AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Quebrar lines ou polylines

Quebrar lines ou polylines no AutoCAD é um recurso simples e prático que nem todo profissional utiliza, fazendo com que perca um tempo valioso com pequenas alterações do projeto. Aprenda agora!

Sempre que precisamos cortar um segmento de linha a primeira coisa que nos vem a cabeça é o comando Trim. Mas nem sempre este comando é a melhor solução. Desta forma o AutoCAD nos oferece duas opções, os comandos Break e Break a Point.

QUEBRAR LINHA EM DOIS PONTOS [BREAK]

O Comando Break permite que seja feita a quebra de uma linha em dois pontos, removendo o segmento de linha que fica neste intervalo. Para ativar esta ferramenta basta ir até a aba Home, no painel Modify clique na palavra Modify para expandir o painel e clique na ferramenta Break (ou digite BR e pressione Enter).

quebrar-lines-ou-polylines

O processo é bem simples, ao clicar na ferramenta é necessário indicar qual linha deseja quebrar, para isso basta selecioná-la. ao clicar na linha observe que o comando já pede o segundo ponto. Se você indicar o segundo ponto a linha será quebrada no intervalo do primeiro e segundo clique.

quebrar-lines-ou-polylines

Para que a quebra seja realizada com uma maior precisão primeiro selecione a linha que deseja quebrar e antes de efetuar o segundo clique observe a linha de comando. Será exibida a seguinte mensagem: Specify sencond point or: First Point (Especifique o segundo ponto ou o primeiro).

quebrar-lines-ou-polylines

O AutoCAD entende que o local que você clicou para indicar qual linha deseja cortar era o primeiro clique, caso não seja este o local clique em First Point (Primeiro ponto) para indicar corretamente o local de quebra.

Pronto! Agora sua linha foi quebrada no intervalo correto. Vamos agora a segunda opção.

QUEBRAR LINHA EM UM PONTO [BREAK A POINT]

Em alguns casos não precisamos exatamente cortar um intervalo da linha e simplesmente separá-la em duas linhas, onde o caso mais comum é em janelas, onde desenhamos uma linha contínua para a janela e queremos que o trecho correspondente ao peitoril da janela fique em outra camada.

quebrar-lines-ou-polylines

A ferramenta Break a Point é a mais indicada para estas situações. Para ativá-la vá até a aba Home, no painel Modify clique na palavra Modify para expandir o painel e clique na ferramenta Break a Point.

quebrar-lines-ou-polylines

Ao clicar em Break a Point observe que a ferramenta pede que você selecione a linha desejada. Após selecionar a linha basta clicar no ponto que deseja quebrar. Após o clique a ferramenta se encerra e visualmente você não irá notar diferença, porém selecione a linha e você irá perceber que as linhas estão separadas.

quebrar-lines-ou-polylines

Acredito que com essas duas ferramentas será possível solucionar estes pequenos problemas de forma prática e rápida.

Gostaram!? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

3 Comentários

  1. Mayara Rocha
    21 de maio de 2017 at 21:44 — Responder

    Muito obrigada, ótima didática, e é exatamente o que estava precisando.

  2. Emerson
    20 de junho de 2017 at 11:35 — Responder

    Muito bem explicado, que bom descobrir essa ferramente, tem algum atalho no teclado para o Break a Point?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *