Cores personalizadas no AutoCAD é um recurso muito simples mas nem todo profissional sabe tirar proveito de todas as funcionalidades disponíveis. Aproveite e aprenda agora!
Quando falamos de cores no AutoCAD pode parecer algo meio óbvio, afinal esse é um dos primeiros recursos que aprendemos a utilizar, seja via camadas (layers) ou diretamente nas Propriedades.

Mas não se engane achando que as opções de cores se resumem ao padrão RGB (Red, green e Blue). No AutoCAD você pode criar cores personalizadas e até mesmo reproduzir até mesmo padrões de cores de tintas como Suvinil, Coral, entre outros! Vamos conferir como fazer isso.
Atribuir cores aos objetos
No AutoCAD você pode atribuir cores aos objetos de duas formas: diretamente, através do painel Properties ou através de um layer (camada).

Quando definimos a cor de um objeto via Properties (campo color), não importa em qual layer (camada) o objeto esteja inserido, sua cor não será alterada.
Já quando definimos a cor de um objeto via layer (camada) o objeto precisa que no painel Properties (campo Color) seja definido como ByLayer (“obedeça a camada”).

Um outro cenário é quando trabalhamos com blocos.
Se os objetos que compõem o bloco estiverem no Layer 0 e como ByLayer a cor do bloco será definida pelo layer onde este bloco for inserido, independente de você alterar a cor do bloco no campo Color dentro do painel Properties.

Se você criar um bloco com a cor definida como ByBlock, ele continua obedecendo a cor da camada em que o bloco for inserido, porém se você alterar a cor do campo Color no painel Properties, a cor do bloco é alterada, se comportando de forma independente em relação a cor do Layer.

Posso ser sincero?
Não espere entender a explicação acima apenas lendo. Abra o AutoCAD e faça um teste. Você vai perceber como fica muito mais simples de entender. Se quiser saber mais sobre Bylayer e ByBlock, fiz um artigo completo e vou deixar o link logo abaixo para você conferir.
BYLAYER E BYBLOCK, QUAL A DIFERENÇA?
Outros elementos que permitem o controle de cores são as Dimensions e Multileaders, mas particularmente não recomendo fazer alterações por aqui, uma vez que o gerenciamento de cores através de layers se mostra muito mais eficiente.

Entendido o sistema de aplicação e gerenciamento de cores dos elementos dentro do AutoCAD, podemos explorar os sistemas de cores que o AutoCAD oferece.
ACI (AutoCAD Color Index)
O sistema ACI consiste nas cores padrão do AutoCAD (AutoCAD Color Index – Índice de cores do AutoCAD). Aqui cada cor é identificada por um número ACI, que é um número inteiro entre 1 e 255.
Você pode acessas a paleta de cores indo até a aba Home e no painel Properties clicar no campo Object color. Selecione a opção More colors.

Na janela Select color, na aba Index Color temos as 255 cores disponíveis. Observe que elas estão organizadas em três grupos, onde temos um grande grupos com as cores “gerais”, o campo com as cores das “penas” e o campo de tons de cinza.

O que são essas penas?
Apesar do campo não ter esse nome, chamei ele assim por reunir as cores onde definimos o peso gráfico (espessura das linhas). Penas ou bicos de pena são canetas que quando mergulhadas na tinta, armazenam tinta no seu corpo metálico, permitindo criar desenhos ou escrever.

Apenas as cores de 1 a 7 possuem seus respectivos nomes, as demais são apenas numeradas. Geralmente usamos estas 7 cores para definir as espessuras de linhas do projeto (mas geralmente 3 ou 4 espessuras diferentes são suficientes).

Nas primeiras versões do AutoCAD (DOS e no início do Windows) a paleta base tinha 16 cores fixas (0 a 15) usando valores RGB (Red-Green-Blue – Vermelho-verde-azul).
Para projetos técnicos, essa paleta de cores é mais do que suficiente para simular qualquer tipo de cor, porém em alguns casos precisamos simular cores específicas, onde podemos recorrer a outras paletas disponíveis no AutoCAD.
AutoCAD True color (Cor verdadeira)
No AutoCAD, o True color permite sair da limitação do ACI (AutoCAD Color Index) de 255 cores pré-definidas e trabalhar com cores reais em 24 bits, ou seja, 16,7 milhões de combinações possíveis.
Para acessar o True Color basta voltar a janela Select color e clicar na aba True Color.

Aqui você pode definir a cor que você quiser usando os sistemas RGB e HSL. Os sistemas de cores podem ser alterados no campo Color model.

Sistema RGB
O sistema RGB é um modelo de cores baseado na síntese aditiva da luz, definindo qualquer cor combinando usando como componente primário as cores vermelho, verde e azul, onde temos um “percentual” que varia entre 0 e 255.
Exemplificando, usando os valores de RGB como 0,0,0 temos ausência total de luz, ou seja, a cor preto. já usando os valores 255,255,255 temos intensidade total de luz, ou seja, a cor branca.

Para cores “puras” podemos deixar um dos canais no máximo (255) e os outros dois no mínimo (0).
- 255,0,0 → vermelho puro.
- 0,255,0 → verde puro.
- 0,0,255 → azul puro.
E combinações permitem criar novas cores:
- 255,255,0 = amarelo (vermelho + verde).
- 0,255,255 = ciano (verde + azul).
- 255,0,255 = magenta (vermelho + azul).
Sistema HSL
O sistema HSL é um modelo pensado para ser mais intuitivo, onde usamos os parâmetros Hue (matiz), Saturation (Saturação) e Luminance (Luminância) para chegar a cor desejada.
HUE (MATIZ) – é um parâmetro usado para definir uma cor “pura” dentro de um circulo cromático, onde cada cor é definida por uma posição que vai de 0° a 360°.

No AutoCAD o Hue (matiz) é representado em um quadrado de forma linear, isto é, o valor 0° está no extremo esquerdo e o 360° no extremo direito.

SATURATION (SATURAÇÃO) – É um parâmetro que define o grau de “pureza” de uma cor, onde 100% é a cor no seu estado mais puro e 0% ausência total de cor, ou seja, um tom acinzentado.

No AutoCAD a Saturation (Saturação) é representado na vertical, onde no topo temos 100% (cor pura) e na parte inferior temos 0% (ausência de cor).

LUMINANCE (LUMINÂNCIA) – é um parâmetro que define o quanto a cor é clara ou escura, onde 100% temos luz total (branco), 0% temos ausência de luz (preto) e no 50% o ponto de equilíbrio da cor pura.

No AutoCAD a Luminance (Luminância) é representada na vertical, em uma barra separada, onde 100% representa total luminância (branco), 0% representa ausência de luz (preto) e 50% a cor pura.

Importante ressaltar que a composição de uma cor é uma combinação de HUE (matiz), SATURATION (saturação) e LUMINANCE (luminância), sendo assim é fundamental fazer a correta “dosagem” de cada valor para se obter a cor exata que você precisa.
Color books (Livros de cores)
Color books (livros de cores) são bibliotecas de cores padronizadas, que criam uma “linguagem de cores padronizada” garantindo a exatidão da reprodução de cores em diversos segmentos como indústrias, design gráfico, arquitetura e interiores.

O AutoCAD disponibiliza alguns livros de cores que podem ser selecionados na guia superior, dentro da aba Color book.

Vamos conhecer os livros de cores disponíveis.
- DIC COLOR GUIDE – Biblioteca de cores da empresa japonesa DIC Corporation (Dainippon Ink and Chemicals) amplamente usado em indústrias como impressão, design, moda e arquitetura para garantir comunicação e precisão de cores.
- PANTONE – Biblioteca de cores da empresa americana Pantone Inc, muito usado em design gráfico, moda, impressão e arquitetura.
- RAL – Biblioteca de cores da empresa alemã RAL Farben Colours, amplamente utilizado na arquitetura, construção civil e indústria, especialmente para tintas, revestimentos e acabamentos.

Independente do livro de cores utilizado o AutoCAD vai exibir a combinação de RGB que foi feita para chegar na cor desejada.

Com isso temos um amplo leque de possibilidades para o trabalho com cores no AutoCAD, porém vamos conferir na prática como fazer isso?
Cores personalizadas no AutoCAD
Agora que você já compreendeu a “mecânica” por trás das cores no AutoCAD podemos personalizar algumas cores para você aplicar nos seus projetos. Vamos começar reproduzindo cores de tintas dos grandes fabricantes, como a Suvinil.
Criar cor de tinta no AutoCAD
Para criar uma cor de tinta no AutoCAD precisamos consultar o site do fabricante e conferir que informações estão disponíveis sobre a respectiva tinta. Para dar aquela “complicada” escolhi uma daquelas cores confusas que você fica na dúvida se é verde ou azul.

O nome da cor é “Luz da manhã”. Observe que no site da Suvinil temos logo abaixo do nome da cor algumas especificações, uma delas é o Código RGB.

Essa informação é mais do que suficiente para utilizarmos no nosso projeto. Voltando ao AutoCAD vou até a aba Home e no painel Draw vou ativar a ferramenta Hatch.

Na aba Hatch Creation selecione um padrão de hachura sólido e no painel de Properties clique em Hatch color e selecione a opção More Colors.

Na janela Select color altere para a aba True color e no campo Color model altere para RGB.

Agora basta inserir os valores de RGB nos respectivos campos.

Observe que no canto inferior direito temos uma amostra da cor onde percebemos que a cor já está idêntica a do site. Agora basta concluir e aplicar a hachura no local desejado.
Sugiro que quando for conferir o resultado insira uma vista em uma folha, pois o fundo preto do model pode dar a impressão que a cor ficou diferente.

Abaixo um comparativo do resultado com a cor exibida no site.

Viu só como é bem simples? Esta é uma boa solução quando precisamos de uma única cor de um determinado fabricante, mas se você trabalha frequentemente com cores personalizadas, alguns fabricantes disponibilizam Color books exclusivos para o AutoCAD!
Vamos conferir como baixar e instalar um Color book customizado!
Instalar Color book (ACB) personalizado
Um Color book, como vimos anteriormente, é uma biblioteca de cores personalizada, mas o que eu não comentei é que estas bibliotecas são arquivos com extensão .ACB (AutoCAD Color Book).

Alguns fornecedores disponibilizam seus catálogos já no formato .acb, então basta fazer download e instalar no AutoCAD para que você possa utilizar o catálogo em seus projetos.
Fabricantes de tintas como Suvinil, Coral e Sherwin Willians disponibilizam gratuitamente seus catálogos no formato .acb, basta ir ao seus respectivos sites e pesquisar.

O primeiro passo é obviamente baixar o arquivo do fornecedor escolhido e, se necessário, descompactar.

Não se preocupe se o ícone do arquivo .acb ficar diferente da imagem acima, por ser um formato de arquivo super específico, o windows pode ter dificuldades de escolher um ícone. Em alguns casos ele pode ser exibido como uma “folha em branco”.
Se tiver alguma dúvida se é o arquivo correto, clique com o botão direito sobre ele e selecione Propriedades. Na janela de Propriedades é possível visualizar a extensão .acb.

Agora precisamos carregar este arquivo na pasta correta, para isso vá até o Application menu (botão com o ícone do AutoCAD no canto superior esquerdo) e clique em Options.

Na janela Options, vá até a aba files e localize a opção Color book location e clique no “+” para expandir a lista.

Isso vai servir para descobrirmos o caminho da pasta onde precisamos inserir os arquivos .acb. Clique duas vezes sobre o caminho que está na segunda linha:
C:\Users\Luis Andre\AppData\Roaming\Autodesk\AutoCAD 2026\R25.1\enu\support\color
O AutoCAD vai abrir uma janela chamada Browse for Folder. Aqui não precisamos fazer nada, apenas copie o texto do caminho que já está selecionado.

Pode fechar todas as janelas, que a próxima etapa é diretamente no windows. Abra uma pasta qualquer, cole o caminho no campo superior e pressione enter. Ao abrir a pasta cole seu arquivo ou arquivos .acb na pasta.

Pronto. O catálogo de cores já foi adicionado e está pronto para uso. Se quiser testar basta ir até a aba Properties e no painel Color selecionar More colors.

Na janela Select color altere para a aba Color Books e no campo Color book selecione o catálogo desejado.

Agora é só trabalhar com as cores do fornecedor de sua preferência!

A vantagem é que esses color books agora fazem parte do seu AutoCAD, ou seja, independente do arquivo que você abrir (antigo ou novo) as bibliotecas estarão disponíveis.
Conclusão
As cores no AutoCAD vão além da estética: são linguagem técnica e padronizada que garante clareza e comunicação precisa em projetos, unindo percepção visual, normas internacionais e fidelidade de representação.
Apoie o QualifiCAD!
Se este conteúdo foi útil para você, considere apoiar o projeto!
Toda contribuição ajuda a manter o site gratuito, sem anúncios, e a levar mais conhecimento a todos.
Escaneie o QR Code abaixo ou Envie um Pix para apoiar o QualifiCAD!

📲 Siga o QualifiCAD nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações:

💬 Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa! Sua opinião é importante!!