AUTOCAD

AUTOCAD 2020 chegou!

AutoCAD 2020 chegou! Venha conhecer as principais novidades dessa nova versão! Vou apresentar o que temos de novo e falar sobre as primeiras impressões que tive! Aprenda agora!

Eita! Outra versão do AutoCAD? Mas já? Para quem já esta acostumado sabe que a Autodesk lança uma nova versão de sua linha de produtos com uma grande antecedência, a começar pelo AutoCAD.

Mas eu nem vi as novidades da versão 2019!

Calma, segue abaixo o link do review das versões anteriores para você não ficar por fora!

AUTOCAD 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2018! CONHEÇA AS NOVIDADES!

AUTOCAD 2017! CONHEÇA AS NOVIDADES!

INTERFACE

Temos algumas mudanças na interface dessa nova versão, a começar pelas cores. Agora o AutoCAD está mais “dark”.

autocad-2020-chegou

Na verdade ele esta com um tom mais azulado e menos cinza. Confesso que não gostei muito, porque dependendo do seu ambiente de trabalho ficar olhando para uma tela escura demais e depois olhando para um ambiente muito claro isso pode lhe dar uma dor de cabeça daquelas!

autocad-2020-chegou

E outra coisa que podiam ter feito é padronizado tudo! Do que adianta cada janela ter uma cor diferente? Olhem a janela de Dimension style manager, por exemplo.

autocad-2020-chegou

BLOCK PALETTE [PALETA DE BLOCOS]

Uma novidade interessante é a nova Block Palette (paleta de blocos). Se tem uma coisa que usamos freneticamente no AutoCAD são blocos e a proposta dessa ferramente é justamente organizar esse volume imenso de blocos.

autocad-2020-chegou

Para acessar a nova ferramenta basta ir até a aba Insert e no botão Insert temos uma seta logo abaixo. Clicando sobre ela você pode acessar ao botão Recent Blocks.

autocad-2020-chegou

Esta paleta de ferramentas é dividida em três abas, Current Drawing (Desenho atual), Recent (Blocos recentes) e Other Drawing (outro desenho).

Os nome já esclarecem muita coisa mas vamos olhar com calma. Na aba Current Drawing você pode visualizar todos os blocos que estão disponíveis para este arquivo.

autocad-2020-chegou

O interessante aqui são as ferramentas para trabalhar com estes blocos. Já no primeiro campo temos um filtro, que permite buscar um bloco digitando o seu respectivo nome.

autocad-2020-chegou

Um detalhe interessante é observar que assim que você clica no campo Filter, para efetuar uma busca, é inserido um asterisco. Este asterisco serve para estabelecer um critério de busca, uma vez que por padrão a busca é realizada em ordem alfabética.

Imagine que um dos meus blocos tem o nome Pia banheiro, porém eu quero buscar pela palavra banheiro, o que vai me dar zero resultados. Para buscar por qualquer letra ou palavra coloque um asterisco antes da palavra, por exemplo *banheiro.

autocad-2020-chegou

Já a aba Recent exibe os últimos blocos utilizados. Parece bobagem mas a parte mais legal disso é que a aba não se limita ao arquivo atual.

Como assim?

Os últimos blocos utilizados são exibidos nesta aba independente do arquivo, sendo assim se você utiliza um mesmo tipo de bloco em todos os seus projetos ele vai estar disponível nesta aba. Se você quiser, também é possível remover o bloco desta lista, clicando com o botão direito e selecionando a opção Remove from recent list.

autocad-2020-chegou

Uma dica é a variavel BLOCMRULIST, que permite você controlar a quantidade de blocos recentes que serão exibidas nesta aba. O valor vai de 0 – 100.

autocad-2020-chegou

Por fim temos a aba Other Drawing (outro desenho). Aqui temos uma ferramenta muito útil. Você pode localizar um arquivo de sua preferência e todos os blocos deste arquivo serão exibidos nesta guia, agilizando muito o processo de trabalho!

autocad-2020-chegou

Ah, e não menos importante temos o painel Insertion options, que permite você fazer uma série de ajustes no bloco antes de inserir o mesmo.

autocad-2020-chegou

CLEAN UP

Alguns comandos muito úteis para manutenção e limpeza de arquivo, que antes ficavam ou meio escondidos ou mesmo não tinham um botão (só funcionavam via atalho) agora tem um painel só para isso, o Clean Up.

autocad-2020-chegou

O primeiro botão, o Find Non-purgeable items (Itens não excluíveis) e o segundo Purge (Itens excluíveis) lhe direcionam a velha janela de Purge.

A janela do comando Purge também sofreu algumas alterações (menos na merda da cor, que continua branca!). Para quem não conhece este recurso ele permite remover blocos, camadas ou qualquer outro elemento que você não esteja usando e que esteja deixando o arquivo pesado.

autocad-2020-chegou

A interface ficou mais intuitiva, facilitando o uso. Logo no topo temos dois botões, o Purgeable (Excluível) e Find Non-purgeable items (Itens não excluíveis).

Imagine que você inseriu alguns blocos no seu projeto e depois deletou eles. Os blocos foram removidos da visualização, mas ainda estão disponíveis para uso, ou seja, ainda estão no arquivo. Gerando um peso desnecessário ao tamanho do arquivo. Quando selecionamos a opção Purgeable, o AutoCAD exibe não só os blocos, mas todos os itens que são possíveis excluir.

Para saber o que pode ser excluído ou não, observe na coluna Named Items not used (Nome dos itens que não estão sendo usados) se algum dos campos tem um simbolo de “+”. Caso tenha clique sobre ele que será exibido os itens que podem ser excluídos.

autocad-2020-chegou

Para remover os itens indesejados basta clicar em Purge Checked items (excluir itens marcados). Até aqui não temos muita novidade, além da interface. Já quando vamos para Find Non-purgeable items (Itens não excluíveis), temos novidades.

Nesta opção é possível ver os itens que estão em uso e ao selecioná-los na lista é exibida uma miniatura e algumas informações, dentre elas o campo Details (Detalhes).

autocad-2020-chegou

Você pode identificar o tamanho do arquivo do bloco e quantas vezes ele está em uso no seu arquivo. Outra coisa é que você pode ir no campo Block Insertion e clicando no ícone Select object a janela é fechada e todos os blocos do projeto são selecionados e exibidos na tela.

autocad-2020-chegou

Para saber mais sobre o comando Purge, acesse a publicação abaixo onde faço uma explicação mais detalhada:

PURGE – LIMPANDO O SEU ARQUIVO

Em seguida temos o botão Overkill, que permite remover linha sobrepostas no seu arquivo.

autocad-2020-chegou

Se quiser saber mais sobre esta antiga, porém muito útil, ferramenta, basta acessar a publicação abaixo:

REMOVER LINHAS SOBREPOSTAS

E por fim, temos o botão Audit, que permite localizar erros no seu arquivo. Esta também é uma ferramenta muito útil, porém a mesma também já existia.

autocad-2020-chegou

Esta ferramenta fazer o mesmo processo que a ferramenta recover, ela faz uma varredura no seu arquivo buscando erros. Apesar de ser muito eficiente, é recomendado que antes de executá-la você salve o arquivo, pois em alguns casos, o programa trava e você além de não limpar o arquivo você perde o pouco que tinha.

DWG COMPARE

A ferramenta DWG Compare que foi uma das novidades do AutoCAD 2019 sofreu melhorias, a começar pelo novo menu.

autocad-2020-chegou

Já apresentei como essa ferramenta funciona nas novidades do AutoCAD 2019, então vou ser mais objetivo aqui e focar no novo menu, para saber mais sobre a ferramenta pode acessar o link abaixo:

AUTOCAD 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES!

Para você não ficar muito perdido, vou resumir como a ferramenta funciona. Você pode comparar as alterações realizadas em dois diferentes arquivos. Imagine que você começou um projeto arquitetônico e o engenheiro finalizou o projeto e realizou algumas alterações no projeto original. Você pode pegar o seu arquivo e comparar com o arquivo recebido.

Para efetuar este comparativo, o AutoCAD trabalha com três modos de cor, sendo:

  • COR CINZA: Tudo o que não sofreu alterações.
  • COR VERDE: Identifica o que foi alterado.
  • COR VERMELHA: Identifica o que foi removido.

Agora é possível ativar ou desligar o modo comparativo, para isso basta clicar na lâmpada (on/off). Já as setas permitem que você navegue entre os objetos que sofreram alterações.

autocad-2020-chegou

No botão Import objects é possível importar um elemento que esta no outro projeto para dentro do seu projeto atual.

autocad-2020-chegou

E uma outra opção é a de criar um arquivo de comparação, clicando em Export Snapshot.

autocad-2020-chegou

Não sei se eu entendi bem o propósito desta opção. Em resumo o que temos é uma mensagem informando que um novo arquivo será gerado, adotando o sistema de comparação por cores e nuvens de revisão.

autocad-2020-chegou

Clicando em continuar você pode escolher onde quer salvar este novo arquivo e em seguida o arquivo é exibido. Temos o novo arquivo e um menu reduzido de opções da ferramenta DWG Compare.

autocad-2020-chegou

Não achei a proposta muito interessante em função da criação de um novo arquivo. Um projeto simples já costuma gerar um número de arquivos considerável e ter que administrar mais arquivos não é muito interessante. Outro fator foi o que não percebi nenhum benefício ao gerar o novo arquivo.

Por fim (ou por começo, afinal pulei esta opção! rs!) temos o Settings (Engrenagem), onde temos acesso a todas as ferramentas que antes eram exibidas na aba temporária.

autocad-2020-chegou

QUICK MEASURE

Essa novidade eu gostei bastante. A ferramenta Quick Measure sofreu uma grande melhoria, ficando mais dinâmica. Basta ativar a ferramenta e já temos uma série de informações dimensionais dos objetos bastando apenas aproximar o cursor do mouse para conferir diversas medidas de uma única vez.

autocad-2020-chegou

Simples assim. Não há muito o que explicar aqui, afinal a praticidade já fala tudo.

CONCLUSÃO

Tivemos algumas novidades interessantes, mas nada muito significativo. Talvez o AutoCAD tenha chegado em um ponto onde não há muito o que se acrescentar, afinal já são algumas décadas!

Acho que a palavra que o AutoCAD precisa trabalhar é “refinamento”, uma vez que temos recursos do nosso dia a dia de uso que vira e mexe dão problemas, como hachuras que travam o arquivo, a falta de padronização das janelas (que são em alguns momentos brancas, em outros cinza) ou mesmo uma repensada em sua interface.

O modo 3D está abandonado a muito tempo (um renderizador de verdade seria bem vindo!), blocos dinâmicos que são um excelente recurso poderiam ter melhorias também. A linha de produtos da Autodesk é imensa então acredito que alguns recursos disponíveis em outros softwares poderiam ser adaptados para o AutoCAD trazendo melhorias significativas.

Apesar das poucas novidades o AutoCAD ainda é um software muito prático e complexo, atendendo bem ao que se propõe, então vida longa ao AutoCAD!

Então, longa vida ao AutoCAD!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *