MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Modelagem básica – Extrusão [Revit]

Modelagem básica – extrusão faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!

Para quem já usa o Revit, mesmo que a pouco tempo, acaba se acostumando com a facilidade de uso de suas ferramentas, como criação de paredes, pisos, portas, forros, etc. Porém em algum momento precisamos de algo “especial”.

Móveis planejados, detalhes de forro, rodapés, nichos e aquela infinidade de elementos que todo projeto precisa. Logo percebemos que vamos ter que dar um passo adiante e entrar no mundo das famílias!

modelagem-basica-extrusão

As famílias podem atingir altos níveis de complexidade, por isso estas publicações vão se concentrar em apresentar as ferramentas de formas e algumas noções do ambiente de trabalho com famílias. Posteriormente teremos publicações mais elaboradas, então vamos nos concentrar na primeira ferramenta de forma a Extrusão.

Mas antes vamos preparar nossa área de trabalho, criando uma nova família. Para isso clique no menu de aplicação (“R” azul) selecione Novo e clique em Família.

modelagem-basica-extrusão

Como vamos apenas estudar a ferramenta extrusão, selecione a família Mobiliário Métrico.

modelagem-basica-extrusão

Ao abrir o arquivo não se assuste com a interface. Como estamos usando um template para criar uma família as ferramentas são bem diferentes do que um template para arquitetura.

modelagem-basica-extrusão

O ambiente de trabalho é identificado como Nível de referência e no Navegador de projetos temos algumas alterações também.

modelagem-basica-extrusão

Mas conforme você for trabalhando irá se habituando. Agora temos a questão das unidades. Neste arquivo ele vem como milímetros.

Já sei, altero para metro né?

Vou sugerir centímetros. Simplesmente por que os objetos que geralmente modelamos em uma família tem detalhes pequenos e trabalhar com metros geram muitas casas decimais, o que deixa o trabalho confuso. Imagine um detalhe de cinco milímetros. Em metros seria 0.005m, entende o problema?

modelagem-basica-extrusão

Área de trabalho apresentada, vamos a ferramenta de extrusão.

EXTRUSÃO

Observe que a primeira aba disponível tem o nome de Criar, onde temos o painel Formas. A primeira ferramenta é a Extrusão, clique na ferramenta.

modelagem-basica-extrusão

Você será direcionado para a aba Modificar|Criar Extrusão, onde podemos criar as mais variadas formas de extrusão.

modelagem-basica-extrusão

Mas antes de começar vamos entender o principal, o que é uma extrusão?

A partir de uma geometria bidimensional fechada você consegue criar uma forma solida, perpendicular a geometria criada.

modelagem-basica-extrusão

Basicamente você consegue criar formas tridimensionais. Claro que você não precisa se limitar a formas primitivas, onde seus desenhos podem ser bem mais elaborados.

Um detalhe importante a se observar são os planos de referência. Por padrão o template que estamos utilizando, Mobiliário Métrico tem dois planos de referência alinhados a coordenada 0,0,0 do Revit. Para conferir basta ir até a aba Criar, painel Plano de trabalho e clicar em Exibir.

modelagem-basica-extrusão

Mas que diferença isso faz?

O ideal é que o objeto criado fique o mais próximo e alinhado possível da intersecção dos planos de referência, pois quando você quiser inserir e família criada no seu projeto é por aí que o Revit vai se nortear.

Então para fazer um teste vamos criar um retângulo, para isso após clicar em extrusão na aba Modificar|Criar extrusão no painel desenhar selecione a ferramenta Retângulo.

modelagem-basica-extrusão

Desenhe um retângulo de qualquer tamanho.

modelagem-basica-extrusão

Após criar o retângulo, na janela de Propriedades temos o campo Restrições onde podemos controlar dois itens importantes, sendo: Final da Extrusão e Início da Extrusão.

modelagem-basica-extrusão

O Final da Extrusão é basicamente a altura que o solido terá assim que for criado. Não se preocupe, estes valores podem ser editados a qualquer momento.

O Início da extrusão, tecnicamente começa exatamente onde a geometria foi criada, no caso, no Nível de Referência (equivalente ao Nível 1). Por isso o valor por padrão é 0.00, porém você pode alterá-lo se for necessário, onde o solido respeitará o formato do desenho, porém será iniciado na altura que você indicar.

Coloque o valor que desejar e para concluir basta ir até a aba Modificar|Criar extrusão e confirmar a extrusão no painel Modo.

modelagem-basica-extrusão

Se quiser conferir na vista 3D, terá uma noção melhor do solido criado. Lembrando que os Planos de referência não aparecem na vista 3D, então crie a geometria bidimensional na Planta de piso – Nível de referência. Selecione o solido e observe alguns detalhes tanto no próprio solido como na janela de Propriedades.

modelagem-basica-extrusão

Observe que no painel Propriedades ainda temos acesso aos campos de Restrições, sendo possível mesmo após a criação do solido fazer alterações no Início e Final da Extrusão.

Agora o mais interessante vem diretamente no Solido. Temos 2 elementos que merecem atenção, onde o primeiro é o simbolo de Associado ao Plano de Trabalho e o segundo são as alças de extrusão.

modelagem-basica-extrusão

A associação ao plano de trabalho recomendo não remover, pois facilita a inserção de valores e a organização do solido. Já as alças de extrusão permitem alterar as dimensões do solido manualmente. No caso do exemplo, o Revit identificou que é uma forma retangular e inseriu alças laterais. De acordo com a forma você terá mais ou menos alças.

modelagem-basica-extrusão

Ok, até aqui achei simples, mas e para fazer uma forma com um furo?

Também é simples, quando você cria uma forma bidimensional dentro de outra a forma interna a mesma é interpretada como um furo. Aproveitando está dúvida, vamos aprender também a editar uma forma existente, para isso selecione a caixa que você criou com base no retângulo e observe que agora temos a aba Modificar|Extrusão. No painel Modo clique em Editar Extrusão.

modelagem-basica-extrusão

Observe que agora a aba tem o nome Modificar|Extrusão > Modificar Extrusão. Crie um retângulo dentro do retângulo existente e depois confirme a extrusão.

modelagem-basica-extrusão

Observe que exatamente onde criamos o retângulo interno, temos um furo.

modelagem-basica-extrusão

Se continuarmos criando objetos internamente sempre teremos a relação de um sólido com um furo dentro, observe no teste abaixo.

modelagem-basica-extrusão

Outro detalhe importante a ser observado é que ao criar vários objetos em uma mesma extrusão e mesmo que eles estejam desencostados, o Revit interpreta como uma única extrusão. tanto é que ao editar os valores de Início e Final da extrusão a altura de todos objetos é alterada.

modelagem-basica-extrusão

Legal, mas acho que não da pra fazer muita coisa com essa ferramenta né?

Eu não diria isso…

modelagem-basica-extrusão

 

Poltrona Paimio, Alvar Aalto, toda feita em extrusão. Se você observar a forma é bem simples de fazer e o design da poltrona é muito bonito. Vamos criá-la? Basta clicar na próxima página!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

5 Comentários

  1. Tainã
    3 de setembro de 2017 at 19:06 — Responder

    Adorei! Me ajudou muito, apesar de saber a função básica da ferramenta alguns comentários foram essencial para compreender como o revit funciona. Parabéns!

  2. Joel do Nascimento vieira
    25 de novembro de 2017 at 20:16 — Responder

    Parabéns pelo tutorial, ficou perfeito e me esclareceu muitas duvidas!

  3. […] EXTRUSÃO – Clique aqui […]

  4. […] você não viu nossa publicação anterior Modelagem Básica Extrusão clique aqui. Para os que já leram, sabem que a interface para a criação de uma família é bem diferente da […]

  5. […] você não viu as publicações anteriores de Modelagem Básica Extrusão clique aqui e Mesclar clique aqui. Para os que já leram, sabem que a interface para a criação de uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *