PROFISSÃO

Diploma, Certificado ou Certificação AutoCAD?

Certificação AutoCAD. Talvez nem todos tenham conhecimento mas a Autodesk (empresa que desenvolve o programa AutoCAD) tem um programa de certificação profissional. Mas você sabe o que é essa certificação e para que serve? Hoje você vai descobrir!

DIPLOMA

diploma-certificado-ou-certificação

Quando finalizamos um curso, é comum a instituição de ensino fornecer um diploma. Rapidamente acrescentamos em nosso currículo que a partir de agora você sabe usar o AutoCAD! Mas será que você sabe mesmo?

Provavelmente você já fez um curso na qual um colega de sala só se preocupa com a hora do intervalo, falta demais ou sai mais cedo sem motivo. Ele recebeu o mesmo diploma que você recebeu, não foi?

Os cursos que encontramos no mercado raramente aplicam uma prova ao final do curso, sendo assim como é possível garantir sua habilidade com o software? Os diplomas entram com a função de “conclusão de curso”.

Ah, mas eu fiz um curso em um ATC. Não sabe o que é um ATC? Vamos explicar.

AUTODESK TRAINING CENTER – ATC

diploma-certificado-ou-certificação

No Brasil existem diversas escolas que que tem parceria com a Autodesk. São centros de treinamento autorizados da Autodesk.

Opa! Então aqui é o lugar que vai garantir minha habilidade com o programa certo? Mais ou menos.

Em um ATC você terá a garantia de que o instrutor do curso tem a qualificação necessária para ministrar o treinamento. Claro que com um instrutor maior a probabilidade de você aprender a usar o AutoCAD.

Inclusive em ATCs é comum o aluno ter dois certificados. Um certificado da instituição de ensino/escola e outro certificado fornecido pela Autodesk. Este certificado também funciona como um diploma, porém a marca Autodesk é um diferencial.

Mesmo assim, não garante sua habilidade com o software. A garantia oferecida é que o instrutor tem conhecimento técnico e habilidade com AutoCAD.

Mas o que faço então? Simples. Faça a prova de certificação em AutoCAD. Mas qual a diferença da certificação para o certificado/diploma.

CERTIFICAÇÃO

Na área de T.I. (Tecnologia da Informação) é um tema muito comum. Podemos entender como:

“A certificação é uma prova que, em tese, garante que o profissional domine o assunto tratado e esteja habilitado a trabalhar neste assunto.”

diploma-certificado-ou-certificação

O principal beneficiado nesta história é o contratante, onde o risco de contratar um profissional com baixo conhecimento ou até mesmo desqualificado seja minimizada.

Para o profissional com o certificado é um diferencial no currículo, afinal a empresa que desenvolve o software é quem aplica a prova de certificação, sendo assim, uma certificação da Autodesk funciona em tese, como a própria Autodesk garantindo sua habilidade com o AutoCAD.

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO

Segundo a própria Autodesk podemos entender o seu programa de certificação da seguinte maneira:

“…é um programa mundial que define um padrão global no qual usuários e empregadores podem confiar. Atualmente a Autodesk oferece aos candidatos os níveis de certificação Associado e Profissional.”

Atualmente existem dois níveis de certificação: Associate e Professional.

CERTIFIED USER EXAM

Fornece uma validação confiável de conhecimentos e competências. Seria como uma prova ao final do curso que comprova que você realmente aprendeu o conteúdo que foi apresentado no curso. A Autodesk recomenda que que realizar esta prova tenha um curso básico em AutoCAD ou mais de 50 horas de uso.

Só fiz este exame uma única vez e foi um exame teórico, ou seja, nada de abrir o AutoCAD. Quando fiz foi para a versão 2011 e foram 30 perguntas e o mínimo de acerto foi de 22 perguntas, ou seja a taxa de corte é de 73%.

CERTIFICAÇÃO PROFESSIONAL

Fornece uma validação confiável de conhecimento de ferramentas, recursos e tarefas comuns. Esta certificação é a mais indicada, pois comprova sua habilidade no AutoCAD. A Autodesk recomenda que que realizar esta prova tenha um curso básico em AutoCAD ou mais de 400 horas de uso.

Esse exame é o que faço todos os anos. A prova tem 35 perguntas e é necessário abrir o AutoCAD para resolver as questões. A taxa de corte é de 74% o que nos da uma quantidade de acerto de mais ou menos 26 perguntas.

Outro detalhe é que as perguntas tem peso em suas notas. Então não da pra garantir a quantidade mínima de respostas corretas. O que conta é acertar 74% ou mais.

O QUE CAI NA PROVA?

Sempre que sai uma nova avaliação, a Autodesk fornece um folder em pdf explicando o conteúdo da prova. Abaixo o link e uma imagem mostrando o conteúdo separado em colunas, sendo a avaliação User e Professional.

Avaliação AutoCAD 2015

diploma-certificado-ou-certificação

A prova tem pegadinhas? Pode ter certeza que sim! Mas vou deixar esses detalhes para outra postagem! (vou aguardar o feedback de vocês!).

O QUE GANHO PASSANDO NA PROVA?

Caso seja aprovado você ganha a sua certificação que tem um número de identificação e também os logotipos que você pode colocar em seu currículo ou site pessoal.

diploma-certificado-ou-certificação

diploma-certificado-ou-certificação

No site existe um campo para pesquisar profissionais certificados em todo o mundo e seu nome também irá fazer parte desta lista.

diploma-certificado-ou-certificação

Outro detalhe importante, para ser instrutor em um ATC (Autodesk Training Center) você precisa ter a certificação professional. É uma exigência da Autodesk.

O MERCADO TEM UMA BOA ACEITAÇÃO DO PROFISSIONAL CERTIFICADO?

Apesar de estar disponível desde 2011, o conceito de certificação de AutoCAD ainda é algo novo no mercado. Alguns ainda acham que se trata apenas de um diploma de conclusão de curso. Mas trata-se de um diferencial, e acredito que com o tempo vai ser bem comum a exigência de uma certificação para comprovar o seu conhecimento.

Quando fiz a certificação, meu objetivo era testar meu conhecimento em AutoCAD. Passei raspando em uma avaliação, reprovei em outra, mas isso me deu uma baita de uma experiência, aprendi ferramentas que eu nem sabia que existia.

E, é claro, tive que estudar muito. Mas para se profissionalizar é necessário dedicação.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

13 Comentários

  1. 3 de dezembro de 2015 at 05:12 — Responder

    Gostei do seu artigo Luis. Neste momento de crise e retração do mercado, a nossa aposta deve ser nos qualificar, e através das certificações, é mais um reforço de “carimbar” os conhecimentos, tanto para nós como para futuros empregadores.
    Tenho 20 anos como usuário de Autocad, e estou pensando seriamente na vantagem de fazer uma prova como profissional certificado.

    • 4 de dezembro de 2015 at 10:28 — Responder

      Olá Eduardo,

      Atualmente a aceitação do certificado esta em grande parte nas instituições de ensino, ou seja, para dar aulas de AutoCAD. Porém, acredito que o mercado esta mudando e futuramente será um belo diferencial.
      Também achei importante para testar os meus conhecimentos, já que assim como muitos, aprendi estudando e pesquisando. A ideia do site é distribuir o conhecimento adquirido e facilitar a vida de todos.

  2. Kelsen
    19 de maio de 2016 at 08:31 — Responder

    Luiz, tem custo para fazer as provas de certificação Autodesk?
    Se sim, de quanto?

    • 19 de maio de 2016 at 10:01 — Responder

      Olá Kelsen,

      Sim, estas provas costumam ter custo, por isso é bom faze-las estando preparado. O valor não sei lhe informar, já que provavelmente são reajustadas todo ano. Entre no site da Autodesk e pesquise por ATC Autodesk Training Center, e lá terá uma lista com os centros de treinamento mais próximos de sua casa. Basta entrar em contato que ele lhe informam o valor.

      Um abraço!

  3. Bruna
    4 de novembro de 2016 at 00:26 — Responder

    Artigo excelente. Ao final dele tive uma surpresa, já tive aula com você! Realmente um ótimo profissional, com habilidades de desenho que depois de anos, ainda repasso aos meus colegas. Parabéns.

    • 4 de novembro de 2016 at 18:53 — Responder

      Olá Bruna,

      Obrigado pelo feedback!

      um abraço!

  4. João
    23 de novembro de 2016 at 08:27 — Responder

    Para obter uma certificação dessas tenho que fazer o teste em uma ATC? Não é mesmo?

    • 23 de novembro de 2016 at 18:14 — Responder

      Exato João,

      Se você for de são Paulo existem vários onde é possível fazer a prova, em outros estados também, você pode encontrá-los diretamente no site da Autodesk.

  5. 7 de janeiro de 2017 at 18:35 — Responder

    EI, Luis! Mto bom o artigo. Estou a um tempo pesquisando, mas acho as informações do site da autodesk bem superficiais em comparação ao seu texto, que me esclareceu bastante!
    Existe o exame de certificação em portugues? voce recomenda fazer o user e depois o profissional? voce recomenda algum materiais de estudo ou algum ‘pratice test’ para preparação da prova?

    • 9 de janeiro de 2017 at 21:06 — Responder

      Olá Ana,

      Nos últimos anos os exames que fiz para AutoCAD são em português. Na época que fiz o User era uma prova sem abrir o programa, então achei mais complicada que a professional. Já na professional você precisa abrir o programa para resolver algumas atividades, o que depende do seu conhecimento do programa mesmo.
      A prova é cheia de pegadinhas, mas para quem domina o software não costuma ser ão problemática. quanto ao material de estudo não conheço nada oficial que não seja em inglês.

      Bom, espero ter ajudado, dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

  6. Gefferson Ribeiro
    9 de fevereiro de 2017 at 16:19 — Responder

    Luis, obrigado pela orientação, foi de grande ajuda para abrir meu leque de visão no mercado, estou favoritando seu site para ficar acompanhando.

  7. Camila
    29 de março de 2017 at 14:38 — Responder

    Luis André,
    Sabe me dizer se é preciso renovar essa certificação de tempos em tempos?

    • 31 de março de 2017 at 10:06 — Responder

      Olá Camila,

      Sim, é necessário. Atualmente a certificação tem validade de 3 anos.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *