CRIAR COMPONENTE DE DETALHE – REVIT

Componente de detalhe no Revit são famílias 2D que podem ser carregadas em vistas de desenho e principalmente em vistas de detalhe, evitando a necessidade de se criar modelos 3D que deixem o seu arquivo pesado de forma desnecessária. Aprenda agora a utilizar este recurso!

No Revit um projeto é uma simulação 3D que funciona como ferramenta de comunicação de todas as informações necessárias para a sua execução, porém isso pode se mostrar um verdadeiro desafios em alguns momentos.

Pois conforme o modelo 3D vai ficando mais detalhado e complexo o arquivo irá proporcionalmente ficar pesado e passa a exigir mais e mais do seu computador. Então é necessário analisar bem o nível de detalhamento da informação que será inserida no projeto.

Detalhes muito pequenos como dobradiças, parafusos, rebites ou qualquer outro elemento deste tamanho deixam o arquivo extremamente pesado sem necessidade. Mas estes elementos são informações que fazem parte do projeto, o que devo fazer então?

Simples, você pode usar um componente de detalhe! Vamos entender como este recurso funciona!

O QUE É UM COMPONENTE DE DETALHE?

A ferramenta componente de detalhe permite que você insira “famílias 2D” no seu projeto, que lembram muito os blocos de AutoCAD, onde temos a possibilidade de inserir diversas informações e detalhes sem a preocupação de sobrecarregar o arquivo.

Para um melhor entendimento imagine uma parede cortina, que a para a sua fixação temos uma série de rebites, parafusos, cantoneiras e outros elementos que mesmo sendo muito pequenos, são essenciais para a fixação de toda a estrutura.

componente-de-detalhe

Mas será que precisamos modelar cada um destes itens? Afinal podemos extrair esta informação com uma simples fórmula em uma planilha, além do que, elementos tão pequenos só serão exibidos em uma vista de detalhe do seu projeto.

Nestes casos podemos recorrer a ferramenta Componente de detalhe.

componente-de-detalhe

Um aspecto muito importante é que um Componente de detalhe é um elemento de anotação, ou seja, ele será exibido exclusivamente na vista em que for inserido, onde as demais vistas do projeto não vão exibir o componente.

Para acessar a ferramenta Componente de detalhe vá até a aba Anotar e dentro do painel Detalhe localize a opção Componente.

componente-de-detalhe

Observe que temos uma seta ao lado do botão Componente, que nos oferece três opções.

componente-de-detalhe

Vou fazer uma breve descrição de cada uma destas opções:

  • Componente de detalhe – adiciona um componente de detalhe em uma vista específica;
  • Componente de detalhe repetitivo – adiciona um componente de detalhe em uma vista específica, que é repetido ao longo de um caminho (linha);
  • Componente de Legenda – adiciona um elemento do seu projeto em uma vista de legenda.

Para a publicação não ficar muito extensa, vamos nos concentrar no Componente de detalhe. Clique na opção Componente de detalhe e observe que as opões disponíveis serão exibidas na aba de Propriedades.

componente-de-detalhe

Aqui basta selecionar o Componente de detalhe desejado e clicar sobre ele. Caso nenhum dos componentes seja o desejado, basta ir até a aba Modificar | Colocar componente de detalhe e clicar em Carregar família.

componente-de-detalhe

COMPONENTE DE DETALHE OU ITEM DE DETALHE?

As famílias de Componente de detalhe estão na pasta Item de detalhe. Sim, isso é meio esquisito, mas como sabemos o Revit sempre apresentou problemas de tradução, então bola pra frente!

componente-de-detalhe

Clicando na pasta de Itens de Detalhe você terá acesso a uma imensa lista de opções, organizadas por assunto.

componente-de-detalhe

Para fazer um teste vou pegar uma família de Componente de detalhe simples, que está disponível na pasta Div 01- Geral, a família de Linha de parada.

componente-de-detalhe

Em um primeiro momento a família pode parecer simples (e realmente é), apenas uma linha de interrupção. Porém ela vem com uma região de máscara embutida, que permite “mascarar” um trecho do desenho.

componente-de-detalhe

Aqui percebemos que uma família de Componente de detalhe pode não apenas complementar as informações do seu projeto mas também pode alterar a forma como os elementos do seu projeto são apresentados.

Mas e se eu quiser criar o meu próprio Componente de detalhe? Também é muito simples, vamos entender este processo!

COMO CRIAR UM COMPONENTE DE DETALHE

A criação de um componente de detalhe é um processo muito simples, pois estamos falando de um desenho 2D, desta forma precisamos utilizar as ferramentas do Painel Desenhar e os recursos de Região preenchida e Região de máscara.

Se você não conhece estes recursos ou tem alguma dúvida de como usar estas ferramentas, fiz algumas publicações explicando como utilizar estas ferramentas, basta clicar nos links abaixo:

PAINEL DESENHAR – REVIT

REGIÃO PREENCHIDA – REVIT

REGIÃO DE MÁSCARA – REVIT

O primeiro passo é criar a família, para isso vamos até a aba Arquivo e em Novo Selecione a opção Família.

componente-de-detalhe

Na janela Nova família, selecione a opção Item de detalhe métrico.

componente-de-detalhe

Com a nova família carregada, observe que o painel de ferramentas foi alterado, exibindo as ferramentas necessárias para a criação da família de Componente de detalhe. Vamos nos atentar nos principais campos: Linha, Região da máscara e Região Preenchida.

componente-de-detalhe

Em um primeiro momento, a ferramenta Linha pode se parecer limitada, porém ao clicar sobre ela será exibido a aba Modificar | Colocar Linhas.

componente-de-detalhe

Observe que a área de trabalho exibe uma “cruz” que na verdade são dois planos de referência. Tome o cuidado de desenhar o seu componente de detalhe alinhado em relação ao centro dessa intersecção, pois é o ponto que servirá como base na etapa de inserir a família no seu projeto.

componente-de-detalhe

Como exemplo, vou criar um tijolo baiano. Observe que neste caso precisamos tomar algumas decisões relacionadas ao uso de padrões de preenchimentos e máscaras.

O resultado desejado é exibir o tijolo dentro de uma parede precisamos que o componente tenha um preenchimento sólido. Desta forma vou utilizar a ferramenta Região preenchida.

componente-de-detalhe

Imediatamente será exibida a aba Modificar | Criar limite da região preenchida.

componente-de-detalhe

Agora basta desenhar o tijolo. Sim, eu sei que é chato e dá trabalho, mas pense que depois de criada a família você poderá usá-la em todos os seus projetos. Tome cuidado para desenhar todos os perímetros fechados, para evitar alertas e mensagens de erro.

componente-de-detalhe

Finalizado o desenho vou em Editar Tipo para definir o padrão de hachura que vou utilizar.

componente-de-detalhe

Em Propriedades de Tipo duplique a família e coloque o nome que preferir. Vou chamar de tijolo.

componente-de-detalhe

Agora basta selecionar o padrão de preenchimento desejado. No meu caso os ajustes foram simples. Alterei o Padrão de preenchimento do primeiro plano para Sólido e a Cor do padrão do primeiro plano para um tom parecido com o do tijolo.

componente-de-detalhe

Importante lembrar que quando criamos um padrão de preenchimento colorido ele vai ficar colorido independente do Estilo visual escolhido para a vista.

Finalizadas as configurações pode dar Ok na janela e não se esqueça finalizar a criação da região preenchida confirmando no campo Modo.

componente-de-detalhe

Finalizado o desenho do tijolo baiano, não se esqueça de salvar a família com um nome adequado em uma pasta de sua preferência.

componente-de-detalhe

No meu caso vou chamar de Tijolo baiano. Finalizado este processo, precisamos carregá-lo no projeto, para isto basta ir até a aba Modificar e no painel Editor de família clicar em Carregar no Projeto.

componente-de-detalhe

Pronto! Agora basta inserir o componente de detalhe no seu projeto.

componente-de-detalhe

O exemplo adotado foi apenas uma amostra bem limitada das diversas possibilidades que esta ferramenta nos oferece, mas já nos dá um panorama bem interessante deste incrível recurso.

Mas e se eu tiver o “bloquinho do AutoCAD” não dá para aproveitar?

Dá sim, vamos entender o que pode ser feito e principalmente alguns cuidados que devem ser tomados neste processo.

COMPONENTE DE DETALHE DWG

É muito comum uma empresa ou mesmo qualquer profissional já ter uma biblioteca com diversos detalhes padronizados no formato DWG, ou mais conhecido como blocos de AutoCAD.

componente-de-detalhe

Lembrando que o cenário ideal é a criação de uma biblioteca de componentes de detalhe dentro do Revit, mas como isso demanda tempo, você pode criar famílias de componente de detalhe usando blocos do AutoCAD.

O processo é bem simples. Obviamente o primeiro passo é criar uma família de item de detalhe, para isso vá a aba Arquivo e em Novo selecione Família.

componente-de-detalhe

Na janela Nova família, selecione a opção Item de detalhe métrico.

componente-de-detalhe

Criada a nova família, ao invés de desenhar do zero você deve ir até a aba Inserir e no painel Importar clicar em Importar CAD.

componente-de-detalhe

Antes de fazer a importação é importante compreender alguns detalhes. Primeiro, dê preferência para detalhes desenhados na escala 1:1, uma vez que o componente de detalhe também obedece uma escala, isso vai evitar que a escada do componente informe uma escala e o mesmo está desenhado em outra.

Como exemplo, vou importar um detalhe de montante de cortina de vidro. Clique em Importar e localize o arquivo desejado. Na janela Importar formatos de CAD temos alguns campos que podem (e devem!) ser configurados na parte inferior.

componente-de-detalhe

Vou fazer um breve resumo dos campos e possíveis configurações:

  • Cores: Define as cores das linhas;
  • Camadas/Níveis: Permite escolher quais camadas serão importadas;
  • Unidades de importação: escolha a unidade do arquivo (recomendo não usar Autodetectar);
  • Posicionamento: Define o posicionamento da importação em relação a coordenada do arquivo;
  • Nível de referência: Define em qual nível o arquivo será importado.

Se quiser saber mais sobre o processo de importação de arquivos CAD dentro do Revit, fiz uma publicação que falei bastante sobre estes recursos, para conferir basta clicar no link abaixo:

TOPOGRAFIA COM DWG – REVIT

A única alteração que vou fazer é em relação a unidade que vou configurar como milímetros. Feito isso vou clicar em Abrir. Inserido o bloco, use a ferramenta mover para corrigir sua localização caso necessário.

componente-de-detalhe

Temos um outro detalhe importante a ser observado aqui. As cores do bloco vieram conforme a configuração do arquivo/camadas, desta forma pode ser que você precise fazer alguns ajustes para evitar problemas na etapa de impressão.

Por padrão, todas as linhas estão configuradas com a espessura 1, mas se precisar fazer algum ajuste vá até a aba Gerenciar e no painel Configurações clique em Estilos de objetos.

componente-de-detalhe

Na janela Estilos de objetos vá até a aba Objetos importados. Observe que todas as camadas presentes no arquivo AutoCAD serão exibidas. Então, se quiser fazer alguns ajuste basta selecionar a camada desejada e alterar espessura, cor ou mesmo o tipo de linha.

componente-de-detalhe

No meu caso vou apenas alterar a cor de todas as linhas para preto. Finalizadas as alterações basta conferir o resultado direto na tela.

componente-de-detalhe

Agora basta salvar a família, sem esquecer de dar um nome adequado para a mesma. Finalizado o processo, basta inserir o detalhe no seu projeto!

componente-de-detalhe

Acredito que isso resuma as possibilidades de trabalho com os componentes de detalhe dentro do seu….

CONCLUSÃO

A ferramenta Componente de detalhe permite a criação de anotações 2D que representam os pequenos detalhes do seu projeto de forma leve, sem sobrecarregar o seu arquivo com uma modelagem excessiva e desnecessária.

Recomendo que utilize este recurso amplamente em seus projetos, pois além de prático deixa seu projeto leve e organizado.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com componentes de detalhe ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário