SKETCHUP & VRAY

Bug Splat no Sketchup, o que fazer?

Bug Splat no Sketchup, o que fazer? O Sketchup possui alguns mecanismos para a recuperação de arquivos em caso de erro no programa, então vamos aprender a resolver este problema!

Você está trabalhando no seu projeto todo feliz e contente e de repente BUG SPLAT! Seu arquivo se foi. Vamos ver o que pode ser feito para evitar esse tipo de problema e se podemos recuperar o seu arquivo.

BACKUP & AUTOSAVE

A partir do momento em que você salva o seu arquivo o mesmo tem a extensão .SKP, que é o formato de arquivo padrão do Sketchup. Mas se você observar na pasta onde você salvou seu arquivo terá mais um arquivo, porém com a extensão .SKB.

bug-splat-o-que-fazer

Trata-se de um arquivo de Backup (SKB – Sketchup Backup), por isso o nome. Este arquivo é criado automaticamente a partir do momento em que você salva seu arquivo pela primeira vez, e é criado na mesma pasta onde o arquivo é salvo.

Caso aconteça um Bug Splat e ao abrir seu arquivo novamente você perceba que perdeu boa parte do seu trabalho, você pode renomear este arquivo de .SKB para .SKP que imediatamente ele se torna um formato na qual o Sketchup pode ler.

Legal, ele recupera tudo o que eu perdi?

Aí vai depender da sorte. Teoricamente ele vai sendo atualizado de tempos em tempos conforme o desenvolvimento do arquivo original, porém pode acontecer do seu arquivo de backup ser mais antigo do que o último salvamento do arquivo original, o que não vai servir de muita coisa. Mas vale a tentativa.

Ah mas levei um Bug Splat e nem tinha salvo, esse já era né?

Talvez não. O Sketchup cria uma cópia de segurança do arquivo que estiver aberto e nunca foi salvo após uns 5 minutos de trabalho. O detalhe é que esta como não tem uma pasta oficial para ser salva ela geralmente fica no caminho C:\Users\”nome do computador”\Documents ou resumindo, na pasta Documentos (Meus documentos) do Windows.

bug-splat-o-que-fazer

Isso já me salvou várias vezes. Mas para não passar por este sufoco o mais recomendado é tomar alguns cuidados. Vamos ver o que pode ser feito neste sentido.

 

ELIMINAR NÃO USADOS

Fiz uma publicação recentemente sobre este assunto, confira aqui: Aprenda a limpar o seu arquivo do Sketchup! Mas para resumir consiste num processo na qual todos os objetos que não estão sendo utilizados serão removidos do arquivo, garantindo assim um arquivo muito mais leve.

O principal cuidado aqui é que o critério da ferramenta consiste em remover do arquivo objetos que não foram inseridos no projeto como modelos, texturas, camadas vazias, etc. Então caso você tenha criado uma camada e ainda não inseriu nenhum objeto na mesma ela será considerada como irrelevante e será excluída! O mesmo vale para os demais objetos.

ESTILOS

Quando temos um arquivo extremamente carregado de objetos qualquer “girada” pode causar um Bug Splat. Para não passar por este problema você pode recorrer aos estilos de exibição.

bug-splat-o-que-fazer

O estilo de exibição que usamos por padrão é o Sombreado com texturas, que acaba sendo o mais completo e logo um dos mais pesados. Se o seu projeto está pesado demais mesmo usando o recurso de Eliminar não usados você pode recorrer a modos de exibição como

bug-splat-o-que-fazer

Os estilos que eu recomendo que você utilize são:

  • Linha oculta: Exibe o projeto em “verde” deixando a visualização bem mais leve.
  • Sombreado: Remove as texturas, porém permite identificar a principal cor do material aplicado.
  • Monocromático: Exibe o projeto todo branco, também sendo uma das mais leves.

GRUPO OU COMPONENTE?

Também já fiz uma publicação aqui sobre este tema, você pode visualizar clicando aqui: Grupo ou Componente, qual a diferença? Mas para resumir o conceito de ambos:

  • Grupo: Como o próprio nome diz, consiste em um agrupamento de linhas e faces, facilitando a seleção e organização do seu projeto.
  • Componente: Tem os mesmos benefícios de um grupo, com a vantagem de quando você editar um componente, todas as cópias deste componente serão igualmente alteradas.

Sendo assim, se você tiver muitos objetos repetidos no seu projeto como cadeiras, janelas ou quaisquer objetos, dê preferência para criá-los como componentes, que são bem mais leves.

CAMADAS (LAYERS)

Isso é indiscutível. Um projeto deve ter camadas organizando todos os objetos da sua cena. Portanto caso não esteja utilizando o objeto na cena, deixe a camada como invisível.

bug-splat-o-que-fazer

ARQUIVO CORROMPIDO

Existem momentos em que não importa o que você faça, o problema é o arquivo. Nestes casos copie todos os objetos do arquivo atual e cole em um arquivo novo.

Tome cuidado de desbloquear e desocultar todos os objetos, além de tornar todas as camadas visíveis para não esquecer de copiar nada. O velho Ctrl + A permite selecionar todos os objetos da sua cena e depois basta usar o Ctrl + C no arquivo novo.

Espero que as soluções acima ajudem a resolver este tenebroso problema que tanto atrapalha a nossa vida.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

56 Comentários

  1. Rubiana Lemos
    30 de abril de 2017 at 09:35 — Responder

    e quando da bug splat no primeiro uso, sem nem ter mexido no programa ainda, logo apos a instalação?

    • 30 de abril de 2017 at 14:01 — Responder

      Olá Rubiana,

      Isso acontece com um arquivo específico ou todos? Se for com um específico pode ser que o arquivo esteja corrompido. Se for com todos tente reinstalar o programa, pq isso não deveria acontecer.

      Um abraço!

      • Rubiana Lemos
        23 de junho de 2017 at 15:35 — Responder

        Obrigada! Resolveu reinstalando!

      • Fabrícia
        9 de setembro de 2018 at 21:58 — Responder

        Olá, eu já reinstalei o programa várias vezes e não consigo abrir nada no Sketchup, nem mesmo um template novo que dá o BUGSPLAT , estou desesperada 🙁

        • 13 de setembro de 2018 at 08:41 — Responder

          Olá Fabrícia,

          Acho que a versão que você esta instalando na sua máquina está com problemas. Você não consegue baixar novamente a mesma versão?

          Um abraço!

        • Rodrigo Fernanes
          18 de agosto de 2019 at 12:45 — Responder

          ola bom dia, conseguiu resolver o problema??? estou passando pelo mesmo caso

  2. Sofia
    9 de maio de 2017 at 19:51 — Responder

    Após a instalação do sketchup na hora em que abre o programa ele da esse erro de bug splat, tanto abrindo só o sketch normal ou abrindo qualquer arquivo skp.

    • 9 de maio de 2017 at 22:09 — Responder

      Olá Sofia,

      Recomendo que reinstale o programa. Provavelmente algum arquivo importante não foi instalado corretamente impedindo a inicialização do programa.

      Dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

  3. Favianny
    6 de junho de 2017 at 08:52 — Responder

    Bom dia. Meu computador travou e reiniciou quando eu estava com o arquivo aberto. Não consigo abrir o último arquivo que salvei (que era o que estava aberto no momento), nem o salvamento automático deste arquivo, tampouco o arquivo de backup (.skb – já mudando ele pra .skp para ser aberto)… nada! O que pode ser feito? nenhum dos três abre! Isso nunca tinha acontecido!

    • 6 de junho de 2017 at 09:08 — Responder

      Olá Favianny,

      Já tentou abrir em outro computador? Me envie este arquivo para eu tentar abrir.

      Um abraço!

  4. BIANCA
    5 de julho de 2017 at 17:25 — Responder

    Olá, o meu erro ocorre igualmente ao de Rubiana, é um erro quando se instala o software, não consigo nem ao menos abri-lo. Já instalei e reinstalei o programa e ainda assim o erro persiste. O que devo fazer ?

    • 7 de julho de 2017 at 11:10 — Responder

      Olá Bianca,

      Sugiro tentar instalar outra versão ou utilizar um programa de desinstalação, pq quando desinstalamos um programa pelo painel de controle é comum ficarem alguns “resíduos” que são reaproveitados em uma nova instalação.

      Um abraço!

  5. Stace Konno
    31 de julho de 2017 at 11:30 — Responder

    Luis André, estou tentando exportar uma maquete do sketchup como .collada para ser usada no Lumion. Porém o Bug Splat aparece, já fiz todas as recomendações de limpeza do arquivo. O que mais posso tentar?

    • 31 de julho de 2017 at 13:06 — Responder

      Olá Stace,

      Qual o tamanho do arquivo? De repente você pode dividi-lo em dois ou três arquivos para não ficar tão sobrecarregado.

      Um abraço!

  6. Rafael
    5 de agosto de 2017 at 12:02 — Responder

    Olá, uso o programa a bastante tempo e agora começou a dar o bug quando clico em ‘arquivo’. Consigo trabalhar normalmente, até salvar o arquivo. Somente qndo clico em ARQUIVO, buga.

    Obrigado, se puder me ajudar.!!!

    • 5 de agosto de 2017 at 18:36 — Responder

      Olá Rafael,

      Isso acontece em todos arquivos ou só em um específico?

      Um abraço!

  7. 3 de setembro de 2017 at 12:51 — Responder

    Parabéns pelo post! Todas as Dicas que você deu são bacanas e podem sim resolver. O que eu tenho feito, Já que meio que desisti de corrigir esse bug no sketch 2017… é configurar os autosavers para 1 em 1 minuto… o tamanho do arquivo, pouco importa, ele só da esses erros a esmo. Vou esperar sair o 2018 e rezar pra solucionar.
    Mas parabéns pelo material! Nos favoritos aqui =)

  8. Ana Cristina
    25 de outubro de 2017 at 00:58 — Responder

    Utilizando o sketchup, ontem partes dos desenhos não apareciam no layout mesmo estão corretos no sketchup. Hoje os desenhos estão normais no layout, mas quando exporto para pdf, eles não aparecem.
    Qual a solução?

    • 29 de outubro de 2017 at 15:35 — Responder

      Olá Ana Cristina,

      Tecnicamente deveriam aparecer normalmente. Já tentou criar um novo arquivo e enviar o desenho novamente para o LayOut?

      Um abraço!

  9. 10 de novembro de 2017 at 11:22 — Responder

    Puts, valeu demais pelas dicas!

    Estava tendo problemas para gerar imagens ou pdfs, o arquivo ficava listrado… Estava corrompido!
    Resolveu quando copiei todo o desenho para um arquivo novo!
    Já tinha tentando de tudo, acabou sendo uma solução mais simples do que eu esperava!
    Eliminar as linhas não usadas também ajudou bastante!

    Gradicida! 😀

  10. Brenda
    13 de dezembro de 2017 at 04:03 — Responder

    Olá, Preciso muito de uma ajuda! Só tenho dois dias para finalizar um projeto e não sei onde cliquei que fez a função de aplicar cores para de funcionar. O “balde de tinta” aparece pra mim, porém quando clico, não abre a janela de opções de materiais. Não qual o erro, pois estava funcionando perfeitamente. Por favor me ajudem!

    • 13 de dezembro de 2017 at 08:49 — Responder

      Olá Brenda,

      A janela de materiais não está aparecendo na bandeja padrã? Vá em janela > Bandeja padrão e verifique se a opção materiais está ativada.

      Um abraço!

  11. Rodrigo
    19 de dezembro de 2017 at 14:11 — Responder

    Olá Luiz André!
    E quando o bug acontece na hora de usar o render V-Ray?
    Será que um dos motivos é eu ter trocado o arquivo do meu notebook para o pc de mesa e algumas imagens não estarem salvas junto… ou a imagem ser detalhada demais?
    Agradeço desde já
    Abraços

  12. Jaaziel Ferreira
    16 de janeiro de 2018 at 01:01 — Responder

    Olá Luis André, Tudo bem?

    Sou o Jaaziel Ferreira e gostaria de saber o por quê meu Sketchup 17 está com BugSplat?
    Já reiniciei, já desinstalei, instalei novamente (o mesmo), mas ao abrir o Sketchup, dá o erro.
    Executei como adm, modo compatibilizado, todas as maneiras e nada.
    Não sei mais o que fazer…
    Meu Notebook, é um I5, 1giga de memória dedicada, 1Tera de hd, Gforce 940…

    Por favor me ajude?

    • 16 de janeiro de 2018 at 09:37 — Responder

      Olá Jaaziel,

      Infelizmente não sei qual o problema. Já tentou instalar outra versão? Talvez uma abaixo.

      Um abraço!

  13. Jaaziel Ferreira
    16 de janeiro de 2018 at 01:05 — Responder

    Correção… 2 gigas de memória dedicada…

  14. João Graça
    7 de abril de 2018 at 00:03 — Responder

    Olá André! Instalei o Sketchup pro 2018 versão de 30 dias porque precisava de importar alguns ficheiros de AutoCAD para o sketchup. Depois desses 30 dias terminarem, não deu para continuar a usar essa versão. Então desinstalei, e tentei trabalhar depois na versão de 2017 que eu já tinha no PC. E aqui nem se trata de ter guardado o ficheiro numa versão antiga para conseguir abrir na versão 2017… Simplesmente quando abro a essa versão através do icon principal (e não do meu ficheiro do projecto que criei), dá sempre o erro do BugSplat.. Já desinstalei completamente essa versão 2017, voltei a sacar e instalar e não deu. Tentei a versão 2016 e também não dá. Já re-instalei essas duas versões e em nenhuma delas tenho sorte.. Não encontro qualquer solução na net que me possa ajudar. Encontrei esta página onde vi que há mais pessoas a quem acontece o mesmo, mas o meu problema persiste mesmo com os conselhos que deste aos outras pessoas… O estranho é que antes de ter a versão 2018, conseguia trabalhar na boa na versão 2017 que eu já tinha.. E agora, mesmo sacando de novo, não dá versão nenhuma. Agora não consigo trabalhar mais.. O que é que poderá ser? Desde já um Obrigado.

    • 7 de abril de 2018 at 09:48 — Responder

      Olá João,

      É difícil saber o motivo exato, mas pelo que você fala ao abrir o programa o mesmo já da erro, ou seja, o erro não está associado a algum arquivo e sim ao programa. Tente atualizar os drivers de vídeo do seu computador, recentemente muita gente teve problema devido atualiações dos drivers e em alguns casos resolveu. E também ao remover o programa, utilize algum programa para uma remoção limpa e completa, pois as vezes você desinstala e fica um “resíduo” que é reaproveitado em uma nova instalação.

      Um abraço!

      • joao graca
        8 de abril de 2018 at 17:46 — Responder

        Olá André. Já descobri o que era.. Pelos vistos a Sketchup fez actualizações e a minha gráfica deixou de conseguir ler o programa, mesmo com drivers actualizados. Como o meu pc tem duas gráficas, fui às definições e meti o programa para correr na outra placa gráfica. Já está a funcionar de novo. Fica aqui a resolução para quem mais tiver o mesmo problema. Obrigado André. Bem haja.

        • Fabricio
          10 de novembro de 2018 at 11:44 — Responder

          João, bom dia
          Estou com o mesmo problema. Como você resolveu. Não entendi como fez para adicionar o software.

  15. Ivonaldo
    18 de abril de 2018 at 08:30 — Responder

    Bom dia instalei o SketchUp 2018 e a v ray mais quando eu tento abrir não abri bug splash o que eu faço

    • 18 de abril de 2018 at 12:41 — Responder

      Olá Ivonaldo,

      Provavelmente tem algum arquivo corrompido que está gerando este problema. Tente remover o programa e instalar novamente.

      Um abraço!

  16. Ivonaldo
    18 de abril de 2018 at 16:58 — Responder

    Bom dia! André instalei o SketchUp 2018 e a v ray mais quando eu tento abrir não abri bug splash o que eu faço para poder fazer essa correção.

  17. Kenia
    26 de abril de 2018 at 17:10 — Responder

    Boa tarde! meu sketchup dá um bug splash e fecha, quando vou tentar abrir de novo ele fica travado. tenho que reiniciar o pc toda vez que isso acontece, aí volta ao normal. Ja tentei usar a opção de Solucionar problemas de compatibilidade mas também não deu certo, o que pode estar ocorrendo?

    • 27 de abril de 2018 at 14:11 — Responder

      Olá Kenia,

      Isso acontece com qualquer arquivo ou com todos?

      Um abraço!

  18. Larissa
    4 de junho de 2018 at 11:20 — Responder

    Bom dia, estou mexendo em um arquivo de sket e quando vou importar uma foto, ele da um bug splash. Sabe me dizer o porque e se tem alguma solução?

    Obrigada !

    • 10 de junho de 2018 at 10:26 — Responder

      Olá Larissa,

      Você está importando uma foto como? Para criar um material? Isso acontece em todos os arquivos ou só nesse?

      Um abraço!

  19. Vitor Urcelino
    13 de julho de 2018 at 14:13 — Responder

    Olá. Tenho um problemas com V-ray. quando clico em qualquer componente Acessor Editor, ou para renderizar da BUGSPLAT. Ja reinstalei o Sketchup mais recente e o v-ray mais recente também. e continua o mesmo problema. Fiz uma caixa pequena com textura e fui renderizar para testar e aconteceu bugsplat do mesmo jeito. Como resolver?

    • 29 de julho de 2018 at 11:34 — Responder

      Olá Vitor,

      Acredito que o seu V-ray esteja com algum arquivo de instalação corrompido ou seja incompatível com seu Sketchup. Qual a versão do V-ray e do Sketchup?

      Um abraço!

  20. lica
    8 de agosto de 2018 at 19:01 — Responder

    eu usava a versão estudante, e inspirou então baixei em outro not a mesma versão estudante e o meu arquivo não abre, aparece uma msg de “este modelo não parece ser do skatchup”

    • 10 de agosto de 2018 at 09:40 — Responder

      Olá Lica,

      Tente usar o arquivo de backup. Já tentou abrir este mesmo arquivo em outro computador para ver se ele abre?

      Um abraço!

  21. Ise
    31 de agosto de 2018 at 08:59 — Responder

    Olá, Luis!!
    Salvei um arquivo numa versão de teste do Sketchup 2018 e não consigo abri-lo mais, pois a versão de teste expirou e agora uso a versão 2016.
    Não consigo converter no warehouse pq o arquivo tem 101mb e lá só aceita fazer a conversão até 50mb.
    Você poderia me ajudar?
    Desde já, muuuito obrigada pela atenção!

    • 2 de setembro de 2018 at 11:10 — Responder

      Olá Ise,

      Entre na página qualificad do facebook e me adicione que eu converto o arquivo para você.

      Um abraço!

  22. Evelly Pabline
    19 de novembro de 2018 at 17:23 — Responder

    Olá meu sketchup 2015 32 bit funciona perfeitamente ate eu instalar o Vray 2.0. Quando instalo o Vray e vou abrir o sketchup o programa não abre de jeito nenhum. Oq poderia ser? já baixei o vra novamente, reinstalei e nada. Porem quando desinstalo o Vray o sket volta a funcionar e abri normalmente. Porém preciso do vray kkk

    • 26 de novembro de 2018 at 09:37 — Responder

      Olá Evelly,

      Infelizmente não sei o motivo deste problema. Já tentou trabalhar com a versão mais recente do Vray? Ela esta ótima.

      Um abraço!

  23. Julio
    16 de maio de 2019 at 10:49 — Responder

    Olá.

    Se eu usar o artifício de copiar todos os objetos do arquivo e colar em um arquivo novo, isso fará com que as estatísticas dos objetos que foram apagados e ainda estão com as informações guardadas pelo Sketchup também sejam copiadas ou só serão copiados os objetos que estão realmente colocados no arquivo?

    Obrigado desde já.

    • 1 de junho de 2019 at 12:24 — Responder

      Olá Júlio,

      Somente os arquivos copiados, o resto fica no arquivo antigo.

      Um abraço!

  24. Marcelo Ruffier
    31 de julho de 2019 at 16:41 — Responder

    Instalei o RWindows 10 no meu computador… de lá pra cá quase não consigo usar o Sketchup… quase que dá vontade de quebrar o windows, se sólido fosse… kkk. Na minha opinião, o RWindows 10 é bonitinho mas ordinário, acho q o problema está neste detalhe.

    • 4 de agosto de 2019 at 14:34 — Responder

      Olár MArcelo,

      Qual sua versão do Sketchup? Verifique se os drivers de vídeo estão atualizados. Qual o erro que da?

      Um abraço!

  25. Luciana
    2 de agosto de 2019 at 16:03 — Responder

    Estou com problemas com o Layout do Sketchup. Quando insiro o desenho e coloco na escala que preciso, as cores da textura desconfiguram completamente, ficando impossivel trabalhar no desenho

    • 4 de agosto de 2019 at 14:39 — Responder

      Olá Luciana,

      Onde as imagens das texturas estão salvas? Na mesma pasta que o arquivo?

      Um abraço!

  26. Artur
    2 de agosto de 2019 at 16:08 — Responder

    Olá, já instalei e desinstalei o sketchup 2018 e 2019 várias vezes e todas as vezes eu escolho o modelo mas quando abre fica tudo verde, sem os eixos e como se os comando não funcionassem, quando abro um arquivo já existente do mesmo jeito não aparece nada, já tentei coloco os eixos mas não da certo, pra instalar desativei o antivírus e executei como administrador. alguém pode me ajudar?

    • 4 de agosto de 2019 at 14:40 — Responder

      Olá Artur,

      Qual sua versão do windows? Verifique se o driver da sua placa de vídeo está atualizada.

      Um abraço!

  27. REGINALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
    25 de setembro de 2019 at 08:38 — Responder

    Bom dia,
    Então eu instalei sketchup 2019 quando eu instalo vray 3.6 na hora da render ele da esta messagem Bug Splat e ai fecha programa, ja baixei outro e reinstalei e da mesmo problema alguém pode me ajudar solucionar este problema por favor obrigado.

    • 30 de setembro de 2019 at 12:21 — Responder

      Olá Reginaldo,

      Já tentou usar a versão 4.0 do vray? Achei que as atualizações super valem a pena.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *