AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Quebrar lines ou polylines

Quebrar lines ou polylines no AutoCAD é um recurso simples e prático que nem todo profissional utiliza, fazendo com que perca um tempo valioso com pequenas alterações do projeto. Aprenda agora!

Sempre que precisamos cortar um segmento de linha a primeira coisa que nos vem a cabeça é o comando Trim. Mas nem sempre este comando é a melhor solução. Desta forma o AutoCAD nos oferece duas opções, os comandos Break e Break a Point.

QUEBRAR LINHA EM DOIS PONTOS [BREAK]

O Comando Break permite que seja feita a quebra de uma linha em dois pontos, removendo o segmento de linha que fica neste intervalo. Para ativar esta ferramenta basta ir até a aba Home, no painel Modify clique na palavra Modify para expandir o painel e clique na ferramenta Break (ou digite BR e pressione Enter).

quebrar-lines-ou-polylines

O processo é bem simples, ao clicar na ferramenta é necessário indicar qual linha deseja quebrar, para isso basta selecioná-la. ao clicar na linha observe que o comando já pede o segundo ponto. Se você indicar o segundo ponto a linha será quebrada no intervalo do primeiro e segundo clique.

quebrar-lines-ou-polylines

Para que a quebra seja realizada com uma maior precisão primeiro selecione a linha que deseja quebrar e antes de efetuar o segundo clique observe a linha de comando. Será exibida a seguinte mensagem: Specify sencond point or: First Point (Especifique o segundo ponto ou o primeiro).

quebrar-lines-ou-polylines

O AutoCAD entende que o local que você clicou para indicar qual linha deseja cortar era o primeiro clique, caso não seja este o local clique em First Point (Primeiro ponto) para indicar corretamente o local de quebra.

Pronto! Agora sua linha foi quebrada no intervalo correto. Vamos agora a segunda opção.

QUEBRAR LINHA EM UM PONTO [BREAK A POINT]

Em alguns casos não precisamos exatamente cortar um intervalo da linha e simplesmente separá-la em duas linhas, onde o caso mais comum é em janelas, onde desenhamos uma linha contínua para a janela e queremos que o trecho correspondente ao peitoril da janela fique em outra camada.

quebrar-lines-ou-polylines

A ferramenta Break a Point é a mais indicada para estas situações. Para ativá-la vá até a aba Home, no painel Modify clique na palavra Modify para expandir o painel e clique na ferramenta Break a Point.

quebrar-lines-ou-polylines

Ao clicar em Break a Point observe que a ferramenta pede que você selecione a linha desejada. Após selecionar a linha basta clicar no ponto que deseja quebrar. Após o clique a ferramenta se encerra e visualmente você não irá notar diferença, porém selecione a linha e você irá perceber que as linhas estão separadas.

quebrar-lines-ou-polylines

Acredito que com essas duas ferramentas será possível solucionar estes pequenos problemas de forma prática e rápida.

Gostaram!? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

5 Comentários

  1. Mayara Rocha
    21 de maio de 2017 at 21:44 — Responder

    Muito obrigada, ótima didática, e é exatamente o que estava precisando.

  2. Emerson
    20 de junho de 2017 at 11:35 — Responder

    Muito bem explicado, que bom descobrir essa ferramente, tem algum atalho no teclado para o Break a Point?

  3. Emanuel
    10 de outubro de 2017 at 09:58 — Responder

    Muito obrigado, vocês merecem um 10!

  4. Gabriela Mauruto
    15 de janeiro de 2018 at 16:12 — Responder

    Ótima explicação, obrigada! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *