AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ByLayer e ByBlock. Qual a diferença?

ByLayer e ByBlock. Qual a diferença? Com certeza você já se fez essa pergunta e não encontrou a resposta. Aproveite para descobrir agora!

Um dos recursos mais práticos do AutoCAD é o sistema de cores, que nos permite uma melhor organização do projeto além de oferecer a possibilidade de controlar o comportamento das cores na hora da impressão. Se ainda não sabe como fazer este processo clique aqui: Peso gráfico, espessura de linha e impressão!

Agora vamos entender o que significa ByLayer.

O QUE SIGNIFICA BY LAYER?

Sempre que quiser alterar a cor de um objeto basta selecioná-lo e ir até a aba Home, painel Properties e escolher a cor desejada no campo Color.

bylayer-ou-byblock

Mas ficar selecionado objeto por objeto e alterando suas cores dá muito trabalho, logo o processo mais prático é fazer isso pelas camadas (layers). Quando você cria uma nova camada é possível escolher sua cor e com isso todos os objetos que forem inseridos nesta camada irão “obedecer” a cor da camada. Por exemplo, ao selecionar um circulo e colocar em uma camada que possui a cor verde o circulo imediatamente ficará verde.

bylayer-ou-byblock

Mas para este processo funcionar o objeto deve estar configurado como ByLayer, que podemos entender como “obedeça a cor da camada” sendo assim o objeto ficará sempre da mesma cor que a camada na qual está inserido.

Mas e o ByBlock? Serve para que?

O QUE SIGNIFICA O BLOCK?

O uso de ByBlock está direcionado aos blocos. Se você cria um determinado objeto e o transforma em bloco suas cores continuarão se comportando da mesma maneira que estavam antes de serem um bloco, ou seja, se você escolher que todas as cores do objeto que compõem o bloco serão ByLayer elas obedecerão a cor da camada.

bylayer-ou-byblock

Muito prático não é mesmo? Mas digamos que você gostaria que o bloco tivesse duas cores: que os detalhes ficassem na cor da camada atual e que somente o contorno do bloco ficasse de outra cor, para dar um melhor destaque. Você poderia selecionar o bloco, entrar no editor e fazer a alteração sempre que precisasse.

Mas isso seria cansativo. O que poderia ser feito é deixar todos os objetos que compõem os detalhes do bloco como ByLayer e somente as linhas de contorno como ByBlock. Visualmente o bloco não teria nenhuma alteração de cores, independente da camada na qual ele for inserido suas cores obedecerão a cor da camada.

bylayer-ou-byblock

Porém quando você quiser que as linhas de contorno fiquem com uma cor diferente em relação a camada atual do bloco, basta selecionar o bloco e no painel de Properties alterar a sua cor. Perceba que todas as linhas do bloco continuam obedecendo a cor da camada atual (que estão como ByLayer), porém as linhas que você configurou como ByBlock podem ser alteradas sem problemas.

bylayer-ou-byblock

É um recurso destinado ao uso de blocos mas que permite um certo leque de possibilidades, se limitando apenas a sua criatividade. Lembrando que esta possibilidade pode ser aplicada a Cores, tipos de Linhas e Espessura de linhas!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. 26 de maio de 2017 at 16:07 — Responder

    Excelentes dicas.
    Parabéns

  2. Maria Alice
    5 de março de 2018 at 11:04 — Responder

    Adorei, vc explica muito bem. Obrigado. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *