Caminho da escada – NBR 6492

Caminho da escada é a representação gráfica do percurso que realizamos ao acessar uma escada, porém a configuração padrão do Revit não está dentro do padrão da NBR 6492 e requer alguns ajustes. Se você não sabe como fazer isso aproveite e aprenda agora!

Escadas são um importante elemento de circulação dentro do projeto de qualquer edificação, desta forma é fundamental que a sua representação gráfica fique perfeitamente clara.

A representação gráfica padrão que o Revit nos oferece do caminho da escada é eficiente porém não está exatamente conforme a NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura, o que nos obriga a fazer alguns ajustes que apesar de simples, podem ser confusos para profissionais iniciantes.

Além da configuração da representação gráfica de uma escada é importante que você saiba como configurar corretamente uma escada no Revit, então vou aproveitar e deixar o link de alguns artigos para complementar seu aprendizado:

ESCADA, FÓRMULA DE BLONDEL E ABNT

GUIA BÁSICO – ESCADA MONTADA

ESCADA POR CROQUI

Mas voltando ao que interessa, vamos analisar como uma escada é representada no Revit e como podemos fazer alguns ajustes gráficos nesta representação.

Escada no Revit – Representação gráfica

A representação gráfica de uma escada no Revit funciona de forma inteligente, onde além de um modelo 3D, temos de forma sua correta representação gráfica em 2D.

caminho-da-escada

Usei uma escada simples, com formato em “U” como exemplo. Observe na vista em planta temos um determinado padrão de representação, onde parte dos degraus são representados em linha contínua e a partir da linha de interrupção temos os degraus tracejados.

Em qualquer planta baixa utilizamos como referência um plano de corte imaginário, com altura de 1,20m, onde os elementos abaixo deste plano de corte são representados graficamente, já os elementos acima não são representados.

Mas o que fazer com a escada, que parte
dela esta abaixo de 1,20m e o restante esta acima?

Simples, os degraus que estão abaixo do plano de corte são representados com linha contínua e no ponto onde o plano de corte “corta” a escada, desenhamos uma linha de interrupção e deste ponto em diante os degraus são representados com linha tracejada.

caminho-da-escada

Percebemos aqui que o Revit interpreta esta informação muito bem, afinal na vista em planta temos a correta representação da escada. Porém ao consultar a NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura percebemos que temos que fazer alguns ajustes.

NBR 6492 – Representação de projetos de Arquitetura

Conforme a NBR 6492, precisamos representar o caminho ascendente (que sobe) com uma seta, que tem no primeiro degrau uma circunferência com 3mm de diâmetro. Também devemos numerar os degraus no sentido ascendente.

caminho-da-escada

Para um melhor embasamento, também consultei as normas 9077 – Saídas de emergência em edifícios, onde observamos que também é utilizado um caminho da escada com um arco no trecho do patamar.

caminho-da-escada

Sobre a linha de interrupção e a representação tracejada, ainda na NBR 9077, temos em uma das ilustrações uma representação adotando esta abordagem na figura 18.

caminho-da-escada

Mesmo com algumas divergências de representação, temos um material técnico que podemos utilizar como base, então vamos ao Revit realizar estes ajustes.

Caminho da escada – Revit

Ao criar uma escada no Revit, a anotação Caminho da escada é automaticamente inserida na escada. Se você clicar sobre a anotação e conferir na janela Propriedades vai notar que trata-se de um elemento independente da escada.

caminho-da-escada

O Revit nos oferece dos tipos de famílias de caminho da escada onde temos as opções: Direção para cima / para baixo automática e Direção para cima fixada.

caminho-da-escada

A opção Direção fixada para cima, não importa o pavimento em que você esteja, a seta do caminho da escada sempre vai indicar o sentido de subida da escada.

caminho-da-escada

Já a opção Direção para cima / para baixo automática (que vem ativada por padrão) indica a direção da escada de acordo com o pavimento que você está. Por exemplo, se a escada começa no nível 01 teremos a indicação acima, mas esta mesma escada no nível 2 terá a indicação Abaixo (desce).

caminho-da-escada

Particularmente a opção Direção para cima / para baixo automática faz muito mais sentido para mim.

Selecionando o caminho da escada, na própria janela Propriedades, temos acesso a alguns ajustes de instância, isto é, as alterações realizadas aqui irão afetar apenas o caminho da escada que esta selecionado.

Os campos são bem simples onde podemos controlar onde podemos escolher se o texto Acima ou Abaixo deve ser exibido, de forma que podemos editar tanto o texto como sua orientação. Para exemplificar, vou alterar o texto para Sobe e mudar sua orientação para vertical.

caminho-da-escada

Lembrando que os ajustes da janela Propriedades afetam exclusivamente o caminho da escada que foi selecionado. Para ter acesso a mais opções podemos clicar no campo Editar tipo.

caminho-da-escada

Na janela Propriedades de tipo temos acesso a alguns ajustes gráficos além da opção de alterar a fonte do texto.

caminho-da-escada

Logo no primeiro campo, Tipo de símbolo inicial, podemos escolher uma simbologia para ser exibida bem no início da seta do caminho da escada. Por exemplo, se selecionarmos a opção Ponto aberto 3mm, temos a circunferência que a norma NBR 6492 exige.

caminho-da-escada

Em alguns casos, pode ser que o texto fique sobreposto ao símbolo, então basta selecionar o texto e movê-lo para o lado.

A opção Extensão inicial faz com que a linha da seta se inicie antes do início da escada (particularmente não recomendo). Caso deseje ativar você precisa indicar quantos milímetros antes ela deve ser iniciada.

caminho-da-escada

Em Tipo de ponta de seta você pode escolher diferentes formatos para a seta de indicação do caminho da escada. Já no campo Seta de etapa completa, quando ativado, faz com que a seta preencha toda a largura da escada (o que fica bem feio, rs!).

caminho-da-escada

A opção Forma da linha do canto do patamar vou mostrar mais adiante, pois precisamos fazer uma configuração antes para que seja possível visualizar o resultado. Já a opção Distância até a marca de corte controla o espaço entre a ponta da seta e a linha de interrupção.

caminho-da-escada

Por fim a opção Mostrar ponta de seta para a marca de corte permite exibir ou ocultar a seta na ponta da linha (recomendo manter esta opção ativada).

A princípio parece que já mexemos em tudo que era possível, porém note que a seta de caminho da escada se limita ao trecho da escada que esta abaixo do plano de corte, ou seja, ela não preenche todo o percurso da escada.

caminho-da-escada

Este é um ponto que causa muita confusão, principalmente em profissionais iniciantes. Para habilitar a visualização do percurso completo do caminho da escada nós precisamos ir até a aba Vista e no painel Gráficos clicar em Visibilidade / Gráficos (Atalho VG).

caminho-da-escada

Na janela Visibilidade / Sobreposição de gráficos, selecione a aba Categorias de anotação e localize a opção Caminhos da escada.

caminho-da-escada

Observe que a opção <Acima> Setas para cima está desmarcada. Marque esta opção e clique em Aplicar.

caminho-da-escada

Pronto! Caminho da escada completo!

caminho-da-escada

Além disso, lembra que na janela Propriedades de tipo pulamos a opção Forma da linha do canto do patamar? Esta opção permite definir se o percurso que aparece no patamar da escada será reto ou curvado.

caminho-da-escada

Até aqui já conseguimos obter um resultado bem próximo do que a NBR 6492 exige, porém ainda podemos personalizar mais alguns detalhes, como por exemplo a linha de interrupção. Para isso precisamos selecionar a escada e clicar em Editar tipo.

caminho-da-escada

Em Propriedades de tipo localize o campo Gráficos e na opção Tipo de marca de corte, ao clicar dentro da caixa Zigue zague único será exibido um ícone com “três pontinhos”. Clicando sobre ele teremos acesso a outra janela.

caminho-da-escada

Tome cuidado pois a nova janela será exibida exatamente em cima da janela Propriedades de tipo. Se você movê-la para o lado vai perceber que se trata de outra janela.

caminho-da-escada

No campo Gráficos, todas as opções afetam exclusivamente a linha de interrupção do caminho da escada. No primeiro campo, Tipo de linha de corte, podemos escolher entre a opção linha única e linha dupla, que exibe um par de linhas de interrupção com um “vazio” entre elas.

caminho-da-escada

Em Extensão da linha de corte é possível aumentar o comprimento da linha de interrupção para fora da escada. Eu gosto de deixar ela um pouco para fora da escada, por exemplo, uns 3mm.

caminho-da-escada

Também é possível alterar a inclinação da linha, no campo Ângulo da linha de corte, apesar do valor padrão de 25° ser mais que suficiente.

caminho-da-escada

Em Símbolo da marca de corte podemos escolher o qual o símbolo será exibido no centro da linha de interrupção, onde temos as opções: Nenhumzigue zague curva.

caminho-da-escada

Por fim podemos definir o tamanho do símbolo no campo Tamanho do símbolo da marca de corte.

caminho-da-escada

Agora podemos ir para o último, e não menos importante, a numeração dos degraus.

Numeração dos degraus da escada

Para inserir a numeração dos degraus da escada você deve ir até a aba Anotar e no painel Identificador clicar na opção Piso da escada / número do espelho.

caminho-da-escada

A ferramenta é super simples, basta clicar sobre ela, mover o cursor sobre a escada e clicar. Lembrando que para cada lance de degraus é necessário dar um clique.

caminho-da-escada

Selecionando a sequência de número de pisos, podemos ir até a janela Propriedades e acessar algumas opções de personalização.

caminho-da-escada

Aqui não temos nada de revolucionário. As opções oferecem controles para posicionamento e alinhamento de texto. Vou resumir de forma breve cada opção.

  • Tipo de marcação – define se a numeração será correspondente aos espelhos ou os pisos.
  • Exibir regra – define como os degraus serão numerados (todos, ímpares, pares ou apenas o primeiro e o último).
  • Referência – controla o alinhamento dos números em relação a extensão da escada.
  • Deslocamento da referência – permite deslocar o alinhamento dos números em relação a opção escolhida no campo Referência.
  • Justificar – define o posicionamento dos números em relação ao piso que foi numerado (se o valor deve ser exibido antes, depois ou sobre o piso).
  • Justificar deslocamento – permite deslocar o alinhamento dos números em relação a opção escolhida no campo Justificar.
  • Orientação – Define a orientação do texto entre horizontal e vertical.
  • Tamanho do número – permite escolher o tamanho da fonte do texto.

Para compreender efetivamente as opções disponíveis, a melhor solução é testar cada um dos campos. Pode parecer demorado mas em menos de 5 minutos você consegue fazer isso.

Onde eu altero o tipo de fonte?

Então… não dá! essa é uma solicitação antiga de diversos profissionais e até o momento estamos aguardando ansiosamente por isso!

Dica!

Um problema muito comum com a representação de uma escada é quando temos elementos embaixo da escada que precisam ser exibidos. O espaço embaixo da escada pode ser utilizado para diversas finalidades, desde armários, “quartinhos da bagunça” ou até banheiros.

Para estas situações modelos reduzir a quantidade de informação que está sendo exibida na escada. Para isso precisamos ir até a aba Vista, painel Gráficos e clicar em Visibilidade / Gráficos.

caminho-da-escada

Na janela Visibilidade / sobreposição de gráficos, na aba Categorias de modelo localize o campo Escadas.

caminho-da-escada

A configuração correta vai depender do tipo de escada que você criou e dos elementos que fazem parte dela e também outros elementos, como por exemplo, um guarda-corpo. Mas para resumir podemos dividir as opções em duas categorias: acima e abaixo do plano de corte.

As opções que contém o texto <Acima> correspondem aos elementos que estão acima do plano de corte e são representados com linhas tracejadas. As demais opções correspondem aos elementos que estão dentro do seu campo de visão.

caminho-da-escada

No meu exemplo, desmarcando os campos <Acima> Linhas de bocel e <Acima> Linhas do espelho já obtive um resultado satisfatório, onde ainda tenho o volume da escada, porém com uma representação mais limpa.

Mas se quiser ainda mais limpa, pode desmarcar mais opções ou mesmo todas as opções <Acima>, assim você deixa apenas as linhas visíveis da escada.

caminho-da-escada

CONCLUSÃO

Configurar o caminho da escada não é tão complicado quanto parece, mas acredito que as ferramentas de configuração poderiam estar melhor reunidas, facilitando tanto os ajustes como as personalizações.

Tem alguma dúvida sobre como usar as configurações do caminho da escada ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário