Tabela de ambientes no Revit

Tabela de ambientes no Revit permite reunir informações básicas porém fundamentais dos ambientes presentes no seu projeto, aprenda agora!

No processo de desenvolvimento de um projeto passamos pela etapa de documentação, que envolve uma série de processos, entre eles a identificação de cada ambiente do nosso projeto.

Este é um processo simples e rápido, mas caso não saiba como fazer ou se quiser criar um identificador de ambiente personalizado, vou deixar o link de dois artigos que podem ajudar:

IDENTIFICAR AMBIENTES NO REVIT

CRIAR FAMÍLIA: IDENTIFICADOR DE AMBIENTE

tabela-de-ambientes

O que é um ambiente?

É importante lembrar que quando falamos de um ambiente estamos falando de um “volume invisível”, que através dele podemos extrair informações como área, volume, perímetro, nível, etc.

Como assim “volume invisível”?

Imagine que você tem um ambiente de 3,00 de largura, por 3,00 de profundidade com 3,00 de altura. Quando você utiliza a ferramenta Ambiente o Revit preenche todo o espaço disponível deste ambiente com uma “massa azul”.

tabela-de-ambientes

Em uma vista de planta ou corte podemos selecionar essa “massa azul” que é exibida em azul, porém não é possível visualizar ela em uma vista 3D.

Através dessa “massa” que o Revit chama de ambiente podemos inserir um identificador de ambiente, que nada mais é do que uma legenda que extrai informações desse ambiente e insere uma anotação em formato de texto diretamente na vista.

tabela-de-ambientes

Quando estamos aprendendo a usar o Revit achamos que esse texto é o ambiente em si, mas na verdade esse texto é apenas uma legenda, que usa as informações do ambiente criado (aquela massa azul).

tabela-de-ambientes

Entendida a diferença entre ambiente e legenda de ambiente podemos tirar vantagem disso organizando as informações em legendas de ambientes (informações exibidas diretamente no projeto) e em tabela de ambientes (informações exibidas em tabelas).

Tabela de ambientes

Um ambiente contém um amplo leque de informações, que não precisar ser exibidas diretamente na legenda, poluindo o desenho de forma desnecessária. Particularmente recomendo o mínimo necessário como nome e área total.

tabela-de-ambientes

As demais informações podem ser inseridas em uma tabela. Para isso vá até a aba Vista, painel Criar e clique em Tabela/Quantidades.

tabela-de-ambientes

Ou você pode ir no Navegador de projetos e clicar com o botão direito em Tabelas/quantidades e selecionar a opção Nova Tabela/quantidades.

tabela-de-ambientes

Na janela Nova tabela, no campo Categoria localize a opção Ambientes (tem que ser a opção no plural!). Vou manter o restante como está e clicar em Ok.

tabela-de-ambientes

Na janela Propriedades da tabela, observe que em Campos disponíveis temos um leque gigantesco de opções, de forma que seria inviável exibir estes dados diretamente no projeto.

tabela-de-ambientes

O processo de criação de uma tabela é simples, mas se você nunca fez isso, fique tranquilo que vou fazer um passo a passo, mas se quiser aprender mais vou deixar o link de dois artigos onde explico em detalhes como trabalhar com tabelas:

TABELAS, DADOS E PARÂMETROS

TABELA DE QUANTIDADES

O primeiro passo será escolhermos quais informações queremos extrair de cada ambiente. Recomendo começar com informações básicas como Nome, Área e perímetro. Caso precise de mais informações, podemos editar a tabela e adicionar posteriormente.

Para selecionar um parâmetro clique duas vezes sobre ele ou clique no botão Adicionar parâmetro (seta verde). Os parâmetros adicionados serão exibidos na coluna Campos tabelados.

tabela-de-ambientes

Definidos os parâmetros, vamos clicar em ok e ver como nossa tabela ficou. Observe que uma nova vista é criada onde nossa tabela é exibida.

tabela-de-ambientes

Por se tratar de um projeto muito simples, já temos um resultado muito satisfatório, porém podemos fazer alguns ajustes, como por exemplo, colocar a tabela em ordem alfabética.

Para isso vá até a janela Propriedades e localize o campo Outros. Observe que temos uma série de campos disponíveis. Clique no campo Classificar/Agrupar.

tabela-de-ambientes

Observe que voltamos para a janela Propriedades da tabela, porém agora estamos na aba Classificar/Agrupar, onde podemos definir a organização das informações da nossa tabela. Aqui é simples, basta ir ao campo Classificar por e selecionar a opção Nome.

tabela-de-ambientes

Clicando em Ok você vai observar que a tabela já organizou os ambientes por nome, facilitando a leitura.

tabela-de-ambientes

Perceba que na janela de Propriedades podemos acessar as propriedades da tabela e fazer ajustes e personalizações conforme a nossa necessidade. Isso é excelente, pois não precisamos acertar a formação da tabela de primeira, podemos ir ajustando até obter o resultado desejado.

Lembrando que quanto mais complexo for o projeto, maiores serão os ajustes da sua tabela. Por exemplo, vou adicionar dois ambientes ao meu projeto, porém em outro nível de piso (Mezanino e laje técnica).

tabela-de-ambientes

Ao retornar a tabela, imediatamente os ambientes foram adicionados a tabela, mas eu gostaria de organizar minha tabela por níveis, de forma que estes novos ambientes fossem exibidos separadamente.

O primeiro passo é adicionar o parâmetro Nível, para isso vá em Propriedades e clique na opção Campos.

tabela-de-ambientes

Na janela Propriedades da tabela, adicione o parâmetro Nível a tabela.

tabela-de-ambientes

Adicionado o campo Nível, vamos até a aba Classificar/Agrupar. Aqui precisamos mudar o critério de organização da tabela. Em Classificar por altere para Nível, marque a opção Rodapé e selecione a opção Títulos e totais. Em seguida no campo Depois por altere para Nome.

tabela-de-ambientes

Fazendo isso o Revit entende que primeiro ele deve separar os ambientes por Nível e em seguida organizar por nome. Pode clicar em ok.

tabela-de-ambientes

Observe como temos outra leitura das informações da nossa tabela.

Ah mas eu não queria a coluna Nível!

Isso é simples de resolver, basta ir até a janela Propriedades e clicar no campo Formatação.

tabela-de-ambientes

Na janela Propriedades da tabela selecione a opção Nível e marque a caixa campo Oculto.

tabela-de-ambientes

Você também pode ir diretamente na tabela e na parte superior clicar com o botão direito na coluna indesejada e selecionar a opção Ocultar coluna.

tabela-de-ambientes

Pronto! Tabela organizada apenas com a informação necessária!

tabela-de-ambientes-

O leque de possibilidades é imenso, variando de acordo com a quantidade de informações e a complexidade do projeto, de forma que é possível extrair todas as informações necessárias para o desenvolvimento do seu projeto.

Conclusão

Tabela de ambientes permite organizar diversas informações relacionadas aos ambientes do seu projeto facilitando a consulta e organização das informações do seu projeto.

Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com tabela de ambientes ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário