Exportar Revit para AutoCAD permite que você converta uma ou mais vistas do seu projeto em um formato que possa ser visualizado no AutoCAD. Aprenda agora!
Mesmo com a rápida adoção do Revit no mercado de contrução civil, ainda é temos uma parcela significativa de profissionais trabalhando com o AutoCAD.
Então para que estes profissionais consigam ter acesso ao conteúdo do seu projeto, é necessário que ele seja convertido para um formato na qual o AutoCAD consiga abrir.
Um aspecto muito importante é que no Revit estamos trabalhando em um modelo 3D e no AutoCAD geralmente trabalhamos com um modelo 2D, sendo assim o que você vai enviar para o AutoCAD são as vistas do seu modelo 3D.
Desta forma para cada vista o Revit irá gerar um arquivo separado. Porém nada impede que você copie as vistas desejadas e cole em um arquivo único ou utilize o sistema Xref para agrupar todos.
Não sabe trabalhar com Xref no AutoCAD? Veja esta publicação no link abaixo:
Agora vamos exportar ver como fazer a exportação.
EXPORTAR REVIT PARA AUTOCAD
Para exportarmos uma vista do Revit para o AutoCAD você deve ir no Navegador de projetos e ativar a vista desejada.
Com a vista desejada sendo exibida vá até a aba Arquivo, clique em Exportar e em Formatos CAD selecione a opção DWG (que é o formato padrão de arquivos do AutoCAD).
Agora você esta na janela ExportaçãoDWG. Nesta janela realizamos os ajustes necessários para uma correta exportação da vista selecionada.
Um detalhe importante é que o Revit não trabalha com camadas como no AutoCAD, e criar todas as camadas seria um trabalho imenso também. Para entender como o Revit resolve este problema clique no campo Selecione a configuração de exportação (clique nos três pontinhos).
Agora você está na janela Modificar as configurações de exportação para DWG/DXF. Aqui podemos fazer todos os ajustes necessários para a vista que será exportada.
Observe que temos várias abas onde cada uma trata de um assunto relacionado a exportação do seu arquivo.
Na primeira aba, Camadas, o Revit cria automaticamente as camadas de acordo com as categorias dos objetos do seu projeto. Essas camadas não são criadas de forma aleatória e sim com base em um modelo que pode ser visualizado no campo Carregar camadas a partir de modelos.
É possível escolher entre alguns padrões internacionais. Infelizmente não temos um padrão nacional, no máximo o da ASBEA, que só será útil caso você trabalhe com ele.
Eu particularmente deixo como o padrão American Institute of Architects (AIA) e no AutoCAD faço as alterações que julgo necessárias.
No campo Categorias temos basicamente seis tipos que são subdivididos em diversas outras opções, o que consequentemente pode gerar uma quantidade significativa de camadas para o seu arquivo.
Logo ao lado temos duas colunas principais, sendo a Projeção e a Cortar, que são respectivamente as configurações para as vistas em planta e em corte. E em baixo de cada uma, temos as opções Camada, Id de cor e Modificadores de camada.
Os nomes das camadas e IDs das cores estão obedecendo ao padrão do American Institute of Architects (ou qualquer outro que você tenha selecionado), mas você pode fazer alterações caso não esteja satisfeito com as opções propostas.
Em Camadas, basta clicar no campo correspondente e alterar o nome como preferir. Já no campo ID de cor você deve selecionar a numeração correspondente a cor que você deseja. Lembrando que estas cores são as 255 cores que o AutoCAD disponibiliza.
O campo Modificadores de camada permite que você consiga das mais detalhes a camada, como informar a fase, como paredes existentes ou a demolir. Para isso basta clicar no campo correspondente e selecionar a opção Adicionar/Editar.
Na janela Adicionar/Editar modificadores de camada, basta selecionar o item desejado e clicar para acrescentar. Ao finalizar clique em Ok.
Para não ficar muito cansativo, vou fazer um resumo das abas que recomendo não fazer alterações.
- LINHAS – como o próprio nome diz, controlamos a exportação das linhas do seu projeto. Particularmente não recomendo fazer alterações aqui, a menos que julgue necessário. O Revit gera as linhas automaticamente e geralmente o resultado é satisfatório.
- PADRÕES – podemos fazer as configurações das hachuras que serão criada no AutoCAD. Também não é recomendado fazer alterações aqui.
- FONTES E TEXTOS – controla os tipos de fontes que serão utilizadas, onde é possível dar preferência para a fidelidade visual ou o grau de edição da fonte.
- CORES – você pode escolher entre o padrão do AutoCAD (255 cores), Especificados no estilo de objeto (True Color) ou Especifico na vista (True color).
- SÓLIDOS – Para o caso de uma exportação 3D, permitindo escolher entre Polimalhas e sólidos ACIS.
Nas próximas abas, temos alguns detalhes que devem ser observados com atenção.
COORDENADAS E UNIDADE – Aqui você deve ter atenção. O Revit por padrão vai exportar o arquivo em milímetros, sendo que não importa a unidade atual do seu arquivo. Então se quiser que a exportação seja criada em metros, corrija a unidade desejada no primeiro campo.
O campo Base do sistema de coordenadas deve permanecer como está, a menos que você esteja trabalhando com arquivos vinculados.
GERAL – Aqui temos uma série de pequenos ajustes que podem ser realizados, onde na maioria dos casos não devemos fazer alterações, porém recomendo atenção no campo Opções de exportação padrão.
O Campo Exportar para o formato de arquivo permite definir em qual versão do AutoCAD o arquivo pode ser aberto. Observe que por padrão ele vem como Formato do AutoCAD 2018. Caso você precise visualizar o arquivo em uma versão anterior ao AutoCAD 2018, ele não irá abrir, então altere para a versão do AutoCAD que você precisa.
Após fazer os ajustes que julgar necessários, pode clicar em Ok. De volta a janela Exportação DWG, podemos escolher se vamos exportar apenas a vista atual ou um grupo de vistas. Como exemplo, vamos exportar apenas a vista atual, então no campo Exportar, selecione a opção Somente vista/folha atual.
Em seguida clique em avançar. Agora basta escolher o lugar onde você deseja salvar o seu arquivo DWG.
Aqui você pode alterar o nome do arquivo e conferir a versão do AutoCAD na qual o arquivo será salvo. Se estiver tudo certo, basta clicar em Ok.
Vá até o local onde você salvou o arquivo e observe que existem dois arquivos, sendo um o projeto em DWG e o outro um arquivo com extensão .PCP. Vamos nos concentrar primeiro no arquivo DWG do projeto. Vou abrir o mesmo no AutoCAD.
Observe que visualmente deu tudo certo. Alguns pontos relevantes:
COTAS
As cotas não vieram explodidas e foi criado um estilo de cotas personalizado.
BLOCOS
Boa parte das famílias foram transformadas em blocos, com exceção de alguns itens, mas como famílias são um caso a parte, eu considero que o resultado é satisfatório.
HACHURAS
Apesar do exemplo que usei só ter hachuras sólidas, as mesmas foram convertidas sem maiores problemas.
TEXTOS
Também foram exportados corretamente e funcionais.
CAMADAS (LAYERS)
Aqui temos um dos itens mais importantes. Os layers foram criados conforme configuração realizada dentro do campo Configurar exportação da seção, logo temos uma lista imensa de camadas que foram criadas.
A quantidade de camadas vai variar em função dos objetos que seu projeto no Revit tem. Mas podemos observar seus respectivos nomes e as cores empregadas em cada camada. Você pode fazer as alterações que desejar, visto que o arquivo DWG não tem nenhum vínculo com o arquivo de Revit.
Certo mas e o peso gráfico? Tenho que configurar na mão?
Então, lembra que quando fizemos a conversão foram criados dois arquivos, sendo um o arquivo do projeto e o outro um arquivo .PCP? Este arquivo PCP é o arquivo que controla o peso gráfico.
Mas por que não foi criado um arquivo de extensão .CTB que é o padrão do AutoCAD?
Boa pergunta. A Autodesk já poderia ter providenciado isso porra Autodesk!, mas o que pode ser feito é uma conversão deste arquivo para o formato CTB, processo que explicarei em outra publicação.
Agora temos a questão que fazer o processo de exportação de uma vista de cada vez pode levar um tempo precioso, visto que é comum um projeto passar de uma dezena de vistas, o que fazer então?
Podemos fazer a exportação de diversas vistas de uma única vez. Para isso, volte ao Revit, vá novamente até a aba Arquivo, Exportar, Formatos CAD e clique em DWG.
Na janela Exportação DWG faça as configurações que achar necessário e no campo Exportar altere para Conjunto de vistas/Folhas na sessão.
No campo Exibir na lista altere para Todas as vistas e folhas no Modelo, que assim serão exibidas todas as vistas existentes no arquivo atual.
Agora basta selecionar as vistas desejadas na coluna Incluir. Lembre-se que este processo não vai criar um arquivo único e sim diversos arquivos. Ao finalizar clique em OK.
Caso ache necessário você pode copiar e colar tudo em um mesmo arquivo ou usar a o recurso Xref no AutoCAD.
Então, problema resolvido! Seu projeto foi convertido em DWG e pode ser visualizado no AutoCAD sem maiores problemas!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
gostei das explicações, mas gostaria de ver isto na pratica em video
Olá Edson,
Ainda não estou criando material em vídeo mas está nos planos.
Um abraço!
Boa noite, eu exportei meu projeto para dwg, porem não saiu nas escalas corretas. Terei que alterar todas no autocad ?
Olá Lucas,
Durante o processo de importação você deve ir em Configuração de exportação na sessão, clicar nos três pontinhos e ir até a aba Coordenadas e unidades e escolher a unidade que você quer que a vista seja convertida.
Um abraço!
Muito obrigada pelas informações!
Tentei alterar as cores das camadas em projeção e em corte, mas quando altero uma opção automaticamente a outra também altera.
Você sabe como faço para as camadas terem cores diferentes em vista e em corte?
Olá Diana,
Não havia reparado neste detalhe, vou pesquisar mais a respeito e descobrindo algo publico aqui.
Um abraço!
mUDE O NOME DA CAMADA. cASO ESTEJA NO MESMO NOME, A APLICAÇÃO DE COR SERÁ ÚNICA.
eXEMPLO: SE O NOME DA CAMADA, TANTO EM PROJEÇÃO QUANTO EM CORTE FOR PAREDE. A APLICAÇÃO DE COR SERÁ ÚNICA.
sOLUÇÃO: PAREDE VISTA, PAREDE CORTADA. DESSA FORMA VOCÊ PODERÁ APLICAR CORES DIFERENTES
Tenho uma duvida.
Como usar um carimbo do autocad no revit
Nao digo refazer o carimbo mas usar exatamente o mesmo com todos atributos e quando exportar para dwg nao virar um bloco.
Obrigado
Olá Everton,
Infelizmente acho que não é possível, pois os atribuitos do Revit funcionam de maneira muito diferente dos atributos do autocad.
Um abraço!
Olá Luis André.
Estou com um problema na hora de exportar do revit para dwg que não consigo resolver…. eu já até desinstalei o revit e instalei novamente porém o erro ainda continua.
Não é possível gerar o arquivo dwg pois aparece um erro no canto direito inferior falando ” As seguintes vistas não puderam ser publicadas.”
eu já tentei vários arquivos diferentes e inclusive o arquivo modelo que vem no revit, porém não é possível exportar. E o mais estranho é que há pouco tempo atrás eu estava exportando normalmente, daí tem uns 20 dias que não consigo fazer essa função mais. Você tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
att
Olá Felipy,
Isso acontece com um único arquivo ou com vários?
Um abraço!
Eu exportei um DWG para servir de referencia no REVIT, e não sei o que aconteceu que agora não consigo para apagar, ja que não preciso mais.
se tu poder me ajudar vou mandar o meu ZAP 61-999551756, LUIZ meu none obrigado.
Olá Luiz,
Você já verificou se o dwg esta com um PIN (alfinete)? Se estiver o Revit não permite deletar.
Um abraço!
Parabéns pela explicação!
Tenho uma dúvida!
Tenho uma prancha com alguns arquivos em JPG anexos no projeto e quando converto o arquivo em DWG os arquivos em JPG aparecem soltos após conversão! Não sei se é possível ao converter o arquivo em DWG as imagens já fiquem anexas no DWG sem criar arquivos soltos!
Obrigado
Olá Marcelo,
Não entendi o conceito de “soltos”. O AutoCAD é chato quanto a imagens, pra ele ou as imagens são referência OLE ou XREF. Como o autoCAD esta entendendo as imagens do seu arquivo?
Um abraço!
Luiz André!
Tudo bem?
Gostaria de saber se há algum modo de exportar do Revit para o AutoCAD MEP sem que dutos percam suas propriedades, como por exemplo, espessura da chapa, pressão admissível, etc?
Muito Obrigado!!
Olá MAtheus,
A conversão apresenta algum erro ou simplesmente perde as propriedades? Infelizmente conversões de arquivos sempre estão abertas a este tipo de riscos. Você já tentou o inverso? Importação do arquivo?
Um abraço!
Luiz André!
Tudo bem?
Gostaria de saber se há algum modo de exportar do Revit para o AutoCAD MEP sem que dutos percam suas propriedades, como por exemplo, espessura da chapa, pressão admissível, etc?
Muito Obrigado!!
Olá Matheus,
Não sou especialista em AutoCAD MEP, mas as propriedades são simplesmente removidas ou é exibida alguma mensagem de erro? Conversões de Arquivo sempre são um problema, nem sempre a conversão é bem sucedida.
Um abraço!
Olá, eu não consigo inserir um arquivo PCP no CAD que apresenta erro sintaxe. Se mudo a extensão do arquivo PCP que o revit originou para a extensão ctb, nem abre.
Olá Vitória,
Como você esta fazendo este processo? Pq você deve ir em Arquivo > Print > Manage Plot Style > Add-A-Plot Style Table Wizard e na janela Add Plot Style Table – Begin, selecionar a opção Use a PCP or PC2 file.
Um abraço!