Opções de Design – Revit

Opções de design no Revit permite que você apresente diversas soluções para o seu cliente sem a necessidade de criar outros arquivos. Todas as propostas ficam armazenadas dentro do mesmo arquivo. Aprenda agora!

Acredito que a primeira coisa a ter em mente é que você tem um modelo principal, que será o “palco” onde as alternativas de projeto serão apresentadas. Os elementos que pertencem ao modelo principal sempre serão visíveis, independente da opção de design que você estiver exibindo.

Já as opções de design serão apresentadas dentro deste modelo principal, uma a uma, conforme você for selecionando. Vamos começar com um exemplo bem simples e depois com opções mais complexas. Crie um arquivo novo no Revit e com a ferramenta Paredes (pode ser qualquer tipo) faça um ambiente quadrado.

opções-de-design

A nossa situação é a seguinte: As quatro paredes são nosso modelo principal (nosso palco onde as opções serão exibidas), então vamos configurar para que possamos apresentar o projeto opões de alterações deste ambiente.

Para isso vá até a aba Gerenciar e no painel Opções de desenho clique no botão Opções de desenho.

opções-de-design

Você também pode acessar as Opções de Desenho clicando em Opções de Desenho na barra de Status (Menu inferior).

opções-de-design

Ao clicar em Opções de Desenho você terá acesso a janela Opções de Projeto.

opções-de-design

Logo no início temos o campo Editando no momento que indica que estamos no modelo principal, uma vez que ainda não criamos nenhuma opção. O campo Editar também está inativo pelo mesmo motivo. A direita temos dois campos sendo Conjunto de Opções e Opção.

opções-de-design

Mas qual a diferença entre eles?

Simples, em Conjunto de opções, como o nome diz, podemos criar o nossos “pacotes” de opções para determinadas situações, por exemplo, opções de como será o telhado da casa e depois outro conjunto de opções para como será o paisagismo da entrada da casa. Já em Opção você pode ir acrescentando quantas opções desejar para cada pacote (seja telhado, paisagismo ou o que você precisar).

Para iniciarmos o nosso exemplo, vá ao campo Conjunto de opções e clique em Novo. Observe que na área em branco temos agora Conjunto de opções 1 e abaixo Opção 1 (principal), que é criado automaticamente.

opções-de-design

Ambos os campos podem ser renomeados, para isso basta selecionar o campo desejado, por exemplo, Conjunto de opções 1 e renomear. Vou renomear para Opções de parede.

opções-de-design

O mesmo pode ser feito com Opção 1, mas vou manter desta forma. Antes de continuar vamos para o Campo Opções para acrescentarmos mais uma opção. Em seguida pode clicar em fechar.

opções-de-design

Ei! Não alterou nada no meu projeto!

Calma, o que fizemos foi apenas criar as opções. Agora você precisa identificar quem é a opção 1 e quem é a opção 2. Observe que tanto na aba Opções de desenho como na barra de Status o que temos indicado é o Modelo Principal. Ou seja, apesar de termos criado os campos de opções de projeto nenhum elemento do seu desenho está classificado dentro das opções.

opções-de-design

Se você clicar no campo que está indicando Modelo principal verá que as Opções 1 (principal) e Opção 2 estão disponíveis. Se fizer o teste e alterar para estas opções seu projeto, a exibição ficará em cinza (afinal são opções vazias, não contém nenhum objeto).

opções-de-design

Mantenha na opção Modelo principal. Lembrando que você só precisa que as paredes sejam editáveis caso vá fazer alterações nelas, se não for, pode deixar como está.

Legal, mas como eu faço para que cada elemento vá para a opção correta?

Simples, todos os objetos e na aba Gerenciar localize dentro do painel Opções de desenho o botão Adicionar ao conjunto. Este botão também está disponível na barra de status (menu inferior).

opções-de-design

Será exibida a janela Adicionar ao conjunto de opções de projeto. O primeiro campo se refere ao conjunto de opções (pacote) que você irá trabalhar. Como no nosso caso só temos um, a única opção será o de Opções de parede. Logo abaixo temos as opções disponíveis (no nosso caso Opção 1 e Opção 2).

opções-de-design

Você pode deixar todas as opções ativadas que depois vamos organizando com calma. Ao finalizar observe os objetos não estão mais disponíveis para seleção, uma vez que para gerenciá-los devemos acessar as opções de Desenho. Agora você pode recorrer ao Campo Opções de desenho ativo e selecionar o que será exibido em cada Opção. Selecione a Opção 1 (principal).

opções-de-design

Ao alterar para a Opção 1 os elementos estão novamente selecionáveis. O que você deve se atentar é que a partir do momento em que uma opção está ativa todas as modificações realizadas só serão visualizadas na respectiva Opção. Para realizarmos alguns testes vou criar uma nova parede na horizontal (pode escolher qualquer tipo) e vou alterar a largura do ambiente.

opções-de-design

As alterações realizadas na Opção 1 só são visíveis nesta opção. Independente se objetos existentes foram alterados, removidos ou novos objetos foram acrescentados. Vamos agora selecionar a Opção 2.

opções-de-design

Observe que Na Opção 2 as paredes não sofreram alterações e a parede horizontal não aparece (essas alterações só são visíveis na opção 1) vou criar uma nova parede na vertical e também vou adicionar uma porta.

opções-de-design

Pronto. Agora se quiser conferir as alterações acesse o campo Opções de desenho ativo e vá alternando entre as opções 1 e 2.

opções-de-design

Agora um detalhe importante. Mude a Opção para Modelo principal.

opções-de-design

Ei! Está igual a Opção 1!

Sim, isso se deve ao fato da Opção 1 ser a opção principal. Quando a Opção vem com o (Principal) ao lado quer dizer que esta opção é oficial e as demais são alternativas.

opções-de-design

Mas e se eu quiser que a principal seja outra opção?

Basta acessar Opções de desenho, selecionar a opção que deseja tornar a principal e no campo Opção clicar em Tornar Principal. Mais simples impossível.

opções-de-design

Para conferir verifique se a palavra (principal) está sendo exibida ao lado da Opção escolhida.

opções-de-design

Na próxima página vamos aprender como colocar em uma folha estas opções para você apresentar para o seu cliente e o que fazer quando o cliente aprovar uma das opções!

Agora que você já entendeu como criar opções e realizar alterações é importante que você consiga apresentá-las para o seu cliente. Como as Opções só podem ser visualizadas uma de cada vez, você pode recorrer a ferramenta de Duplicar vistas. Não sabe duplicar vistas? Recomendo esta outra publicação que fiz.

DUPLICAR VISTAS – DIFERENÇAS

Este processo deve ser feito para todas as vistas que desejar exibir. No exemplo vou me concentrar na vista de Planta de Piso. Selecione a vista Nível 1, clique com o botão direito e selecione Duplicar vista e depois escolha a opção Duplicar (se seu projeto tiver anotações escolha Duplicar com detalhamento).

opções-de-design

Aqui você deve duplicar a quantidade de vezes proporcional a quantidade de Opções de desenho. Não esqueça de Renomear as vistas. Vou chamar as minhas de Nível 1 (Opção 1) e Nível 1 (Opção 2). Lembrando que para renomear basta clicar com o botão direito e selecionar Renomear.

opções-de-design

Aqui um alerta importante. Não adianta você selecionar o Nível desejado e mudar a Opção de desenho ativa, pois este campo afeta todos os níveis.

Mas então como eu vou conseguir exibir somente a Opção de desenho que eu quero em cada vista?

Calma, não é nada de complicado. Basta ativar a vista desejada (Vou começar pelo Nível 1 (Opção 1)) e na aba vista localize dentro do campo Gráficos a opção  Visibilidade/Gráficos (Atalho VG).

opções-de-design

Esta é a janela de configuração de Visibilidade/Sobreposição de gráficos. ficou perdido? Calma, tenho uma publicação que explico este assunto, basta clicar no Link abaixo:

CONFIGURAR PESO GRÁFICO – REVIT

Voltando a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, observe que temos uma aba chamada Opções de Projeto.

opções-de-design

Esta opção só aparece quando você está trabalhando com Opções de projeto. Clique em Opções de projeto e observe que temos duas colunas sendo Conjunto de opções de projeto e Opção de desenho.

opções-de-design

Na coluna Conjunto de opções do projeto você pode selecionar entre os “pacotes” de opções que você criou. No nosso caso só temos o de Opções de parede. Já a coluna que nos interessa é a Opção de desenho.

Importante lembrar que quando acessamos a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, as alterações realizadas aqui só serão aplicadas na vista que estiver ativa, no meu caso a Nível 1 (Opção 1). No campo onde está marcando <Automático> mude para Opção 1 e clique em ok.

opções-de-design

Repita o processo no Nível 1 (Opção 2) e selecione a Opção 2 (principal).

opções-de-design

Caso alguma das vistas fique com a exibição “acinzentada” você deve ir ao campo Opções de desenho ativo e deixar como Modelo principal.

opções-de-design

Agora você pode inserir as vistas de opções na sua folha normalmente.

opções-de-design

Legal, mas e quando o meu cliente aprovar uma das opções, como deleto as outras?

Na verdade você não deleta as opções, você aceita uma delas, logo as demais são excluídas. Aqui chegamos em uma situação delicada. Caso você aceite uma das opções, as demais são removidas em definitivo do seu arquivo, não tendo como voltar atrás. O que eu recomendo é que você salve uma cópia do arquivo como backup para caso você ou seu cliente “mudem de ideia”.

Outro ponto importante, a opção que o Revit aceita é sempre a que está indicada como (Principal). Caso a opção que você deseja não esteja com está indicação não esqueça de corrigir ela antes de aceitar. Para definir uma opção como principal basta selecioná-la e no campo Opção clicar em Tornar Principal.

opções-de-design

Agora para efetivamente aceitar uma das opções deixe selecionado o Conjunto de opções criado (no meu caso renomeei para Opções de parede) e no campo Conjunto de opções clique em Aceitar principal.

opções-de-design

Ao clicar em Aceitar principal será exibida uma mensagem informando que as demais opções e demais elementos associados a estas opções serão excluídos (no nosso caso as vistas). Fique tranquilo, pode clicar em Sim.

opções-de-design

O Revit inclusive exibe outra janela mostrando as vistas que serão excluídas pedindo para você confirmar.

opções-de-design

Ao finalizar observe que a janela Opções de projeto ficará limpa e as vistas indicadas foram removidas, indicando que a opção selecionada foi aceita.

opções-de-design

Pronto! Parece trabalhoso mas depois que você usa este recurso uma ou duas vezes fica bem mais fácil de assimilar. Agora acabou o sofrimento com vários projetos repetidos só para poder mostrar algumas alternativas de projeto para o seu cliente.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Opções de Design – Revit”

  1. ola, tenho uma duvida
    se na minha Opcao 2 eu fiz algo que achei relevante (fachada por exemplo) mas gostaria de testar algo diferente nela, como copio a Opcao 2 para se tornar Opcao 3 para fazer algum teste?

    Responder

Deixe um comentário