Criar cotas internas – REVIT

Criar cotas internas no Revit é um processo bem simples, porém nem todos profissionais sabem como fazer isso, então pare de sofrer e resolva este problema agora!

Cotas internas são amplamente utilizadas em projetos arquitetônicos, porém não é todo mundo que sabe como configurar um novo estilo de cota, por isso vou ensinar você a solucionar este problema de maneira bem simples e rápida.

ESTILOS DE COTAS

Para criar um estilo de cota interna basta duplicarmos um estilo existente e configurá-lo. Para isso vá até a aba Anotar e no painel Cota clique em Alinhada (pode ser qualquer cota também).

cotas internas

Desta forma você entrará no processo de colocação de cotas porém o que queremos é acessar o Painel de Propriedades que irá exibir o estilo de cota que esta ativado onde você deverá clicar no botão Editar Tipo.

cotas internas

Ao clicar em editar tipo você será direcionado para a janela Propriedades de tipo, onde antes de qualquer alteração, você deve Duplicar o Família para criarmos um estilo de cota personalizado, para isso basta clicar no botão duplicar.

cotas-internas

Na janela Nome basta digitar Cotas internas ou o nome que preferir.

cotas-internas

Ao confirmar você voltará para a janela Propriedades de Tipo, onde faremos as configurações necessárias. Observe que o campo Tipo já está exibindo o novo nome, no meu caso, Cotas Internas.

cotas-internas

Agora vamos as configurações. O que precisamos alterar inicialmente é o campo Tipo de sequência de cota, onde você deve trocar para Ordenada. Fazendo isso perceba que temos algumas outras opções diferentes de configuração.

cotas-internas

Clique em Ok e crie uma cota em qualquer lugar do seu projeto. Isso vai servir para você entender as alterações que vamos fazer.

cotas-internas

Observe que o sistema de cota ordenada da a dimensão inicial e a dimensão final, onde o que vamos fazer é configurar a exibição de maneira que fique da mesma forma que uma cota interna. Para isso selecione a cota criada e vá em Editar Tipo, para voltarmos as configurações.

cotas-internas

Voltando para a janela Propriedades de tipo, dentre as opções localize o campo Configurações de cota de ordenada. Clique no botão Editar.

cotas-internas

Agora você está na janela Configurações de Cota Ordenada.  Aqui faremos os ajustes para que a cota ordenada fique configurada como uma cota interna.

cotas-internas

Será realizadas duas alterações sendo a primeira no campo Visibilidade de Origem para Nenhum. Isso ocultará aquele valor inicial (0,00). No campo Estilo de linha de cota altere para Nenhum, isso ocultará a linha de dimensão, restando apenas o valor numérico, que é nosso objetivo.

cotas-internas

Pronto, agora faça um teste com a nova cota. Observe que o valor numérico sempre será inserido no final da cota, porém você pode movimentá-lo para onde você preferir. Eu costumo reposicionar manualmente para o local que eu ache que fique melhor.

cotas-internas

Pronto! Agora você pode cotar o seu projeto internamente sem maiores dores de cabeça. Para que ficou curioso com a fonte utilizada, eu costumo usar a CityBlueprint, da esse ar de “feito à mão”, particularmente eu gosto.

cotas-internas

Gostaram? Não esqueça de curtir a nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

13 comentários em “Criar cotas internas – REVIT”

  1. Bom dia;

    Gostaria de externar minhas saudações e parabeniza-los pelo excelente trabalho realizado por este canal. Material sempre prepositivo e muito bem explicado.

    Responder
  2. Gostaria de saber uma coisa, com a cota ordenada não dá para realizar cota continua?
    Estou com um projeto muito grande e com a cota ordenada quando selecionado paredes inteiras, ela cota a distancia de um ponto e vai somando (ou subtraindo desse ponto), o que não é minha intenção, visto que quero demonstrar as medidas internas.

    Responder
  3. Bom dia meu amigo.
    Você é fera mesmo, me ajudou muito, já fiz várias mudanças com sua explicação, super simples e totalmente prática.
    Grande abraço.

    Responder
  4. Muy agradecido.
    Colega, casi todo lo que publicas me resulta muy útil y así voy, poco a poco, profundizando y mejorando.
    En mi ciudad y en mi país estamos enseñando REVIT ARQ. de manera virtual. Conforme vayamos profundizando iremos dando a conocer tu trabajo…, por lo que solicito permiso para ello sin dejar de lado el mencionar la fuente de información.
    Lo que necesito, voy traduciendo y guardando; tengo una carpeta específica con QualifiCAD.
    Un abrazo cordial desde el EP de Bolivia.

    Responder

Deixe um comentário