AUTOCADPUBLICAÇÃO

Configurar escala de impressão [Layout e Viewport]

Configurar escala para impressão. Você não faz ideia de como configurar a escala do seu desenho para impressão? Hoje vamos aprender a criar viewports com escala no seu layout!

Esse é o primeiro post de uma série para ensinar a você a configurar o seu desenho em um layout de impressão. Portanto precisaremos esclarecer alguns pontos.

Plot.log – Como faço para não aparecer mais?

UNIDADE DE MEDIDA

Quando eu falo unidade de medida tome cuidado. Não estou me referindo ao Drawing Units do AutoCAD, estou me referindo a que unidade você utiliza. Isso é simples de descobrir, vamos aos exemplos:

Crie uma linha com o valor 1 de comprimento. No seu projeto esta linha tem:

  • 1m (metro)?
  • 1cm (centímetro)?
  • 1mm (milímetro)?

No meu projeto, por exemplo, tem 1m (metro), ou seja, estou trabalhando na unidade metros. Ok, mas e o drawing units?

DRAWING UNITS

configurar-escala-para-impressão

A função drawing units (botão iniciar > drawing utilities > drawing units ou digite na linha de comando UN) ao entrarmos no ajuda do AutoCAD temos a seguinte explicação:

“Controla a precisão e formato exibido para coordenadas e ângulos”

Neste painel nós controlamos a precisão e o formato da unidade, já a unidade em si somos nós que definimos ao elaborar o desenho. Resumindo, a unidade de medida é definida diretamente no desenho. Por exemplo, nos meus desenhos eu trabalho com metros então:

  • Para o valor de cinco metros eu digito: 5 e pressiono enter.
  • Para o valor um metro e meio eu digito: 1.5 e pressiono enter.
  • Para o valor de meio metro eu digito: 0.5 ou .5 e pressiono enter.

De acordo com a unidade que você trabalha teremos que configurar uma escala adequada, dessa forma o desenho será impresso corretamente.

LAYOUTS

O AutoCAD disponibiliza de uma área destinada a configuração de impressão chamada de layout. A mesma fica na parte inferior esquerda da tela, clicando nessa aba alteramos o espaço de trabalho destinado a configuração de impressão.

configurar-escala-para-impressão

As guias model e layout sumiram! O que fazer?

Mas não posso imprimir pela aba model mesmo? Particularmente, não recomendo. Depois que você entender como é fácil e pratico trabalhar com layouts, acredito que nunca mais vai querer imprimir pela aba model.

configurar-escala-para-impressão
Aba Layout Ativada

Clicando na aba layout mudamos de aba e temos uma tela cinza com uma folha branca e um retângulo mostrando o nosso desenho feito na aba model. Esse retângulo é o assunto dessa postagem, chamamos de VIEWPORT.

VERSÕES DO AUTOCAD

Antes de mais nada vamos as versões do AutoCAD. De acordo com sua versão o menu para viewport podem estar em abas diferentes.

configurar-escala-para-impressão
AutoCAD 2009 ao 2012 – Menu Viewports esta dentro da aba VIEW.
configurar-escala-para-impressão
AutoCAD 2012 ao 2014 – Menu Viewports esta dentro da aba LAYOUT.
configurar-escala-para-impressão
AutoCAD 2015 e 2016 – A aba LAYOUT só aparece se estivermos dentro de um layout.

No exemplo vou utilizar o 2015, mas o mesmo vale para qualquer versão. Por padrão um arquivo novo do AutoCAD vem com o layout1 e layout2 (você pode criar quantos quiser) mas vamos começar pelo Layout 1.

VIEWPORTS

Uma viewport é uma “janela de visualização”. Com ela podemos determinar uma área do nosso desenho que será exibida em nosso layout (folha) e em que escala será exibida. E o melhor de tudo, podemos inserir o mesmo desenho, várias vezes e em escalas diferentes!

configurar-escala-para-impressão

Isso poupa o trabalho de termos que duplicar o nosso desenho se quisermos que ele apareça mais de uma vez na folha.

COMO INSERIR UMA VIEWPORT

Ao clicar em uma aba de layout recomendo que você selecione tudo e delete. O layout já tem uma viewport, mas vamos criar a nossa própria viewport.

Na aba superior localize o menu Viewports e clique na opção retangular. Crie um retângulo de qualquer tamanho e ao finalizar o conteúdo desenhado no model será mostrado dentro do retângulo.

configurar-escala-para-impressão

COMO EDITAR UMA VIEWPORT

Muito cuidado com a manipulação da viewport, já que se trata de uma de uma “janela de visualização” se você deletar alguma coisa do seu desenho, será definitivo!

Ao selecionar uma viewport , serão exibidos os grips de manipulação (os quadradinhos azuis), com eles podemos ajustar a largura e a altura da viewport.

configurar-escala-para-impressão

Para editar o conteúdo dentro da viewport, basta clicar duas vezes dentro da área da viewport. Observe que o botão PAPER mudará o texto para MODEL. Inclusive ele acrescenta alguma ferramentas. A borda da viewport também ficará destacada.

configurar-escala-para-impressão

Para sair da edição dentro da viewport podemos clicar duas vezes fora ou clicar no botão PAPER.

configurar-escala-para-impressão

Com isso podemos reposicionar o que vai ser exibido pela viewport e, por exemplo, ampliar a visualização de algum ponto específico no nosso projeto.

CRIANDO UMA ESCALA PARA VIEWPORT

Ok, aprendemos a criar uma viewport, editar seu tamanho e configurar o conteúdo. Mas e a escala?

Lembram que falei da unidade de medida? Porque temos que nos preocupar com isso? Simples, quando formos imprimir nosso arquivo, usaremos as folhas disponíveis pela impressora e essas folhas são dimensionadas em milímetros.

Selecione a viewport que deseja configurar a escala. Ao selecionar note que na barra inferior direita irá aparecer um valor numérico referente a escala da viewport, esse valor não obedece nenhuma escala, já que ao criarmos a viewport não nos preocupamos com isso.

Clique nessa opção e será exibida uma lista com várias escalas. Para quem trabalha em milímetros, boa notícia, todas estas escalas estão configuradas para milímetros. Para quem trabalha em metros ou centímetros, nenhuma delas irá servir. No meu caso trabalho em metros.

configurar-escala-para-impressão

O que faço então? Simples, vamos criar nossa própria escala! Note que na parte inferior temos uma opção chamada custom. Clique e abrirá o menu Edit drawing Scales.

configurar-escala-para-impressão

Neste menu são exibidas todas as escalas disponíveis, mas como nenhuma serve pois estou trabalhando em metros cliquem no botão Add. Agora estamos na janela Add Scale, aqui temos 3 informações importantes, nome da escada, paper units e drawing units.

Name appearing in scale list.

Aqui definimos o nome que irá aprecer na lista de escalas. Recomendo que coloque o valor da escala seguido da palavra metros (ou centímetros), isso facilitará identificar qual é a sua escala e qual é a escala do arquivo (que esta em milímetros).

Paper units

Unidade do papel. Aqui esta o segredo! Em uma escala convencional colocamos o valor 1 correspondendo a um metro. Para quem trabalha com metros o valor a ser colocado aqui é 1000 (e quem trabalha em centímetros irá colocar 100). Porque? Para “explicar” para o AutoCAD que o nosso desenho tem uma diferença de 1000 unidades entre a escala do desenho e a escala do papel.

Drawing Units

Unidade do desenho. Na verdade escala do desenho, aqui colocamos a escala que nós queremos incluir na lista, por exemplo se você deseja acrescentar a escala 1:50, colocamos aqui o valor de 50.

Resumindo, se quisermos incluir a escala 1:50 em metros ficará da seguinte maneira:

configurar-escala-para-impressão

CONFIGURANDO A ESCALA DA VIEWPORT

 Minha viewport já esta na escala? Não, ainda não. Acabamos de acrescentar a escala na lista de opções mas não à utilizamos. Para isso selecione novamente a viewport e clique na lista de escalas. Note que agora sua escala foi acrescentada a lista, selecione e observe sua viewport.

configurar-escala-para-impressão-

Você terá impressão que ela deu zoom automaticamente. E realmente foi isso que aconteceu, porém, foi dado zoom para que sua viewport fique com a escala criada. Nesta etapa algumas coisas podem acontecer.

O DESENHO FICOU MENOR QUE A VIEWPORT

O desenho ficou menor que a vieport! Deu errado? Não, na verdade agora seu desenho esta na escala correta ou seja o problema é que sua viewport ficou muito grande para a escala que você escolheu. Como eu concerto? Simples, selecione a viewport para ativar os grips (quadradinhos azuis) e redimensione sua viewport até ela ficar do tamanho que julgar adequado.

O DESENHO FICOU MAIOR QUE A VIEWPORT.

O desenho ficou maior que a vieport! Deu errado? Não, na verdade agora seu desenho esta na escala correta ou seja o problema é que sua viewport ficou muito pequena, mostrando apenas uma parte do seu desenho para a escala que você escolheu. Como eu concerto? Simples, selecione a viewport para ativar os grips (quadradinhos azuis) e redimensione sua viewport até ela mostrar todo o seu desenho.

BLOQUEAR A VIEWPORT

Deu trabalho não? Já pensou perder todo esse trabalho? Caso você clique duas vezes dentro da viewport e altere a configuração de zoom do desenho a escala já foi desconfigurada. Calma, para corrigir basta selecionar a viewport novamente e escolher a escala desejada.

configurar-escala-para-impressão

Para evitarmos acidentes, podemos utilizar a opção LOCK dentro do painel Viewport. Clique em Lock e na sequência selecione a viewport. Pronto! Agora a escala configurada para a viewport não pode ser alterada. Mas e se eu precisar alterar a escala? Simples, junto da opção Lock temos a opção Unlock. Clique em unlock e clique na viewport bloqueada.

Mas e a folha como eu configuro?? Calma, a próxima postagem vai abordar justamente esta etapa, essa postagem aqui já esta enorme!!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

39 Comentários

  1. Andreia
    20 de fevereiro de 2016 at 09:36 — Responder

    Muito bom, isso vai me ajudar bastante. Obrigada pelas dicas

  2. 14 de abril de 2016 at 20:38 — Responder

    Meu, sério, muito obrigada kkk eu sabianum outro jeito de configurar a escala, mas que nem sempre dá certo, você me ajudou muito com esse post, valeu…

  3. Clara
    18 de maio de 2016 at 00:28 — Responder

    Explicação simples e direta. Ajudou muito. Parabéns.

  4. Alison
    13 de julho de 2016 at 08:18 — Responder

    Excelente Luís André!! Simples e objetivo. Muito obrigado!

  5. Cinthia Ramalho
    31 de julho de 2016 at 20:46 — Responder

    Melhor e mais simples explicação que já vi, desse assunto. Muito obrigada!

  6. André
    16 de agosto de 2016 at 20:37 — Responder

    Muito obrigado pela dica este é o modo mais simples de deixar na escala.

  7. matheus
    5 de setembro de 2016 at 18:11 — Responder

    Excelente!!
    Me ajudou demais!!!

  8. Matheus
    6 de setembro de 2016 at 12:39 — Responder

    Tudo muito bom, mas eu tava dando uma olhada no manual de impressão e plotagem, pra quem trabalha em cm, na questão de CRIANDO UMA ESCALA PARA VIEWPORT, em Paper units, está citando que o correto é entrar com 100, pois 100×1 mm = 1 cm, porém, o correto não seria 10? pois 10x1mm= 1cm… Agora fiquei na dúvida.

    • 7 de setembro de 2016 at 16:04 — Responder

      Olá Matheus,

      Realmente você esta correto, o correto é 10 x 1mm = 1cm. Este detalhe passou batido, futuramente vou fazer uma revisão da apostila, mas pelo que vi o restante esta correto.

      Obrigado pelo feedback!

      Um abraço!

  9. Willian
    14 de setembro de 2016 at 14:19 — Responder

    Finalmente encontrei a solução para meus problemas!
    Fiz questão de agradecer!
    Obrigado!

  10. AMIRALDO AVIZ
    6 de outubro de 2016 at 13:32 — Responder

    Muito bom Luiz!! Vai me ajudar bastante… sou Engenheiro Civil e professor do IFPA e ministro aula de desenho arquitetônico. Valeu mesmo!!

  11. Iara
    26 de novembro de 2016 at 20:29 — Responder

    Nossa meu quanto me ajudou vc viu?
    Muito obrigada cara. Parabéns pela vontade de ensinar.
    Vlw 😉

  12. Lucas Alves
    29 de novembro de 2016 at 13:25 — Responder

    To com um problema aqui. Tenho que plotar uma planta de implantação na escala 1:250, porém quando altero a escala na viewport, as linhas de cota estão sumindo. Você sabe qual pode ser o problema?

    • 29 de novembro de 2016 at 13:42 — Responder

      Olá Lucas,

      Que tipo de cotas você está utilizando? Cotas anotativas?

      Um abraço!

  13. Cleber
    2 de dezembro de 2016 at 01:29 — Responder

    Muito bom…bem explicado…

  14. isabella
    5 de dezembro de 2016 at 16:01 — Responder

    nao ajudou em nada. tente faze passo a passo na proxima vez

    • 11 de dezembro de 2016 at 17:06 — Responder

      Olá Isabella,

      A publicação esta como passo-a-passo, caso tenha encontrado dificuldades sugiro que faça download do manual de impressão que tem o processo completo. Se mesmo assim tiver problemas pode entrar em contato que eu lhe ajudo.

      Um abraço!

  15. Gabriel
    8 de dezembro de 2016 at 11:13 — Responder

    Um detalhe. se o desenho estiver em centímetros deve colocar 10 e não 100. Pois (1 metro equivale 1000 milímetros) e (1 centímetro equivale 10 milímetros).

    • 11 de dezembro de 2016 at 17:04 — Responder

      Olá Gabriel,

      Realmente você está certo. vou providenciar a correção!

      Obrigado!

  16. Marcos
    21 de março de 2017 at 22:43 — Responder

    Configurei a escala de 1:50 conforme o tutorial, no entanto, ao conferir a impressão vi que ela estava na escala de 1:20

    • 22 de março de 2017 at 09:51 — Responder

      Olá Marcos,

      Vá até a opção custom e confira o valor pq a diferença está muito alta. Dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

  17. Rafaela Castagna
    24 de março de 2017 at 10:43 — Responder

    Muito boa a explicação, porem eu preciso colocar um desenho na escala 1:75.000 e eu acho que não deu certo, na hora de configurar a escala eu coloquei 1000 e 75000, seria assim ou 100 e 75000?

    • 31 de março de 2017 at 10:12 — Responder

      Olá Rafaela,

      O processo esta correto, o valor é 1000 para 75000.

      Um abraço!

  18. 3 de abril de 2017 at 12:02 — Responder

    Muito bom, excelente aula fácil de entender. Ótimo passo a passo. Grande valia. Parabéns. Abraço.

  19. Marcio Geovane Sousa
    6 de abril de 2017 at 17:52 — Responder

    Excelente explicação.
    Até então estava penando muito com Layouts e escalas.
    Muito esclarecedor.
    Agora só preciso saber sobre a configuração do papel.

    Márcio Geovane Sousa

    • 7 de abril de 2017 at 10:24 — Responder

      Olá Márcio,

      Obrigado pelo feedback. Tem mais publicações falando sobre isso e você também pode baixar o nosso manual se cadastrando no final da página.

      Um abraço!

  20. Valéria
    8 de abril de 2017 at 20:27 — Responder

    Nossa, muito obrigada! Salvou minha vida! rs Excelente explicação!

  21. Mirella
    10 de abril de 2017 at 10:27 — Responder

    Olá,
    Fiquei com uma dúvida, mesmo configurando a unidade de desenho do menu iniciar para metros, tenho que seguir os procedimentos no Layout para que minha escala ao plotar fique em metros.

    • 12 de abril de 2017 at 11:45 — Responder

      Olá Mirella,

      O procedimento é o mesmo, pois você deverá considerar que o layout está com todas as folhas em milímetros.

      Uma abraço!

  22. Fátima
    25 de abril de 2017 at 18:31 — Responder

    Muito obrigada pelas explicações, foram ótimas.

  23. Octávio Henrique Abbady
    24 de maio de 2017 at 12:36 — Responder

    Olá.
    Eu crio uma VP, mas depois disso eu não consigo mais selecionar ela. Fica visível e tudo, pode escalar dentro dela, mas não posso mais selecionar, mover ou alterar seu tamanho.

    • 25 de maio de 2017 at 08:53 — Responder

      Olá Octávio.

      Algumas possibilidades: Você está dentro da VP e para sair clique no botão Paper no menu inferior. Ou sua VP está bloqueada. Vá no menu superior localize a aba Layout e use o botão Unlock para desbloquear.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

  24. Lanzoni
    26 de junho de 2017 at 09:10 — Responder

    Exelente

  25. Nathalia
    24 de julho de 2017 at 14:39 — Responder

    Quando faço a viewport e coloco na escala 1:50 meu desenho fica enorme. O que fazer?

    • 27 de julho de 2017 at 22:00 — Responder

      Olá Nathália,

      Provavelmente é um conflito de unidades. Quando você faz um desenho de uma linha de 1 de comprimento, ela tem 1m, 1cm ou 1mm? Pergunto isso porque as escalas disponíveis no autoCAD são por padrão configuradas para milímetros e se o seu projeto for em metros acontecerá exatamente esse problema que você está citando. Nesta mesma publicação explico isso de uma relida que acho que agora você irá entender.

      Um abraço!

  26. Raquel
    24 de julho de 2017 at 18:02 — Responder

    Boa tarde….meu desenho depois de configurar a escala (1:100)
    não coube na viewport nem aumentando no tamanho da folha……

    • 27 de julho de 2017 at 22:01 — Responder

      Olá Raquel,

      Teria como você enviar um print da tela? Sem visualizar fica difícil entender.

      Um abraço!

  27. Lorenzo
    4 de agosto de 2017 at 10:25 — Responder

    Cara procurei muitos tutoriais… Mas o seu é o único realmente bem explicado e de fácil compreensão. Muito obrigado.

  28. Tatiana
    7 de agosto de 2017 at 09:59 — Responder

    Me ajudou bastante! Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *