Configurando um layout no AutoCAD

Como configurar um layout no Autocad? Alias para que serve um layout? Hoje, nós vamos entender por que ele é tão útil e como configurar um!

Parece incrível, mas a quantidade de profissionais que não sabem imprimir um arquivo no AutoCAD é enorme. É um processo bem simples na verdade, mas antes vamos entender algumas coisas…

ABA MODEL

configurando-um-layout-no-autocad

Na aba model temos um ambiente  destinado a elaboração do seu projeto. Como o próprio nome sugere, neste espaço “modelamos” nossas ideias representando-as graficamente.

ABA LAYOUT

configurando-um-layout-no-autocad

Na aba layout temos um ambiente destinado a apresentação do projeto. Como o próprio nome sugere, neste espaço “montamos” o layout de apresentação do nosso projeto, configurando a folha correspondente.

FOLHAS

configurando-um-layout-no-autocad-REV

Nós podemos configurar o Layout para exibir qualquer formato de folha. Lembrando que os formatos mais utilizados são os formatos A0, A1, A2, A3 e A4.

PLOTAGEM

Para quem ainda não sabe, é muito comum o termo “plotagem”, mas por que? Devido ao tamanho da folha do projeto, uma impressora de uso “doméstico” não irá comportar folhas maiores do que uma folha A4.

configurando-um-layout-no-autocad-REV

Por isso os desenhos de projeto costumam ser impressos em impressoras do tipo Plotter.

De acordo com o tamanho da plotter podemos imprimir folhas até do tamanho de uma A0 (1189 x 841mm) e o mais impressionante, a qualidade e precisão são superiores as impressoras “domésticas”.

LAYOUT1 E ACADISO.DWT

Quando criamos um arquivo novo no AutoCAD, para a maioria de vocês imagino que seja um template acadiso.dwt (arquivo métrico), o mesmo já vem com duas abas ao lado da model. Layout1 e Layout2.

configurando-um-layout-no-autocad

Ao clicar na aba Layout1, temos um fundo cinza, um retângulo branco e uma viewport. Delete a viewport. Vamos nos concentrar no retângulo branco.

configurando-um-layout-no-autocad

ÁREA DE PLOTAGEM E ÁREA DE IMPRESSÃO.

Esta folha branca corresponde a área de plotagem do Layout1. Note que dentro do espaço desta folha temos um retângulo menor tracejado na cor cinza. Esta área corresponde a área de impressão. Qual a diferença?

configurando-um-layout-no-autocad

A área de plotagem corresponde ao tamanho total da sua folha e a área de impressão corresponde a área que vai aparecer no desenho depois de impresso, ou seja, o que esta dentro do retângulo tracejado aparece na impressão, o que esta fora não aparece.

ESCALA DE IMPRESSÃO

Para quem trabalha em metros ou centímetros aqui temos o primeiro problema. Se você medir a área de plotagem perceberá que ela tem 210 x 297mm. Mas seu desenho esta em metros!! (ou centímetros!!), como resolvo isso??

Você já resolveu quando criou a escala da sua viewport, lembra? Porém você terá que respeitar essa correção e quando inserir uma folha no layout ela terá que ser inserida em milímetros, se não vai virar uma grande confusão!

configurando-um-layout-no-autocad

Não sabe configurar uma escala de impressão? Fiz uma publicação explicando isso, clique no link abaixo:

CONFIGURAR ESCALA DE IMPRESSÃO [LAYOUT E VIEWPORT]

COLOCANDO MINHA FOLHA NO LAYOUT

Como eu insiro minha folha aqui no Layout? Da mesma maneira que você colocaria no model. Se você tiver um bloco pronto, ótimo! Basta ir no menu insert e inserir o seu bloco de folha. Lembrando que deve estar em milímetros!

Não tenho um bloco, e agora? Podemos desenhar um retângulo com as dimensões da folha.

Esse retângulo irá representar a sua folha, é importante colocar a folha antes de configurar a impressão por que em determinado momento da configuração será necessário indicar em que local da área de layout sua folha esta.

Como exemplo, vou criar um retângulo de 420 x 297. Essas dimensões correspondem a uma folha A3 em milímetros.

configurando-um-layout-no-autocad

PLOT

Para imprimir este Layout1 temos várias formas de acessar a janela de plotagem. Menu iniciar > PLOT. Menu de acesso rápido, ícone da impressora. Digitar na linha de comando PLOT e pressionar Enter ou manter pressionado Crtl e clicar na letra P.

configurando-um-layout-no-autocad

Com isso você terá acesso a janela Plot – Layout1.

configurando-um-layout-no-autocad

Esta é a janela de impressão. Apesar de grande e com vários campos é bem simples navegar dentro dela. Mas para configurar o Layout para impressão este é o último botão que iremos clicar. Mas hein!?

Calma! Observe que os campos já estão todos preenchidos. Estes campos estão obedecendo a configuração de impressão que veio pré-configurada para o arquivo acadiso. Você pode reconfigurar tudo e imprimir o seu arquivo? Claro que pode, mas assim que precisar imprimir novamente terá que reconfigurar tudo denovo.

Se precisar imprimir 15 vezes o mesmo desenho terá que reconfigurar nas 15 vezes. Não tem um outro jeito melhor??

Tem sim, criar sua própria configuração de Layout.

CONFIGURAR SEU LAYOUT PARA IMPRESSÃO.

Para isso basta acessarmos o menu Page Setup. Dependendo da versão do AutoCAD ele pode estar em abas diferentes, mas para que todos consigam acessar da mesma maneira vão até a aba Layout1 > clique com o botão direito > Selecione a opção Page Setup.

configurando-um-layout-no-autocad

Na janela Page setup manager escolha a opção Modify.

configurando-um-layout-no-autocad

Ei! Eu voltei para a janela de plotagem!

Na verdade não, vamos entender melhor.

 PAGE SETUP

Esta janela é idêntica a janela PLOT mas a diferença é: não vamos imprimir o arquivo a partir desta janela. Vamos configurar como ele deverá ser impresso!

configurando-um-layout-no-autocad

As configurações realizadas aqui ficarão gravadas para o Layout1, ou seja, você configura o Layout uma única vez e sempre que precisar imprimir as configurações estarão lá. Salvas!

O QUE DEVO CONFIGURAR?

Depois dessa explicação, vocês verão como é simples configurar um Layout para impressão. Basta fazer as perguntas óbvias:

QUAL A IMPRESSORA?

Se você vai imprimir logo precisa de uma impressora. No campo Printer/Plotter clique no campo ao lado de Name e escolha sua impressora, recomendo a impressora DWG to PDF.pc3, assim criaremos um arquivo em PDF.

configurando-um-layout-no-autocad

QUAL O PAPEL?

Se eu tenho uma impressora preciso de um papel. Em Paper Size, podemos selecionar a folha correspondente a nossa impressão.

configurando-um-layout-no-autocad

Dica! Procure pelas folhas ISO Full Bleed. Essas folhas tem uma área de impressão muito pequena, o que dificilmente irá atrapalhar na hora da formatação do seu projeto. As folhas ISSO tem uma área de impressão grande e podem fazer com que a margem da sua folha fique fora da área de impressão.

ONDE ESTÁ MINHA FOLHA NO LAYOUT?

Escolhi a impressora e a folha. Agora preciso indicar onde a minha folha esta localizada dentro da área de Layout e para isso vamos ao campo Plot area e escolheremos a opção Window.

configurando-um-layout-no-autocad

A janela Page setup é fechada e o AutoCAD esta aguardando que você indique a área da folha. Muito cuidado nesta hora, precisamos selecionar exatamente nossa folha, para isso clique em uma extremidade da folha e depois clique na extremidade oposta. Selecione exatamente a folha!

configurando-um-layout-no-autocad

CENTRALIZAR ÁREA DE IMPRESSÃO

Antes de finalizar, marque a caixa Center the Plot. Isso fara com que sua folha fique centralizada.

configurando-um-layout-no-autocad

PLOT SCALE (NÃO MEXA!)

Como assim eu não devo mexer em plot scale?? Simples, lembram que nós corrigimos a diferença de escala entre metros e milímetros quando criamos a viewport? Então, se editarmos aqui vamos fazer com que ele altere novamente o valor o que vai fazer uma bela bagunça.

configurando-um-layout-no-autocad

É mais ou menos assim. Configurei uma viewport na escala de 1:50 que corresponde a um desenho cinquenta vezes menor que seu tamanho real correto? Se eu editar o campo Plot scale o AutoCAD vai reduzir MAIS cinquenta vezes!

Resumindo, este valor deve ser sempre 1:1.

CONSIDERAÇÕES FINAIS!

Este método apresentado é apenas um dentre outros possíveis para a impressão. Eu acho ele bem simples e uso bastante nos cursos que dou aula. A postagem ficou realmente grande, mas entender o processo é importante para facilitar qualquer tipo de ajustes que vocês julgarem necessários.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

77 comentários em “Configurando um layout no AutoCAD”

  1. meu auto cad na pagina op esta configurado em milmetros, sera que isso na hora de imprimr influencia , pq na prancha fica pequeno e quando vou imprimir so ocupa metade da folha a4.
    como faço pra resolver esta questao

    Responder
  2. Luis, boa tarde

    Tenho em meu Note o AutoCad 2016 versão gratuita. Tenho um pouco de habilidade no Cad, porem tenho algumas dificuldades na configuração do Layout ou como começar um novo desenho. Vou desenhar a planta baixa da minha casa. O que você aconselha primeiro, Desenhar no model e depois configurar um layout ou já desenhar no layout já criado??
    Para ganhar proficiência, pretendo desenhar e imprimir numa folha A4….lembrando que o terreno é 10X25 metros.
    Se puder ajudara como devo e o que é melhor ao iniciar um desenho, agradeço.
    abraços.
    Reginado César

    Responder
  3. Bom dia Luis André!
    Quando quero plotar alguns desenhos mantém origem em X e Y, mesmo desmarcando center e zerando X e Y. Como corrigir?
    Obrigado
    Abraço.
    Guilerme

    Responder
  4. Luis, bom dia.
    estou tentando configurar uma folha especial para plotagem (594mm de largura e 297mm de altura) porém, na visualização e na impressão, o canto direito está saindo cortado.
    Como devo proceder para que a folha saia sem cortes?
    Já tentei deixar no modo centralizado, dai a impressão corta dos dois lados.
    Desde já agradeço pela ajuda.
    Abraços.
    Tiago

    Responder
  5. Boa tarde!

    Eu configurei toda minha viewport com as folhas e as escalas que eu queria.
    Como eu faço para que já tenha configurado isso sempre que abrir um novo arquivo?
    Obrigada!!

    Responder
  6. Olá Luis, tudo bem?
    Então, eu realmente não sabia como plotar um desenho no autoCAD, porém depois dessa postagem sua ficou muito mais fácil. Entretanto, quando eu deletei a viewport e o desenho que esta no model sumiu, como faço para recolocá-lo novamente e fazer com que ele caiba na minha folha?
    OBS: Já consegui configurar tudo sobre escala do desenho, do papel e das medidas do papel. No meu caso, quero imprimir em uma A4 de um desenho de 30x15m, no caso: 300x150mm.

    Agradeço desde já. E você faz um ótimo trabalho.

    Responder
    • Olá Alan,

      Para imprimir um desenho de 300 x 150mm ele ficará maior do que uma folha A4 que tem 297 x 210mm, sendo necessário que você utilize alguma escala, como 1:2 por exemplo que ferá com que o desenho tenha metade do tamanho atual cabendo em uma folha A4.

      Já a parte de deletar a viewport o desenho não deve sumir, e sim apenas a viewport.

      Espero ter ajudado, um abraço!

      Responder
  7. Olá! Estou com um problema na impressão. Sempre salvo em PDF. Após a impressão qdo vou conferir as medidas com o escalímetro percebo que o desenho, em cada medida perdeu quase 10 cm. alguém me falou que era a configuração do pdf no autocad… Não sei como resolver isso! Aguardo o retorno! Obrigada!

    Responder
    • Olá Fernanda,

      Provavelmente é o visualizador de PDF. A maioria deles vem com um campo escrito “ajustar para caber” ou coisa do tipo. Quando imprimimos um documento de word, excel, etc. não faz muita diferença, mas um arquivo de AutoCAD faz, e muita!
      Antes de imprimir localize o campo “imprimir na escala real”. Provavelmente irá resolver o problema!

      Dúvidas entre em contato,

      Um abraço!

      Responder
      • Olá Luís, eu estou com o mesmo problema da Fernanda, porém perdendo 0,5 cm quando eu mando pro pdf e depois imprimo e isso tá afetando a minha escala, por exemplo: 10 m na escala 1:100 deveria ser 10cm e no entanto quando eu imprimo, o desenho está com 9,7 cm e a margem direita do formato também está menor, como se achatasse na hora de plotar. Como eu faço?

        Responder
        • Olá Priscila,

          O que faz isso acontecer pode ser o fato de você criar um PDF e imprimir seu arquivo a partir dele. Isso acontece pq um visualizador de PDF geralmente está configurado com a função “ajustar para caber” que faz com que a folha seja levemente reduzida na hora da impressão. Em um arquivo de word ou excel isso não atrapalha em nada, porém em um arquivo de projeto faz uma baita diferença!

          Confira se não é esse o problema.

          Um abraço!

          Responder
  8. Olá Luis, tudo bem?
    Antes de tudo parabéns pelo site e dicas – muita ajuda mesmo, rs.

    Seguinte, a minha folha de visualização no paper space (aquela que aparece branca dentro do restante cinza) está com tamanho exato da prancha que desejo, porém no está inserida com inicio em coordenadas 0,0.

    Assm quanto faço a inserção do meu bloco de prancha quero colocar em 0,0, mas não fica certo, poque não estou com a folha tb em 0,0 – digo a área de impressão.

    Como posso alterar isso? Colocar essa área folha de impressão, a área branca no layout em 0,0? Preciso, pois utilizo diversas prachas diferentes e sempre inserindo em 0,0.

    Aguardo sua ajuda. Muito obrigado

    Responder
    • Olá André,

      Eu utilizo o mesmo processo que você, sempre inserindo as folhas na coordenada 0,0,0. O processo é simples, quando clicar em inserir o bloco da folha, ao invés de clicar na tela digite 0,0 e pressione enter, que a folha é inserida exatamente na coordenada 0,0. Porém certifique-se de que o bloco da folha está com seu ponto de inserção na coordenada desejada.

      Caso ainda tenha problemas me mande um e-mail pelo contato que explico melhor.

      Um abraço!

      Responder
  9. olá,

    gostaria de saber como configuro letra (tamanho correto) para escrever direto no paperspace (layout), ao invés de fazer no model e abrir uma viewport e colocar escala?

    Responder
    • Olá Amanda.

      Para inserir o texto diretamente no layout considere que o valor do texto está em milímetros. Então se quiser um texto com 5mm de altura basta alterar o tamanho do texto para 5.

      Um abraço!

      Responder
  10. Olá, Luis André.

    Faço a plotagem correta, mas na hora de configurar a escala em 1:50 o desenho fica muito pequeno na folha A3.
    não consigo entender ‘/
    Desenhei em metros e o layout em milimetros. Isso interfere?
    Um Abraço.

    Responder
  11. Preciso muito de ajuda!!!!!
    tenho um desenho de pranchas prontas, que acredito estarem em milimetros, ou seja, da forma correta que devem estar no layout, porém elas estao maior (bemmm maior) do que a área de impressão do layout (retangulo branco).

    Consegui criar as escalas pro layout da forma que vc ensinou no outro post, e quando aplico isso na viewport dessa prancha, o desenho fica certo, porem quando crio o pdf ele fica todo branco porque todo o desenho esta fora da área de impressao…como eu resolvo isso??

    Responder
  12. Oi Luis
    Eu fiz tudo que esta no vídeo mas o meu desenho quando é impresso ele sai com erros. Exemplo: a medida 41m sai por 39m.. Tem como explicar o erro?! Desde já agradeço

    Responder
    • Olá Sabrina,

      Você imprime direto ou cria um PDF? Se criar o pdf confira se ele não está configurado para ajustar para caber na impressão. Isso faz com que mesmo um arquivo bem configurado fique um pouquinho menor na impressão.

      um abraço!

      Responder
  13. Existe alguma dica para acertar o tamanho da fonte na hora da impressão? As vezes uso uma folha para uma determinada escala e o carimbo fica grande demais ou pequeno demais. Não consigo acertar o tamanho da fonte.
    E sobre colocar duas plantas em escalas diferentes em uma mesma folha… vc teria um passo a passo? Já fiz isso antes mas sempre esqueço.
    Obrigada

    Responder
  14. Luis André boa noite,
    Você disse para não mexer no recurso abaixo:
    Plot Scale (não mexa!), mas quando mudo o Nome para ploter ou PDF ele altera sozinho o unit de 1 ele muda para 0.3900 algo assim, mudei só a folha e aconteceu a mesma coisa, faço a alteração para 1 unit, está correto?

    Responder
  15. Olá Luis, primeiramente obrigada pela contribuição com o desenvolvimento do saber do próximo!
    Segui o passo a passo desse post assim como do post “Configurar escala de impressão” e “Configurando um layout”, porém quando insiro o bloco da folha ela fica superdimensionada dentro da viewport, não dando inclusive para seguir o passo de selecionar o espaço na configuração prévia da folha para plotagem. Deixei passar algo que fique evidente ao acontecer essa falha?
    P.S.: Desenho em metros.

    Obrigada!

    Responder
    • Olá Carol,

      A folha deve ser inserida no ambiente layout, fora da viewport. Se você inserir dentro poderá ficar fora de escala mesmo. Outra coisa é a unidade do bloco da folha que pode estar incompativel com o seu desenho, já conferiu isso?

      Um abraço!

      Responder
  16. Pessoal – boa noite!
    Por aqui – Eng. Civil Aroldo Lima – Juiz de Fora/MG.

    Esse post é o “pulo do gato” !!!
    Muito bom e prático.

    Grato QualifiCAD

    Responder
  17. ola boa tarde.

    Estou no layout, mas parece que a view port sumiu, ou na verdade, expandiu na tela toda. Já estava com o bloco da folha no layout, e agora so vejo dentro da view port, e não vejo mais a folha em volta…

    Como faço pra voltar a ver a folha toda!!!!

    Responder
  18. Sensacional a explicação. Ótimo artigo, bem didático e ilustrado. Parabéns pelo empenho. Precisamos cada vez mais de profissionais com essa capacitação e vontade de ensinar os outros. Abraços!!!

    Responder
  19. Estou com um grande problema. Quando ploto meu desenho coloco o formato de saída para PDF, só que quando dou o MView coloco o retângulo e ele está com tamanho diferente do real. na Plotagem percebi que ele está deslocando quando coloco Center Paper mas ele corta de qualquer jeito a minha folha e as margens não sai corretamente sendo que acima e abaixo ela sai cortada. você sabe como corrigir? tem como colocar o desenho para que saía a partir das cordenadas 0,0 para que quando colocar o center plot ele não tenha cordenadas negativas? Obrigado.

    Responder
    • Olá André,

      Neste caso eu teria que dar uma olhada nesse seu arquivo. Se quiser entre em contato comigo pelo Facebook (é mais rápido). Mas aproveitando, qual folha você está utilizando para a impressão?

      um abraço!

      Responder
  20. Super obrigada pelo ” socorro” surpreendentemente acessível e bem explicado!!
    Parabéns pelo site tão útil e tão generoso!!!!
    São iniciativas como a tua é que a gente precisa ver se multiplicarem cada vez mais!!!

    Responder
  21. Bom dia meu camarada!
    Gostaria de uma ajuda!
    Fiz todos os procedimentos que você citou no texto acima, porém, quando vou visualizar o meu desenho já em pdf não aparece nada. Fica tudo branco com umas linhas nas bordas do papel.
    Se puder me ajudar eu agradeço desde já!

    Responder
  22. Oi Luis,
    Não há a necessidade de mudar as escalas padronizadas pelo AutoCAD. Para isso, basta mudar a escala na configuração de plotagem. Exatamente onde você proíbe a mudança, se colocar 1000:1, as escalas do AutoCAD ficariam corretas e poderiam ser utilizadas sem o 1000:50, 1000:100. É muito mais fácil mudar uma configuração do que todas, não é? Trabalhando assim, basta utilizar todas as medidas de configuração (textos, cotas etc. ) com medidas em metros (2mm = 0,002m), a prancha do layout inclusive.

    Responder
    • Olá Vitto,

      Bacana sua sugestão. Como eu disse na publicação, não existe um único modo de efetuar a configuração do Layout, sendo assim acabamos adotando um processo que achamos mais confortável. Eu gosto do método que apresentei pois posso configurar um template e deixar todas as escalas salvas, me poupando o trabalho de configurar tudo do zero. Mas é uma questão de se adaptar ao processo.

      De qualquer forma, obrigado pela colaboração! Agora quem visitar a publicação pode usar também sua sugestão.

      Um abraço!

      Responder
  23. Um engenheiro civil criou uma planta baixa no software AutoCAD®. Adotou unidade m, desenhou as paredes, inseriu blocos de esquadrias e hachurou os cômodos desenhados.
    Na sequência, inseriu em cada cômodo, blocos de indicação de nível. Como esses blocos de nível foram criados em mm, teve que aumentar a escala. Utilizou então um fator uniforme de escala de 100.
    Posteriormente tratou de enquadrar o desenho no paper space em uma folha A2. Utilizou dentro da viewport uma escala cujo fator foi obtido pela resolução da expressão “1000/200xp”. Daí imprimiu o arquivo no paper space utilizando escala 1:1.
    Resolveu medir o diâmetro impresso do símbolo de nível. Que medida obteve? (Lembrando que o símbolo de nível foi criado com diâmetro de 5 mm)

    Responder
  24. Olá! boa noite!

    Sabe como posso mudar a cor do plano de fundo do layout?Dentro do retângulo está branco, mas fora está cinza. Usava o 2013 e era branco…mudei para o 2017 e agora está cinza…já mudei em “opções” coloquei a cor branca mas não vai. Permanece branco dentro do retângulo e cinza fora =(

    Se puder me ajudar, agradeceria muito!

    obrigada!

    Responder
  25. Boa noite!

    Muito bom seu site! Parabéns!

    Queria saber se tem como configurar pra não sair no nome do arquivo gerado (pdf) o nome do Layout. Sempre preciso apagá-lo quando gero os pdfs. Ex. “Plantabaixa-layout.pdf”, quando eu queria que ficasse apenas o nome “Plantabaixa.pdf”. Esse “-layout” eu sempre tenho que apagar.

    Responder
  26. O Melhor conteúdo é o de vocês, serio!
    Muito obrigada mesmo. Um artigo já antigo, mas muuuuito valioso.
    Não teve vídeo no youtube que me ensinou o que você fez escrevendo. kkk

    Responder
  27. Olá,

    Configurei dois arquivos .CTB para impressão, um para uma escala de 1/50 e outro para escala de 1/10 para alguns detalhes. Gostaria de saber se tem como colocar duas viewports para escalas diferentes na mesma folha,e plotar cada uma delas com o respectivo arquivo .ctb? Porque eu só consigo utilizar um desses arquivos ctb por vez, o que faz as espessuras das linhas ficarem muito grossas na outra escala.

    Responder
  28. Olá. Parabéns pelo site!
    Uso uma versão para professores do AutoCAd 2021. Estou tentando plotar um desenho com CTB definido por mim, todo em preto. Quando configuro a plotagem para PDF a PREVIEW sai colorida e sem as espessuras definidas no meu PDF. E a impressão do paperspace sai normal. Mas a das viewports sai muito fraquinha, pelo menos na visualização em computador. Ainda não fiz uma plotagem física para verificar se isso é apenas um efeito do monitor. Agradeço se puder me ajudar. Abraços.

    Responder
    • Olá José,

      Então, conferência fina mesmo só imprimindo. Eu quando quero ter uma noção do resultado no PDF eu aumento o zoom para 300 ou 400%, para ter certeza que a espessura de linha esta funcionando. Mas no seu caso deveria aparecer já no preview. Tenta fazer uma cópia do CTB e salvar com outro nome, para conferir se não é conflito.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário