Tabela de quantidades no Revit

Tabela de quantidades no Revit sem dúvida é o recurso que justifica o Revit ser um dos mais populares softwares BIM. Apesar de um recurso muito simples, alguns profissionais sofrem na hora da sua configuração. Aprenda a resolver este problema agora!

Você finalizou o seu projeto e chegou o momento de extrair os quantitativos necessários para a compra dos materiais e execução da obra, porém são necessários alguns cuidados, uma vez que quanto mais informação você quiser extrair em uma única tabela, mais complexa a tabela fica.

Tanto é que em alguns casos, é preferível que você crie duas ou mais tabelas separando os assuntos do que tentar condensar toda a informação em uma mesma tabela.

Como exemplo, vou fazer uma tabela de quantitativos de janelas, que estão devidamente identificadas com suas tags.

tabela-quantitativos

Não sabe inserir identificadores em portas e janelas? Veja uma publicação que fiz explicando como criá-los clicando no link abaixo:

IDENTIFICADORES ABNT: PORTAS E JANELAS

Agora vamos ao que interessa, criar a tabela!

TABELA DE QUANTIDADES

Para criarmos uma tabela de quantidades, você precisa ir até a aba Vista e no painel Criar vai encontrar o botão Tabelas.

tabela-quantitativos

Na lateral do botão tabelas tem uma seta que permite escolher entre alguns tipos de tabelas possíveis de serem criados, no nosso caso, selecione a opção Tabela/Quantidades.

tabela-quantitativos

Você também pode ir diretamente ao Navegador de Projeto e clicar com o botão direito em Tabelas/quantidades, selecionando a mesma opção.

tabela-quantitativos

Antes de prosseguir, é importante lembrar que a tabela permite extrair dados/informações de todo o projeto, sendo assim, caso precise criar uma tabela especificamente de um pavimento, por exemplo, é necessário realizar os ajustes tanto na tabela como nas respectivas famílias.

Ao clicar em Tabela/Quantidades será exibida a janela Nova tabela. Aqui você pode definir que dados você precisa de acordo com a categoria desejada. Para isso você pode ir diretamente no campo Categoria (que contem todos os itens disponíveis no projeto), como também pode utilizar o recurso de Filtros, para excluir algumas disciplinas e facilitar a localização da categoria desejada.

tabela-quantitativos

No campo Categoria, localize a opção Janelas (as opções estão em ordem alfabética). Na lateral você pode ir ao campo Nome e escolher qual o Título da sua tabela (que pode ser alterado posteriormente). Em seguida clique em Ok.

tabela-quantitativos

Você será direcionado para a Propriedades de tabela. Aqui é o lugar onde você irá personalizar toda sua tabela até ela exibir as informações da maneira que você precisa. Não fique preocupado em acertar a sua tabela de primeira, você pode voltar a esta janela quantas vezes você precisar, ou seja, pode ir tentando e concertando até que fique do jeito que você quer.

tabela-quantitativos

Aqui você tem uma série de abas onde em cada uma você controla um tipo de informação diferente sobre sua tabela. A primeira é justamente a Campos, onde você pode selecionar quais informações você deseja extrair do objeto selecionado, no nosso caso, as janelas.

Observe que temos uma coluna chamada Campos disponíveis e ao lado Campos tabelados. O processo aqui é o seguinte, utilizando o botão adicionar parâmetros vamos transferindo os campos desejados para a coluna Campos tabelados, onde basta selecionar a informação desejada e ir clicando em adicionar parâmetros.

tabela-quantitativos

A partir do momento que um campo é acrescentado aos Campos tabelados ele deixa de ser exibido na coluna Campos disponíveis (o que é ótimo, assim não colocamos nada repetido e vamos reduzindo as opções disponíveis). Para a nossa tabela vamos escolher os campos: AlturaAltura do peitorilContador (este é o campo de quantidade, erro de tradução grave aqui!), CustoFamília e Largura.

Para reordenar os campos, você pode utilizar os botões Mover categoria Acima e Mover Categoria abaixo que estão na parte inferior da coluna de Campos Tabelados.

tabela-quantitativos

No meu caso ordenei como FamíliaContador (quantidade), LarguraAlturaAltura do Peitoril e Custo. Agora é só clicar em Ok.

tabela-quantitativos

Ei, mas nem configuramos os outros campos ainda!?

Calma, como eu disse podemos ir e voltar em Propriedades de tabela sempre que precisarmos. Além do que você precisa entender como sua tabela está em primeiro momento para em seguida ir fazendo os ajustes necessários. Pode clicar em Ok sem medo.

tabela-quantitativos

A grosso modo, já temos as informações que precisamos aqui, mas é claro que podemos fazer melhorias, sendo a primeira o fato de que temos janelas com exatamente as mesmas informações sendo listadas uma a uma. O ideal seria que itens iguais fossem agrupados.

Para isso precisamos voltar em Propriedades de tabela e fazer os ajustes necessários. Então no painel de Propriedades localize o campo Outros e observe que temos todas as abas que estavam disponíveis em Propriedades de tabela exibidas aqui, sendo que cada botão direciona você para a aba correspondente.

tabela-quantitativos

Para resolver o nosso problema, clique no campo Classificar agrupar.

tabela-quantitativos

Em Classificar/Agrupar como o próprio nome diz, podemos organizar como os itens serão exibidos na nossa tabela. Observe que no final da janela temos um campo chamado Itemizar cada instância. Isso faz com que mesmo que na tabela sejam exibidos itens idênticos os mesmos são contabilizados individualmente. Desmarque esta opção e clique em Ok.

tabela-quantitativos

Após clicar em ok não se assuste se todos os campos sumirem.

tabela-quantitativos

Mas o que deu errado aqui?!

Na verdade não está errado, o que precisamos é dar mais detalhes do que queremos. Pare pra pensar, você perguntou quantas janelas tem no seu projeto, e ele respondeu exatamente isso (no meu caso, 5 janelas).

Esse problema ocorreu devido a Classificação da tabela estar sendo feita pela coluna Contador (quantidade), então para concertarmos vá novamente ao painel Propriedades e clique em Classificar/Agrupar.

tabela-quantitativos

Na aba Classificar/Agrupar podemos estabelecer como os dados serão classificados. O que eu costumo dizer é que você pode determinar qual coluna da tabela “manda”. Atualmente a tabela tem como “chefe” a coluna quantidade, e a informação exibida é apenas a quantidade total de janelas. No Campo classificar por clique e escolha a opção Família. Depois pode dar Ok.

tabela-quantitativos

Observe que o resultado está muito melhor agora.

Um detalhe importante é quanto ao nome das famílias. Você pode ter alguns problemas se escrever “de qualquer jeito” os nomes, deixando a informação na tabela confusa. E não tem jeito, você terá que ir até a família e renomear uma por uma, o que pode dar bastante trabalho, então tente estabelecer um padrão para nomear as famílias do seu projeto.

Outro fator importante é que você pode alterar as janelas do seu projeto diretamente na tabela, que é algo bem arriscado eu diria, principalmente pelo fato de que dependendo da exibição você não consiga visualizar o resultado no projeto.

tabela-quantitativos

Na página seguinte, seguimos ajustando a nossa tabela para refinar os dados que serão exibidos.

37 comentários em “Tabela de quantidades no Revit”

      • Olá, um caso prático é em projetos de engenharia, no sanitário por exemplo deseja-se representar um ambiente especifico de um pavimento especifico e junto a ele anexar a tabela de materiais daquele ambiente/vista, para facilitar a leitura e execução.

        Responder
        • Olá Hentique,

          Entendi agora. De imediato o que me vem a cabeça é inserir um comentário em comum nesses elementos e adicionar a coluna comentário a tabela. Desta forma apenas os elementos que tem este respectivo comentário farão parte da tabela. Outra possibilidade é com a ferramenta ambiente, que nas propriedades podemos definir o velho “piso, parede e teto”.
          Mas é uma questão pertinente, vou pesquisar mais a respeito e compartilho as novidades por aqui.

          Um abraço!

          Responder
    • Imaginando que o que pretende seja por exemplo na planta do 3.º Piso , retirar às áreas de Pisos e de Paredes, para essa situação utiliza os respectivos “Filtros”, sendo que na estrutura da Tabela tem que ter os campos necessários.

      Responder
  1. Me tira uma grande dúvida por favor,

    Não consegui fazer de maneira alguma o seguinte:

    Criei uma tabela onde eu queria saber o comprimento total das vigas. Ficou uma coluna com o nome, outra com o tipo, outra com o contador e outra com o comprimento.

    Tentei pela formula mas não aceita, tentei formatar o total do comprimento mas não permite. Como posso fazer?

    Colocando no exemplo dado, se eu quisesse somar as larguras da janela apenas, seria possível?

    Att

    Responder
  2. Olá Luis

    Parabéns pelo trabalho, tem me auxiliado muito a me encontrar no Revit.

    Fiquei com uma dúvida: não é possível configurar a largura das colunas na tabela com valores precisos? Somente no “olhômetro” mesmo? (se eu quiser 4 colunas com 25mm e uma com 65mm, por exemplo).

    Responder
    • Olá Reginaldo,

      Como são itens que não fazem parte da família, o “menos sofrido” é fazer uma tabela a parte. Outra possibilidade é inserir fórmulas na sua tabela para que estes itens sejam calculados automaticamente. Por exemplo, cada janela vão 12 parafuso, 04 placas e 06 cantoneiras. Aí criamos uma coluna que faça essa conta em função da quantidade de janelas.

      Um abraço!

      Responder
  3. Luis parabéns por mais uma tutorial! Preciso de ajuda em tabelas Revit.
    Criei uma tabela de quantidades de parede e inseri os campos, comprimento, altura desconectada e área.
    A área e comprimento estão ok, mas a altura não, pois minhas paredes são cortadas pelas vigas. Como corrigir isso?
    Na tabela a altura apresentada é a diferença entre os níveis, uma vez que a parede tem restrições de base e topo nos níveis adjacentes. Não gostaria de remover a restrição de topo pois isso agiliza minha modelagem e me fornece outra informação importante.

    Responder
    • Olá Bruno,

      Esse é um problema sério dentro do Revit. O calculo de materiais de paredes não é preciso, onde pequenas alterações como junção de paredes, alinhamento ao topo dão variações nos resultados. Este é um problema que venho estudando, então assim que eu tiver alguma novidade eu compartilho aqui.

      Um abraço!

      Responder
  4. Gostaria que aparecesse na planilha o nome da Planta de Piso onde o item está, NÃO É O NÍVEL, seria de fato a Planta de Piso, pois o arquiteto faz “subplantas” de um nível devido as juntas, assim meu quantitativo fica duplicado. Com a identificação da Planta Piso seria mais fácil identificar os duplicados.

    Responder
  5. Criei uma lista bonitona mas ela lista tudo que está no modelo em cada folha que insiro… como faço para que a tabela liste só o que está na folha em que foi inserida? Procurei parâmetros globais, de projeto e não consigo inserir para filtrar…

    Responder
    • Olá Izabella,

      Acho que minha resposta vai ser depende. Tecnicamente não, mas claro que depende de quais elementos do projeto você está se referindo. O Revit permite identificar um espaço fechado, usando paredes ou linhas como limite, para quantificar os materiais seria necessário que o Revit identificasse quais objetos estão naquele espaço (ou não estão) para classificar os materiais.

      Um abraço!

      Responder
  6. Que conteúdo excelente!!! Porém parei aqui à procura pra uma resposta para uma outra dúvida que eu tenho sobre as tabelas e não consegui achar de jeito nenhum… Será que seria possível eu criar uma tabela de quantitativo para dois tipos de famílias? Por exemplo: Criar uma tabela de quantitativo de modelos genérico junto com mobiliários, seria possível?

    Responder
    • Olá Gabriel,

      Até dá sim, porém tem que analisar bem a necessidade, pois possivelmente algumas colunas ficarão em branco. Por exemplo, portas e janelas, onde o campo peitoril das portas ficaria zerado ou em branco.

      Um abraço!

      Responder
  7. Oi André,
    Gostaria de usar o Quadro de abertura para um projeto de reforma. Mas gostaria que no quadro aparecesse apenas as portas novas. É possível fazer isso com fases?

    Responder
  8. boa tarde, a parte de modelo não está aparecendo os identificadores das portas…
    fiz: modelo, largura e altura. na parte de largura e altura parece as dimensões da porta, mas na parte de modelo não aparece o tipo, se é porta 1, porta 2….

    Responder
  9. Olá, boa noite. Parabéns pela postagem, esse portal é sempre minha primeira opção pra buscar solução pro Revit. Me surgiu uma dúvida: é possível escolher as esquadrias que vão aparecer no nosso quadro? Gostaria de excluir algumas linhas e não consigo.

    Responder
    • Olá Fabio,

      Dá sim, porém é necessário que essas esquadrias tenham alguma característica que possa ser filtrada e excluída da lista. Por exemplo, você pode selecionar a esquadria e colocar um comentário como “janela pequena”, e dentro das configurações da tabela usar um filtro para remover as “janelas pequenas”.

      Um abraço!

      Responder
  10. Dúvida: Boa tarde . Eu dupliquei com detalhamento a vista Pav. Térreo. Agora na tabela de Janelas Iluminação / Ventilação aparecem os Níveis, Ambientes e Área tudo em dobro. Como faço para corrigir esse problema???

    Responder
    • Olá Paulo,

      Que estranho, até fiz um teste com uma tabela de quantitativo de janelas e não tive esse problema. Não sei se ficou claro o seu problema. O que efetivamente esta aparecendo dobrado, a quantidade de itens?

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário