COTAS DE IGUALDADE – EQ

Cotas de igualdade EQ, é um recurso muito simples e extremamente eficiente no Revit, permitindo padronizar e fixar o espaçamento entre múltiplos elementos do seu projeto. Aprenda agora!

Em qualquer projeto é muito comum a necessidade de se manter determinados objetos centralizados ou mesmo padronizar o espaçamento, de forma que conforme o projeto seja ajustado, estas restrições permaneçam no projeto.

Pensando nisso o Revit incorporou à ferramenta cotas a opção Equidistância, que nada mais é do que aquele EQ que aparece quando trabalhamos com cotagem em série.

cotas-personalizadas

Apesar de ser uma funcionalidade muito simples, temos uma série de possibilidades de aplicações e configurações, então vamos conhecer melhor esta ferramenta.

COTAS DE IGUALDADE

A ferramenta Restrição de igualdade é exibida sempre que criamos uma sequência de cotas no projeto, exibindo um símbolo com as letras EQ na parte superior.

Ao clicar no símbolo o Revit aplica uma restrição, de forma que os elementos passam a ter uma distância equidistante um do outro.

cotas-de-igualdade-eq-

A partir do momento que a restrição de igualdade é aplicada, ao realizar alterações em uma das geometrias, as demais são atualizadas de forma que fiquem com a mesma distância.

cotas-de-igualdade

Mas este resultado pode depender do contexto, uma vez que quando não for possível realizar a alteração você deverá escolher entre remover a restrição ou adotar outra estratégia para alterar a dimensão desejada.

cotas-de-igualdade-eq

Quando trabalhamos com a restrição de igualdade estamos utilizando uma restrição geométrica, que é um recurso que é criado com o auxílio de uma cota mas é independente da cota.

Nossa, confuso isso…

Nem tanto, vou dar um exemplo criando uma cotagem em série e ativando o recurso de restrição de igualdade. Na sequência vou deletar a cota. Observe que o Revit nos avisa sobre a existência de uma restrição.

cotas-de-igualdade-eq

Se você ler o aviso, vai notar que o Revit avisa que a cota vai ser removida, mas ele permite que a restrição permaneça das geometrias, para isso basta tomar o cuidado de clicar em OK.

Em um primeiro momento parece que foi tudo excluído, porém ao selecionar qualquer uma das geometrias que façam parte do “pacote” de restrição, você vai perceber que a restrição ainda está lá.

cotas-de-igualdade-eq

Parece um detalhe mas é importantíssimo você compreender a diferença entre uma cota e uma restrição geométrica. Apesar de estarem intimamente ligados, são recursos totalmente independentes.

Uma preocupação comum é saber em que partes do projeto temos restrições geométricas, afinal só é possível visualizar a restrição quando você seleciona uma geometria. Mas não se preocupe, basta ativar o botão Revelar restrições no menu inferior.

cotas-de-igualdade-eq

A janela vai ficar com as bordas em vermelho e o desenho em cinza, de forma que todas as restrições geométricas do seu projeto serão exibidas em vermelho.

Um detalhe muito interessante é que a restrição de igualdade precisa que um dos elementos seja a sua “ancoragem”, tanto é que este objeto ganha um ícone de “âncora“, permitindo a sua fácil identificação.

cotas-de-igualdade-eq

Por padrão, a ancoragem é feita nas extremidades, isto é, ao mover uma geometria temos um ponto de partida, que é a ancoragem.

cotas-de-igualdade-eq

Um detalhe que talvez nem todos saibam é que você pode reposicionar a ancoragem. Basta selecionar e arrastar para o novo “ponto de ancoragem”.

cotas-de-igualdade-eq-

Quando deixamos a restrição e as cotas, um aspecto que costuma incomodar alguns profissionais é o fato de que os valores são substituídos pela sigla EQ (Equidistante).

cotas-de-igualdade-eq

Isso pode ser alterado selecionando a sequência de cotagem e indo no painel Propriedades. Observe que temos o campo Exibir igualdade, que nos oferece alguma opções.

cotas-de-igualdade-eq

Neste campo temos três opções:

  • Valor – exibe o valor real da dimensão.
  • Texto de igualdade – exibe o texto EQ (que pode ser personalizado).
  • Fórmula – exibe qual a fórmula esta sendo utilizada para a restrição de igualdade.
cotas-de-igualdade-eq

O campo que costuma gerar muita curiosidade é o fórmula. Basicamente o que vemos aqui é um número, representando a quantidade de elementos que estão igualmente equidistantes, mas você pode incluir mais informações para serem exibidas aqui.

Para isso selecione a sequência de cotas e no painel Propriedades clique em Editar tipo.

cotas-de-igualdade-eq

Em propriedades de tipo vá até o último campo (Outros) e localize a opção Fórmula de igualdade e clique sobre ela.

cotas-de-igualdade-eq

Na janela Fórmula de igualdade de cota, temos acesso aso parâmetros que podem ser exibidos como Fórmula de igualdade.

cotas-de-igualdade-eq

Observe que temos quatro opções no campo Parâmetros da cota, já no campo Parâmetros da legenda temos qual opção foi selecionada.

cotas-de-igualdade-eq

Vamos conhecer cada uma das opções

  • Comprimento do segmento – exibe o comprimento de cada segmento.
  • Comprimento total – exibe o comprimento total da sequência de cota.
  • Número de linhas de chamada da cota – exibe o número de eixos que estão restringidos.
  • Número de segmentos – exibe a quantidade de segmentos que estão restringidos.
cotas-de-igualdade-eq

Então eu tenho que escolher uma dessas opções certo?

Na verdade você pode fazer combinações dessas opções, vou dar um exemplo. No seguimento que desenhei quero informar que o comprimento total de 8,40m tem 4 segmentos com 2,10m de comprimento cada.

Desta forma eu vou precisar de três parâmetros de cota, que devem ser adicionado ao campo Parâmetros da legenda. Para isso basta selecionar o parâmetro desejado e clicar na seta verde.

cotas-de-igualdade-eq

Caso a sequência de exibição dos parâmetros não tenha ficado correta, você pode selecionar a linha que precisa mover e utilizar os botões mover para cima e mover para baixo.

cotas-de-igualdade-eq

Vamos conferir o resultado dessas opções selecionadas.

cotas-de-igualdade-eq

Mas ficou tudo junto! Esta confuso demais!

Calma, podemos fazer alguns ajustes para melhorar esta exibição. Volte na janela Fórmula de igualdade da cota e observe que temos duas colunas: Prefixo e Sufixo.

cotas-de-igualdade-eq

Com estes campos podemos incluir símbolos, espaços e palavras curtas para descrever a informação. No meu exemplo, tenho informações que precisam ser preenchidas antes (prefixo) e informações que deverão ser inseridas depois (sufixo).

Em um primeiro momento preencher estes campos pode ser bem confuso, então faça alguns testes, insira espaços junto dos símbolos também, isso favorece a leitura.

cotas-de-igualdade-eq

O mais interessante aqui é que como os campos são parametrizados, se você alterar a geometria, todos os campos serão atualizados.

cotas-de-igualdade-eq

Por fim temos o campo Exibição de chamada de cota de igualdade, onde temos três opções:

cotas-de-igualdade-eq
  • Símbolo e linha – Tanto as linha de extensão como a “fecha” da cota é exibida.
  • Somete símbolo – apenas a “flecha” é exibida.
  • Ocultar – nenhuma linha ou “flecha” é exibida.
cotas-de-igualdade-eq

CONCLUSÃO

A ferramenta cotas de igualdade (EQ) permite manter o padrão de espaçamento dos elementos do seu projeto, sendo um recurso com grande flexibilidade, principalmente na etapa de revisão e edição do seu projeto.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com cotas de igualdade (EQ) ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário