Obtenha sua certificação Autodesk

Obtenha sua certificação Autodesk e mostre que você é um profissional diferenciado, onde a própria Autodesk garante que você é qualificado para usar suas ferramentas. Não sabe do que estou falando? Recomendo que leia essa publicação agora!

Em um mercado cada vez mais concorrido conseguir um diferencial é sempre uma vantagem e as certificações da Autodesk podem ser o diferencial que você está procurando. Anteriormente já publique sobre o sistema de certificação da Autodesk, mas caso ainda não tenha lido, clique abaixo no link.

DIPLOMA, CERTIFICADO OU CERTIFICAÇÃO?

Mas a ideia desta publicação é a respeito exclusivamente do Programa de Certificação da Autodesk e o sistema de Digital Badges que a Autodesk adotou a partir do ano passado (2016). Tenho recebido diversos e-mails e mensagem querendo saber mais sobre como se certificar, se vale a pena, o que cai na prova, etc. então vou compartilhar o que sei com vocês.

Certificação Autodesk

certificação-autodesk

A Autodesk atua no mercado de softwares e conteúdo digital desde 1982 oferecendo um imenso leque de produtos para as mais diversificadas áreas. Recentemente, surgiu a preocupação da Autodesk não só quanto aos softwares, mas também quanto aos profissionais que usam os seus produtos, sendo assim foi criado um programa de certificação com o objetivo de validar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam no mercado usando seus softwares.

Neste programa é possível obter certificações nos seguintes softwares: Fusion 360, Inventor, Revit, AutoCAD, 3ds Max e Maya.

certificação-autodesk

Eu tenho 3 (três) certificações, sendo AutoCAD, Revit e 3ds Max, pois como sou instrutor em um ATC (Autodesk Training Center – Centro Autorizado de Treinamento da Autodesk) só posso ministrar aulas nos softwares na qual possuo certificação. Por isso vou concentrar o conteúdo nestas certificações, mas acredito que boa parte do que vou apresentar pode ser aplicado para qualquer uma das provas.

A Autodesk oferece dois tipos de certificação sendo a Certified User e a Certified Professional. Vamos entender o que são e os requisitos para a obtenção de cada uma delas.

Certified User (Certificação de usuário)

certificação-autodesk

Na certificação Certified User (Certificação de Usuário) será verificado suas habilidades iniciais no software escolhido. Esta certificação foi projetada para estudantes e instrutores que desejam demonstrar proficiência básica. Mas acredito que você tem outras dúvidas quanto a prova então vamos para o que interessa?

Qual o nível de experiência recomendado?

Segundo a própria Autodesk é recomendado que o candidato tenha um curso do software desejado e mais 50 horas de uso prático, ou seja, de mão na massa usando a ferramenta. Porém por experiência própria, não recomendo sair de um curso básico e correr para tirar sua certificação, já que a prova mesmo para a Certified User, não é muito fácil.

Como é a prova?

A prova é realizada em um software próprio que simula a interface do programa na qual você está realizando a prova. São 20 questões de múltipla escolha, o que não deixa de forma nenhuma a prova mais fácil.

certificação-autodesk
Imagem do site http://www.certiport.com/

Para cada prova existe uma “faixa de corte” onde você deve obter uma pontuação mínima. Esta pontuação pode variar muito de um software para outro, onde as questões também tem diferentes pesos, ou seja, podem valer mais ou menos pontos. Já tive amigos que fizeram a prova e acertaram a mesma quantidade de perguntas, porém tiveram notas diferentes.

Quanto ao percentual, também muda de prova para prova, coisa que gira entre 70 e 80%. Sim, o percentual costuma ser alto, afinal a ideia é medir o quão hábil você é com a respectiva ferramenta.

Eu fiz essa prova em 2012, daí por diante como comecei a trabalhar em um ATC (Autodesk Training Center) faço a prova Advanced Certified Professional direto, porém na época achei essa prova mais difícil do que a Professional.

Como assim, essa não é a que pede menos experiência no software?

Sim, porém o problema é que para realizar a prova você não abre o software, então você tem realmente que conhecer bem a ferramenta na qual está fazendo a prova.

Certified professional (Certificação Profissional)

certificação-autodesk

Na certificação Certified Professional (Certificação Profissional) será verificado suas habilidades no software escolhido. Para aqueles que possuem habilidades avançadas nos softwares da Autodesk e podem resolver problemas complexos de fluxo de trabalho e criação.

Qual o nível de experiência recomendado?

Segundo a própria Autodesk é recomendado que o candidato tenha mais de 6 meses de uso prático, ou seja, de mão na massa usando a ferramenta. Essa é a prova que ou você sabe ou você sabe.

Como é a prova?

A prova é realizada em um software próprio onde você tem que acessar o software, abrir os arquivos especificados realizando tarefas com as ferramentas corretas onde você poderá responder a questão apresentada. Por exemplo, é solicitado que você selecione uma mesa pelo midpoint superior (conforme uma foto), rotacione 90º e mova 1 metro para o lado.

Em seguida na mesma questão é perguntando: Qual a distância da quina da mesa até a quina da sala? Observe que você só terá o valor correto caso siga os passos apresentados. Claro que nem todas questões são simples assim.

Outro grande problema, o tempo. São 35 minutos para realizar a prova e um tempo médio de 2 horas. Parece fácil mas faça as contas, 120 minutos dividido por 35 perguntas lhe dá 3:42 minutos para ler o enunciado, abrir o arquivo, executar a tarefa e responder. É muita coisa pra pouco tempo, ou seja, você precisa saber o que está fazendo.

certificação-autodesk

Tem pegadinhas?

Muitas, mas nada assustador, contanto que você leia com muita atenção o enunciado das perguntas. Não sabe a resposta? Pule para a próxima. A dica que dou é: responda o máximo de perguntas possíveis e depois volte respondendo as que você não sabe.

Idioma da prova

Essa é uma das principais perguntas que me fazem. Isso também muda de acordo com o software que você deseja se certificar. Caso seu inglês não seja dos melhores (como o meu) da pra se virar mesmo em uma prova em inglês, mas de acordo com o software temos a versão em português e em espanhol também.

certificação-autodesk

Interface e organização da prova

A interface do programa da prova é bem simples e intuitiva, tem uma série de telas explicando com passo a passo como responder cada pergunta, inclusive como você pode fazer para “marcar” uma pergunta que não sabe ou quer conferir depois. Ele exibe uma tela ao final mostrando se todas as questões foram respondidas ou se alguma delas ficou marcada para responder depois.

Posso fazer a prova Advanced Certified Professional direto?

Infelizmente até onde sei é necessário realizar a prova Certified User antes de fazer a prova Certified Professional. Digo isso em relação a primeira vez que for realizar a prova, não sei se é o caso para “atualizar” a certificação, por exemplo, você tem uma certificação da versão 2015 e deseja realizar a prova da versão 2017.

E se eu reprovar? Quando posso tentar de novo?

Caso seja reprovado você pode tentar novamente por até 3 vezes num período de 12 meses. mas não se esqueça que terá que pagar para realizar a prova novamente. A primeira vez que fiz a prova eu reprovei na primeira tentativa (por 1 ponto!) e fiz novamente em uma semana e aí sim, consegui passar.

O que cai na prova?

No site Certiport.com é possível localizar o conteúdo para cada uma das provas em PDF.

certificação-autodesk

Abaixo um exemplo do conteúdo que cai na prova do AutoCAD.

certificação-autodesk

É a mesma prova pra todo mundo?

Pelo que entendi não. Já conversei com colegas que fizeram a prova e ou caíram questões diferentes, ou questões iguais porém com solicitações diferentes. Por exemplo em uma prova pede para rotacionar um objeto a 45º e na outra prova para rotacionar à 90º, o que já muda completamente o resultado.

Como estudar? Tem alguma material oficial?

No site da Ascent.com é possível encontrar o material oficial, porém o material está em inglês. Existem cursos voltados para as provas de certificação, é uma questão de dar uma procurada na internet.

Onde fazer a prova?

Tempos ATCs no Brasil onde é possível realizar as provas de certificação ou mesmo no AU AUTODESK UNIVERSITY BRASIL, que é realizado todo ano em São Paulo, onde são realizadas palestras e inclusive provas de certificação. no site da certiport.com é possível fazer uma busca por centros autorizados.

 Digital badges (Certificados digitais)

O Digital Badge é uma credencial que lhe dá a capacidade de compartilhar suas habilidades on-line de uma maneira que é simples, confiável e pode ser facilmente verificado em tempo real, podendo ser compartilhado no LinkedIn, Facebook, Twitter como e-mail e portifólio online. Ao clicar no seu digital Badge é possível verificar sobre suas habilidades Autodesk.

certificação-autodesk

O mais interessante é que nenhum digital Badge é igual a outro, já que as habilidades garantidas pela Autodesk são as que você acertou na prova. No site do QualifiCAD coloquei os meus logo a direita onde ao clicar você é direcionado para o site da Acclain, que é a empresa que valida o certificado.

certificação-autodesk

Acredito que esta publicação esclarece uma série de dúvidas mas sei que mais deverão surgir, então utilizem a área de comentários onde eu respondo e comento regularmente os comentários dos leitores.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

20 comentários em “Obtenha sua certificação Autodesk”

  1. Muito bem explicado Luis André, obrigado por esclarecer as duvidas, tentarei fazer esse ano ainda a prova para Certified User.
    Uma dúvida que tenho é a seguinte, será que terei dificuldades em fazer a prova em português, sabendo dos atalhos e nomes dos comando somente em inglês? ou dá pra se virar com os enunciados das questões em inglês mesmo?
    Obrigado!

    Responder
    • Olá Romulo,

      Da pra fazer sim, mas recomendo ler com calma, fora as pegadinhas as traduções atrapalham muito. A de autocad fiz prova em portugues com software em inglês. Revit prova e software em português e 3DS Max tudo inglês.

      Um abraço!

      Responder
      • Obrigado pelo seu retorno!
        Creio que tentarei ambos em inglês pela primeira vez, caso contrário, na segunda tentativa vou de prova em português e software em inglês mesmo.
        Continue com o belo trabalho que vem fazendo no blog, ajuda a todos de maneira fácil e prática!
        Grande abraço!

        Responder
  2. Olá Luiz André, muito esclarecedor seu post, muito obrigado por compartilhar. Estou curioso para saber qual valor para fazer a prova certified user, você saberia aproximadamente?
    Para fazer a prova no AU devo pagar também ou só a inscrição já vale?
    Mais uma vez obrigado e parabéns pelo site, nos ajuda muito.

    Responder
  3. Eu fiz a prova dia 21 de julho/2017 e não passei na primeira tentativa. No pacote que eu paguei tenho direito a mais uma prova que devo fazer até o dia 21 de setembro.
    O problema que tive foi para achar os objetos nas plantas. Pelo menos umas 10 questões mostravam parte do desenho de um projeto grande e mandava você ativar a vista. Por exemplo: “Ative a vista CRM-02 do arquivo Architectural plan”. Eu não sabia como fazer isso.
    Busquei na aba View mas não achei o local e fui pulando as questões, fazendo as que eu sabia.
    Algumas dessas vistas eu consegui achar procurando direto na planta. Mas, era o andar de um edifício com muitos escritórios, todos parecidos, podia haver dimensões diferentes entre um objeto e outro, então eu precisava encontrar a vista exata do enunciado da questão. O tempo foi passando e eu acabei deixando muitas questões sem responder.
    A maioria das questões eram simples. Eu acho que se não fosse por esse detalhe eu conseguiria passar. Eu ainda não encontrei em livros e na internet alguma explicação de como eu poderia ativar essas vistas. Talvez eu pudesse digitar o atalho “VIEW” – e eu não sei por que não pensei nisso naquela hora de sufoco – mas mesmo assim ainda não tenho certeza se daria certo, porque eu precisaria ter agora um arquivo com essas vistas criadas para ver como é.
    Em uma das questões aparecia um sofá e pedia para ativar uma vista neste mesmo arquivo de planta arquitetônica. Eu não achei este sofá lá, procurando sem ativar vista, e agora – depois que a gente sai da prova é que se lembra do que poderia ter feito – ele poderia estar oculto e bastaria eu acionar o “End object isolate” para encontrá-lo.
    Convém treinar ângulos com outros tipos de indicação, não apenas com o “Decimal degrees”.
    Muitas questões em princípio parecem que serão demoradas, mas se prestarmos atenção resolvemos rapidamente. Por exemplo: Se pede para fazer o desenho de uma peça em perspectiva isométrica, faça somente os traçados que te permitem medir as distâncias que a questão pede, não precisa fazer o desenho inteiro, com hachuras, etc.
    Para quem tem prática e domina os fundamentos do programa a prova não deve ser um bicho de sete cabeças… Dá pra passar. Mas, para mim terá que ser na segunda tentativa. Assim espero!

    Responder
  4. Oi. Queria tirar dúvidas da certificação do AutoCAD. Cai conteúdo de 3D nessa certificação? Pelo o que eu vi no PDF deles não fala nada das ferramentas do 3D.
    Outra dúvida é, tendo uma certificação, por que vc sempre tira a certificação da versão posterior? Quero dizer, de uma versão pra outra não muda praticamente nada, de um ano pra outro, no meu raciocínio, se vc tem a certificação do AutoCAD 2015 é claro que vc sabe usar o 2018, o programa é o mesmo, o primeiro AutoCAD que trabalhei foi o 2008 e sempre soube mexer muito bem em todas as versões, claro que teve alterações, mas a base do programa é a mesma, achei curioso vc tirar todo ano essa certificação, não entendi o lado prático disso, e financeiramente a viabilidade disso, porque cada certificação é paga e não é caro, compensa pra vc em que sentido? Obrigado.

    Responder
    • Olá Vinicius,

      Na certificação de AutoCAD não cai nada de 3D, somente o 2D, porém caem perguntas sobre Xref, por exemplo, que nem todo profissional sabe usar.

      Quanto a sua outra dúvida, realmente, muda muito pouca coisa de uma certificação para outra, porém sou professor em um ATC (Autodesk Training Center) onde por exigência da Autodesk, todos os professores devem ser certificados de acordo com a versão do curso que é oferecido. Por exemplo, para dar aula de AutoCAD 2015, você precisa da certificação do 2015. quanto ao custo, a empresa arca com a despesa da prova e eu arco com a responsabilidade de ser aprovado.

      Mas isso era até 2 anos atrás, agora a certificação tem validade de 3 anos, o que me poupa de fazer a prova todos os anos.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

      Responder
      • Oi Luis, obrigado pela resposta. Então quer dizer que vc fazendo a certificação AutoCAD 2017 vc fica tranquilo para dar aulas até a versão 2019? Tipo, com a certificação do 2017 vc poderia continuar dando aulas na versão que saiu agora 2018 tranquilo sem ter que fazer nova prova?

        Responder
  5. Cara, (antes de qualquer coisa, desculpa a expressão, mas…) Fodasticamente foda! Tinha medo de fazer a prova, gastar entorno de seu 1.100,00 dilmas (Valor dolar $3,2301 hoje! =/), porém com está enxurrada de informações percebi que tenho conhecimento (menos o dinheiro hehe (triste por dentro)) para fazer sem ter grandes problemas, na grade do conteúdo que provavelmente cairá em 3Ds Max preciso estudar pouca coisa (porém vou estudar tudo para reforçar), hoje uso por hobby, trabalho de facu e pouquíssimo no trabalho (Estagio em design gráfico), e o mais legal é q estou falando do “certificado” ACP, cotei tudo certinho e n preciso fazer antes a prova do ACU para fazer o ACP, q facilita muito minha vida! Obrigado por este post maravilhoso!!!

    Responder
    • Olá Roither,

      Quando você cursa em um ATC você recebe um certificado de CONCLUSÃO de curso. A certificação da Autodesk é uma forma de comprovar suas habilidades com o software independente de onde você tenha feito o curso. Já o AU Brasil oferece as provas justamente para facilitar e também para o fato que muita gente viaja exclusivamente para visitar o evento e dependendo em suas regiões não há um atc para realizar a prova.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário