Peso gráfico, espessura de linhas e impressão!

Seu desenho não tem peso gráfico quando você imprime? Ou seu desenho sai todo colorido na impressão? Hoje vamos aprender a configurar um estilo de impressão no AutoCAD!

Peso gráfico, espessura das linhas, configuração das penas. Temos vários nomes e vários problemas nesta etapa da impressão do nosso projeto. Mas antes vamos entender todos estes termos técnicos.

PESO GRÁFICO

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Peso gráfico é a diferença de espessura que uma linha tem em relação à outra. Estas espessuras não são determinadas aleatoriamente e sim em função do que a linha irá representar.

Em uma planta baixa temos situações em que as linhas devem ser representadas em espessuras diferentes, por exemplo, linhas de parede devem ser representadas com maior espessura enquanto linhas de piso devem ser representadas com uma menor espessura.

PENAS

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Porque alguns profissionais se referem ao peso gráfico como “configuras as penas”? Antes de trabalharmos com programas como AutoCAD para a elaboração de projetos os desenhos eram feitos a mão diretamente na folha.

No processo de finalização do desenho era utilizado nanquim e bico de pena. Para cada espessura de linha um bico de pena diferente. Nem é preciso dizer que exigia uma habilidade incrível!

IMPRESSÃO NO AUTOCAD

Você já deve ter reparado que os desenhos no AutoCAD são sempre multicoloridos. Mas você sabe por quê?

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

No processo de impressão precisamos que o desenho tenha peso gráfico para que o profissional que for ler o desenho consiga interpretar as informações corretamente. Porém precisamos que o AutoCAD “entenda” que determinadas linhas tem espessuras variando entre linhas finas e grossas. Como faço isso?

Temos algumas maneiras, hoje vamos aprender a trabalhar com um estilo de impressão dependente de cores.

USANDO AS CORES NO DESENHO

Para um estilo de impressão por cores funcione, você deve desenvolver seu projeto com as cores de maneira organizada. Abaixo vou mostrar a maneira que eu trabalho e na sequência vamos configurar um estilo de impressão adequado.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV
peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Na planta que servirá de modelo temos as seguintes cores e aplicações:

Estas cores são as seis primeiras cores da paleta de cores do AutoCAD e para cada uma vamos atribuir um peso gráfico diferente (espessura diferente).

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

ESTILO DE IMPRESSÃO POR CORES

Indo em Page Setup, vamos configurar o estilo de impressão diretamente no Layout. Clique em Page Setup Manager > Modify e vamos diretamente para a janela Page Setup.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Caso não saiba configurar um layout, tenho outra publicação mostrando o passo a passo, é só clicar no link abaixo:

CONFIGURANDO UM LAYOUT NO AUTOCAD!

Voltando ao peso gráfico, agora você está na janela Page Setup. Na parte superior temos o campo Plot Style Table (pen assignments).

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Na caixa de opções temos alguns estilos pré-configurados pelo AutoCAD, porém o ideal é criarmos nosso próprio estilo de impressão.Vamos a última opção New.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Chegamos assim na janela Add Color-Dependent Plot Style Table – Begin. Serão apenas quatro etapas. Como vamos criar um estilo de impressão novo vamos selecionar a opção Start from scratch. (Create a new plot style table from scratch).

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Clique em avançar. chegamos na etapa File name. Aqui você escolhe o nome do estilo (sugiro colocar seu próprio nome). Lembrando que você pode criar quantos estilos você quiser.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Chegamos na parte mais importante. Antes de concluir, clique no botão Plot Style Table Editor.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

PLOT STYLE TABLE EDITOR

Nesta janela nós configuramos como as cores serão impressas. No painel da esquerda estão todas as cores do AutoCAD. São um total de 255 cores. No arquivo modelo utilizei apenas sete cores. Quanto mais cores utilizar no desenho, mais cores terá que configurar.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Selecione a cor vermelho (Color 1). No painel Properties no botão Color selecione a opção Black. No campo Lineweight selecione a espessura 0.1000mm.

Com isso acabamos de determinar que todos objetos do desenho que estiverem com a cor vermelho (Color1) serão impressos em preto com espessura de 0.1mm. Vamos repetir o processo com as cores conforme quadro abaixo:

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Após a configuração acima clique em Save & Close e depois em concluir.

Não podemos nos esquecer de conferir se no campo Plot Style Table (pens assignments) está com o nome que criamos para o estilo de impressão.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

PLOT STYLES – .CTB

Esta configuração que acabamos de fazer na verdade é um arquivo com extensão .CTB. Resumindo, esta configuração esta salva no seu AutoCAD e não no seu arquivo.

Como assim???

Para os arquivos que você imprimir em seu computador você poderá utilizar seu Estilo de Impressão sem problemas. Porém, se você utilizar outro computador precisará levar este arquivo junto. Mas onde este arquivo esta?

MANAGE PLOT STYLE

Nesta pasta estão todos arquivos de impressão do AutoCAD. Para acessar esta pasta basta ir em Iniciar > Print > Manage Plot Style. Nesta pasta estão todos os estilos de impressão. Tanto os já existentes como os que você criar.

peso-grafico-espessura-de-linhas-REV

Caso o processo seja o inverso, você receba um projeto e junto um arquivo .CTB, este arquivo deve ser colocado nesta pasta.

CONCLUSÃO

Bom, sei que é muita informação mas faça com calma, leia com atenção que sairá tudo certo!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

84 comentários em “Peso gráfico, espessura de linhas e impressão!”

    • Olá Mireli,

      Para que o Plot Style Table apareça, na janela de impressão, no lado inferior direito ao lado do botão HELP, tem uma seta. Basta clicar nela que a janela expande e o menu aparece na parte superior.

      Espero ter ajudado!

      Responder
    • Olá Luisa,

      Eu geralmente coloco 0.1mm de espessura para cotas e os móveis eu deixo na cor 253 ou 252 (cinza), desta forma eles aparecem no projeto mas de forma bem suave. A final, eles servem apenas como referência, logo não os deixo muito destacados.

      Um abraço!

      Responder
  1. Olá Luis, eu sempre fico em duvida sobre qual a melhor forma de configurar as espessuras para cada tipo de layer meu (parede, porta,moveis e etc) você tem uma tabela padrão que possa fornecer para uma melhor configuração.

    Responder
  2. Olá, eu tenho problemas na hora de imprimir meu projeto, principalmente com a espessura das linhas dos blocos, sendo que todos os blocos são editados por mim e colocados no layer com a espessura de 0,15.

    Responder
      • Olá, também tenho problemas de configuração de bloco. Podes me ajudar? Eu configuro dentro do bloco ate pq tem umas penas mais finas e outras mais grossas. E depois q ele já está editado e trabalho com uma layer moveis por ex. Na mesma layer.. Para caso eu precise ocultar eu consiga. A layer que aparecesse na ploter e da dentro do bloco ou a do projeto.

        Responder
  3. Olá!
    Esse sistema imprime todas as espessuras de linhas? Eu estava mudando as espessuras direto nas layers… está errado?
    Obrigada! Ótimo conteúdo no blog.

    Responder
  4. Luis, trabalho com projetos na área de mineração, os quais são elaborados em softwares específicos em 3D e na maioria das vezes emitidos em AutoCad. E na emissão, alem de espessura preciso plotar estilos de linhas diferentes, que não funcionam no autocad com polylines 3D. A pergunta é: consigo plotar, por exemplo, uma polyline tracejada que esteja com elevações diferentes? Desde já agradeço e parabéns por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder
  5. Olá Luis André, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Qual a melhor espessura de linha para paredes quando a escala for 1:200?

    Grato. Abraço!

    Responder
    • Olá Tamires,

      Ótima pergunta, acredito que posteriormente irei fazer uma publicação sobre isso. Mas respondendo rapidamente, isso exigirá uma configuração personalizada para cada Viewport, o que eu acho um pouco trabalhoso. Na própria criação de layers observe que existe uma coluna chamada VP color, onde você pode configurar de forma que um layer na cor vermelho seja impresso em preto, porém será necessário que você faça isso para cada uma das viewports do seu projeto, se esquecer uma ela sai colorida, com o CTB é padrão para todo o projeto, impedindo este tipo de erro.

      Espero ter ajudado mas caso ainda tenha dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

      Responder
  6. rua silvestre de lima
    50

    Olá, Luís O arquivo CTB. é a extensão referente ao que foi salvo? E só coloco ele na pasta se eu quiser esta configuração que foi feita no meu AutoCAD?

    Responder
  7. Oi Luis, tira uma duvida?
    A configuração de espessura das linhas devem ser alteradas de acordo com o tamanho da folha e a escala que for usar, ou é padrão pra qualquer tipo de impressão???

    Bjs

    Responder
  8. Oi pessoal do qualificad, adoro suas dicas, sempre ajudam muito. Parabéns!
    Vcs poderiam ensinar a configurar as penas e tipo de linha no revit, né? Obrigado.

    Responder
  9. Olá !

    Fiz todo esse processo e deu super certo! Só estou com uma dúvida, com esta configuração no meu desenho no model a configuração de penas está também aparecendo. Fazendo com que na hora de desenhar fique um pouco mais complicado( devido a espessura das linhas). Gostaria de saber se tem algum modo de eu alterar isso.
    Deixando a configuração das espessuras das penas somente na hora de plotar.

    Obrigada desde já.

    Responder
    • Olá Letícia,

      Vai depender do tipo da fonte. Se for uma fonte fina é o mesmo processo empregado nas linhas, já se for uma fonte com linha grossa (Arial, por exemplo) o processo é o mesmo, porém vc praticamente não percebe a diferença.

      Um abraço!

      Responder
  10. Olá Professor!
    Muito boa sua iniciativa de compartilhar seu conhecimento através desse site, com uma linguagem simples e direta!
    Parabéns pelo trabalho e muito obrigada!

    Responder
  11. Ola companheiro. Primeiramente gostaria de registrar a felicidade que tive em pesquisa r e encontrar o site. sempre tive dúvidas sobre a configuração de penas e as usavas de forma aleatória, usando para imprimir a função monocromática. Vou segui-lo. Obrigado…

    Responder
  12. ola Andre

    voce conhece algum recurso do cad para para espessura de penas semelhante ao ANNOTATIVE de cotas e textos?
    ou seja que conforme voce altere a escala, ele adeque a espessura das pena?

    grata,

    Responder
    • Olá Janaina,

      Infelizmente não, o que é possível é fazer CTBs de acordo com a sua escala de impressão, mas mesmo assim caso tenha duas escalas diferentes na mesma folha você pode ter problemas.

      Um abraço!

      Responder
  13. Boa tarde Luis.

    Queria saber se para cada escala, as espessuras dos layers devem ser alterados (criando várias templates por escala) ou usa-se somente este padrão -1 a 6 / 0.1 a 0.6- independente da escala..

    Obrigado e abraços!

    Responder
    • Olá Bruno,

      Infelizmente sim. Uma possibilidade é você criar um peso gráfico para cada grupo de escalas. Mesmo assim você pode ter problemas caso coloque em uma mesma folha desenhos de diferentes escalas. Em resumo, dá para fazer, mas pede cuidado e organização.

      Um abraço!

      Responder
  14. Olá gosto muito dos seus tutoriais.

    No meu caso eu não uso esse processo de espessura por cor, os clientes não envia o .ctb para impressão/plotadora e se perde a configuração do .ctb, eu utilizo a espessura pelo layer, então eu consigo ter a mesma cor preto por exemplo, com varias espessuras. O meu projeto não uso nenhum .ctb imprimo iqual ao revit, a cor/espessura que você esta visualizando no projeto é a cor que vai ser impressa.

    Responder
    • Olá Caio,

      Que bacana! É como eu sempre digo, não tem um único jeito de se resolver um problema no AutoCAD, então cada um desenvolve seu processo. O que recomendo é, primeiro resolva o problema e depois busque métodos para tornar o seu processo de resolver problemas” mais rápido.

      um abraço!

      Responder
  15. Oi, Luis André, tudo bem?

    O mesmo CTB serve pra todas as escalas?
    Eu segui passo a passo a criação dos layers e do CTB. Mas quando vou imprimir em diferentes escalas os layers ficam desproporcionais.
    Por exemplo: Faço uma parede e imprimo em 1/200, quando imprimo a mesma parede em 1/50 a expessura não está mais proporcional.

    O que pode estar acontecendo?
    Tenho que mudar os layers toda vez que mudar de escala ou tenho que fazer um CTB pra cada escala?

    O que pode estar acontecendo?

    Responder
  16. OLa… gostaria de saber se pode trabalhar com fundo branco na tela e as penas em preto mas com espessuras?? que possam ser visíveis as espessuras…
    Grato
    Ari

    Responder
    • Olá Ari,

      Você até poderia habilitar a função Lineweight para visualizar a espessura das linhas, mas sinceramente este recurso não é nada confiável, uma vez que a espessura apresentada na tela é um percentual do tamanho da tela e não a espessura correspondente ao peso gráfico que você selecionou. Em resumo, acho que não tem como.

      Um abraço!

      Responder
  17. Bom dia, sempre utilizo esse método. Mas fiquei uns meses sem utilizar o AutoCad e agora que voltei, na hora de criar o Plot Style. Todas cores sumiram, não nenhuma cor para escolher. O que poderia ser?

    Responder

Deixe um comentário