Iluminação natural no Sketchup

Iluminação natural no Sketchup é uma ferramenta muito simples de se trabalhar e que permite fazer uma simulação real do posicionamento do sol em relação ao seu projeto. Aprenda a usar esse recurso!

Um dos itens fundamentais no desenvolvimento de um projeto é quanto a sua iluminação natural. O impacto da luz do sol no projeto é imenso, passando por determinar a localização de ambientes, janelas, aberturas e inclusive permite que seu projeto tenha uma melhor eficiência energética.

Para configurar a iluminação natural temos dois campos que podemos trabalhar, sendo um deles o barra de ferramentas Sombras.

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Para ativá-la, basta ir até o menu Visualizar e clicar em Barra de ferramentas.

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Na janela Barra de ferramentas, marque a opção Sombras.

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Na barra de ferramentas Sombras, temos três campos, sendo que o primeiro é o Mostrar/Ocultar sombras, que como o próprio nome diz, permite ativar ou desativar as sombras da sua cena.

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Clicando sobre esta opção é possível perceber a diferença de luminosidade e as sombras sendo projetadas sobre as superfícies da sua cena.

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Já os dois próximos campos são os de Data e Hora, onde você pode definir o período do ano e o horário na qual deseja que a iluminação natural seja projetada na sua cena.

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Apesar de serem bem práticos, eu prefiro a segunda opção para controlar a iluminação natural no Sketchup, que é acessar o campo Sombras diretamente na Bandeja Padrão.

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Ah, mas na minha bandeja padrão ele não aparece!

Caso esta opção esteja desativada, basta ir até a aba Janela, clicar em Bandeja Padrão e marcar a opção Sombras.

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Outro detalhe é que caso o campo Sombras esteja compactado, clique no ícone Mostrar detalhes para expandir o menu.

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Observe que temos os mesmos campos disponíveis na barra de ferramentas, porém exibidos de forma mais completa e disponibilizando outros campos para personalização.

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No primeiro campo, temos a opção já apresentada aqui, que é a Mostrar/Ocultar sombras. Ao seu lado temos o campo UCT (Universal Time coordinate – Tempo universal coordenado) que deve estar indicando -03:00.

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Basicamente o que temos aqui é um campo que permite o controle do fuso horário. Observe que usarmos um mapa de fuso horário, boa parte do Brasil se enquadra na área correspondente ao -03:00, então recomendo que não faça alterações neste campo, para não prejudicar a fidelidade da precisão da iluminação do sol.

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Logo abaixo temos os campos Horário e Data. Perceba que aqui você não fica limitado a uma barra para determinar estas informações, você tem campos para digitar o horário preciso e até um calendário para auxiliar na definição do dia.

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Legal, mas e o norte do projeto?

Ja fiz uma publicação explicando como configurar o norte do seu projeto, então caso não tenha visto ainda, basta clicar no link abaixo:

NORTE VERDADEIRO NO SKETCHUP

Os próximos campos permitem configurar a intensidade da luminosidade da sua cena, que são as opções Claro e Escuro.

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Aqui cabe uma observação importante. Alterações realizadas nestes campos afetam apenas o Sketchup, caso esteja utilizando o Vray para renderizar o que será utilizado no render são as informações de Horário e Data.

O campo Claro configura intensidade da luz do sol na sua cena.

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Já a opção Escuro controla a intensidade da sombra.

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Agora temos algumas opções extras, sendo a primeira a Usar sol para fazer sombras.

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Este recurso permite que independente da opção Mostrar/Ocultar sombras estar ligada ou desligada as faces das geometrias criadas continuarão sendo sombreadas.

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Os recursos do campo Exibir só ficarão acessíveis quando o campo Mostrar/Ocultar sombras estiver ativado.

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Na primeira opção, o campo Em faces permite que a sombre de um objeto seja projetada em outro objeto.

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No próximo campo, temos a opção No solo, que controla a projeção da sombra no “chão” caso não exista nenhuma superfície criada.

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E por fim a opção Das arestas. Está eu acho uma opção um pouco “sem utilidade”, permitindo que uma geometria que contenha um elemento como uma abertura para uma janela, projete este mesmo formato dentro da sombra.

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O resultado é meio estranho, por isso comentei que achei “sem utilidade”, mas precisando, o recurso está aí.

Eu considero esta ferramenta excelente, já que mesmo sem uma renderização é possível fazer uma boa apresentação de um projeto para o cliente. em muitos casos é comum o profissional mostrar o projeto diretamente no Sketchup, onde o cliente pode visualizar, girar e conferir cada detalhe.

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12 comentários em “Iluminação natural no Sketchup”

  1. Olá! Estou com um problema. Quando clico para gerar as sombras não são todos os elementos que projetam ela. Os blocos que coloquei no projeto, como plantas e bancos não tem sombra. Você sabe como resolver isso?

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  2. Oi! Existe alguma configuração que neutralize essa iluminação na renderização. No meu caso por exemplo, ao renderizar uma elevação, uma das fechadas está bem iluminada enquanto a outra não. O controle disso só se dá a partir da mudança do dia ou hora?

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  3. Oiee, eu poderia pedir uma ajuda? Eu configuro o sol no sketchup mas quando vou renderizar não aparecem as sombras… Será que to fazendo algo errado ou pode ser problema do meu computador mesmo que não aguenta fazer os renders? Desde já obrigada se puder me dar uma mãozinha

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  4. boa tarde…muito boas suas explicações… eu uso o rgb das cores do aplicativo suvinil para definir as cores…porém percebo que ficam mais claras do que são na realidade…pensei em escurecer um pouco diminuindo a intensidade do claro, mas como vc disse isso não afeta a renderização no vray… há uma outra forma de escurecer um pouco as cenas para as cores ficarem mais fiéis??
    obrigado

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