DESENHO E EDIÇÃO

Corrigir Escala dos objetos

O comando Scale corrige a escala de objetos ou de uma imagem, mas acaba sendo para alguns mais trabalhoso do que um parto! Hoje vamos resolver este problema!

Antes vamos entender a ferramenta. O comando Scale, como seu nome diz, serve para alterarmos a escala dos objetos.

O comando Scale esta localizado na aba Home, dentro do painel Modify. Ativando a ferramenta baSta selecionar o objeto e indicar um ponto de base (à partir de onde a escala será alterada). Feito isso o AutoCAD considera que o tamanho atual do objeto é 1.0 (100%).

corrigir-escala

Se eu preciso que o objeto fique com 1,5 vezes basta digitar 1.5 e pressionar Enter. Se quiser que o objeto fique com 30% do seu tamanho atual digitar 0.3 e pressionar Enter.

Mas existem alguns casos na qual você não tem o valor e apenas precisa que o objeto fique na escala. O que fazer?

ESCALA COM REFERÊNCIA

Vamos utilizar como exemplo a planta de um apartamento. Digamos que você pegou um folder com uma planta, digitalizou a imagem e inseriu no AutoCAD. porém a imagem esta fora de proporção (fora de escala) e precisa redimensionar esta imagem corretamente.

corrigir-escala

Para isso a melhor opção é utilizar o comando scale e o recurso reference. Mas qual será a referência? simples vamos utilizar uma medida da planta e criar uma linha com sua medida correta. Recomendo escolher uma das maiores medidas que encontrar na planta, por exemplo vou utilizar a cota de 446, no ambiente ESTAR/JANTAR.

corrigir-escala

 

Agora temos duas informações. A medida da imagem e a medida correta representada pela linha que foi criada com 4.46 (estou considerando que vou trabalhar em metros). Agora vamos ativar o comando scale.

Ativando o comando scale selecione apenas a imagem e pressione Enter. Quando pedir o ponto de base, você deve escolher o ponto inicial de sua linha de referência.

corrigir-escala

Após clicar no ponto inicial, observe a linha de comando que irá aparecer as opções Copy e Reference. Clique em Reference.

corrigir-escala

Após isso serão necessários três cliques. O primeiro clique é novamente no ponto inicial. O segundo clique é na outra extremidade no ponto correspondente a medida da imagem. O terceiro ponto é na extremidade da linha de referência.

corrigir-escala
Sequência após clicar em Reference.

Pronto! Sua imagem esta Redimensionada! Algumas considerações: Uma imagem digitalizada pode apresentar distorções, como por exemplo, você corrigir a escala na largura e a imagem ficar com alguma diferença de medida na altura.

Imagens são configuradas por pixels (“quadradinhos” por polegada) e os desenhos elaborados no AutoCAD são vetores (cálculos matemáticos), logo, quando temos uma imagem pixelizada em um ambiente de vetores, é normal apresentar alguns pequenos problemas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

3 Comentários

  1. Claudio
    11 de outubro de 2016 at 11:13 — Responder

    Muito Bom!

  2. João Pereira
    14 de janeiro de 2018 at 23:47 — Responder

    Fantástico! Mais prático do que todos os vídeos que vi!

  3. 26 de agosto de 2018 at 10:40 — Responder

    Melhor explicação impossível, parabéns e obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *