Criar forro com rebaixo e sanca no Revit pode parecer um desafio para alguns profissionais mas é um processo bem mais simples do que parece. Aprenda agora!
A ferramenta Forro do Revit é bem simples e intuitiva de se usar mas quando precisamos criar um forro um pouco mais “elaborado” podemos encontrar alguns problemas pelo caminho, que vamos entender como solucioná-los.
FORRO X FAIXA DE VISTA
Acredito que a primeira coisa que deve ser esclarecida é a questão da faixa de vista em relação ao forro. quando você está trabalhando em uma planta de piso, o forro por padrão está acima do que chamamos plano de corte.
O que acontece é que na visualização na Planta de piso, somente o que estiver na altura do plano de corte (que é geralmente 1,20 m no Revit) não aparece na visualização, onde inclusive aparecerá uma janela de alerta. Desta forma, ao criar um forro no seu projeto você até pode criá-lo em uma planta de piso, porém não será possível visualizá-lo.
Quer aprender mais sobre faixas de vista? Confira esta publicação! ENTENDENDO FAIXAS DE VISTA.
CRIANDO UM FORRO COM REBAIXO (OU SANCA)
Criar um forro plano, cobrindo todo o teto de um ambiente é bem simples, mas em algum momento vão aparecer propostas de layout mais elaboradas, onde será necessário acrescentar algumas etapas ao processo de criação do forro.
Antes de mais nada precisamos definir qual será o layout a ser trabalhado e um corte, onde seja possível entender tanto o formato como as alturas a serem trabalhadas para este forro.
No exemplo temos a seguinte situação: tanto a área central do forro como a borda tem a mesma altura. Já o recorte do forro tem uma diferença de 20 cm.
Antes de iniciar o forro ative a vista de Nível de forro 01 (ou nível correspondente ao piso na qual está trabalhando). Para isso basta ir até o Navegador de projeto e localizar o campo Plantas de forro, clicando no simbolo de [+] serão exibidos todos os níveis existentes.
Agora que estamos trabalhando no Nível de forro vamos criar o nosso forro, para isso vá até a aba Arquitetura e no painel Construir localize a ferramenta Forro.
Clicando na ferramenta forro será exibido na aba de Propriedades as opções de forro na qual você pode trabalhar. Escolha o forro desejado (você também pode duplicar um forro existente e configurá-lo conforme sua necessidade).
Não esqueça de conferir a altura na qual deseja que o forro seja criado. Por padrão o Revit deixa com o valor de 2.60 m, como pode ser observado na janela de Propriedades. Altere para o valor que desejar.
Após escolher o tipo de forro e ajustar sua altura, você deve ir até a aba Modificar|Colocar Forro e como nosso forro tem um layout diferente teremos que trabalhar com a ferramenta Efetuar o croqui do forro. Observe que ao clicar na opção Efetuar croqui o layout do painel de ferramentas muda, permitindo acesso as ferramentas de desenho.
Para o layout que precisamos vamos fazer um retângulo preenchendo a área total do ambiente. Utilize a ferramenta de desenho retângulo para ganhar mais velocidade. Ao finalizar o retângulo observe que apareceram cadeados abertos nos quatro lados das paredes.
Esses cadeados permitem criar uma restrição de alinhamento, como estamos trabalhando com um forro o mesmo já ficará restringido às paredes mas não custa clicar nos cadeados, já que essa restrição é sempre recomendada.
Agora vamos a região do recorte. Sempre que criamos uma área fechada dentro de outra área fechada na ferramenta forro o Revit reconhece a área interna como uma “furação” na superfície, portanto vamos criar mais dois retângulos, porém desta vez com auxílio da ferramenta Deslocamento.
Clique novamente na ferramenta retângulo e insira o valor de distância do próximo retângulo em relação a face interna da parede. No exemplo o valor será de 0.50 m. Caso seu retângulo seja criado para o lado externo, basta pressionar espaço para inverter o lado de criação.
E para finalizar insira a último valor de deslocamento, onde no meu caso é de 0.30 m e crie o último retângulo. Não esqueça de ir ao campo modo e clicar para confirmar a finalização da edição do limite do seu forro.
Duas coisas a serem observadas. A primeira é que a partir do momento em que criamos um perímetro fechado dentro de outro perímetro fechado obtemos o formato desejado.
A outra coisa a se observar é que o nosso forro é branco, assim como o fundo da tela. Isso geralmente confunde quem cria um forro todo fechado, onde temos a impressão que nada foi criado e na verdade já estamos vendo o forro, por isso recomendo que faça um corte sobre o forro para conferir o resultado.
Ao observar uma vista em 3D é possível conferir o resultado onde temos o formato desejado, porém é possível visualizar a laje e inclusive uma parte da parede oposta.
Certo o que fazemos para representar o fundo do rebaixo de gesso? não existe uma única solução mas a que recomendo é trabalharmos com componente utilizando a ferramenta Modelar no local. Para isso vá até a aba Arquitetura e em Construir clique na seta de componente e depois em Modelar no local.
Na janela Categoria e parâmetros de família, dentro da lista da Categoria da Família temos uma opção para Forro. Está organizado em ordem alfabética, é só ir rolando até encontrar. ao localizar selecione e clique em Ok.
Na nova janela será solicitado um nome para o componente que será criado, no exemplo vou chamá-lo de Sanca.
Ao clicar em Ok observe que o menu superior (Ribbon) teve sua interface alterada como se você estivesse criando uma família (o que de certa forma é o que esta acontecendo).
Para criar a nossa sanca rebaixada iremos utilizar o processo de Varredura. Para isso na aba Criar localize o painel Formas e clique em Varredura.
Na aba Modificar|Varredura a Primeira coisa que precisamos é definir o caminho na qual será realizada a varredura, então basta clicar na opção Selecionar Caminho.
O caminho a ser selecionado é a abertura do forro, para fazer isso recomendo que utilize a vista 3D, tome cuidado para selecionar a borda superior (em relação a espessura do forro) e selecionar os quatro lados. Observe que na primeira linha que você selecionar irá aparecer um simbolo que representa o seu plano de trabalho.
Ao finalizar clique no botão para confirmar no painel Modo.
Ao confirmar, ainda estamos no modo de criação do componente onde temos a seguinte situação: precisamos escolher o perfil na qual vamos fazer a varredura, porém não temos nenhum perfil com o formato desejado, o que fazer? Simples, vamos criar o nosso próprio perfil.
Para isso será necessário criar uma nova família. Clique no Menu de aplicação, Novo e escolha a opção Família.
Sempre que criamos uma nova família devemos escolher um Modelo de Familía (Family Template) apropriado. Neste caso vamos trabalhar com o Perfil Métrico.
Observe que temos um interface diferente para trabalharmos com uma família de perfil. O que precisamos fazer aqui é ir até a aba Criar e dentro do painel Detalhe acessar a ferramenta Linha. Ela vai nos dar acesso as ferramentas de desenho, que é justamente o que precisamos.
Mas antes de desenharmos é necessário entender o posicionamento da Sanca. Observe que no Arquivo de projeto estamos na etapa de inserção do perfil. Observe que quando selecionamos o caminho para a varredura na primeira linha na qual você clicar irá aparecer um simbolo na qual o perfil escolhido será alinhado. Compare com o nosso arquivo de família que estamos criando o perfil.
Quando desenharmos o perfil o ideal é que já seja feito na posição correta, para poupar o trabalho de ficar reposicionando. então basta desenhá-lo utilizando as ferramentas de desenho (você já desenhou coisa pior no AutoCAD que eu sei, não reclama!). E não se esqueça de conferir a unidade do arquivo, provavelmente ele está em milímetros!
Na imagem abaixo as cotas são ilustrativas, no seu caso basta desenhar a forma do perfil desejado.
Finalizando o desenho lembre-se de salvá-lo e escolhendo um nome adequado, vou chamar o exemplo de perfil sanca.
Agora basta carregá-lo para o projeto, para isso vá até o painel Editor de Família e clique em Carregar no projeto.
Observe que você foi redirecionado para o projeto. Agora basta ir até o painel Varredura, clicar em Perfil e selecionar o perfil criado.
Às vezes, o perfil fica invertido, mas não se preocupe, temos a barra de opções com ferramentas que os permitem ajustar o perfil até que ele fique na posição desejada. No meu caso eu precisei virar para corrigir a posição.
Depois que você corrigir o posicionamento (caso necessário) é só ir até o painel modo e finalizar a Varredura.
Agora você voltou para o modo de Modelar no local. Antes de finalizar, não se esqueça de selecionar o material de acabamento desejado na aba de Propriedades.
Agora, (até que enfim!) é só finalizar o modo de Modelar no local clicando em confirmar.
Pronto! Temos um forro rebaixado com Sanca com todos os detalhes que você tem direito!
Agora é só colocar a iluminação e começar a trabalhar nos efeitos!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Muito bom esclarecedor,veio sanar algumas duvida a repeito,obrigado
Excelente explicação!
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo trabalho e pela disposição em nos auxiliar com algumas ideias. Só alguém com uma mente grandiosa é capaz de realizar essa proeza. Abraço.
Maravilhoso o seu trabalho. Parabéns!
Olá, mas que belo tutorial, meus parabéns. Só fiquei com uma dúvida, a categoria Forro não permite quantificar o metro linear (comprimento). Como fizeram para quantificar este item?
Olá Glauber,
Particularmente não ceguei a quantificar, fiz apenas como estudo. E em diversas situações nos deparamos com esses probleminhas para quantificar, já que tivemos que fazer uma “gambiarra” para chegar no resultado desejado e o Revit não entende.
Um abraço!
Dica: Para fazer a tabica basta criar o deslocamento a partir da borda do forro, e fazer o perfil como indicado no formato adequado. Parece obvio mas me embananei um pouco rs.
Dúvida: A cada vez que for criada uma sanca ou tabica é necessário criar um novo componente de forro e renomear sequencialmente? Ou existe outro modo de criar vários de uma única vez?
Olá João,
Isso vai da sua organização e de como você deseja que o quantitativo seja exibido. Quando temos forro na mesma altura é possível criar o forro em vários ambientes ao mesmo tempo, mesmo que estejam desencostados. Quando falamos da tabica temos uma pequena variação de altura, porém podemos fazer várias tabicas ao mesmo tempo. Mas atente-se ao fato de que o nome “tabica” não vai aparecer em nenhum lugar, a menos que você crie um novo componente com este nome.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
OLÁ estou começando agsora no curso mas ja tenho um projeto. como adiciona a iluminação?
Olá Maria,
A iluminação são efetivamente luminárias e outros acessórios que você insere no seu projeto. Sugiro que você comece pelo site da philips. Lá além de diversos modelos eles disponibilizam um tutorial de como usar as luminárias.
Um abraço!
MUITO OBIRGADA!
Não estava conseguindo fazer mas, com sua explicação, ficou muito fácil.