 20:25 — Responder

      Olá Débora,

      Bem estranho isso. Tente copiar este arquivo e colar em um novo arquivo. Parece ser um bug.

      Um abraço!

  12. Mateus Rodrigues
    31 de agosto de 2018 at 11:01 — Responder

    Muito obrigado pelas informações, estava tomando um coro aqui. O que tive que arrumar foi o tipo de perspectiva e usei a dica do campo de visão também. Ajudou D+!!!

  13. Gustavo
    26 de setembro de 2018 at 21:43 — Responder

    Obrigado! Resolveu meu problema!

  14. pryscila
    3 de outubro de 2018 at 12:17 — Responder

    uma outra alternativa é nao usar o modo camera avançada, e caso tenha posto cameras desse tipo, apegue todas, e configure o campo de visão

  15. 12 de outubro de 2018 at 07:12 — Responder

    Valeu mano…..

    Vc salvou o meu dia!

  16. Carine Moreira
    25 de outubro de 2018 at 09:57 — Responder

    Oi, pessoal, tudo bem?
    Passei pelo mesmo problema de vocês e minha solução foi
    > selecionar todo meu desenho > ocultar , depois eu usei a ferramenta “zoom extents” para encontrar o objeto que tava muito longe do ponto de origem e assim pude deletá-lo. Depois disso eu só reexibi o meu modelo que estava oculto na aba de edição.
    Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *