Configurar unidades no Revit

Configurar unidades no Revit é uma etapa de extrema importância para a correta exibição das dimensões do seu projeto, porém nem todo profissional se dá ao trabalho de fazer os devidos ajustes. Então aproveite para aprender a fazer isso agora!

Quando falamos de unidade de medida, geralmente a preocupação é se o seu arquivo está configurado para metro, milímetro ou centímetro, resolvido isso, bola pra frente!

configurar-unidades

Mas tenha em mente que em um processo de trabalho BIM, temos outras grandezas sendo trabalhadas dentro de um projeto, que vão desde comprimento, capacidade, volume, ângulo, velocidade, etc.

Claro que tudo depende da disciplina ou conjunto de disciplinas que você está trabalhando no seu projeto, desta forma nada mais justo do que visualizar a configuração das unidades do seu projeto e fazer os ajustes necessários.

Configurar as unidades do projeto

Para configurar as unidades do seu projeto no Revit vá até a aba Gerenciar e no painel Configurações clique em Unidades do projeto. Dependendo do tamanho da sua tela este painel poder ser exibido de forma compactada, mas o ícone é o mesmo.

configurar-unidades-no-revit

Você também pode utilizar o atalho UN para acessar esta ferramenta.

configurar-unidades

Na janela Unidades do projeto temos uma interface bem simples. Logo no topo podemos escolher qual a disciplina desejamos configurar as unidades.

configurar-unidades

Cada disciplina possui seu próprio conjunto de grandezas para ser configurado, que pode conter uma lista bem ampla de opções. Só para caráter de comparação, vou deixar a disciplina Comum ao lado da Estrutural.

configurar-unidades

Obviamente não vou explicar cada uma das opções disponíveis de todas as disciplinas, afinal temos que levar em consideração alguns cenários e fluxos de trabalho ao definir as unidades que serão utilizadas no seu projeto.

Desta forma, vou me concentrar na disciplina Comum para apresentar os campos e como podemos configurá-los.

configurar-unidades

A organização é bem simples, onde temos basicamente duas colunas, uma que indica a unidade e outra o formato. No campo formato podemos clicar e ajustar como a respectiva unidade deve ser exibida no seu projeto.

Por exemplo, uma situação muito comum é pegarmos padrão de Arquitetura do Revit, que apesar de já vir configurado para o sistema métrico, o comprimento está ajustado para a unidade milímetros.

configurar-unidades

Observe que não foi necessário entrar no campo Comprimento para conferir o formato da unidade, pois o botão de formato já exibe uma prévia da formatação da unidade e entre chaves a unidade utilizada. Clique neste botão para acessar a janela que vamos ajustar.

Na janela Formato temos uma série de campos que podem ser ajustados, porém, independente da unidade selecionada, as opções são as mesmas.

configurar-unidades

Observe que logo no topo temos um campo bloqueado, que permite “Usar as configurações do projeto“. Vamos entender como utilizá-lo mais a frente.

configurar-unidades

Unidades

Logo abaixo, temos um dos campos principais, o de Unidades, onde podemos definir o formato da unidade. Observe que temos uma lista com várias opções.

configurar-unidades

As opções são as unidades de medidas que já conhecemos dentro do sistema métrico e também o sistema Imperial (pés e polegadas). Vou usar o exemplo de 1 metro para compararmos a forma como ele é exibido em diferentes unidades.

configurar-unidades

As opções são relativamente comuns em diversos softwares de arquitetura e construção civil, porém temos uma opção que costuma gerar bastante curiosidade que é a Metros e centímetros.

configurar-unidades

Nesta opção, de acordo com a dimensão do objeto, os valores podem ser exibidos nos dois formatos. Basicamente geometrias menores do que 1 metro serão exibidas em centímetros e geometrias maiores em metros. Outro detalhe é que valores “quebrados”, são exibidos “elevados a potência”.

configurar-unidades

Particularmente não gosto pois acho que pode ser confuso para quem não está acostumado e a última coisa que eu quero em uma obra é confusão!

Arredondamento

Escolhida a unidade você pode definir o Arredondamento, que podem ter opções diferentes de acordo com a unidade escolhida. Como escolhi metros, tenho opções de arredondar para um número inteiro ou exibir as casas decimais.

configurar-unidades

Caso nenhuma das opções atenda sua necessidade temos o campo Personalizado, que quando selecionado habilita o campo Incremento do arredondamento.

configurar-unidades

Aqui você precisa “montar” a formatação de arredondamento, o que pede uma certa atenção. Observe que quando selecionamos uma das opções de preenchimento que não seja a Personalizado temos um valor exibido ali, porém ele fica bloqueado.

configurar-unidades

É interessante conferir o padrão de formatação das outras opções antes de fazer uma personalizada.

Símbolo de unidade

Definidos os parâmetros principais temos alguns personalizações adicionais, como por exemplo o Símbolo de unidade, que por padrão esta desligado. Este é um campo que exige bom senso.

configurar-unidades

Como assim bom senso?

Para a formatação da unidade metros, por exemplo, não vale a pena habilitar o Símbolo de unidade, pois o “m” de metros será exibido em absolutamente todas as cotas do seu projeto, deixando o projeto bem poluído.

configurar-unidades

Particularmente acho muito mais simples inserir um campo no carimbo da folha dizendo “projeto em metros”. Mas não descarte este campo, para outras situações de projeto pode ser importante exibir o símbolo de unidade, por exemplo em inclinação, muito comum em pisos e rampas.

configurar-unidades

Desta forma é importante considerar o tipo de informação dimensional que você está trabalhando. Medidas gerais do projeto apenas o valor numérico se mostra suficiente, já inclinações, ângulos e outras informações específicas símbolo de unidade deixa a informação mais clara.

Suprimir 0’s a direita

Logo abaixo temos as opções de Suprimir 0’s a direita, que se auto explica, uma vez que valores “quebrados” finalizados em zero o zero não será exibido.

configurar-unidades

Suprimir 0 pés

Já a opção Suprimir 0 pés oculta o zero para valores inferiores a 1 pé de comprimento (0,3048m). Lembrando que esta opção só é exibida quando trabalhamos com a unidade com o formato de Pés e polegadas fracionais.

configurar-unidades

Exibir + para valores positivos

Em Exibir + para valores positivos você vai notar que o campo está bloqueado para todas as opções de Unidade. Vou explicar isso mais adiante, porém, para que você consiga entender vou usar uma cota de nível como exemplo.

configurar-unidades

Quando inserimos uma cota de nível em um projeto, temos valores positivos ou negativos em relação ao nível 0,0 do projeto, onde valores negativos tem o sinal de “-“. Porém valores positivos não possuem um sinal de “+”.

configurar-unidades

Para que o valor “+” seja exibido precisamos marcar o campo Exibir + para valores positivos. Desta forma valores superiores a 0,0 terão o sinal de “+” do lado esquerdo.

configurar-unidades

Usar agrupamento de dígitos

Já a opção Usar agrupamento de dígitos exige certa atenção ao padrão de unidades do desenho.

Como assim?

Digamos que você está fazendo um projeto em milímetros e neste projeto tem uma parede com 15000mm (15 metros). A exibição padrão do valor numérico seria “15000”, já ao ativar a opção Usar agrupamento de dígitos, temos uma exibição “15,000”.

configurar-unidades

Porém deve-se adotar um critério muito claro para os símbolos utilizados no projeto, no caso o uso da vírgula e do ponto. Por padrão o Revit entender que valores “quebrados” são separados por ponto e o agrupamento de dígitos é realizado com a vírgula.

Mas não dá para alterar isso?

É possível fazer este ajuste conforme veremos logo a frente, mas lembre-se de adotar um padrão que fique claro para todos os envolvidos no projeto.

Suprimir espaços

Por fim temos o campo Suprimir espaços, que só é habilitado quando selecionamos a opção Pés e polegadas fracionais.

Basicamente esta opção reduz o espaçamento entre os valores “quebrados” de polegadas. Note como o 3′ – 3 ficou mais próximo, em espaços entre o traço.

configurar-unidades

Finalizada a apresentação das opções disponíveis dentro da janela Formato, vamos retornar a janela Unidades do projeto onde temos um último campo para ajustar.

Símbolo decimal / agrupamento de dígitos

Na janela Unidades de projeto temos um pequeno campo no final da janela, chamado Símbolo decimal / agrupamento de dígitos.

configurar-unidades

Em qualquer projeto é comum se deparar com números grandes e com várias casas decimais, desta forma precisamos determinar como estes números serão exibidos para que não deixem margem para interpretações erradas.

Clicando neste campo, temos uma lista com as opções disponíveis. Recomendo que olhe com calma e atenção, pois como o valor de amostra é extenso, pode ser confuso de entender em um primeiro momento.

configurar-unidades

Para um melhor embasamento, consultei alguns documentos do Inmetro onde a orientação, segundo a 22° reunião da CGPM (Conferência Geral de Pesos e medidas) em 2003, definiu o separador decimal como ponto ou vírgula.

Desta forma que o Inmetro adotou a tradição vigente na língua portuguesa, usando a vírgula como separador decimal. Mas temos um segundo ponto a ser observado, o agrupamento de dígitos.

Números com muitos algarismos, por exemplo 1 milhão (1000000) podem ser divididos em grupos de três algarismos, de modo a facilitar a leitura (1 000 000), mas também abre este ponto como uma escolha pessoal, contanto que se adote um padrão para todo o documento (no nosso caso, todo o projeto).

Particularmente não gosto do espaçamento, prefiro trabalhar separando até três algarismos por ponto e separando o valor decimal com a vírgula.

configurar-unidades

Agora que já temos um panorama completo da configuração das unidades podemos analisar a aplicação prática dentro do projeto.

Unidades do projeto x Anotações do projeto

Acredito que a dúvida de muitos profissionais nesta etapa é “Mas se eu já configurei todas as unidades do projeto por que tenho que me preocupar com as anotações do meu projeto?”

Entenda que as configurações de unidades que acabamos de fazer são um “padrão de comportamento” que o seu projeto irá seguir. Por exemplo, configurei o comprimento do meu projeto para metros com duas casas decimais.

Desta forma ao criar uma parede, por exemplo, quando eu inserir o valor de comprimento o Revit vai usar obedecer a configuração de comprimento, entendendo que 1 corresponde a 1 metro. Porém, se após eu digitar o valor de comprimento eu inserir a unidade, o Revit obedece a unidade digitada.

configurar-unidades

Observe que ao digitar 1 e pressionar enter o Revit entendeu automaticamente como 1 metro. Já nas paredes abaixo eu inseri o valor e em seguida a abreviatura da unidade, no caso cm (centímetros) e mm (milímetros).

Isso facilita demais quando estamos trabalhando com uma unidade e temos um determinado valor em outra unidade, poupando o trabalho de fazer a conversão “de cabeça”. Este processo também funciona com a unidade imperial onde devemos digitar o valor desejado seguido de aspa e aspas duplas ( para pés e para polegadas).

Aqui estamos falando do processo de modelagem, onde precisamos inserir os valores dimensionais de todos os elementos do projeto, porém, temos outra importante etapa, a documentação do projeto, mais precisamente as anotações.

configurar-unidades

Para transmitir as informações dimensionais do projeto precisamos inserir diferentes tipos de cotas e anotações, que adotam a configuração das unidades do projeto como padrão. Ou seja, ao inserir uma cota em uma parede de 1 metro o valor exibido será de 1 metro.

configurar-unidades

Mas é possível personalizar um estilo de cotas para exibir os valores de forma diferente da configuração padrão. Para isso selecione uma cota como referência e no painel Propriedades clique em Editar Tipo.

configurar-unidades

Dentro de Propriedades de tipo desça até o final que temos dois campos do nosso interesse aqui. Unidades Primárias e Unidades alternativas.

configurar-unidades

Em unidades primárias temos acesso as configurações que o estilo de cota está utilizando para exibir os valores dimensionais do seu projeto.

configurar-unidades

Observe que no campo Formato das unidades o campo exibe uma amostra de valor e a unidade utilizada entre chaves e no final a palavra Padrão. Isto quer dizer que o estilo de cota atual obedece o padrão de unidades do projeto.

Para alterar isso clique no botão de Formato das unidades para acessar a janela Formato. Observe que logo no topo temos o campo Usar as configurações do projeto.

configurar-unidades

Lembra que o campo Usar as configurações do projeto estava bloqueado quando configuramos as unidades do projeto? Aqui é o contrário, onde tudo esta bloqueado. Mas se você desmarcar o campo Usar as configurações do projeto todos os demais campos ficam liberados para uso.

configurar-unidades

Importante! Os ajustes realizados aqui vão afetar exclusivamente como este estilo de cotas vai exibir os valores do seu projeto, ou seja, todo o restante do projeto vai continuar obedecendo as unidades do projeto!

Já em unidades alternativas podemos adicionar uma segunda unidade ao estilo de cota atual. O primeiro passo é alterar o campo Unidades alternativas de nenhum para direita ou abaixo. Em seguida clique em Formato de unidades alternativas.

configurar-unidades

O processo aqui é idêntico ao Unidades primárias, onde basta desativar a opção Usar as configurações do projeto e selecionar uma unidade de sua preferência. Vou colocar polegadas, com duas casas decimais e símbolo de unidade.

configurar-unidades

Para melhorar a exibição dos valores vou colocar um parênteses antes e depois do valor, preenchendo os campos Prefixo de unidades alternativas e Sufixo de unidades alternativas.

configurar-unidades

Ao finalizar pode concluir e conferir o resultado.

configurar-unidades

Se quiser saber mais sobre a configuração de cotas no Revit vou deixar um link de um artigo completo que fiz sobre o tema.

COTAS PERSONALIZADAS NO REVIT

CONCLUSÃO

Unidades do projeto no Revit são um importante recurso tanto para a etapa de modelagem como na documentação do projeto, para que os valores sejam representados da forma mais clara possível.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com unidades do projeto ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Share on X (Twitter)Share on Facebook

Deixe um comentário