Paredes com perfis incorporados no Revit podem conter elementos como extrusões e frisos incorporados a estrutura da parede, proporcionando um amplo leque de possibilidades ao seu projeto. Aprenda agora!
A ferramenta parede no Revit é uma das mais versáteis opções que temos, de forma que costumo dizer que seria possível fazer um curso exclusivamente falando das diversas possibilidades de configuração e personalização.
Além da possibilidade de se configurar diferentes camadas, podemos atribuir molduras e frisos em sua estrutura, permitindo as mais variadas tipologias em seu projeto, como por exemplo, em prédios históricos.
Realmente pode sim, porém será necessário inserir a parede e inserir cada friso e moldura manualmente, processo que pode ser demorado e consumir um tempo precioso!
Caso não saiba como trabalhar com as ferramentas Parede: Moldura e Parede: Friso, vou deixar o link para um artigo completo logo abaixo:
Com a combinação correta dos perfis, é possível criar uma parede com molduras e frisos incorporados, onde com poucos cliques já temos todos os detalhes necessários da nossa parede.
Em um primeiro momento, pode parecer complicado criar este tipo de parede, mas pra falar a verdade é muito simples! Vamos entender como inserir cada um destes elementos.
Paredes com perfis incorporados
Antes da criação da parede precisamos criar os perfis que serão incorporados a família da parede, lembrando que cada moldura ou friso são famílias independentes, ou seja, para cada perfil é necessário a criação de uma família de perfil.
Para criar as famílias do seus perfis vá até a aba Arquivo, selecione a opção Novo e clique em Família.
No navegador, localize o arquivo Perfil métrico.
Observe que temos um novo conjunto de ferramentas, lembrando que aqui vamos criar o formato do perfil, isto é um desenho 2D.
Todo este conjunto de ferramentas e o processo de criação de perfis personalizados foi apresentado em outra publicação, então se quiser aprender em detalhes o processo de criação de um perfil vou deixar o link para o artigo logo abaixo:
PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO
Mas o processo é bem simples, basta ir ao painel Detalhe e clicar em Linha, assim temos acesso a aba Modificar | Colocar linhas e no painel Desenhar temos todas as ferramentas de desenho que precisamos.
Lembre-se que você deve criar um único perfil por arquivo e que o desenho deve ser um perfil completamente fechado para que ele funcione. Finalizado o desenho salve o arquivo, vá ate o painel Editor de família e carregue o perfil para dentro do seu projeto.
Um ponto interessante aqui é que a partir do momento que os perfis foram carregados no projeto você pode configurar sua parede sem a necessidade de criar a moldura. Desta forma podemos ir diretamente para a aba Arquitetura e acessar a ferramenta Parade.
Em seguida vamos até a paleta Propriedades e clicamos em Editar tipo.
Na janela Propriedades de tipo, vamos clicar em Duplicar, para criarmos nossa parede personalizada.
Criada a parede vamos até o campo Construção e em Estrutura clique em Editar.
Nesta primeira etapa não tem muito segredo, crie as camadas que compõem a sua parede normalmente. No meu caso é uma parede maciça de tijolos, coloquei uma única camada com 30 centímetros.
Agora vamos para a etapa de configuração das molduras da nossa parede. Observe que na parte inferior da tela temos um campo chamado Modificar estrutura vertical (somente na visualização do corte).
Note que os campos estão todos bloqueados. Isso acontece devido a visualização da parede ser uma vista em planta baixa. Para alterar isso basta ir na janela lateral onde temos a vista em planta da parede e no campo inferior trocar para Corte: Modificar atributos de piso.
Observe que a imagem de amostra passou a exibir a parede em um corte vertical e o campo Modificar estrutura vertical (somente na visualização do corte) está habilitado.
Dentre as opções disponíveis vamos nos concentrar na Extrusão por percurso.
Ao clicar em Extrusão por percurso temos acesso a janela Molduras de parede, onde podemos inserir quantos tipos de moldura forem necessários na nossa parede.
Observe que temos uma lista de opções de configurações, porém não há nenhum perfil carregado. Caso você ainda não tenha carregado os perfis clique em Carregar perfil. Caso já tenha perfis carregados no seu projeto, clique em Adicionar.
Como já deixei os perfis carregados vou clicar em Adicionar. Observe que uma linha é inserida, porém na coluna Perfil foi carregado um perfil padrão. Vamos escolher um novo tipo de perfil e conferir quais opções de configurações nós temos.
Perfil
O campo Perfil permite escolher um tipo de perfil que já tenha sido carregado no seu projeto.
No meu caso, vou começar pelo Perfil Superior.
Material
Permite definir o material que será aplicado ao perfil. Você pode criar um novo material ou selecionar um material existente na sua biblioteca de materiais.
Distância
Configura a altura em que o perfil será posicionado na parede. É importante observar que esta altura é considerada a partir da coordenada absoluta da família do perfil.
Como assim?
Quando criamos uma família de perfil, temos dois planos de referência interseccionados. A coordenada absoluta fica no encontro destes planos. A partir deste ponto que o perfil é inserido, que também podemos chamar de ponto de inserção.
Com isso podemos controla a distância (altura) do perfil em relação ao seu ponto de inserção.
De seria o “de onde” se inicia o posicionamento do perfil. Você pode inserir o perfil na parte inferior (Base) ou da parte superior (Topo).
Importante! Quando escolher a opção Topo, os valores de Distância continuam a ser contabilizados a partir do ponto de inserção e você deve trabalhar com valores negativos.
Outro detalhe importante é que dependendo de onde o ponto de inserção foi definido, pode ser necessário inserir um valor negativo para corrigir o alinhamento do perfil em relação ao final da parede. No meu caso precisei descontar o valor da altura (-0,34m).
Orientação
Orientação só pode ser visualizada caso a parede tenha algum tipo de inclinação. Ao selecionar a opção Perpendicular à face acompanhará a inclinação da parede, já com a opção Paralelo ao chão o perfil ignora a inclinação da parede.
Lado
Lado define se o perfil será posicionado na face interna ou externa da parede.
Deslocamento
Deslocamento permite definir uma distância horizontal do perfil com base no seu ponto de inserção. Você pode trabalhar com valores positivos ou negativos.
Recuo
Recuo define uma “folga” do perfil quando temos portas ou janelas hospedadas na parede.
Cortar a parede
Cortas a parede cria uma cavidade na parede removendo o material para que o perfil possa ser inserido dentro dela.
Lembrando que o perfil precisa ficar interseccionado a parede para que isso aconteça. No meu caso tive que aplicar um deslocamento.
Cortável
Cortável permite que caso algum elemento fique interseccionado ao perfil, como uma porta ou uma janela, o perfil seja cortado apenas no trecho em que acontece essa intersecção.
Caso a opção Cortável seja desabilitada, sempre que acontecer uma intersecção no perfil ele será interrompido.
Apresentadas todas as opções vou inserir todos os perfis na minha parede e configurá-los adequadamente.
Além dos perfis é possível inserir Frisos na parede, vamos conferir este recurso.
Paredes com frisos incorporados
Criar uma parede complexa com frisos segue a mesma base dos frisos, de forma que também precisamos carregar os perfis dentro do projeto atual. Neste exemplo vou trabalhar com um friso retangular simples.
Para adicionar os frisos a parede, você precisa acessar a aba Arquitetura e no painel Construir clicar em Parede.
Em seguida vamos até a paleta Propriedades localize a parede desejada e clique em Editar tipo.
Na janela Propriedades de tipo localize o campo Parâmetros de tipo e clique em Estrutura > Editar.
Em Editar montagem, localize o campo Modificar Estrutura vertical (somente na visualização em corte). Lembre-se que se os botões estiverem desabilitados você precisa alterar a vista para Corte.
Desta vez vamos utilizar o botão Frisos, clique sobre ele.
Será exibida a janela Frisos. Aqui podemos carregar novos perfis ou utilizar perfis existente. Clique em Adicionar.
Observe que uma nova linha é adicionada, onde podemos selecionar o tipo de perfil e fazer uma série de ajustes.
Em comparação a Moldura de parede temos menos opções, mas elas são suficientes para todas as configurações que precisamos fazer. Vamos conferir as opções.
Perfil
Em Perfil podemos escolher o tipo de perfil que vamos utilizar. Observe que o Revit não faz diferenciação entre os tipos de perfis, então cuidado para não selecionar um perfil que deveria ser usado como Moldura.
Distância
Distância determina a altura em que o perfil será posicionado na parede. Lembrando que a altura é considerada a partir da coordenada absoluta da família do perfil.
De
De seria o “de onde” se inicia o posicionamento do perfil. Você pode inserir o perfil na parte inferior (Base) ou da parte superior (Topo).
Orientação
Orientação só pode ser visualizada caso a parede tenha algum tipo de inclinação. Ao selecionar a opção Perpendicular à face acompanhará a inclinação da parede, já com a opção Paralelo ao chão o perfil ignora a inclinação da parede.
Lado
Lado define se o perfil será posicionado na face interna ou externa da parede.
Deslocamento
Deslocamento permite definir uma distância horizontal do perfil com base no seu ponto de inserção. Você pode trabalhar com valores positivos ou negativos.
Inverter
Inverter faz um espelhamento do perfil no sentido vertical.
Recuo
Recuo define uma “folga” do perfil quando temos portas ou janelas hospedadas na parede.
Apresentadas as opções, podemos inserir todos os frisos necessários em nossa parede.
OBSERVAÇÃO! Utilizei a ferramenta pintura para alterar a cor da face interna onde posicionei os frisos. Não conhece esta ferramenta? Vou deixar o link dela logo abaixo:
Editando frisos e perfis incorporados
Apesar dos frisos e perfis serem incorporados as paredes, é possível fazer uma série de edições. Observe que ao selecionar a parede temos uma alça de manipulação para cada um dos perfis.
Por padrão um perfil é inserido por toda a extensão da parede, porém com essas alças você pode alterar o comprimento do perfil, onde basta selecionar, manter o cursor do mouse pressionado e arrastar na direção desejada.
Mas eu consigo digitar um valor de comprimento do perfil?
Consegue, porém é necessário entender que ao digitar um tamanho, esse passará a ser o valor do comprimento total do perfil. Por exemplo, se você arrastar a alça do perfil e digitar 1,00m o comprimento total do perfil será de 1,00m.
Outro ajuste que pode ser realizado é a virada do perfil no canto da parede. Observe que partir do momento em que selecionamos uma parede que contenha perfis incorporados, na aba Modificar | Paredes temos o painel Varredura de parede disponível.
Clicando em Modificar retornos é possível ir até a face lateral do perfil e ativar a “virada” dele.
CONCLUSÃO
Paredes complexas no Revit oferecem maior velocidade no processo de composição do seu projeto, incorporando elementos como frisos e molduras, poupando você do trabalho de inseri-los manualmente.
Tem alguma dúvida no processo trabalho com paredes com perfis incorporados ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!