Blocos dinâmicos – Move

Blocos dinâmicos move vai permitir que você reposicione objetos dentro de um mesmo bloco, sem a necessidade de editar ou explodir! Aprenda agora!

Esta publicação faz parte de uma série onde vou apresentar os principais recursos disponíveis dentro do processo de criação de blocos dinâmicos, então se você ainda não viu a primeira publicação, basta clicar no link abaixo!

BLOCOS DINÂMICOS – STRETCH

BLOCO DINÂMICO – MOVE

Desta vez vou apresentar o parâmetro Move, que permite mover elementos dentro de um bloco de forma independente dos demais blocos, sem a necessidade de editar ou explodir o respectivo bloco. Como exemplo eu vou utilizar um conjunto de árvores.

Blocos-dinâmicos-Move

Cada uma destas árvores já são blocos, porém eu quero criar um bloco único que me permita movimentar cada uma dessas árvores de forma independente. Para isso tenho que criar um novo bloco com todas as árvores dentro. Caso não lembre o processo de criação de um bloco vou explicar, é bem simples. Vá até a aba Insert e selecione a opção Create Block no painel Block definition.

Blocos-dinâmicos-Move

Na janela Block Definition temos 3 informações importantes aqui, sendo o Name (nome do bloco), Select objects (selecionar objetos que fazem parte do bloco) e Pick Point (Ponto de base do bloco).

Blocos--dinâmicos

Faça as etapas na sequência para criar o seu bloco.

Blocos-dinâmicos-Move

Com o bloco criado vamos converter este bloco em boco dinâmico. Para isso selecione o bloco e clique duas vezes sobre ele, com isso será exibida a janela Edit block definition, clique em ok.

Blocos-dinâmicos-Move

Perceba agora que foi adicionada a aba Block editor e temos acesso a uma série de ferramentas de edição de blocos.

Blocos-dinâmicos-Move

No caso o pacote mais importante que temos aqui é a aba Blocking Authoring Palettes. É aqui que configuramos os parâmetros e ações que o nosso bloco dinâmico vai ter.

Blocos--dinâmicos

Primeiro vamos entender o que será feito aqui. Preciso que cada uma dessas árvores possa se mover de forma independente, para isso será necessário adicionar um parâmetro (Parameter) e uma ação (Action) para cada uma dessas árvores.

Vamos até a aba Parameter, selecione a opção Point e clique no objeto desejado.

Blocos-dinâmicos-Move

Lembre-se que este ponto será por onde você selecionará o objeto para movê-lo, então clique no lugar que você achar mais apropriado, no meu caso será no centro da árvore.

Blocos-dinâmicos-Move

Perceba que será exibido um exclamação amarelo, ele indica que o parâmetro não foi ativado. Agora que temos o parâmetro precisamos colocar uma action. Na aba Actions clique na opção Move.

Blocos-dinâmicos-Move

Em seguida selecione o parâmetro que foi inserido e depois selecione o objeto que será afetado pelo parâmetro.

Blocos-dinâmicos-Move

Este processo deve ser repetido para cada objeto que você deseja que se mova de forma independente.

Blocos-dinâmicos-Move

Apesar da “poluição visual” o que fiz foi repetir o processo que fiz na primeira árvore. Agora basta finalizar clicando em Close Block Editor.

Blocos--dinâmicos

Será exibida uma janela perguntando se você deseja salvar as alterações. Selecione a opção Save the changes, para não perder todo o trabalho feito aqui.

Blocos-dinâmicos-Move

Observe que agora cada uma das árvores tem um Grip (quadradinho azul) localizado exatamente no local onde você inseriu o parâmetro point.

Blocos-dinâmicos-Move

Para movimentar a árvore, basta selecionar qualquer um destes pontos para mover e posicioná-la onde preferir.

Blocos-dinâmicos-Move

Observe que mesmo distribuindo os blocos em locais totalmente diferentes todas estas árvores ainda são um único bloco. Seria possível, por exemplo, criar um bloco com árvores de uma mesma espécie, desta forma basta você selecionar uma das árvores que todas as que pertencem ao mesmo bloco serão selecionadas.

Um detalhe importante é que mesmo depois de mover todas as árvores ficou um “quadradinho azul” sobrando. Este é o pick point, o ponto de inserção do bloco. Tome cuidado pois mover este ponto todos os objetos serão movidos.

Blocos-dinâmicos-Move

Os blocos dinâmicos nos oferecem recursos incríveis, mas ainda temos um fator muito importante, que é a criatividade. Analise os seus projetos, os seus processos de trabalho e aplique este e outros recursos oferecidos pelos blocos dinâmicos para otimizar o seu dia a dia!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “Blocos dinâmicos – Move”

Deixe um comentário