Identificadores ABNT de portas e janelas fazem parte daquele “recurso básico” que você precisa saber e que nem todo profissional consegue configurar corretamente no Revit. Vamos resolver o seu problema agora!
Identificar as esquadrias em um projeto é um recurso muito simples do Revit, mas devido ao fato da diversidade de portas e janelas disponíveis, principalmente quando baixamos em sites especializados, nem sempre os mesmos vem com a identificação da forma correta.
Segundo a NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura, temos: Designação das portas e esquadrias: A-16.1 Utilizar para portas P1, P2, P3 e Pn e para janelas. J1, J2, J3 e Jn.
Vamos entender melhor o que é necessário para que a identificação das portas seja feita de maneira correta.
IDENTIFICADORES: PORTAS E JANELAS
A primeira coisa a se levar em consideração é: o que é um identificador? Um identificador é uma família de anotação utilizada para identificar elementos em um desenho.
Observe que a identificação não é feita através de uma descrição completa do item e sim por um código, que posteriormente pode ser organizado em uma tabela e aí sim inseridas as descrições necessárias como nome, fornecedor, medidas, etc.
Os identificadores podem ser aplicados a praticamente qualquer elemento do seu projeto, mas neste caso vamos nos concentrar em portas e janelas. Para inserir um identificador vá até a aba Anotar e localize o painel Identificador.
No painel identificador clique no botão Identificar por categoria.
Observe que ao aproximar o mouse dos elementos do seu projeto (no nosso caso, portas e janelas) um valor numérico aparece junto do cursor do mouse. Para confirmar, basta clicar no objeto desejado.
Legal, mas tem como tirar essa “linha” que vem junto do identificador?
Tem sim, observe que ao clicar no botão Identificador por categoria temos alguns recursos dentro da Faixa de opções.
Apesar de um recurso simples, o Identificador por categoria tem um leque razoável de opções. O primeiro campo controla a posição do identificador, se o mesmo será posicionado na horizontal ou vertical.
Apesar do botão, você pode alternar entre os dois modos clicando no botão de espaço antes de clicar para inserir o identificador.
No próximo botão temos a opção Identificadores carregados, onde você pode gerenciar os identificadores que estão carregados em seu projeto.
Ao clicar no botão você consegue visualizar todos os identificadores disponíveis para cada elemento do projeto. E se achar pouco, pode carregar mais no botão Carregar Família.
Para retirar a “linhazinha” que vem junto do identificador, basta desmarcar a opção Chamada de detalhe.
No campo Extremidade temos duas opções: Extremidade anexada e Extremidade livre.
Estas opções controlam como a Chamada de detalhe se comporta. Na Extremidade anexada a chamada de detalhes fica em linha reta. Já em Extremidade livre você pode posicionar a Chamada de detalhe onde preferir.
Por fim temos o campo Dimensão que permite que você determine o comprimento da linha da Chamada de Detalhe.
Lembre-se que este comprimento é relativo a escala na qual a vista será impressa, uma vez que mudando a escala “aparentemente” o tamanho da linha se altera, mas na verdade o valor inserido no campo dimensão (12,7 por exemplo) será respeitado na folha de impressão.
Legal, entendi como funciona, mas de onde o Revit tira esses “códigos”?
Como eu disse no início, esta informação já existe na família. Então os valores numéricos “aleatórios” acabam não fazendo muito sentido para nós, uma vez que queremos utilizar códigos conforme a ABNT, sendo para portas P01, P02, etc. e para janelas J01, J02, etc.
Lembre-se que cada família tem seu respectivo identificador. Por exemplo, ao selecionar uma porta e inserir um Identificador observe que ele se chama M_Identificador Porta e na janela M_Identificador janela.
Logo, você precisa corrigir os identificadores conforme sua necessidade. Aqui vamos editar os identificadores de portas e janelas. Vamos começar com o Porta.
Selecione a porta e vá em Propriedades. Observe o campo Dados de identidade e observe a opção Marca.
O Identificador da categoria Porta pega a informação do campo marca e exibe dentro do seu identificador.
Legal, então é só alterar aqui e ta tudo certo!
Na verdade não. Quando temos um campo editável dentro do menu Propriedades o mesmo é uma propriedade de Instância. Sendo assim apenas esta porta selecionada terá o código escolhido (J01, por exemplo).
Mas como eu Resolvo isso?
Editando a Família de Identificador de porta! Selecione o Identificador e clique em Editar Família.
Como se trata de uma família de anotação, ela é super simples. Temos basicamente dois elementos aqui sendo a geometria ao redor do texto e o texto em si. Na verdade o texto é uma Legenda.
Mas o que é uma legenda?
O texto Legenda é um texto que além de editável, pode ter uma relação com os elementos do seu projeto, sendo necessário escolher um dos parâmetros disponíveis ou criar o seu próprio parâmetro. Para entender melhor selecione a legenda e clique em Editar Legenda.
Em Editar legenda é possível visualizar todas as opções de parâmetros disponíveis, além de ser possível criar os seus próprios parâmetros. Observe que o parâmetro utilizado para identificar a porta é o Marca.
Vamos remover este parâmetro. Para isso selecione o parâmetro Marca e clique na seta vermelha para que ele volte para a coluna Parâmetros de categoria.
Agora que o campo está livre vá até a coluna Parâmetros de categoria e selecione a opção Marca de Tipo e clique na seta verde para que ele seja incluído nos parâmetros de legenda.
Agora temos um novo parâmetro definido para esta família. Pode clicar em Ok.
Se também quiser mudar a geometria do Identificador, delete as linhas existente e na aba Criar clique em Linha.
Agora você terá acesso as ferramentas de desenho então basta desenhar a geometria que desejar. Se nos basearmos na ABNT a dimensão do círculo deve ter 8mm de diâmetro (ou 4mm de raio).
Ao finalizar, sugiro que salve a família com outro nome em uma pasta de sua preferência. Assim você poderá utilizá-la sempre que precisar. Em seguida pode carregá-la no seu projeto clicando em Carregar no Projeto.
Caso não tenha alterado o nome você deverá indicar na janela “A família já existe” que você deseja Substituir a versão existente e seus valores de parâmetros.
Eu fiz isso mas agora quando coloco o identificador só mudou o número!
Calma, isso aconteceu porque escolhemos um parâmetro de tipo. No exemplo, eu fiz a alteração e apareceu o número 22.
O que é esse número 22?
Ele é a marca de tipo da porta. Para alterá-lo selecione a porta e clique em Editar tipo.
Na janela Propriedade de Tipo localize o campo Dados de Identidade e o campo Marca de tipo. Observe que aí está o seu “número 22”.
A vantagem de termos alterado o parâmetro de Marca (que era um parâmetro de instância) para o parâmetro Marca de Tipo (que é um parâmetro de tipo) é que o valor que aplicarmos neste campo será o mesmo para todas as portas, sendo assim, sempre que você colocar um Identificador em uma porta igual a essa, será exibido exatamente a mesma informação.
Vou alterar para P01 (porta 01).
Ao confirmar observe que toda as portas iguais a essa que receberem um Identificador de categoria irão exibir o códio P01.
Pronto! Agora vamos para o Identificador da janela, que no caso é mais simples de resolver, uma vez que ela já está configurada com o parâmetro Marca de Tipo. Sendo assim o que você precisa fazer é apenas alterar a geometria selecionando o parâmetro e clicando em Editar Família.
O processo é o mesmo. Basta excluir as linhas da geometria existente e redesenhar. Para isso basta ir até a aba Criar e clicar em Linhas.
Lembre-se que você deve entrar nas famílias das janelas e alterar os valores de Marca de Tipo conforme sua necessidade de projeto.
E pronto! Seu projeto está com as portas e janelas identificadas corretamente e seguindo a norma da ABNT!
Aí está uma ferramenta indispensável que você pode usar sem ter maiores problemas podendo fazer toda a identificação dos caixilhos do projeto e posteriormente criar uma tabela de quantitativos!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
No meu não aparece, informa que não há nenhum identificador carregado.
Olá Elison,
Quando essa mensagem é exibida você precisa ir até a pasta de famílias e carregar alguma família de identificador. De acordo com o template que você está utilizando pode ou não já ter um identificador já carregado.
Um abraço!
Muito bom o conteúdo didático. Parabéns.
PARABENS PELO CONTEUDO MUITO AGRADECIDO