O Revit 2024 chegou! E claro que eu fiz mais um review completo para você conhecer as principais novidades! Aprenda agora!
E chegou mais uma nova versão do Revit. Para quem não esta acostumado, a Autodesk faz o lançamentos de uma nova versão sempre em meados de abril. Não sabe das novidades nem da versão 2022? Calma, confira o review que fiz das últimas versões clicando nos links abaixo:
REVIT 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!
REVIT 2021! CONHEÇA AS NOVIDADES!
REVIT 2022! CONHEÇA AS NOVIDADES!
REVIT 2023! CONHEÇA AS NOVIDADES!
Vamos conferir as novidades da versão 2024!
Recursos gerais
Para deixar mais organizado o review, separei as novidades em algumas categorias, onde vou apresentar o recurso e fazer uma análise dos prós e contras da respectiva ferramenta.
Interface
O Revit sofreu mudanças sutis na sua interface, principalmente quando falamos de cores e linhas de divisão dentro do painel Propriedades.
Em um primeiro momento as alterações não são tão perceptíveis, porém você vai notar que os campos que antes eram separados por linhas pontilhadas agora são separados por linhas finas.
O Navegador de projetos também teve alguns ajustes, com uma representação com tons mais suaves e o campo de pesquisa (antes acessado clicando com o botão direito) esta visível no topo da janela.
Os ícones das ferramentas sofreram pequenos ajustes, principalmente nas cores e tonalidades, ficando bem mais suaves e com um estilo minimalista.
- PRÓS – As cores mais suaves tanto para textos e principalmente ícones ficou bem mais agradável aos olhos, gostei bastante.
- CONTRAS – As linhas do navegador do projeto são em um tom de cinza muito claro, dificultando a visualização em alguns monitores.
Novos modelos de amostra
Agora sim temos modelos de amostra relevantes, que conseguem apresentar todo o potencial do que o Revit é capaz de fazer.
Temos agora modelos de Arquitetura, Estrutura, Elétrica, HVAC e Tubulações. E os arquivos são super completos, com diversas plantas, cortes, vistas e folhas. Navegar pelos arquivos é um verdadeiro aprendizado.
- PRÓS – Os arquivos de amostra são super completos, onde podemos aprender muito tanto sobre as potencialidades de trabalho dentro do Revit como o processo de documentação.
- CONTRAS – Senti falta de um novo projeto simples, para mostrar que é possível fazer qualquer porte de projeto, obras imensas ou mesmo uma pequena residência.
Modo escuro
Finalmente! O Revit incluiu o modo escuro, que com certeza vai dividir opiniões (eu confesso que adorei!).
A primeira vista parece que estamos usando o AutoCAD, mas não se assuste, ainda estamos no Revit. Para configurar o Revit para o modo escuro basta ir até a aba Arquivo e clicar no campo Opções.
Na janela Opções, vá até o campo Cores e em Tema ativo da IU selecione a opção Escuro.
Observe que tanto as ferramentas como a área de trabalho ficam com o tema escuro.
Mas é possível “mesclar” o tema. basta ir até a aba Vista, no campo Janelas temos a opção Tema da tela.
Clicando em Tema da tela é possível manter as ferramentas no tema escuro e deixar a área de trabalho no tema Claro.
Também é possível manter o tema claro (voltando em opções) e deixar apenas a área de trabalho no tema escuro.
- PRÓS – A opção de personalização das cores é excelente, uma vez que tons muito claros podem deixar a tela cansativa, o que impacta no seu rendimento, afinal passar o dia inteiro olhando para uma tela já é cansativo, então qualquer ajuda é bem vinda.
- CONTRAS – Tudo bem que é possível configurar, mas um tema “intermediário”, com tons de cinza escuro e grafite também seria bem vindo.
Template multidisciplinar
Agora temos uma opção de template multidisciplinar, uma excelente adição aos templates básicos.
Se você, assim como eu, tem o hábito de usar o Revit em português, ele não está visível entre as opções padrão, que temos acesso ao clicar em Novo projeto.
O mesmo esta na pasta de templates em “inglês”, então clique no botão Procurar e na janela Escolher o modelo clique para ir um nível acima na hierarquia das pastas.
Agora acesse a pasta English.
Agora basta selecionar o Template Default-Multi-Discipline-Metric.
Pronto, basta clicar em Abrir e depois em Ok para acessar o template Multidisciplinar.
Assim como qualquer template não temos nada de “mágico”, o que ele nos oferece é uma estrutura organizacional por disciplinas e algumas folhas e também temos um maior volume de famílias carregadas, agilizando o fluxo de trabalho.
- PRÓS – Um template Multidisciplinar realmente fazia falta, sendo uma importante adição aos templates básicos.
- CONTRAS – Achei bem ruim não ter ele disponível junto com as opções do idioma Portugues, sendo um recurso interessante que pode passar despercebido por um profissional desavisado.
Tabela de Nuvem de revisão
Agora é possível criar uma tabela contendo as nuvens de revisão do seu projeto.
De acordo com o volume de informação de um projeto, temos proporcionalmente um maior número de revisões, o que pode exigir um controle mais refinado, sendo uma importante adição aos recursos do Revit.
O processo é o mesmo que utilizamos para a criação de qualquer Tabela, basta ir até a aba Vista e no campo Criar clique em Tabela, selecionando a opção Tabela/quantidades.
Na janela Nova tabela, observe que agora temos a categoria Nuvens de Revisão, basta selecionar esta opção em clicar em ok.
Observe que em Propriedades de tabela temos apenas as opções de campos comentários, Marca e revisão. Mas parando para pensar, é mais que suficiente, afinal não queremos ficar eternamente revisando um projeto a ponto de perder tempo com um super gerenciamento de revisões.
Finalizando as configurações agora é só gerenciar os revisões do seu projeto.
- PRÓS – Gerenciar as revisões do projeto é uma etapa delicada e uma tabela pode se mostrar muito útil neste processo.
- CONTRAS – Em um primeiro momento não observei problemas neste recurso.
Revit My Insights
Agora temos na tela inicial do Revit o campo My Insights, que são informações pessoais baseadas no seu uso do Revit.
Estas opções podem ser acessadas diretamente na tela inicial clicando no campo My Insights.
Se você acabou de instalar o Revit, provavelmente não terá muito o que mostrar, de forma que serão exibidas algumas dicas.
Mas depois de um tempo o campo vai sendo preenchido com diversas informações.
Abaixo uma lista com as principais informações geradas:
- Relatórios de estatísticas de arquivos de desenho e de desempenho de aplicativos
- Relatório de uso do resumo de comandos
- Recomendações de recursos e comandos
- Caminhos de aprendizagem e dicas
- Recomendações de macros de comandos
Com certeza uma ferramenta muito interessante, mas que vou precisar de mais tempo para ter uma ideia melhor dos recursos apresentados.
- PRÓS – Ter uma lista de insghts baseado no seu fluxo de trabalho é uma possibilidade muito interessante e com certeza vai agregar muito.
- CONTRAS – Este é um recurso que precisa de um tempo de uso para avaliar os prós e contras.
Livro de cores (Pantone e Ral)
As opções de cores do Color Picker sofreram uma grande melhoria, com a atualização da cartela de cores da Pantone e a adição das opções Ral.
Para acessar este painel basta acessar este painel basta entrar em qualquer material, para isso vá até a aba Gerenciar, painel Configurações e clicar no campo Material.
Acesse qualquer material ou crie um novo e clique no campo Cor.
Dentro da janela Cor clique no campo Livro de cores.
A nova janela Livro de cores parece mais simples porém é muito mais completa.
Observe que temos agora uma lista que pode ser acessada logo no primeiro campo.
- PRÓS – A lista de cores antiga estava muito desatualizada e esse novo leque de opções é muito bem vindo, uma vez que padronizar as cores dos elementos e estruturas de um projeto é uma etapa de extrema importância e cuidado.
- CONTRAS – A janela poderia ser mais robusta, exibindo as cores de uma melhor forma.
Abrir folha a partir da vista
Este é o tipo de recurso que eu gosto, simples mas extremamente prático. Agora você pode abrir uma folha a partir de uma vista.
Obviamente, a única condição é que a vista já esteja inserida em uma folha. Isso pode ser conferido no Navegador de projeto, conferindo se o ícone da vista esta azul (recurso incorporado a versão Revit 2023.
Na vista, clique com o botão direito em qualquer parte da tela e selecione a opção Abrir folha.
Mais simples que isso impossível.
- PRÓS – Este simples recurso economiza um tempo inacreditável, principalmente em projetos que você recebe, onde você não faz ideia da folha onde a vista foi inserida.
- CONTRAS – Esse recurso deveria existir a mais tempo.
Redimensionar altura das linhas da tabela
Ao inserir tabelas em uma folha muitas vezes precisamos ajustar a altura das linhas, para que a informação seja exibida com uma melhor clareza.
Pronto. Imediatamente a altura da linha é ajustada.
- PRÓS – Um recurso simples mas de extrema praticidade.
- CONTRAS – Não identifiquei problemas com este recurso.
Redimensionar caixas de diálogo
Agora é possível redimensionar as caixas de dialogo do Revit, uma dor de cabeça antiga que foi resolvida.
Para redimensionar basta clicar no canto inferior direito, manter o botão pressionado e arrastar.
- PRÓS – Uma solução simples para um problema simples.
- CONTRAS – Nenhum problema encontrado com este recurso.
Inserir múltiplas vistas ou tabelas em uma folha
Ao invés de inserir vista por vista ou tabela por tabela em uma folha, você pode selecionar múltiplas vistas e arrastar para a sua folha de projeto.
Basta manter a tecla Ctrl pressionada para selecionar múltiplas vistas ou tabelas, em seguida arrastar para a folha desejada.
- PRÓS – Essa funcionalidade economiza um tempo precioso, agilizando o processo de trabalho.
- CONTRAS – Deve-se evitar carregar vistas muito pesadas, pois assim você fica sujeito a travamentos, que vão depender da capacidade de processamento do seu computador.
Ordenar elementos 2D dentro de famílias
Dentro de uma família, em alguns casos, precisamos criar Regiões preenchidas, de forma que agora é possível controlar a ordem de exibição desses padrões de preenchimento.
O recurso na verdade já existia, que é a ferramenta ordenar, a novidade em si é que antes essa ferramenta não estava disponível dentro do editor de famílias e agora ele foi incorporado.
- PRÓS – Um recurso indispensável que finalmente foi incorporado ao editor de famílias.
- CONTRAS – Sem maiores problemas, acho apenas que demorou muito para ser incorporado.
Mover vistas alinhadas a folha
Agora é possível selecionar vistas inseridas em uma folha e movê-las para outra folha, porém respeitando o seu alinhamento.
O processo é simples, porém é necessário que as folhas tenham o mesmo tamanho, afinal a proposta é justamente manter o alinhamento.
Para isso vá até a folha onde estão as vistas que serão movidas e selecione quantas vistas quiser (mantenha ctrl pressionado para selecionar múltiplas vistas). Em seguida clique com o botão direito e selecione a opção Mover alinhado a folha.
Será exibida a janela Selecionar folha. Aqui basta encontrar a folha que irá receber as vistas e clicar em Ok.
Pronto, vistas movidas e devidamente alinhadas.
- PRÓS – Organizar as vistas na folha nem sempre é uma tarefa fácil, sendo que muitas vezes precisamos remover uma vista de uma folha para inserir em outra, de forma que esta ferramenta é muito bem vinda.
- CONTRAS – A ferramenta não é exatamente “inteligente”, seria legal um aprimoramento para ela conseguir mover para diferentes formatos de folha.
Melhorias diversas
temos também outras pequenas melhorias incorporadas a versão Revit 2024, que são:
- Parâmetros em ordem alfanumérica – agora os parâmetros de tipo ou instância são organizados em ordem alfanumérica, e não mais pela ordem na qual foram criados.
- Modelos de coordenação – seus elementos são selecionáveis e também podem ser linkados a partir do BIM 360 e ACC.
- Caixa de escopo – Em suas propriedades temos agora um parâmetro para controle de altura.
- Filtros – agora temos suporte a parâmetros de elevação.
Recursos de Arquitetura
Deixei uma seção exclusiva para novos recursos dentro das ferramentas de arquitetura, que tiveram grandes novidades e uma série de outras melhorias.
Sólido Topográfico (Terreno)
Aqui temos uma das maiores novidades do Revit 2024, a ferramenta terreno foi totalmente reformulada, inclusive seu nome agora é Sólido Topográfico.
A ferramenta Sólido topográfico conseguiu agregar mais recursos e ao mesmo tempo ficar bem mais simples de manusear, o que deve agradar a maioria dos profissionais.
Clicando em Sólido topográfico temos as opções Criar do esboço (que permite desenhar o terreno) e Criar da importação (cria o terreno a partir de um arquivo CAD ou CSV).
Selecionando o Criar do esboço temos acesso ao modo croqui, e podemos criar o terreno de maneira similar a um piso arquitetônico, onde temos acesso as ferramentas da aba Modificar | Criar limite do sólido topográfico.
A única regra aqui é desenhar um perímetro fechado, ou seja, podemos desenhar qualquer formato de terreno e inclusive definir uma inclinação. Outro detalhe é que agora temos “famílias” de terrenos, disponíveis na aba Propriedades.
Em Propriedades de tipo, podemos configurar os tipos de camada do terreno. Vou pegar o sólido topográfico Pradaria, que já vem com algumas camadas.
Observe que as camadas funcionam como em um piso, porém temos uma camada “variável”, que corresponde ao solo em si. Criei um terreno retangular simples e usando a caixa de corte é possível visualizar as suas respectivas camadas.
Ao selecionar o terreno, temos acesso a aba Modificar | Sólido topográfico, que oferece algumas ferramentas que permitem a edição da forma e outros ajustes.
As ferramentas de edição da forma são as mesmas opções encontradas na de piso arquitetônico, o que é ótimo, uma vez que permite adicionar pontos ou editar pontos existentes.
Clicando em Modificar subelementos temos mais opções disponíveis no campo Adicionar ponto, onde podemos definir a partir de que nível as alturas serão trabalhadas e qual a altura dos novos pontos.
Com poucos cliques é possível modificar o terreno.
Caso o terreno tenha uma superfície curva é possível definir no painel Propriedades a Condição da aresta.
Clicando na opção Condição de aresta curvada temos acesso a duas opções: Conformidade com a curva ou Projetar para o lado.
Para apresentar as diferenças criei um terreno mais “exagerado”, onde apliquei as duas opções. Observe que a opção Conformidade com a curva adapta o terreno a curvatura, já a opção Projetar para o lado prioriza a planicidade da superfície.
Outro processo muito comum é a criação de um terreno a partir de um arquivo CAD.
O processo aqui é o mesmo, basta clicar em Criar da importação e selecionar o arquivo CAD que foi importado como base.
Como o terreno agora se comporta como um sólido, é possível cortar o terreno com base em uma massa. Vou criar uma massa de vazio e fazer efetuar o corte em relação ao terreno.
Com a ferramenta Corte é possível fazer a subtração do vazio em relação ao terreno.
Porém ainda sinto falta da ferramenta Plataforma de construção, pois com ela era possível fazer um “nivelamento” do terreno, onde nesta nova versão podemos ter alguns problemas.
Agora vamos para a parte “estranha”. Carreguei um terreno com uma plataforma de construção desenvolvido na versão Revit 2023. Em um primeiro momento imaginei que o Revit ia converter a plataforma em piso, porém veio como plataforma mesmo.
Parte estranha 2, ao utilizar a ferramenta Criar similar (Atalho CS), eu consegui ativar a ferramenta Plataforma de construção!
Procurei e não encontrei a ferramenta Plataforma de construção, o que me leva a entender que ela não foi exatamente “removida”, mas sim desligada.
- PRÓS – Sem dúvidas a ferramenta Sólido topográfico está a anos luz a frente da sua antecessora, oferecendo grande flexibilidade e liberdade na elaboração de terrenos.
- CONTRAS – A ferramenta plataforma de construção tinha suas limitações mas deveria ter permanecido.
Caminho do sol visível na perspectiva
A visualização do caminho do sol agora esta disponível na perspectiva.
Com esta possibilidade agora podemos criar vistas mais dinâmicas do percurso do sol.
- PRÓS – Um recurso simples mas muito bem vindo.
- CONTRAS – Os campos de edição de data e horário não ficam disponíveis na vista 3D, mas nada que não possa ser resolvido acessando o painel Configuração do sol.
Estudo solar com mais opções de intervalo de tempo
A ferramenta de estudo solar ganhou mais opções de intervalo de tempo, o que proporciona um melhor resultado nas animações.
Quando fazemos um estudo solar no Revit podemos escolher o intervalo de tempo com o menor intervalo possível de 15 minutos. Para múltiplos dias isso era excelente, mas para o estudo de dia único era rápido demais. Agora podemos escolher temos menores de até 15 segundos.
Confesso que 1 minuto já é mais do que suficiente para gerar um resultado muito bom.
- PRÓS – As animações de estudo solar agora conseguem ser mais suaves, sem a necessidade de edição.
- CONTRAS – As sombras ainda ficam “quadriculadas” em alguns momentos.
Estilo de visualização: Texturas
Temos melhorias nos estilos de visualização e a adição do estilo Texturas.
Agora temos uma nova opção de estilo de exibição chamada Texturas, que oferece um resultado muito parecido com o realista, porém com um tempo de resposta muito rápido, oferecendo uma qualidade satisfatória.
- PRÓS – Velocidade é um fator crucial quando estamos desenvolvendo um projeto e a adição de um estilo visual com bom acabamento e melhor tempo de resposta será muito bem vindo.
- CONTRAS – O painel de estilos visuais poderia oferecer controles mais refinados, permitindo principalmente alterar as linhas de contorno (ou desligá-las) tanto na espessura como nas cores de forma mais rápida, sem a necessidade de personalizações complexas.
Alinhar hachuras de piso
Hachuras de piso sempre foram uma dor de cabeça, afinal qualquer plano inclinado já é o suficiente para criar um desalinhamento.
Agora o comando Alinhar consegue corrigir este problema, basta ativar a ferramenta e observar que na aba Modificar | Alinhar temos a opção Padrão.
O campo Padrão permite escolher entre Superfície completa (Alinha todas as hachuras da superfície) ou Face selecionada (alinhando apenas as faces que você escolher).
Agora basta clicar na linha de referência e na linha que deve ser corrigido o alinhamento.
- PRÓS – Uma solução simples para um problema “chato”.
- CONTRAS – Mesmo selecionando a opção superfície completa precisei alinhar mais de uma vez para que todas as faces fossem corrigidas, talvez a ferramenta ainda precise de refinamento.
TwinMotion para Revit
O Twinmotion esta integrado ao Revit desde a versão 2023.1, mas tivemos algumas melhorias.
Provavelmente quando você clicar para iniciar o Twinmotion será exibida uma mensagem informando que ele não está instalado. Mas basta acessar a sua conta e fazer o download.
Faça login na sua conta e pode fazer o download.
Este é um conteúdo que pretendo tratar a parte, então em breve farei uma publicação completa sobre o tema.
- PRÓS – Finalmente uma solução de render integrada ao Revit!
- CONTRAS – 30 gigas do Revit e outros 30 giga para o Twinmotion, mais 30 gigas do windows inviabilizam um HD SSD de 120 gb, então prepare um belo computador para usar estes recursos integrados.
Estrutura, sistemas, coordenação e API
Uma outra leva de melhorias e novos recursos foram incorporados a versão Revit 2024, onde podemos nos concentrar nas ferramentas paras estruturas, sistemas e API. Aqui vou ser mais direto nas apresentações, pois temos muita coisa.
Melhorias para armaduras e vergalhões
Agora você pode escolher como fazer o alinhamento das barras no conjunto paralelas a face.
Isso proporciona um leque de possibilidades mais “alinhado” com situações reais em uma obra.
Desenho de armadura: Detalhe da curvatura em desenhos
Adicione detalhes de curvatura de armadura em vistas de planta, corte e elevação, dentro ou fora de uma região de recorte da vista. Para isso basta usar as ferramentas disponíveis na faixa de opções.
Estes detalhes também podem ser incorporados a tabelas.
Alterar orientação do estribo para distribuição alinhada
Agora é possível alterar a orientação do estribo para o vergalhão de forma livre, basta pressionar a tecla espaço. Lembrando que isso se aplica apenas aos estribos fechados no conjunto.
Modelo analítico de energia: vista 3D
Use uma vista 3D para exibir somente os elementos selecionados em uma caixa de corte, filtros de vista ou Sobreposições de visibilidade/gráficos, quando você gerar o modelo analítico de energia.
Atualização do Dynamo 2.17
E a versão do Revit 2024 não poderia deixar de apresentar também uma atualização do Dynamo, que chega em sua versão 2.17 com uma série de melhorias. Vou listar as principais:
- Preenchimento automático de nós aprimorado.
- Novas configurações do Dynamo com importação/exportação e implantação.
- Documentação atualizada dos nós no produto.
- Inserir gráfico em um espaço de trabalho aberto.
- Os nós Watch 3D mostrarão a geometria mesmo se a visualização do nó estiver desativada.
- Tamanhos de fonte padrão para estilos de grupo.
- Localizar nó conectado.
- Novos gráficos de amostra..
- Inspecionar problemas de gráfico no Reprodutor do Dynamo.
- Visualizar dependências de gráfico no Reprodutor do Dynamo.
- Saídas de imagem.
- Pastas do Reprodutor do Dynamo no arquivo de configurações do Dynamo.
- A posição do Reprodutor do Dynamo é redefinida para evitar sair da tela.
- Reprodutor clássico removido.
Vincular modelos de coordenação
Agora você pode vincular arquivos do Navisworks (NWD ou NWC) diretamente às vistas do Autodesk Docs sem a necessidade de fazer download do arquivo.
Isso permite a realização de uma verificação cruzada entre modelos de várias disciplinas e fases de um projeto, sendo possível inclusive a comparação visual 3D.
Pontos de snap para modelos de coordenação
Agora é possível usar os snaps de modelos de coordenação, facilitando a modelagem ou mesmo para posicionar o modelo de coordenação.
Mapeamento IFC
Agora é possível fazer o mapeamento IFC diretamente nos elementos do seu projeto. Basta selecionar o objeto e no painel de Propriedades clicar no campo Exportar IFC como.
Será exibida a janela Selecionar exportar como esquema IFC.
Como selecionei uma parede vou marcar o campo IfcWall e na coluna a direita selecionar SolidWall.
1° de abril!
E uma novidade que deixou a galera super empolgada foi a possibilidade de salvar o seu projeto em versões anteriores do Revit.
O único problema foi a data da publicação…
Achei divertido e fiquei com inveja de não ter tido essa ideia antes. rs!
Existem uma série de motivos para o Revit não salvar o projeto em versões anteriores, o que deixa muitos profissionais extremamente frustrados, mas farei uma publicação sobre este tema em breve.
CONCLUSÃO
Acredito que com isso você consiga ter um panorama amplo de todas as novidades do Revit 2024, que com certeza uma coisa ou outra pode ter ficado de fora, mas a proposta é deixar você por dentro das principais novidades.
As atualizações do Revit 2024, de uma forma geral, foram muito boas, além de várias delas serem solicitações que os próprios profissionais fizeram a Autodesk, o que mostra que há uma preocupação com o público que utiliza suas ferramentas.
Claro que sempre tem o que melhorar, de forma que eu particularmente não gosto de “versões anuais”, afinal isso não é vídeo game (que inclusive, é um mercado muito sério nos dias de hoje). Criaram ou melhoraram algo? Lancem IMEDIATAMENTE, afinal o mercado tem pressa.
E você, o que achou? Sentiu falta de algum recurso? Deixe o seu comentário!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!