AUTOCAD

Vincular Excel no AutoCAD

Vincular Excel no AutoCAD permite que você consiga visualizar planilhas (tabelas) criadas no Excel dentro do seu projeto e ainda atualizá-las automaticamente! Aprenda agora!

Imagine que você tem uma planilha do seu projeto no Excel e precisa que ela apareça no seu projeto. A cabeça já começa a doer né?

Imagine que essa planilha fica sendo revisada o tempo todo, então você vai ter que inserir essa planilha várias vezes no seu projeto. Sendo assim, a cada revisão lá vai você inserir a maldita planilha de novo.

vincular-excel-no-autocad

Agora imagine um mundo onde você tem uma planilha de Excel vinculada ao seu arquivo e toda vez que ela for alterada no próprio Excel o AutoCAD atualiza os dados dentro do seu arquivo, sem dor nem sofrimento.

Esse mundo é possível e você vai aprender como fazer!

VINCULAR PLANILHA DE EXCEL NO AUTOCAD

Antes de vincular a planilha vamos aos principais cuidados para você não ter surpresas desagradáveis.

1º Não mude o arquivo de lugar! Ao vincular a planilha no AutoCAD estamos criando um link (vínculo) com aquela planilha, então se você pegar o arquivo da planilha e trocar de pasta o AutoCAD não irá conseguir atualizar os dados da planilha em caso de atualizações. E nada pior do que uma planilha desatualizada!

2º Não renomeie o arquivo! Aqui é o mesmo caso. O AutoCAD aprende o caminho para o arquivo e o procura pelo nome, sendo assim, se você alterar o nome do arquivo o AutoCAD perde o link (vínculo) e deixa de atualizar os dados.

Recomendação – Como o AutoCAD tem a configuração padrão como milímetros a planilha provavelmente ficará gigante em relação ao seu projeto, sendo assim você pode ou usar o comando escala reduzindo ela até o tamanho desejado ou o mais recomendado, importar ela diretamente para o seu Layout, onde o seu tamanho ficará proporcional e fará mais sentido.

Agora vamos ao que interessa, vincular o Arquivo.

Vá até a aba Annotate e no Painel Tables clique em Table.

vincular-excel-no-autocad

Ao clicar em Table será exibida a janela Insert Table onde o AutoCAD permite que você defina como irá trabalhar com planilhas.

vincular-excel-no-autocad

A primeira coisa é ir ao campo Insert Options e definir que tipo de planilha vamos trabalhar.

vincular-excel-no-autocad

Aqui você tem três possibilidades, sendo:

  • Start from empty table (Começar com uma planilha limpa) – Aqui você cria uma planilha do zero igual no Excel e insere os valores desejados.
  • From a Data link (A patir de um link) – Aqui você vincula uma planilha do excel ao seu projeto.
  • From Object data de Drawing (A partir de dados do seu projeto) – Aqui o AutoCAD faz uma planilha extraindo informações que você desejar do seu projeto, como quantidades por exemplo. Já fiz uma publicação sobre este recurso, se quiser saber mais, clique no link abaixo:

EXTRAÇÃO DE DADOS NO AUTOCAD

No nosso caso, vamos selecionar o item From a data link.

vincular-excel-no-autocad

Selecionada a opção, precisamos criar um link com a planilha desejada. Observe que no campo abaixo está dizendo No data links found (Nenhum link de dados encontrado). Para criar o link clique no botão ao lado.

vincular-excel-no-autocad

Agora você está na janela Select a Data Link. Aqui você pode criar o link com a planilha desejada clicando em Create a new Excel data link (Criar um novo link de dados com o Excel).

vincular-excel-no-autocad

Ao clicar, será exibida a janela Enter a data link name (Entre com o nome de link). Recomendo que coloque o mesmo nome da planilha, para facilitar a identificação da mesma.

vincular-excel-no-autocad

Na janela New Excel data link: “Nome-da-sua-planilha”, você deve localizar a sua planilha, para isso clique em Browse for a file (clique nos “três pontinhos”).

vincular-excel-no-autocad

Agora é só localizar a sua planilha e clicar em Open.

vincular-excel-no-autocad

Observe que você voltou para a janela New Excel data link: “Nome-da-sua-planilha”. Porém, agora você tem mais outros campos como o Link options (que veremos mais a frente) e o campo Preview.

O campo Preview cabe uma observação onde nem sempre é possível visualizar uma prévia da sua planilha, dependendo do formato, complexidade e tamanho, mas nem por isso quer dizer que a planilha não foi vinculada. Vamos clicar em Ok.

vincular-excel-no-autocad

Ao clicar em Ok você volta para a janela Data Link Manager, porém observe que sua planilha aparece nas opções de link. Caso a sua planilha não tenha aparecido no Preview pode ser que ela apareça aqui. Caso não apareça não se preocupe. Aqui você pode clicar em Ok novamente.

vincular-excel-no-autocad

Agora é só posicionar a planilha no local desejado e clicar.

vincular-excel-no-autocad

Mas como eu vou saber que a planilha está realmente vinculada ao meu projeto?

Faça um teste. Abra a planilha no Excel, faça alguma alteração e salve.

Observação – O AutoCAD não atualiza a planilha instantaneamente, sendo que a planilha só atualiza os dados quando você salva o arquivo ou você pode atualizar manualmente.

Poxa mas e se outra pessoa tiver mexendo na planilha ela tem que me avisar?

Na verdade o AutoCAD detecta e abre um balão de alerta, notificando que a planilha foi atualizada. Basta clicar no texto em azul que o AutoCAD atualiza os dados da planilha.

vincular-excel-no-autocad

As vezes (não sei o porquê) o AutoCAD não exibe o botão de alerta, então você pode fazer isso manualmente. Bas ir até a StatusBar e localizar o botão Data Link. Ele tem um ícone de uma corrente laranja. clique com o botão direito sobre ele selecione a opção Update All Data link.

vincular-excel-no-autocad

Agora valos resolver alguns possíveis problemas

PERSONALIZAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A partir de agora o link está criado e você pode inserir a planilha neste arquivo sempre que precisar, mas temos algumas situações como um arquivo de Excel com várias abas, onde queremos escolher uma aba específica ou queremos vincular apenas uma parte da planilha e não a planilha inteira.

Lembrando que estas alterações podem ser realizar em qualquer momento, não precisam ser feitas já de primeira.

VINCULAR UMA ABA DE UMA PLANILHA

Para vincular uma aba específica, vá a aba Annotate, painel Tables e clique em Table.

vincular-excel-no-autocad

No campo Insert options clique em From a data link e clique no botão Launch the data link manager dialog.

vincular-excel-no-autocad

Se ainda não tiver vinculado uma planilha siga os passos apresentados para vincular, se já tiver vinculado clique sobre ela com o botão direito e selecione a opção Edit.

vincular-excel-no-autocad

Na janela Modify Excel Link, no campo Link Option, você pode selecionar a aba desejada. Lembrando que só é possível vincular uma única aba.

vincular-excel-no-autocad

VINCULAR PARTE DE UMA PLANILHA

Nem sempre você vai querer vincular uma planilha completa. Em muitos casos você só quer vincular um pedaço da planilha. Então vá novamente em Table, localize o link da planilha e clique com o botão direito selecionado a opção Edit.

vincular-excel-no-autocad

Na janela Modify Excel link vá até o campo Link Options e ative a opção Link to Range.

vincular-excel-no-autocad

Aqui você vai precisar ir até o Excel e identificar a primeira e última célula do trecho da planilha que lhe interessa. Digamos que na minha planilha eu queira exibir do título até a opção varanda. Então preciso identifica a célula do título e a da varanda.

vincular-excel-no-autocad

Aqui observamos que a primeira célula é a B2 e a última do trecho desejado é a C6. No campo Link to Range devemos inserir ambas as células separadas por “dois pontos” (:). Se o seu Preview estiver funcionando, clique nele que será exibida uma prévia do que será vinculado.

vincular-excel-no-autocad

Agora é só ir clicando em Ok. Ao voltar para sua área de trabalho a nova planilha só exibirá o intervalo desejado. E se já tiver a planilha no projeto a mesma será atualizada.

vincular-excel-no-autocad

Pronto! Agora seus projetos podem exibir todas as planilhas vinculadas sem a necessidade de se preocupar com as alterações efetuadas no Excel!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *