ORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMASINTERFACE

Status Bar, o que mudou no AutoCAD 2015?

Esta difícil se localizar na nova status bar do AutoCAD 2015? Não se preocupe, preparamos um mapa explicando onde estão seus botões favoritos!

A proposta do novo painel Status Bar foi bem interessante mas apresenta alguns problemas. Para usuários antigos ficou bem prático porque você pode escolher quais botões utiliza com mais frequência e os que não tem por habito usar podem ser removidos do painel. Mas vamos ver quais problemas podem acontecer com isso.

ATIVAR E DESATIVAR BOTÕES

Agora para identificar se o botão esta ativado podemos identificar pela cor azul.

status-bar-o-que-mudou

E os atalhos pelo teclado ainda funcionam, por exemplo, para ativar ou desativar a função object snap basta pressionar a tecla F3. Porém, ativar o comando via atalho não faz com que o mesmo fique visível no status bar.

EXIBIR E OCULTAR BOTÕES

Para que os botões fiquem ocultos ou amostra basta acessar o botão customize (o último da status bar) e selecionar a ferramenta, onde a mesma ficará com um “tique” indicando que esta visível na status bar.

status-bar-o-que-mudou

POSSÍVEIS PROBLEMAS

Notaram como na status bar nós temos um ícone e no botão customize nós temos um texto descrevendo qual o botão correspondente?

Mesmo para profissionais que utilizam o AutoCAD a um bom tempo ha botões novos ou botões que o profissional não tem por habito utilizar, logo para trabalhar com o customize temos duas opções: o você sabe o nome de todos os botões ou vai na tentativa e erro.

Outro problema, a função de customização apenas oculta os botões. Com isso eu posso ativar ou desativar qualquer botão via atalho mesmo que o botão não esteja aparecendo na status bar!

Para isso criamos um mapa mostrando o ícone correspondente de cada botão para você não se perder mais. Confiram logo abaixo:

status-bar-o-que-mudou

Ficou mais fácil agora? Agora, sempre que precisarem podem consultar a identificar cada um dos botões da status bar. Espero que em versões futuras a Autodesk inclua os ícones no painel customize. Enquanto isso nós vamos ajudando vocês!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. João Batista Ferreira
    11 de janeiro de 2018 at 08:17 — Responder

    existe a função Macromode para aparecer nos Statusbar algumas informações como nome da Empresa, Layer, Escala ou qq texto que se queira configurar para aparecer neste espaço, porém não estou conseguindo alterar o “tamanho” onde a Função Modemacro escreve os textos…alguém consegue me dar uma dica de como alterar este “tamanho” do espaço

    • 12 de janeiro de 2018 at 10:55 — Responder

      Olá João,

      Não sei se entendi sua dúvida. Na função MODEMACRO quando você fala “tamanho” você se refere ao tamanho da fonte de texto?

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *