REVITARQUITETURA, ESTRUTURA E SISTEMASANOTAÇÕES

Corte – guia básico

Corte – guia básico vai permitir que você explore todos os recursos dessa incrível ferramenta. Você acha que já sabe tudo? Clique e confira!

Sem dúvidas para quem veio do AutoCAD essa é a ferramenta que faz você se apaixonar de vez pelo Revit! Nunca foi tão simples fazer um corte de um projeto. Mas você realmente sabe tirar proveito dessa ferramenta? Vamos descobrir o que é possível fazer com esse incrível recurso.

FERRAMENTA CORTE

Para acessar a ferramenta de corte você pode ir até a aba Vista e no painel Criar clicar em Corte.

corte-guia-basico

Você também pode acessar a ferramenta corte no menu de acesso rápido (canto superior esquerdo).

corte-guia-basico

Para inserir um corte no seu projeto não poderia ser mais simples. Você precisa de basicamente dois cliques. Dê um clique onde você deseja que a linha de corte se inicie, mova o mouse na direção desejada e de um segundo clique onde você deseja que o corte finalize.

corte-guia-basico

Agora se você der uma olhada no seu navegador de projetos foi acrescentado o campo Cortes e logo abaixo serão listados todos os cortes do seu projeto.

corte-guia-basico

Clicando duas vezes sobre a vista Corte 1 você já tem o seu corte pronto!

corte-guia-basico

Você também pode acessar sua vista de corte clicando duas vezes sobre o Identificador do corte.

corte-guia-basico

Mais simples que isso impossível certo? Mas e esse monte de símbolos que aparecem, você sabe para o que eles servem? Vamos descobrir.

corte-guia-basico

Primeiro entenda que mesmo sendo uma entidade gráfica o Corte é uma família. Então de acordo com o template que você estiver utilizando esta família pode ter uma série de configurações já personalizadas. Aqui estou utilizando o template Modelo de Arquitetura.

Uma coisa que as vezes acontece é você alterar a escala da vista e a linha de corte sumir. Caso isso aconteça já fiz uma publicação explicando como solucionar o problema. Basta clicar no link abaixo:

LINHA DE CORTE SUMIU

INVERTER CORTE

Voltando ao nosso corte, ao inseri-lo no seu projeto nem sempre ele fica virado para o lado correto, então você pode mudar a sua direção. Para isso mantenha o símbolo de corte selecionado e clique em Inverter corte (é um ícone com duas setinhas em direções opostas).

corte-guia-basico

Com um simples clique a direção do corte é invertida, poupando o trabalho de refazer o corte.

ALTERAR IDENTIFICADOR DE CORTE

Um item que costuma incomodar alguns profissionais é que o Identificador de corte só aparece na extremidade correspondente ao primeiro clique, na outra extremidade temos um traço preenchido, e geralmente utilizamos o mesmo simbolo em ambas extremidades.

Para alterar o símbolo do Identificador de corte basta clicar no ícone ao lado do identificador.

corte-guia-basico

De acordo com a família de corte que você estiver utilizando, ao clicar para alterar o símbolo o Revit vai alterar para os símbolos que estão carregados dentro desta família. Você pode ir apertando até alterar para um símbolo que lhe agrade.

corte-guia-basico

INTERVALO NO SEGMENTO

Eu particularmente não gosto da linha de corte atravessando o desenho de um lado para o outro, então se você observar atentamente vai notar que bem no meio da linha de corte temos um símbolo de intervalo no segmento.

corte-guia-basico

Clicando em intervalo no segmento o corte é dividido ao meio e duas alças de manipulação são incluídas, permitindo você controlar o comprimento do segmento conforme sua preferência.

corte-guia-basico

Para desfazer o processo basta clicar no símbolo de intervalo no segmento novamente, assim a linha volta a ficar contínua.

CAIXA DE RECORTE

Um outro item muito importante que você já deve ter notado é essa caixa tracejada. Ela representa a área efetiva do corte, ou seja, somente o que estiver dentro desta caixa será exibido dentro da sua área de corte.

Você pode redimensionar a caixa utilizando as alças de manipulação. Lembre-se que estamos em uma vista em planta, então você vai conseguir alterar a largura e a profundidade do seu corte. Este é um recurso muito útil para que você mostrar exatamente o que você precisa.

Detalhe importante! A linha de corte e a caixa de corte são itens independentes. A linha tem a função de identificar onde o corte se inicia e a caixa a largura e profundidade do corte, ou seja, dependendo de como você posicionar a caixa de corte a representação não vai ser o que você gostaria que fosse. Veja este exemplo.

corte-guia-basico

Aqui temos a linha de corte atravessando o desenho inteiro e a caixa de corte pegando apenas parte do projeto. Vamos ver o resultado do corte.

corte-guia-basico

Observe que o que vale é a caixa de corte, então muito cuidado com ela. Aproveitando que estamos na vista Corte, aqui temos acesso a mesma caixa de corte, então você também pode fazer ajustes aqui (na verdade deve fazer ajustes) o que permite além de um ajuste preciso o controle a altura do corte.

corte-guia-basico

Se quiser saber mais sobre a área de corte (que não se limita a cortes) clique na publicação abaixo:

RECORTAR VISTA NO REVIT

DIVIDIR SEGMENTO

Dependendo do tipo de projeto você pode precisar de um corte segmentado. Para ativar este recurso você deve selecionar o corte e na aba Modificar|Vistas clique em Dividir segmento.

corte-guia-basico

Observe que o cursor do mouse agora é um “estilete”. Agora é só ir até a linha de corte e clicar no local desejado para segmentar a linha e mover para o local desejado.

corte-guia-basico

Pronto! Agora você tem um corte segmentado.

corte-guia-basico

Eu particularmente evito ao máximo este tipo de corte já que ele exige uma interpretação fina do projeto, mas em alguns casos ele acaba sendo a melhor opção. Abaixo o resultado do corte.

corte-guia-basico

REFERENCIAR OUTRA VISTA

Este é um recurso um pouco mais sofisticado da ferramenta de corte, geralmente utilizada em projetos mais complexos ou com grande repetição de detalhes.

Vamos entender o seguinte, quando inserimos um corte em um projeto ele automaticamente gera uma vista daquele corte, que é imediatamente acrescentada ao navegador de projetos. Porém em alguns casos nós temos elementos que se repetem diversas vezes no projeto e detalhar a mesma coisa varias vezes além de tomar tempo é desnecessário.

Por exemplo, tenho duas escadas idênticas no projeto, o que implica em duas vistas idênticas para serem detalhadas. Para evitar este detalhamento duplicado eu posso fazer o corte em apenas uma das escadas e na outra eu posso apenas referenciar a vista.

corte-guia-basico

Vamos entender melhor. Vou criar um corte para a primeira escada, onde até aqui não temos novidade, o processo é o mesmo que já estávamos utilizando, um clique para iniciar o corte e outro para indicar o final do corte.

corte-guia-basico

Ao finalizar temos acrescentado ao navegador de projetos a vista Section 1 (Corte 1).

corte-guia-basico

Até aqui Ok. Porém o problema é que eu quero que no projeto eu tenha duas indicações de corte (uma em casa escada) e apenas uma única vista deste corte “típico”. Para este tipo de situação nós podemos Referenciar a vista.

E como eu faço isso?

Muito simples. Ative novamente a ferramenta de corte. Antes de clicar na tela vá em Modificar|Vistas.

corte-guia-basico

Observe que temos uma única opção chamada Referenciar outra vista. marque esta caixa.

O que acontece aqui é o seguinte. Quando criamos um corte a ferramenta automaticamente gera uma nova vista. Então quando ativamos a opção Referenciar outra vista ao invés de criar uma vista nova este novo corte vai exibir uma vista existente, ou seja, basta você escolher aquele corte que acabamos de criar.

Marque a opção Referenciar outra vista e escolha a vista desejada.

corte-guia-basico

Pronto, agora é só criar o corte no local desejado.

corte-guia-basico

Pronto! Agora temos dois cortes criados e apenas uma vista para ambos!

Certo, mas como eu sei qual que é o corte original?

Simples, o corte referenciado tem um texto no canto superior esquerdo escrito Sim (Similar abreviado).

corte-guia-basico

Não há um limite para o número de vistas referenciadas que você possa criar, então use este recurso sempre que precisar.

NÚMERO E FOLHA DO CORTE

Aqui a principal dúvida dos iniciantes: Como eu preencho com o número e folha do corte? Bom, a resposta é não preenche.

Como assim?

Na verdade é simples assim. Está informação é preenchida automaticamente. Se ela não está preenchida é justamente porque você ainda não inseriu essa vista de corte em nenhuma folha. Assim que você arrastar esta vista para uma folha ambos os campos são preenchidos automaticamente.

corte-guia-basico

Pronto! Agora você já sabe o mínimo para trabalhar de forma eficiente com a ferramenta de corte!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *