Arquivo DWG abre outro AutoCAD

Você esta usando o AutoCAD e quando clica em um arquivo .dwg ele abre OUTRO AutoCAD? Porém se você abrir o arquivo pelo File/Open o arquivo abre no mesmo AutoCAD, não é? Calma, vamos aprender a resolver esse problema!

A coisa mais comum no dia a dia de um profissional de AutoCAD é ir na pasta onde os arquivos estão salvos e clicar duas vezes no arquivo desejado para que o mesmo seja aberto no AutoCAD na qual se esta trabalhando. Porém pode acontecer do arquivo abrir OUTRO AutoCAD.

É uma coisa realmente bem irritante, mas a solução é bem simples. Na verdade temos duas possibilidades e uma solução para cada uma. Vamos lá!

VARIÁVEL SDI

Para a maioria dos casos o problema esta na variável SDI (Single document Interface ou Interface de um único documento) onde temos os valores 0 e 1.

arquivo-dwg-abre-outro-autocad

0 – Deixa o modo Multidocument ligado (permite abrir vários arquivos)

1 – Deixa o modo Multidocument desligado (abre um único arquivo por seção de AutoCAD)

Resumindo, deixe essa variável com o valor 0 para que o AutoCAD possa abrir vários documentos no mesmo AutoCAD.

AUTOCAD DWG LAUNCHER

Se a opção SDI não resolver o seu problema então o mais provável é que seu arquivo não esteja associado corretamente. Como assim?

Os arquivos que o AutoCAD utiliza tem a extensão .dwg. Por exemplo, você salva seu projeto com o nome Casa e quando for na pasta onde o arquivo esta salvo verá o arquivo como Casa.dwg.

arquivo-dwg-abre-outro-autocad

O problema esta em como o windows associou o seu arquivo. Ele pode associar como AutoCAD Application ou AutoCAD DWG Launcher. Mas qual a diferença?

AutoCAD Application – O arquivo esta associado ao acad.exe que executa o AutoCAD, deste modo, um novo AutoCAD é iniciado para rodar o arquivo que foi clicado.

AutoCAD DWG Launcher – O arquivo será associado ao AcLauncher.exe, deste modo, ele localiza o último programa AutoCAD que foi utilizado, ou seja, se o AutoCAD estiver aberto ele cria uma nova aba e abre o seu arquivo.

Mas como eu conserto isso?

Localize qualquer arquivo com extensão .dwg e clique com o botão direito sobre o arquivo e clique em propriedades. No exemplo vou utilizar o arquivo Casa.dwg.

arquivo-dwg-abre-outro-autocad

Agora será exibida a janela propriedades. Nesta janela temos um campo identificado como Abre com: e o botão Alterar. clique em Alterar.

arquivo-dwg-abre-outro-autocad

Na próxima janela, clique na opção AutoCAD DWG Launcher. Na sequência basta clicar em Aplicar e OK.

arquivo-dwg-abre-outro-autocad

Repare que no campo Abre com: já esta alterado para AutoCAD DWG Launcher. A partir de agora TODOS arquivos com extensão .dwg vão abrir como uma nova aba dentro do AutoCAD.

Acredito que com as duas opções você deve resolver seu problema.

Gostaram? Curtam nossa página. Facebook!

Dúvidas? Comentem!

33 comentários em “Arquivo DWG abre outro AutoCAD”

  1. Meu desenho depois de pronto ocorreu um erro ao entrar na pasta dos meus desenhos, esta lá todos desenhos la corretos, ai coloco pra visulisar icones grandes esta lá o desenho nome correto ele minimizado certinho ok
    Porem quando dou dois cliques pra abrir o arquivo ele abre outro desenho. me ajude a recuperar meu desenho.

    Responder
  2. Bom dia. salvei um arquivo em dwg, quando eu clico em cima do mesmo para abrir ele mostra o meu desenho completo, quando ele é executado para abrir so aparece metade do desenho. o que eu faço?

    Responder
  3. Meu desenho depois de pronto ocorreu um erro ao entrar na pasta dos meus desenhos, esta lá todos desenhos la corretos, ai coloco pra visulisar icones grandes esta lá o desenho nome correto ele minimizado certinho ok
    Porem quando dou dois cliques pra abrir o arquivo ele abre outro desenho do zero. me ajude a recuperar meu desenho.

    Mesmo problema, como faço?

    Responder
  4. Olá Luis,
    Gostaria de saber se você pode me ajudar. Meus arquivos estão programados para abrir em AutoCAD DWG Launcher, porém eles não abrem com duplo clique. Para abrir os arquivos eu tenho que estar com o AutoCAD aberto. Se eu programo os arquivos para abrirem com AutoCAD Application eles abrem com o duplo clique, porém cada arquivo abre uma janela do CAD. Tem como resolver isso? Uso a versão 2015. Agradeço desde já.

    Responder
  5. oLA! No meu CAD ja tentei a opção SDI que já estava 0 e fui nas propriedades e também já estava na opção Launcher e mesmo assim abri os dwgs separados. Quero que fiquem na mesma barra de somente um dwg.

    Responder
    • Olá Naninha,

      Tente o seguinte,

      Clique no ícone do AutoCAD com o botão direito, e na aba compatibilidade desmarque a opção Executar este programa como adimistrador. Isso além das opções SDI e DWG Launcher.

      Um abraço!

      Responder
  6. quanto troquei para AUTOCAD DWG LAUNCHER e vou abrir o arquivo, aparece a mensagem que ele nao acha o autocad 2015, sendo que uso o 2016

    Responder
  7. olá, estou com o autocad 2018. Eu fiz todos os procedimentos acima que você descreveu, porém, clico duas vezes no arquivo, mas não acontece nada, mesmo com o autocad estando aberto.
    só consigo abrir qualquer arquivo a partir do autocad, no comando open.
    outra coisa que acontece é que se clico numa aba nova, ela abre o mesmo desenho que foi aberto por último.
    como faço para arrumar isso?
    obrigada

    Responder
    • Olá Luciana,

      O problema neste caso é o windows. Ele não esta reconhecendo o AutoCAD como leitor padrão de arquivos de extensão DWG. Você já clicou com o botão direito no arquivo e selecionou o AutoCAD: Dependendo da sua versão do windows abre a opção “definir como padrão”. Isso deve resolver.

      Um abraço!

      Responder
  8. Olá, estou com um problema diferente e não consigo achar a solução na internet, poderia me ajudar?
    Toda vez que tento abrir um novo documento em branco ele abre um arquivo especifico, ou seja não consigo abrir um documento novo.

    Responder
    • Olá Tatiana,

      Que arquivo específico? Talvez vocÊ tenha salvado um arquivo como template, então toda vez que abre o AutocAd ele inicia com esse arquivo. Na tela inicial tem um botão grande, embaixo dele escolha a opção acadiso.dwt.
      Caso não resolva entre em contato.

      Um abraço!

      Responder
  9. Olá Luis André,
    Estou tendo o mesmo problema no meu Autocad 2018, porém nenhuma das opções citadas e reladas acima conseguiu resolver a abertura dos projetos em abas separadas. Acredito que possa ser problema na instalação do programa.

    Responder
  10. Olá Luis André, estou encontrando o mesmo problema, mas no REVIT, e só começou a acontecer quando instalei uma versão mais recente (a 2020) a versão anterior isso não acontecia. Creio que vinculei sem querer a abertura dos arquivos a extensão .exe do revit, mas no caso do REVIT não encontro algo como o arquivo REVIT LAUNCHER, você faz ideia de como corrigir isso? Já até desinstalei e reinstalei o programa, mas o problema continua.
    Fico no aguardo e desde já obrigado.

    Responder
    • Olá Rafael,

      Bem estranho isso. Algumas dúvidas:

      Vc tem mais de um Revit instalado nesse computador? Ou em algum momento já teve?
      O arquivo esta na mesma versão que o Revit que esta instalado na sua máquina?

      Já tive problema similar com duas versões do Revit no mesmo PC, onde sempre que eu abria um arquivo ele era aberto no último Revit que eu usei, por exemplo, se eu usei o Revit 2018, todos arquivos que eu inicializasse seriam abertos na versão 2018.

      Um abraço!

      Responder
  11. Boa tarde!
    Estou tendo um problema que nunca tive. A máquina que eu trabalho tinha o Autocad LT 2020, desinstalei ele e coloquei um Autocad 2019. Os arquivos continuam sendo lidos como “Autocad LT drawing” e o Launcher é direcionado ainda para o LT 2020 sendo que o programa não existe mais. E o Launcher do 2019 não foi instalado. Com isso tenho que abrir os desenhos pelo Ctrl + O ou eles vão iniciar um outro Autocad para abrir. Sabe o que pode ser?

    Responder
    • Laura,

      Tente selecionar um dos arquivos, clicar com o botão direito e selecionar a opção Propriedades e em “Abre com” troque para o AutoCAD correto. Possivelmente ficou algum “resíduo” da versão anterior.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário