SKETCHUPSKETCHUP & VRAY

Componentes que furam faces

Componentes que furam faces permitem que você consiga agilizar o seu trabalho e evitar a perda de tempo de ficar fazendo recortes complexos. Aprenda agora!

Objetos como cubas ou nichos costumam tomar um tempo significativo do projeto, não por sua configuração mas sim pelo trabalho de ficar recortando tampos de granito ou fazendo aberturas em paredes.

Já fiz uma publicação explicando como fazer furos em superfícies, caso não tenha visto ainda clique no link abaixo:

FURAR OBJETOS NO SKETCHUP

Porém na publicação acima o furo acaba ficando em um lugar “fixo”, ou seja, caso precise mover o furo de lugar, possivelmente você terá uma série de problemas.

Apesar de parecer um processo muito simples, é preciso tomar alguns cuidados ao inserir o objeto.

CRIAR COMPONENTES QUE FURAM FACES

O processo é super simples, segue o mesmo processo da publicação anterior sobre componentes hospedados a uma face. Caso não tenha visto essa publicação, clique no link abaixo:

COMPONENTE HOSPEDADO NA FACE

Como exemplo, vou trabalhar com a situação mais comum, uma cuba inserida em um tampo de granito.

componentes-que-furam-a-face

Caso o seu modelo seja um grupo ou mesmo componente, você deverá desassociar para criarmos o componente de novo. Não se preocupe se seu modelo tiver vários grupos/componentes dentro dele, o que importa é o componente final, ou seja que agrupa todo mundo.

Para desassociar basta clicar com o botão direito sobre o modelo e clicar em Desassociar.

componentes-que-furam-a-face

Agora, selecione tudo novamente e clicando com o botão direito escolha a opção Criar Componente.

componentes-que-furam-a-face

Agora você está na janela Criar Componente. Você deve escolher um nome adequado para o modelo (no exemplo vou chamar de cuba dupla). Em seguida vá ao campo Fixar a e escolha a opção mais adequada, no meu caso como é um tampo de pia, vou escolher horizontal.

componentes-que-furam-a-face

Agora uma das etapas mais importantes que é Definir eixos do componente. Clique no botão e vamos definir os eixos diretamente no modelo.

componentes-que-furam-a-face

Lembre-se de que você deverá determinar 3 itens: o ponto de base (por onde o mouse segura o modelo) e os eixos X e Y.

componentes-que-furam-a-face

Agora antes de finalizar a parte mais importante, a opção Criar Abertura deve ser marcada. Ela que vai permitir automatizar o furo da geometria.

componentes-que-furam-a-face

Legal, já posso sair usando?

Sim, mas você poderá ter alguns problemas dependendo da geometria na qual você deseja furar. Algumas observações:

Para que o furo seja realizado automaticamente a face hospedeira não poderá ser um grupo ou componente. Nestes casos você deverá entrar dentro do grupo ou componente para inserir o componente que vai executar o furo.

componentes-que-furam-a-face

Outra situação que pode acontecer é que sua geometria tenha uma face inferior. Por exemplo, em um tampo de pia de 4cm de espessura temos a face de cima e a face de baixo. O componente só consegue detectar a face na qual ele foi aplicado, então a face inferior vai aparecer dentro da pia.

componentes-que-furam-a-face

Nestes casos, se não for possível deletar a face inferior, o melhor recurso é utilizar a ferramenta de interseccionar faces, conforme link já apresentado no início desta publicação.

Mesmo assim a ferramenta é muito prática, principalmente por não se resumir a exclusivamente criação de pias. Você pode criar nichos e outros tipos de aberturas sempre que precisar sem tem que editar a geometria existente.

componentes-que-furam-a-face

Pronto! Agora você pode trabalhar com famílias que criam suas próprias aberturas, agilizando seu processo de trabalho.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *