AUTOCADCONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR

Notebook AutoCAD, como escolher?

Escolher um notebook para rodar o AutoCAD é um verdadeiro desafio. Mas não ache que basta pensar em placa de vídeo, processador, memória ram! Alguns detalhes podem fazer a diferença!

Sempre que pensamos em um notebook as primeiras coisas que nos preocupamos são como escolher uma boa placa de vídeo? Qual o melhor processador? Quanto de memória ram devo colocar? Porém outros fatores simples podem fazer uma grande diferença! Vamos entender quais são.

TECLADO

Sem sombra de dúvidas o maior problema de trabalhar com AutoCAD em um notebook é o teclado! Como ficamos boa parte do tempo inserindo valores, a posição das teclas numéricas é de importância vital. Um teclado padrão ABNT-2 vem com a seguinte configuração: Teclas de controle de sistema, teclas alfanuméricas, teclas de função, teclas de navegação e teclas numéricas.

notebook-para-autocad

Em notebooks compactos, para reduzir o seu tamanho a primeira coisa a ser sacrificada é o teclado numérico. Fora que algumas teclas são multifunção, ou seja, você precisa manter uma tecla de função pressionada para acessar as outras funcionalidades do teclado. Geralmente a configuração de um teclado compacto fica da seguinte maneira: Teclas de controle de sistema e navegação juntas, teclas alfanuméricas e teclas de função.

notebook-para-autocad

Sem contar questões de ergonomia já que o teclado por ser bem mais estreito ficamos com os braços em uma posição bem desconfortável.

Logo somos obrigados a inserir os valores pelo teclado alfanumérico o que deixa o processo lento e caso você não tenha habilidade em datilografia (como eu!) acaba tendo que ficar olhando para o teclado para não inserir valores errados.

notebook-para-autocad
                                                          #somostodoscatadores

Então se não quiser passar raiva, prefira um notebook com teclado numérico integrado.

TELA

O tamanho da tela é importante certo? Sim, mas o problema mais comum é com o reflexo! Principalmente porque o programa tem sua interface cinza e fundo da área de trabalho preto, ou seja, tudo o que você precisa para sua tela funcionar como um espelho!

notebook-para-autocad
Fonte: http://images.anandtech.com/

Procure por monitores com tela anti-reflexo ou terá que providenciar uma película anti-reflexo, que costuma ser bem difícil de achar e bem chatas de serem aplicadas.

notebook-para-autocad
Fonte: Youtube – canal DeparturedLounge

Quando olhamos uma tela com aquele aspecto fosco temos a impressão que a imagem vai ficar com baixa qualidade, mas isso não acontece. Assim que a tela é ligada nem percebemos o aspecto fosco.

PORTAS, ENTRADAS E CONEXÕES

Usar o AutoCAD com o touchpad do notebook é impraticável! Logo você já irá comprometer uma saída USB, se tiver que recorrer a um pendrive ou HD externo é outra saída USB que se vai! Logo, olhe com atenção as entradas e conexões do notebook.

notebook-para-autocad

Observe também quantas saídas USB 3.0 o notebook possui. Tem diferença uma saída normal e outra 3.0?? Sim, a velocidade.

Uma porta USB 2.0 tem uma taxa de transferência mais baixa. Por exemplo, a velocidade transferência de uma USB 2.0 é de 480 mega por segundo, enquanto uma USB de 3.0 transfere 4,8 gigas por segundo! Mas como faço para saber se a USB é 2.0 ou 3.0? Pode ser pela especificação ou pela cor.

notebook-para-autocad

Portas USB 3.0 são as que tem a cor azul. Prefira essas portas para conectar o seu pendrive ou HD externo.

BATERIA

Assim como ficar sem bateria do celular já nos deixa bastante frustrados, sem bateria de um notebook pode ser bem pior!

notebook-para-autocad

Se você faz faculdade de arquitetura, design de interiores ou áreas relacionadas imagine que você fica em uma sala com pelo menos 30 alunos (dependendo da faculdade passa de 50 fácil!). Acho bem improvável a sala ter 30 tomadas disponíveis. Logo, escolha um notebook com uma bateria com uma boa durabilidade.

HD OU SSD?

Qual a diferença de uma HD normal e um SSD? Um SSD faz o mesmo trabalho que o da sua HD porém com um desempenho de velocidade muito mais alto. Porém costuma ter menos espaço para dados e um preço mais alto, por isso é comum você ter no mercado notebook com um SSD e ou HD juntos.

notebook-para-autocad

O recomendado é pesquisar por um notebook com um SSD com espaço suficiente para você instalar o sistema operacional e o AutoCAD na unidade SSD e o restante você pode instalar no seu HD convencional.

PLACA DE VÍDEO DEDICADA

Como um notebook não comporta uma placa de vídeo potente devido ao seu tamanho, podemos optar por uma placa de vídeo dedicada. Mas qual a diferença?

notebook-para-autocad

Uma placa de vídeo de notebook utiliza a memória ram de maneira compartilhada, enquanto uma placa de vídeo dedicada possui sua própria memória ram, tendo um desempenho muito melhor. Obviamente não é o mesmo desempenho que um desktop onde podemos colocar uma placa de vídeo muito maior, mas é possível perceber uma melhora significativa no seu desempenho.

AUTODESK HARDWARE

Caso você prefira, a Autodesk tem um site onde é possível pesquisar por seu notebook com as configurações recomendadas pela própria Autodesk! Prepare o coração e o bolso, já que os preços estão em Dolar!

http://hardware.autodesk.com/

O interessante do site é a opção de configurar sua busca para um notebook de acordo com sua forma de uso, indicando se você utiliza recursos 3D para visualização ou modelagem e com que frequência.

notebook-para-autocad

Gostaram? Compartilhem e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

13 Comentários

  1. Vinicius
    25 de maio de 2016 at 09:26 — Responder

    Ajude-me a escolher
    6ª geração do Processador Intel® Core™ i5-6300HQ (Quad Core, 2.50 GHz expansível para até 3.2 GHz, Cache de 6M).
    Memória 8GB, Single Channel, DDR3L, 1600MHz (1x8Gb)
    Disco rígido híbrido de 1TB (5400 RPM) + Cache Flash incorporado de 8 GB
    Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 960M, 4 GB, DDR5
    Ou
    Processador
    6ª geração do Processador Intel® Core™ i7-6500U (2.50 GHz expansível para até 3.10 GHz, Cache de 4MB)
    Memória 16GB, Dual Channel, DDR3L, 1600MHz (2x8GB)
    Disco rígido híbrido SATA de 1TB (5400 RPM) com unidade Flash de 8GB
    Placa de vídeo NVIDIA GeForce 930M, 4GB, DDR3. Meu uso será para programas de engenharia e arquitetura, como exemplo o CAD.

    • 25 de maio de 2016 at 09:43 — Responder

      Olá Vinícius,

      A segunda opção parece mais interessante, mas procure incluir um HD SSD para rodar os programas e o windows de forma mais rápida.

      Um abraço!

  2. Marcos
    21 de junho de 2016 at 09:08 — Responder

    Bom dia. Você acha que compensa comprar um macbook pro com placa de vídeo de 2gb (MJLT2), ou um Dell seria suficiente, tendo a mesma configuração? A aplicação é Autocad e Photoshop.

    • 21 de junho de 2016 at 09:10 — Responder

      Olá Marcos,

      O problema do Mac é que a versão AutoCAD para Mac é bem diferente da versão para windows. De uma pesquisada para ver a interface de ambos. O Mac é um ótimo computador, mas já tive alunos que fizeram o curso comigo e tiveram problemas para se adaptar a interface diferente.

      Dúvidas fique a vontade para perguntar.

      Um abraço!

  3. Leticia
    14 de outubro de 2016 at 12:31 — Responder

    Notebook HP 14-ap010br Intel Celeron Dual Core 4GB 500GB LED 14″ Windows 10 – Grafite. o que acha desse modelo?
    me sugere algum outro? (com preço acessível e para programas de engenharia)

    • 15 de outubro de 2016 at 15:17 — Responder

      Olá Letícia,

      Para os padrões de hoje me parece uma boa máquina.

      Um abraço!

  4. Odete Melo
    22 de novembro de 2016 at 01:16 — Responder

    Olá,
    Nunca tive um notebook, estou pesquisando e querendo adquirir um. Sou estudante de engenharia e faço uso do AutoCad e outros softwares como Idrisi. Não jogo. O uso seria mesmo para planilhas, Word, arquivos PDF e os softwares acima mencionados. Se o senhor puder me ajudar, ficarei imensamente agradecida! Qual notebook para esses usos é recomendado com o custo de até 2500,00?

    • 22 de novembro de 2016 at 07:46 — Responder

      Olá Odete,

      Infelizmente não tenho um específico para recomendar, mas com esse valor você consegue uma máquina que rode os programas que você precisa tranquilamente.

      Espero ter ajudado, um abraço!

  5. 1 de dezembro de 2016 at 15:34 — Responder

    Boa tarde Luiz André, sou iniciante no uso de notebook, porém quero aprender a trabalhar em SketchUp, pra uso profissional, gostaria de adquirir um notebook suficiente para esses trabalhos, mas não sei qual comprar, me ajuda aí Luiz André rs, qual vc me indicaria. Obrigado amigo, pela ajuda!!!!

    • 2 de dezembro de 2016 at 09:25 — Responder

      Olá Jean,

      A ideia dessa publicação é auxiliar na escolha e alguns problemas comuns de quem compra um notebook para programas de arquitetura e design, para efetivamente escolher um notebook você pode encontrar alguns forums com discussões e reviews de diversos notebooks.

      Espero ter ajudado,

      Um abraço!

  6. 2 de dezembro de 2016 at 19:05 — Responder

    Olá, Luis André,
    Entendi, me ajudou sim, vou procurar alguns fóruns relacionados a essa minha dúvida. Obrigado por responder 🙂
    Abraços!!

  7. Cássio Coelho
    17 de dezembro de 2016 at 13:05 — Responder

    Olá Luis André,tenho um notebook Acer E5 574G 75ME
    com Windows 10 Home tela 15,6″ com teclado numérico
    I7 6500U
    16GB de Ram
    HD SSD de 240GB (SUV400 Kingston)
    Placa video Geforce 940M de 4GB

    Gostaria de saber se esta máquina consegue rodar tranquilo o AutoCAD 2017 para trabalhar com 3D e renderizar, ou se este processador é fraco pra AutoCAD?
    Abraços!!!!

    • 22 de dezembro de 2016 at 09:45 — Responder

      Olá Cássio,

      Aparentemente deve rodar sim. O que eu sempre recomendo para quem já tem uma máquina é: instala e vê no que da. Você já tem a máquina mesmo, então só testando pra saber. Se você for um usuário iniciante provavelmente não terá problemas, você só vai perceber problemas quando for rodar algo mais pesado e robusto, um projeto muito complexo.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *