ORGANIZAÇÃOREVIT

Barra de status – Revit

A barra de status do Revit pode passar despercebida para alguns profissionais, mas ela nos apresenta importantes recursos que facilitam demais o nosso trabalho. Aprenda agora!

Para que esta aprendendo a usar o Revit é comum ficar bem perdido com a infinidade de botões e menus disponíveis para uso. Porém, lá na parte inferior do Revit temos um recurso muito importante, que é a barra de Status.

barra-de-status

Nesta barra encontramos alguns recursos que podem facilitar muito o seu trabalho, então vamos entender o que é possível fazer aqui.

BARRA DE STATUS

Este campo efetivamente dá nome a barra, aqui são exibidas informações relacionadas ao projeto e elementos que estão sendo trabalhados. Quando não estamos com nenhuma ferramenta ativada a mensagem padrão já nos da algumas dicas.

barra-de-status

TAB para alternativas – como trabalhamos o tempo todo com um modelo 3D, é comum os objetos ficarem sobrepostos, então você pode usar a tecla TAB para ir alternando entre os objetos (que são destacados com um contorno em azul) e no momento que o objeto que você deseja selecionar fique destacado, basta clicar. Fiz uma publicação sobre este recurso, se quiser saber mais clique no link abaixo:

SELEÇÃO DE OBJETOS – TECLA TAB

CTRL adiciona – quando você clica em um objeto, o mesmo é selecionado, porém ao clicar em outro objeto você perde a seleção do objeto anterior, então para selecionar múltiplos objetos mantenha a tecla CTRL pressionada.

SHIFT cancela – caso esteja selecionando múltiplos objetos e tenha clicado em um objeto errado sem querer, solte a tecla CTRL, mantenha SHIFT pressionado e clique novamente no objeto que ele sera removido da seleção.

Conforme você desenvolve o seu projeto serão exibidas diferentes mensagens neste campo, então é interessante você pegar o hábito de olhar aqui com frequência. Por exemplo, se você passar o mouse sobre o seu projeto e ir parando sobre as famílias, o nome da família é exibido neste campo.

barra-de-status

ATALHOS

O sistema de atalhos do Revit é padronizado, onde todos os atalhos sempre serão ativados via teclado com base em duas teclas. Por exemplo, o comando parede o atalho é WA (wall), o comando porta é DR (door). Então ao clicar na primeira letra de um determinado atalho o Revit vai ficar esperando você clicar na segunda letra.

O interessante aqui é que se você clicar na primeira letra a Barra de Status vai te dar uma sugestão relacionado a segunda letra. O mais legal é que se você usar a seta do teclado e ir apertando para baixo vai descobrir que ele vai mudando a sugestão, de maneira que todas as possibilidades de atalho relacionados aquela primeira letra são exibidas.

Por exemplo, vou clicar na letra T. Imediatamente o Revit sugere que eu digite em seguida a letra F, o que nos dá o atalho TF (Cable Tray Fitting) de conexão de bandeja de cabos. Mas se eu usar a seta do teclado e ir pressionando para baixo os atalhos TG, TL, TR, TW e TX serão sugeridos também, com um pequeno texto me avisando o que aquele atalho faz.

barra-de-status

E outro aspecto importante é que diversas ferramentas dentro do Revit funcionam com um processo de sequência de ações “clique aqui, aperte ali, selecione o objeto, etc” então o passo a passo, ou seja, as etapas subsequentes da ferramenta que você esta utilizando são apresentadas na barra de status.

Por exemplo, ao usar o comando Aparar/Estender em paredes, é comum se deparar com situações onde precisamos remover uma parte da parede, porém como saber qual pedaço será removido e qual pedaço fica? Simples, olhe na barra de status que temos uma mensagem avisando “Clique na parte que deseja manter”.

barra-de-status

PROGRESSO

A barra de status também exibe o progresso de abertura de arquivos ou mesmo a atualização de arquivos desenvolvidos em versões anteriores do Revit e precisam ser atualizados para a versão atual.

barra-de-status

Aqui não temos muito o que controlar, além da possibilidade de cancelar o comando. Mas é interessante ir acompanhando o que é exibido, uma vez que vamos entendendo o que está acontecendo com o nosso arquivo e porque esta demorando tanto para abrir o arquivo! rs!

OCULTAR/EXIBIR A BARRA DE STATUS

Não que seja uma boa ideia ocultar esta barra, uma vez que ela exibe diversas informações importantes, mas este procedimento é possível. basta ir até a aba Vista e no painel Janelas clicar no botão Interface do usuário.

barra-de-status

Clicando em Interface do usuário temos acesso a uma série de opções, onde você pode clicar no campo Barra de Status. Ao desmarcar esta opção a barra de status é removida.

barra-de-status

Mas sinceramente você não tem um ganho significativo, afinal ela ocupa um espaço minúsculo da sua área de trabalho. Além do que, as informações que a barra nos oferece são de extrema utilidade, portanto recomendo que mantenha a barra de status sempre visível.

CONCLUSÃO

Temos aqui um recurso muito simples e possivelmente menosprezado por muitos profissionais, mas se dedicarmos alguns minutos a esta incrível ferramenta podemos beneficiar o nosso fluxo de trabalho com informações extremamente importantes, devidamente organizadas e a nossa disposição.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *