Norte verdadeiro no Sketchup

Posicionar o norte verdadeiro no Sketchup é um recurso muito simples, permitindo uma correta analise solar mas nem todos profissionais sabem como configurar. Aprenda agora!

A iluminação natural do Sketchup é um recurso muito preciso e eficiente, mas para uma representação precisa do seu projeto, é necessário posicionar corretamente o Norte.

Que diferença isso faz no meu projeto?

Toda! Através da localização do norte podemos identificar onde o sol nasce e se põe, podendo assim determinar como a iluminação natural do seu projeto será, permitindo inclusive decidir a melhor posição para portas e janelas.

Como a terra não gira perpendicularmente em relação ao sol, em determinados períodos do ano, o Brasil está mais voltado para o sol, e em outros períodos menos voltado para o sol, mais precisamente as estações primavera, verão, outono e inverno.

norte-veirdadeiro

Portanto, quando imaginamos que ao meio dia o sol está sobre nossas cabeças, isso só acontece na linha do equador, portanto se você estiver no nordeste terá uma situação similar a da imagem.

norte-veirdadeiro

Caso esteja na região sudeste e sul, terá uma situação um pouco diferente, onde ao meio dia o sol está ligeiramente inclinado.

norte-veirdadeiro

Se considerarmos uma casa na qual cada uma de suas quatro paredes tenha uma janela, uma das janelas terá sol no período da manhã, outra no período da tarde, a janela voltada para o norte terá sol praticamente o dia todo e a janela voltada para a face sul não terá sol em nenhum momento do dia.

Certo, mas como eu vejo isso no Sketchup?

A primeira coisa a ser feita é acessar o painel de ferramentas Sombras. Para isso basta ir até a aba Visualizar e clicar em Barra de ferramentas.

criar-topografia

Na janela de Barra de ferramentas marque a opção Sombras.

norte-verdadeiro

A ferramenta sombras permite ligar e desligar as sombras do seu projeto. Porém ela não se limita a simular sombras aleatórias, com a ferramenta sombras você consegue determinar o período do ano e o horário do dia e ter sombras extremamente precisas em seu projeto.

A sua configuração pode ser feita diretamente na caixa de ferramentas em um painel de barra de rolagem ou diretamente na bandeja padrão, onde é possível inserir as informações de período do ano e horário do dia de forma muito mais precisa.

norte-verdadeiro

Recomendo que faça alterações apenas nos campos Horário e Data.

O mais legal da ferramenta é a sua atualização em tempo real, onde conseguimos ver diretamente na tela o impacto que a alteração do horário do dia e período do ano tem em relação as sombras e a iluminação natural.

norte-verdadeiro

E outra coisa impressionante é o resultado da iluminação na renderização. De acordo com o horário do dia a cor da luz do sol muda, gerando resultados impressionantes no seu projeto.

norte-verdadeiro

Apesar de ficar bonito pode acontecer o seguinte problema. Na casa do seu cliente, não é esse o lado que a casa toma sol.

Ah, mas aí é só “rodar a casa”!

Sim, isso é possível, porém se a casa tiver que ficar girada em um ângulo de 45° pode ser ruim de trabalhar no projeto, então o mais simples é corrigir a posição do norte verdadeiro.

NORTE VERDADEIRO

Para ativar o norte verdadeiro você precisa alterar os atalhos do Sketchup. Esta opção não está nas abas de ferramenta mas é possível ativá-la via atalho. Então vá até a aba Janela e clique em Preferências.

norte-verdadeiro

Na janela de Preferências do sistema, vá até a opção Atalhos. Aqui é possível criar e editar a configuração de todos os atalhos do Sketchup.

norte-verdadeiro

No campo filtrar busque por Norte e abaixo será exibida a ferramenta Ferramentas/Angulo Norte.

norte-verdadeiro

Agora você precisa definir uma tecla de atalho para esta ferramenta. No Campo Adicionar atalho insira a letra N e em seguida clique no sinal de + para que ele seja atribuído. Observe que isso fará com que a letra N seja exibida no campo Atribuído.

norte-verdadeiro

Pronto! Agora vamos para o projeto. Confira se a opção sombras está ativada e é possível visualizar as sombras do seu projeto.

norte-verdadeiro

Agora é só clicar na letra N no teclado que será exibido junto do cursor o ícone do norte. No ícone norte, temos um “traço” mais escuro que é justamente a direção que o norte está configurado por padrão, no caso o norte do Sketchup que é alinhado com o Eixo Y (verde).

norte-verdadeiro

Agora basta você clicar em qualquer ponto da tela para fixar o pivô e ao movimentar o mouse observe que as sombras são atualizadas em tempo real.

norte-verdadeiro

Pronto! Agora é só definir a posição correta do Sol e projetar!

norte-verdadeiro

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

25 comentários em “Norte verdadeiro no Sketchup”

  1. Olá!
    Coloquei o fuso no -3:00 e posicionei o norte como você ensinou. Porém, na linha do tempo o sol está nascendo as 11h. Não está certo. Tem como mudar isso?

    Responder
    • Olá Adriana,

      Geralmente na geolocalização o Norte fica apontado para cima, então acho que seria necessário ou rotacionar o projeto ou verificar a forma que você trás a geolocalização, para identificar se tem como rotacionar.

      Um abraço!

      Responder
  2. Olá,
    Noto que no sketchup, apesar da marcação UTC-03:00, as estações do ano estão para o hemisfério norte, sendo o verão (em vermelho) nos meses de junho, julho e agosto, e mesmo assim, às 8:00 ainda está escuro.

    Responder
  3. Excelente ferramenta, mas tenho uma dúvida.
    Esse Norte não tem como configurar para Hemisfério SUL? Porque na verdade o Sol está pendendo para o Sul, e a gente sabe que no Brasil e nos países do hemisfério sul ele pende a Norte.
    É possível alterar a Latitude, da mesma forma como se altera o Fuso Horário?

    Responder
      • Luis André, a dúvida da Bianca e a minha é sobre a configuração da latitude, não da longitude (UTC).
        È possível configura a latitude por ex. São Paulo -23 graus?
        A latitude influi totalmente no angulo de incidencia solar para qualquer lugar do planeta. Então se não tiver como geolocalizar ou lançar a latitude, as sombra não serão corretas.

        Responder
        • Olá Laércio,

          Dá para você inserir as informações manualmente se precisar. Vá em janela > Informações do modelo > Geolocalização. Lá tem uma opção chamada Definir geolocalização manualmente.

          Um abraço!

          Responder
    • Olá Evando,

      Então, tem uma questão de “ponto de vista” envolvido. No exemplo, acabei colocando de forma aleatória apenas para apresentar a ferramenta. Em um arquivo de Sketchup, o seu projeto esta geralmente em uma vista ortogonal, logo, o que é movido é o posicionamento do norte, portanto o eixo Y no Sketchup que representa o Norte não necessariamente esta alinhado em relação ao norte real do projeto, por isso a necessidade de reposicioná-lo. Se ficou confuso pode entrar em contato comigo,

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário