Sólido topográfico é uma nova forma de se trabalhar com terrenos e topografia no Revit, oferecendo muito mais liberdade no processo de modelagem. Aproveite para conhecer essa ferramenta!
A partir da versão 2024 do Revit tivemos uma atualização significativa nas ferramentas de Terreno.
Na forma tradicional de se criar um terreno no Revit a superfície topográfica se comportava como uma “casca”, totalmente sem espessura.
A ferramenta não era ruim, mas o processo de edição do terreno em relação a edificação era bem limitado e em alguns momentos trabalhoso, devido ao numero limitado de ferramentas de edição.
Já na versão 2024 a ferramenta mudou inclusive o seu nome deixando de ser a “superfície topográfica” e passando a se chamar Sólido Topográfico, onde temos efetivamente um sólido, que conta com muito mais opções para a sua edição.
Mas para uma melhor entendimento da ferramenta vamos conhecer o novo painel de ferramentas.
Sólido topográfico – Interface
A ferramenta Sólido topográfico esta localizada na aba Massa e terreno, no painel Modelar terreno.
A primeira ferramenta que temos é a Sólido topográfico, que logo abaixo dela temos uma pequena seta, que quando clicamos sobre ela temos duas opções para a criação do terreno: Criar do esboço e Criar da importação.
Vamos conhecer cada uma das opções.
Sólido topográfico — Criar do esboço
Na ferramenta Sólido topográfico — Criar do esboço, assim que clicamos abre o menu de contexto Modificar | Criar limite de sólido topográfico.
Observe que temos o painel Desenhar, que permite a criação de um terreno de forma muito similar a criação de um piso, sendo possível inclusive definir sua inclinação através da ferramenta Seta de inclinação.
Se não souber como trabalhar com um plano inclinado no Revit, vou deixar o link de um artigo completo sobre o assunto:
Para testarmos a ferramenta, vou criar um terreno retangular bem simples.
Observe que ao finalizar o terreno já veio com uma espessura, isso acontece pois temos diferentes tipos de sólidos topográficos que podem ser utilizados (e personalizados!). Para conferir as opções basta selecionar o sólido criado e conferir as opções no painel Propriedades.
A opção padrão é de um sólido topográfico de 1000mm (1 metro), porém temos outras opções com caminho de asfalto, concreto, pranchas de madeira, pradaria e inclusive água!
Mas vamos testar a opção Pradaria.
Observe que nosso sólido topográfico passou a ter uma superfície verde, representando um padrão de vegetação. Porém, se você utilizar a ferramenta Caixa de seleção (Aba Modificar > Painel Vista) e fizer um pequeno recuo será possível visualizar as camadas do terreno.
Como assim camadas?
Isso mesmo! Agora podemos configurar diferentes camadas para um terreno, da mesma forma que fazemos com um piso. Se você selecionar o terreno e for até o painel Propriedades e clicar em Editar tipo, podemos conferir as opções de personalização do terreno.
Observe que a janela Propriedades de tipo Já exibe uma prévia das camadas do nosso terreno. Para personalizar as camadas basta ir até o campo Construção e em Estrutura clicar em Editar.
Em Editar montagem podemos criar, editar e personalizar todas as camadas do nosso terreno, exatamente como fazemos em pisos.
Vou fechar essas janelas e voltar para a área de trabalho, onde podemos fazer outros tipos de edições no nosso terreno.
De volta a área de trabalho, se você selecionar seu sólido topográfico, temos acesso a aba de contexto Modificar | Sólido topográfico, que nos oferece um leque bem interessante de opções.
Logo no primeiro campo, temos a opção Editar Croqui que permite fazer alterações no desenho do terreno.
Clicando nesta opções temos acesso a aba Modificar | Sólido topográfico > Editar limite, onde novamente podemos usar as ferramentas do painel Desenho.
Como não vou alterar a forma do meu terreno basta clicar no X para cancelar a edição e retornar a aba Modificar | Sólido topográfico. Aqui temos o painel Edição da forma, com várias ferramentas para a personalização do terreno.
Observe que são as mesmas ferramentas que temos quando criamos um piso arquitetônico, então vamos explorar as opções, iniciando com a primeira, Modificar subelementos. clicando sobre ela, perceba que o terreno ganhou “alças verdes” para a edição.
Ao clicar sobre esta alça verde ou sobre a aresta do terreno, será exibido um campo de digitação com o valor 0,0. Este valor corresponde a altura atual do ponto. Ao inserir um novo valor (positivo ou negativo), esta alça é editada e o terreno se adapta as novas alturas.
Note como fica rápido de fazer alterações simples em um terreno. Caso não tenha gostado das alterações, a partir do momento em que qualquer alteração é feita o botão Redefinir forma é exibido. Basta clicar sobre ele para resetar as alterações.
Perceba que as alterações foram realizadas utilizando os pontos existentes do terreno, mas é possível adicionar novos pontos. Para isso basta usar as opções Adicionar ponto, Adicionar linha divisória ou Selecionar suportes.
As opções Adicionar ponto e Adicionar linha divisória se auto explicam, já a opção Selecionar suportes ficou meio perdida ali, pois ela permite criar linhas divisórias para serem associadas a vigas (coisa bem difícil de acontecer em um terreno).
Apesar do funcionamento ser simples, temos um aspecto de extrema importância aqui que é o controle de altura do deslocamento, que pode ser definido no painel Elevação do modificador.
Observe que temos dois campos, Base da elevação e Deslocamento desde a superfície. Aqui cabe uma explicação adicional. Ao criar o seu terreno, vimos que por se tratar de um sólido topográfico ele tem uma espessura (que pode ser alterada em Editar tipo > Estrutura).
Esta espessura é criada para baixo, independente do nível utilizado para a criação do terreno.
Desta forma, o campo Base da elevação permite definir a partir de que ponto os valores de altura serão considerados. Clicando sobre o campo temos acesso a uma lista de opções.
Mas o que cada um desses campos representa?
Estas opções fazem parte do sistema de coordenadas de um projeto dentro do Revit, que é um assunto extenso e já foi abordado aqui em outros artigos, vou deixar o link dos principais logo abaixo:
GUIA BÁSICO – COORDENADAS NO REVIT
COORDENADAS NO REVIT X ARQUIVOS TOPOGRÁFICOS NO CAD
Caso não se recorde dos símbolos correspondentes as opções de Base da elevação, vou deixar uma imagem com cada um deles.
Como o terreno do meu exemplo foi gerado em um arquivo novo e no Nível 1 (0,00) não terá diferença uma vez que todos os pontos de base da elevação serão iniciados na mesma altura. Vou exibir um corte e clicar em Revelar elementos ocultos.
Logo abaixo de Base de elevação temos Deslocamento desde a superfície, onde podemos efetivamente inserir o valor desejado para a altura.
Aqui é necessário se atentar a um detalhe importante. O ponto será criado obedecendo a altura escolhida em relação ao local que você clicar.
Como assim?
Considere um sólido topográfico com 0,00 de superfície. Ao criar um primeiro ponto com o valor de Deslocamento da superfície como 3,00 ele terá os 3,00 de altura. Até aqui nenhum segredo. Porém a partir de agora superfície tem um novo formato.
Se eu quiser criar um novo ponto com o mesmo valor de 3,00 ele será contabilizado a partir da face ou aresta que eu clicar e não da cota 0,00, uma vez que o terreno tem outro desenho a partir de agora.
Nossa, isso fica ruim né?
Não necessariamente. Depende de como você usar o recurso. Particularmente recomendo que você insira todos os pontos que deseja com o valor 0,00 e depois você altere manualmente estes pontos.
Além de pontos podemos Adicionar linha divisória, que nada mais são do que dois pontos conectados, geralmente cortando o terreno de uma extremidade a outra.
Em uma superfície topográfica temos pontos e linhas, que como acabamos de ver podem ser criados livremente. Porém conforme vamos inserindo pontos de diferentes alturas, linhas em cinza vão sendo criadas para que eles sejam conectados.
É possível converter estas linhas de conexão em linhas divisórias, para isso basta selecionar a linha desejada e clicar na opção Converter linhas.
Um aspecto que me incomodou um pouco no início foi o fato de que só conseguimos visualizar esses pontos de edição quando selecionamos o terreno e ativamos a opção Modificar subelemento. Mas é possível fazer com que os pontos fiquem visíveis com uma seleção simples.
Para isso na parte inferior do painel edição da forma temos uma pequena seta que expande o painel revelando uma opção extra, a Ponto de visualização.
Ativando esta opção, quando o sólido topográfico é selecionado podemos visualizar as alças de edição como “bolinhas azuis”.
Se você posicionar o mouse sobre um desses pontos e pressionar TAB você consegue editar o ponto, o que é muito prático!
Como pudemos ver temos uma série de ferramentas para desenhar e editar uma superfície topográfica do zero, porém a situação mais comum é a criação de um terreno a partir de um arquivo topográfico.
Sólido topográfico — Criar da importação
Mesmo com todas essas novidades ainda é possível usar um arquivo de topografia como base para a criação do terreno, a diferença é que será criado um sólido topográfico, basta usar a opção Criar da importação.
Clicando na ferramenta Criar da importação a aba de contexto Modificar | Criar sólido topográfico da importação é ativada, onde temos duas opções: Criar do CAD e Criar do CSV.
A opção Criar do CAD exige que antes de usar este comando você tenha importado para o seu projeto um arquivo topográfico. Já a opção Criar do CSV você precisa ter um arquivo de extensão CSV (Comma Separated Value — Valores separados por Vírgula) ou TXT (Documento de texto).
Se quiser saber mais sobre como criar terrenos com arquivos por pontos vou deixar o link de um artigo completo. Ele explica o processo com o sistema antigo de criação de terrenos, mas tem uma série de informações importantes nele:
Vou apresentar o processo de criação de um terreno com a ferramenta Criar do CAD, onde o primeiro passo é inserir um arquivo CAD no seu projeto. Para isso vá até a aba Inserir e no painel Importar e selecione a opção Importar CAD.
Não entrarei em detalhes do processo de importação, vou apenas pegar um arquivo simples de topografia para usar como exemplo.
Clicando em Criar do CAD e clicando sobre o terreno o Revit vai abrir a janela Adicionar pontos de camadas selecionadas. Esta janela não sofreu alterações, onde precisamos apenas selecionar as camadas que serão convertidas em Sólido topográfico.
No meu caso vou apenas selecionar os níveis e clicar em ok. Imediatamente o terreno foi criado, porém percebi alguns problemas nas extremidades que não ficaram retas.
Como este terreno é um sólido, eu posso simplesmente selecioná-lo e clicar em Editar croqui, onde terei acesso a aba Modificar | Sólido topográfico > Editar limite.
Agora basta editar as linhas do perímetro do terreno para corrigir o problema. Para finalizar clique em Concluir modo de edição.
Pronto! vou deletar o arquivo de CAD para melhorar a visualização.
Lembrando que como o terreno foi criado com a família sólido topográfico genérico, podemos alterar a qualquer momento. Vou alterar o meu para Pradaria, assim temos um visual mais interessante.
Independente do processo de criação, ao final temos um sólido topográfico, desta forma todas as ferramentas da aba de contexto Modificar | Sólido topográfico podem ser aplicadas ao seu terreno.
Aproveitando, vamos conferir um painel que não expliquei ainda, no caso o Forma do sólido topográfico.
A opção Subdividir permite criar uma nova superfície (sólida) respeitando a forma topográfica em cima do sólido topográfico atual, onde podemos atribuir materiais diferentes.
Acredito que o primeiro cuidado aqui é entender que este recurso é diferente da ferramenta Plataforma de construção, pois o terreno não terá sua superfície alterada pela subdivisão. claro que isso fica mais simples quando usamos um exemplo.
Usando o terreno atual, vou ativar a opção Subdividir, onde teremos acesso a aba Modificar | Criar limite de subdivisão.
Vou criar uma área retangular dentro do terreno. Recomendo que utilize uma vista em planta para uma maior precisão.
Ao finalizar, observe que temos um novo sólido topográfico, sobreposto em relação ao “original”, porém não tivemos alteração na superfície, inclusive a subdivisão topográfica acompanha perfeitamente o terreno.
Apesar da
forma acompanhando o terreno original a subdivisão topográfica não tem muitas opções de edição, onde a aba Modificar | Sólido topográfico só oferece a opção de Editar croqui.
Porém na janela de Propriedades temos alguns campos de edição.
- Material — permite definir um material diferente para o subdivisão;
- Altura da subdivisão — Define a “espessura” da subdivisão;
- Herdar curvas de nível — define se a face superior da subdivisão vai ter as mesmas curvas de nível do terreno ou terá sua face “limpa”.
Importante! Caso o terreno sofra alguma alteração a subdivisão topográfica vai acompanhar a nova topografia do terreno!
Por fim temos o campo Simplificar sólido topográfico, que otimiza a malha da topografia, reduzindo o número de pontos necessários para a respectiva topografia.
Observe que ao selecionar o terreno e clicar em Modificar subelementos, temos um volume grande de pontos na composição atual do terreno.
Clicando temos acesso a janela Simplificar sólido topográfico, onde são listados os pontos que definem a topografia e podemos escolher um percentual para reduzir a quantidade de pontos.
Fiz algumas alterações com diferentes valores para termos um comparativo do impacto no terreno.
Em um primeiro momento temos a impressão que o impacto na forma final do terreno foi leve, porém isso tente a variar de terreno para terreno, então recomendo cautela no uso. Observe que a sugestão da própria ferramenta é de 80%.
Certo, mas e os terrenos “antigos”?
Converter superfície topográfica em Sólido topográfico
Claro que quando temos uma ferramenta substituindo outra sempre temos algumas situações conflitantes, onde uma delas é justamente como dar continuidade em um projeto que tenha sido desenvolvido com uma superfície topográfica.
Para fazer este processo, peguei um terreno de superfície topográfica e abri em uma versão mais recente do Revit. Em um primeiro momento não tive problemas, o terreno é exibido normalmente.
Selecionando o terreno temos acesso a aba de contexto Modificar | Topografia, que nos dá a opção Gerar sólido topográfico.
Se quiser fazer alguns ajustes nas curvas de nível antes da conversão, clique no campo Superfície para acessarmos a opção Configurações de superfície topográfica.
Será exibida a janela Configurações de superfície topográfica, onde é possível fazer uma série de ajustes relacionados ao terreno. Não entrarei em detalhes, mas vou deixar um artigo completo sobre essa ferramenta no link abaixo:
CONFIGURAÇÕES DE TERRENO – REVIT
Voltando para a ferramenta Gerar sólido topográfico, clicando sobre ela temos uma janela para fazer alguns ajustes no terreno antes da conversão.
No meu exemplo, eu tenho apenas um terreno, mas observe que a janela avisa sobre o que será feito em relação a sub-regiões, plataformas e corrimãos, ou seja, quando temos além do terreno toda uma edificação construída com certeza teremos algum tipo de impacto na conversão.
Podemos escolher ainda o nível base e o tipo de sólido topográfico. Não vou realizar alterações e vou simplesmente fazer a conversão.
Finalizada a conversão, temos um detalhe muito importante. A superfície topográfica não foi “convertida” em sólido topográfico. O que aconteceu aqui é foi a criação de um novo terreno usando a superfície topográfica. Se você clicar e mover para o lado, a superfície topográfica ainda esta lá!
Conclusão
A ferramenta Sólido topográfico veio para ficar e trouxe um amplo leque de possibilidades que com certeza serão explorados em outros artigos, mas como você pode ver, agora ficou muito mais fácil de se trabalhar com terrenos no Revit!
Tem alguma dúvida no processo de criação de sólidos topográficos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas
publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!