MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Rodapé, roda-teto e frisos

Rodapé, roda-teto e frisos são recursos muito utilizados em qualquer projeto, principalmente com perfis personalizados. Aprenda agora!

Uma dúvida muito comum entre profissionais iniciantes é sobre como criar elementos como rodapés, roda-tetos ou frisos. O Revit conta com duas ferramentas para isso, Parede moldura e parede friso.

rodapé-rodateto-friso

As ferramentas Parede: Moldura e Parede: friso geram famílias hospedeiras, isto é, elas funcionam de forma similar com portas e janelas, ficando hospedadas em uma parede. Importante lembrar que para utilizar estas ferramentas é necessário utilizar ou a vista 3D ou uma elevação frontal da parede que você deseja aplicar.

Vamos conhecer como cada uma dessas ferramentas funcionam.

PAREDE: MOLDURA

O processo é muito simples, basta você clicar na ferramenta e mover o cursor sobre a parede para que a moldura ou o friso sejam inseridos na parede. Após clicar o friso é inserido.

rodapé-rodateto-friso

Antes de inserir uma moldura é possível fazer alguns ajustes. Para isso clique na ferramenta Parede: Moldura e na aba de contexto, Modificar|Colocar moldura de parede e escolha entre Horizontal e Vertical.

rodapé-rodateto-friso

Apesar de simples isso já proporciona um leque interessante de possibilidades.

rodapé-rodateto-friso

Mas e se eu não quiser que a moldura ocupe a parede inteira?

Simples, ao selecionar uma moldura já inserida, serão exibidas duas alças de manipulação, uma em cada extremidade.

rodapé-rodateto-friso

Você pode mover a moldura para a posição que você preferir, porém observe que ele não oferece uma cota temporária, o que pode gerar alguma dificuldade para alterar o tamanho/posição do friso com precisão.

rodapé-rodateto-friso

Uma boa opção para resolver este problema é criar um plano de referência na localização desejada e usar o comando Alinhar.

rodapé-rodateto-friso

Quer saber mais sobre planos de referência? Acesse a publicação abaixo:

PLANOS DE REFERÊNCIA

Certo, mas e a altura?

A altura também pode ser ajustada tanto selecionando a moldura e utilizando a cota temporária bem como acessando o painel de Propriedades.

rodapé-rodateto-friso

Um outro recurso interessante dentro da janela Propriedades, é a possibilidade de configurar o deslocamento da parede, porém seja sensato, deixar a moldura flutuando ou afundada dentro da parede não é a solução mais interessante. Claro que tudo depende do contexto.

rodapé-rodateto-friso

Um outro “probleminha” que pode acontecer é você precisar inserir mais de uma moldura em uma mesma parede e o cursor do mouse ficar com símbolo de proibido.

rodapé-rodateto-friso

A solução é bem simples. Vá até a aba Modificar|Colocar moldura de parede e clique na opção Reiniciar varredura da parede.

rodapé-rodateto-friso

Com isso você consegue inserir quantas molduras precisar na mesma parede.

rodapé-rodateto-friso

Um outro recurso muito interessante é que você pode utilizar a mesma moldura percorrendo múltiplas paredes. O processo é muito simples, basta inserir uma moldura na primeira parede e ir clicando nas paredes seguintes que a moldura é inserida de forma conectada.

rodapé-rodateto-friso

Também é possível remover um segmento desta sequência. Selecione o perfil e na aba Modificar|Moldura de parede clique na opção Adicionar/Remover paredes.

rodapé-rodateto-friso

Agora basta clicar na parede que você quer que a moldura não seja inserida.

rodapé-rodateto-friso

Agora um problema que provavelmente você vai ter que resolver. A ferramenta Parede: Moldura não insere moldurar em “topo” de parede, o que pode render uma saia justa no seu projeto.

rodapé-rodateto-friso

Para solucionar este problema podemos recorrer a opção Modificar retornos. Selecione o perfil desejado e no painel Modificar|Moldura de paredes, clique em Modificar retornos.

rodapé-rodateto-friso

O processo é simples. Clique no topo do perfil que você deseja fazer a “virada”. Em seguida selecione a alça para puxar e preencher o espaço até dar o acabamento.

rodapé-rodateto-friso

PAREDE: FRISO

A ferramenta Parede: Friso tem praticamente os mesmos recursos que a ferramenta Parede: Friso, a diferença é apenas o resultado, que ao invés de uma moldura nós temos um recorte na parede, ou como o próprio nome da ferramenta diz, um friso.

rodapé-rodateto-friso

Um aspecto que nem todos estão acostumados é que no Revit esses elementos são “vazios sólidos”, ou seja, apesar de termos um recorte na parede gerando o friso, temos neste espaço um elemento sólido selecionável. Isso permite selecionarmos o perfil e fazermos as edições que forem necessárias, por exemplo, alterar o seu comprimento.

rodapé-rodateto-friso

De resto, todos os recursos apresentados na ferramenta Parede:Moldura podem ser aplicados na ferramenta Parede: Friso.

Agora vamos aprender a criar perfis personalizados (Afinal esses disponíveis são feios demais!).

PERFIS PERSONALIZADOS

Você deve ter notado que não temos muitas opções de molduras e frisos (na verdade só temos uma de cada), então vamos entender como criar perfis personalizados.

No Revit, os perfis também são famílias, então vamos criar uma família para o nosso novo perfil. Vá até a aba Arquivo, clique em Novo e selecione Família.

rodapé-rodateto-friso

Localize a opção Perfil métrico e clique em abrir.

rodapé-rodateto-friso

Observe que temos um novo ambiente de trabalho onde temos novas abas com recursos voltados a criação da nossa família de perfil.

rodapé-rodateto-friso

No centro da área de trabalho temos dois planos de trabalho que a intersecção deles esta indicando o centro da área de trabalho. Esta localização é muito importante, porque este mesmo centro corresponde a posição na qual o perfil será inserido na família de moldura.

rodapé-rodateto-friso

Se observarmos um perfil em 3D, aquela alça de edição (bolinha azul) corresponde exatamente a interseção dos planos de referência, então precisamos desenhar o nosso perfil encostado neste centro para obtermos o resultado desejado.

rodapé-rodateto-friso

Outro detalhe importante são as unidades do arquivo. Por padrão o Revit iniciou o arquivo com a unidade milímetros, então se você quiser alterar as unidades do arquivo basta digitar UN para acessarmos o painel de unidades. No painel você pode alterar para a unidade que preferir. Eu vou trabalhar com centímetros.

rodapé-rodateto-friso

Certo, mas como eu desenho o meu perfil?

É simples. Na aba Criar localize o painel Detalhe e clique no botão Linha.

rodapé-rodateto-friso

Observe que será exibido o painel Modificar|Colocar linhas, aqui teremos o painel Desenho com todas as ferramentas que precisamos para elaborar o desenho do nosso perfil.

rodapé-rodateto-friso

Aqui um cuidado com o excesso de detalhes. Se concentre no principal ao desenhar o seu modelo. No exemplo, vou criar um rodapé simples.

rodapé-rodateto-friso

Detalhes importantes. O seu perfil deve ser um perímetro completamente fechado para que o Revit não gere mensagens de erro. Outra coisa importante é salvar o arquivo de perfil antes de carregá-lo no seu arquivo. Se você carregar o perfil no arquivo antes de salvar o Revit vai usar o nome temporário do arquivo, como por exemplo, Família 1.

Isso é bem ruim porque até você descobrir que o arquivo Família35 é um rodapé e o arquivo Família 43 é um perfil de gesso você vai ter perdido um bom tempo a toa, então, sempre salve o arquivo com um nome adequado.

Para salvar vá até a aba Arquivo, localize a opção Salvar como e clique em Família.

rodapé-rodateto-friso

Após salvar o arquivo temos que carregá-lo no nosso arquivo. Para isso vá até a opção Carregar no projeto e fechar. Assim carregamos o nosso perfil e já fechamos o arquivo ao mesmo tempo.

rodapé-rodateto-friso

Ao voltar para o nosso projeto não vamos perceber muita diferença, mas pode confiar que o perfil já está disponível. Agora precisamos criar uma Família de Moldura. Para isso vá até a aba Arquitetura no painel Construir selecione a ferramenta Parede: Moldura.

rodapé-rodateto-friso

Agora vamos ao painel Propriedades e clicamos em Editar Tipo.

rodapé-rodateto-friso

Agora que estamos na janela Editar Tipo precisamos duplicar a família existente e criar nossa família personalizada. Clique na opção Duplicar e dê um nome adequado. Vou chamar a minha de rodapé.

rodapé-rodateto-friso

Agora a etapa mais importante, precisamos aplicar o perfil a nossa família. No campo Construção, dentro da opção Perfil, use a rolagem e lá no final estará o nosso perfil (no meu caso o Rodapé).

rodapé-rodateto-friso

Agora é só testar o seu perfil personalizado.

rodapé-rodateto-friso

Se quiser saber mais detalhes sobre o processo de criação de perfis acesse a publicação abaixo:

CRIAR PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO

Pronto! Agora você pode criar perfis e frisos personalizados de acordo com as necessidades do seu projeto!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *