Rodapé, roda-teto e frisos

Rodapé, roda-teto e frisos são recursos muito utilizados em qualquer projeto, principalmente com perfis personalizados. Aprenda agora!

Uma dúvida muito comum entre profissionais iniciantes é sobre como criar elementos como rodapés, roda-tetos ou frisos. O Revit conta com duas ferramentas para isso, Parede moldura e parede friso.

rodapé-rodateto-friso

As ferramentas Parede: Moldura e Parede: friso geram famílias hospedeiras, isto é, elas funcionam de forma similar com portas e janelas, ficando hospedadas em uma parede. Importante lembrar que para utilizar estas ferramentas é necessário utilizar ou a vista 3D ou uma elevação frontal da parede que você deseja aplicar.

Vamos conhecer como cada uma dessas ferramentas funcionam.

PAREDE: MOLDURA

O processo é muito simples, basta você clicar na ferramenta e mover o cursor sobre a parede para que a moldura ou o friso sejam inseridos na parede. Após clicar o friso é inserido.

rodapé-rodateto-friso

Antes de inserir uma moldura é possível fazer alguns ajustes. Para isso clique na ferramenta Parede: Moldura e na aba de contexto, Modificar|Colocar moldura de parede e escolha entre Horizontal e Vertical.

rodapé-rodateto-friso

Apesar de simples isso já proporciona um leque interessante de possibilidades.

rodapé-rodateto-friso

Mas e se eu não quiser que a moldura ocupe a parede inteira?

Simples, ao selecionar uma moldura já inserida, serão exibidas duas alças de manipulação, uma em cada extremidade.

rodapé-rodateto-friso

Você pode mover a moldura para a posição que você preferir, porém observe que ele não oferece uma cota temporária, o que pode gerar alguma dificuldade para alterar o tamanho/posição do friso com precisão.

rodapé-rodateto-friso

Uma boa opção para resolver este problema é criar um plano de referência na localização desejada e usar o comando Alinhar.

rodapé-rodateto-friso

Quer saber mais sobre planos de referência? Acesse a publicação abaixo:

PLANOS DE REFERÊNCIA

Certo, mas e a altura?

A altura também pode ser ajustada tanto selecionando a moldura e utilizando a cota temporária bem como acessando o painel de Propriedades.

rodapé-rodateto-friso

Um outro recurso interessante dentro da janela Propriedades, é a possibilidade de configurar o deslocamento da parede, porém seja sensato, deixar a moldura flutuando ou afundada dentro da parede não é a solução mais interessante. Claro que tudo depende do contexto.

rodapé-rodateto-friso

Um outro “probleminha” que pode acontecer é você precisar inserir mais de uma moldura em uma mesma parede e o cursor do mouse ficar com símbolo de proibido.

rodapé-rodateto-friso

A solução é bem simples. Vá até a aba Modificar|Colocar moldura de parede e clique na opção Reiniciar varredura da parede.

rodapé-rodateto-friso

Com isso você consegue inserir quantas molduras precisar na mesma parede.

rodapé-rodateto-friso

Um outro recurso muito interessante é que você pode utilizar a mesma moldura percorrendo múltiplas paredes. O processo é muito simples, basta inserir uma moldura na primeira parede e ir clicando nas paredes seguintes que a moldura é inserida de forma conectada.

rodapé-rodateto-friso

Também é possível remover um segmento desta sequência. Selecione o perfil e na aba Modificar|Moldura de parede clique na opção Adicionar/Remover paredes.

rodapé-rodateto-friso

Agora basta clicar na parede que você quer que a moldura não seja inserida.

rodapé-rodateto-friso

Agora um problema que provavelmente você vai ter que resolver. A ferramenta Parede: Moldura não insere moldurar em “topo” de parede, o que pode render uma saia justa no seu projeto.

rodapé-rodateto-friso

Para solucionar este problema podemos recorrer a opção Modificar retornos. Selecione o perfil desejado e no painel Modificar|Moldura de paredes, clique em Modificar retornos.

rodapé-rodateto-friso

O processo é simples. Clique no topo do perfil que você deseja fazer a “virada”. Em seguida selecione a alça para puxar e preencher o espaço até dar o acabamento.

rodapé-rodateto-friso

PAREDE: FRISO

A ferramenta Parede: Friso tem praticamente os mesmos recursos que a ferramenta Parede: Friso, a diferença é apenas o resultado, que ao invés de uma moldura nós temos um recorte na parede, ou como o próprio nome da ferramenta diz, um friso.

rodapé-rodateto-friso

Um aspecto que nem todos estão acostumados é que no Revit esses elementos são “vazios sólidos”, ou seja, apesar de termos um recorte na parede gerando o friso, temos neste espaço um elemento sólido selecionável. Isso permite selecionarmos o perfil e fazermos as edições que forem necessárias, por exemplo, alterar o seu comprimento.

rodapé-rodateto-friso

De resto, todos os recursos apresentados na ferramenta Parede:Moldura podem ser aplicados na ferramenta Parede: Friso.

Agora vamos aprender a criar perfis personalizados (Afinal esses disponíveis são feios demais!).

PERFIS PERSONALIZADOS

Você deve ter notado que não temos muitas opções de molduras e frisos (na verdade só temos uma de cada), então vamos entender como criar perfis personalizados.

No Revit, os perfis também são famílias, então vamos criar uma família para o nosso novo perfil. Vá até a aba Arquivo, clique em Novo e selecione Família.

rodapé-rodateto-friso

Localize a opção Perfil métrico e clique em abrir.

rodapé-rodateto-friso

Observe que temos um novo ambiente de trabalho onde temos novas abas com recursos voltados a criação da nossa família de perfil.

rodapé-rodateto-friso

No centro da área de trabalho temos dois planos de trabalho que a intersecção deles esta indicando o centro da área de trabalho. Esta localização é muito importante, porque este mesmo centro corresponde a posição na qual o perfil será inserido na família de moldura.

rodapé-rodateto-friso

Se observarmos um perfil em 3D, aquela alça de edição (bolinha azul) corresponde exatamente a interseção dos planos de referência, então precisamos desenhar o nosso perfil encostado neste centro para obtermos o resultado desejado.

rodapé-rodateto-friso

Outro detalhe importante são as unidades do arquivo. Por padrão o Revit iniciou o arquivo com a unidade milímetros, então se você quiser alterar as unidades do arquivo basta digitar UN para acessarmos o painel de unidades. No painel você pode alterar para a unidade que preferir. Eu vou trabalhar com centímetros.

rodapé-rodateto-friso

Certo, mas como eu desenho o meu perfil?

É simples. Na aba Criar localize o painel Detalhe e clique no botão Linha.

rodapé-rodateto-friso

Observe que será exibido o painel Modificar|Colocar linhas, aqui teremos o painel Desenho com todas as ferramentas que precisamos para elaborar o desenho do nosso perfil.

rodapé-rodateto-friso

Aqui um cuidado com o excesso de detalhes. Se concentre no principal ao desenhar o seu modelo. No exemplo, vou criar um rodapé simples.

rodapé-rodateto-friso

Detalhes importantes. O seu perfil deve ser um perímetro completamente fechado para que o Revit não gere mensagens de erro. Outra coisa importante é salvar o arquivo de perfil antes de carregá-lo no seu arquivo. Se você carregar o perfil no arquivo antes de salvar o Revit vai usar o nome temporário do arquivo, como por exemplo, Família 1.

Isso é bem ruim porque até você descobrir que o arquivo Família35 é um rodapé e o arquivo Família 43 é um perfil de gesso você vai ter perdido um bom tempo a toa, então, sempre salve o arquivo com um nome adequado.

Para salvar vá até a aba Arquivo, localize a opção Salvar como e clique em Família.

rodapé-rodateto-friso

Após salvar o arquivo temos que carregá-lo no nosso arquivo. Para isso vá até a opção Carregar no projeto e fechar. Assim carregamos o nosso perfil e já fechamos o arquivo ao mesmo tempo.

rodapé-rodateto-friso

Ao voltar para o nosso projeto não vamos perceber muita diferença, mas pode confiar que o perfil já está disponível. Agora precisamos criar uma Família de Moldura. Para isso vá até a aba Arquitetura no painel Construir selecione a ferramenta Parede: Moldura.

rodapé-rodateto-friso

Agora vamos ao painel Propriedades e clicamos em Editar Tipo.

rodapé-rodateto-friso

Agora que estamos na janela Editar Tipo precisamos duplicar a família existente e criar nossa família personalizada. Clique na opção Duplicar e dê um nome adequado. Vou chamar a minha de rodapé.

rodapé-rodateto-friso

Agora a etapa mais importante, precisamos aplicar o perfil a nossa família. No campo Construção, dentro da opção Perfil, use a rolagem e lá no final estará o nosso perfil (no meu caso o Rodapé).

rodapé-rodateto-friso

Agora é só testar o seu perfil personalizado.

rodapé-rodateto-friso

Se quiser saber mais detalhes sobre o processo de criação de perfis acesse a publicação abaixo:

CRIAR PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO

CONCLUSÃO

Pronto! Agora você pode criar perfis e frisos personalizados de acordo com as necessidades do seu projeto!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

8 comentários em “Rodapé, roda-teto e frisos”

  1. Bom dia, criei alguns tipos de Molduras e frisos e agora quero apaga-los, para não encher meu tamplate, só que não consigo acha no navegador de projetos, pode me ajudar?

    Responder
    • Olá Gabriel,

      Se for o que estou entendendo acredito que não seja possível, pois a moldura reproduz o perfil da parede, se encontrar alguma opção para este tipo de edição eu compartilho aqui.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário