SKETCHUP & VRAY

Criar parede invisível – Sketchup

Criar uma parede invisível no Sketchup vai facilitar a visualização de partes internas do seu projeto, dando agilidade e rapidez na hora de fazer edições, sem prejudicar a renderização do seu projeto! Aprenda agora!

Esta funcionalidade é bem interessante e mesmo possuindo algumas limitações, agiliza a visualização do projeto. A primeira regra é que a parede invisível não pode ter espessura, ou seja, ela deve ter apenas uma única face. Sendo assim o recurso funciona melhor para ambientes internos únicos.

Ah, então é esse recurso é bem limitado.

Depende da situação, acho que com um exemplo é possível entender melhor o resultado.

criar-parede-invisivel

Observe que quando vemos as paredes por dentro elas estão perfeitamente visíveis. Porém quando vemos as mesmas paredes por fora, as mesmas são “invisíveis”. O benefício é obvio. Você consegue visualizar a parte interna do ambiente de maneira muito mais prática, sem comprometer a visualização.

Legal! Dá para renderizar desse jeito?

Desta forma não, porque o recurso é configurado diretamente no Sketchup. Mas não se preocupe, já ensinei como resolver este problema diretamente no Vray. Se você não viu basta clicar no link abaixo:

RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS

Agora que você entendeu o resultado, vamos ao que interessa, como gerar esse efeito de parede invisível.

CRIAR PAREDE INVISÍVEL

Para criar uma parede invisível, você precisa criar dois materiais no diretamente no Sketchup. Um deles é o material que será aplicado na face interna do ambiente, no caso um material de sua preferência. No exemplo vou utilizar um na cor vermelho, já o outro material é o que vamos configurar para ficar “invisível”.

Para evitar problemas, recomendo que as faces brancas fiquem voltadas para a parte interna do ambiente e as faces cinza para a fora do ambiente. Se não sabe a diferença de face branca e face cinza fiz uma publicação que vai lhe ajudar a entender o problema. Basta clicar no link abaixo:

FACE INTERNA E FACE EXTERNA – APRENDA A DIFERENÇA

Para o material da face interna do ambiente (face branca) você pode criar o material tanto no Sketchup como no Vray, não fará diferença, por isso deixo por sua conta este material. Para a face externa (face cinza), vou mostrar como criar o material diretamente no Sketchup. Vá até a Bandeja padrão e localize o campo Materiais.

criar-parede-invisivel

No campo Materiais, na lateral direita localize o botão Criar material.

criar-parede-invisivel

Agora será exibido o menu Criar material, onde você vai configurar o material que permitirá a visibilidade da parede pela face externa. De um nome para o material, eu vou chamar de invisível.

criar-parede-invisivel

Quanto a cor não fará muita diferença, uma vez que não será perceptível. O que nos interessa aqui é o campo Opacidade. Configure a opacidade do material para 0 (zero).

criar-parede-invisivel

Com isso o material vai ficar 100% transparente, que é o objetivo aqui. Clique em ok para finalizar.

Ah, mas criar material transparente eu já sabia fazer…

Calma, criar um material transparente é uma das etapas. O segredo mesmo está na aplicação do material. Se você simplesmente aplicar o material usando a ferramenta Pintura (Balde de tinta) o objeto na qual foi aplicado o material ficará transparente nos dois lados. O que nós queremos é que isso aconteça em apenas UM dos lados, deixando a outra face com seu material sendo exibido normalmente.

Para isso selecione a face desejada, vá até a bandeja padrão e localize o campo Informações da entidade.

criar-parede-invisivel

Observe que no campo Face temos dois ícones onde cada um representa um dos lados da face selecionada. O primeiro campo corresponde a face branca. Já o segundo campo corresponde a face cinza. Selecione o segundo campo (face branca).

criar-parede-invisivel

Observe que após clicar será exibida a janela Escolha a tinta. Aqui você deve aplicar o material de sua preferência, lembrando que esta face ficará virada para dentro do ambiente. No meu caso vou usar um material de cor vermelho.

criar-parede-invisivel

Clique em Ok para confirmar a cor. Agora você deve voltar a Bandeja padrão e no campo Informações da entidade clicar no segundo campo (face cinza). Observe que o primeiro campo já exibe o material que você escolheu.

criar-parede-invisivel

Novamente você terá acesso a janela Escolha a tinta. Aqui você pode finalmente escolher o material que chamou de “invisível”.

criar-parede-invisivel

Agora é só clicar em OK. Para perceber o resultado você deve girar a sua visualização. Como exemplo criei uma face e deixei uma figura como referência para você conseguir entender o resultado.

criar-parede-invisivel

Legal não é? Claro que o uso acaba sendo um pouco limitado, porém é possível conseguir uma agilidade no processo de trabalho, uma vez que você consegue visualizar a parte interna do ambiente que está projetando. Agora alguns cuidados.

A face ainda está lá – Se você tentar selecionar um objeto de dentro do ambiente o que será selecionado é a face. Este recurso auxilia na visualização e não no acesso aos objetos.

A face não fica transparente na renderização – lembre-se que a configuração feita aqui foi realizada no Sketchup, então não necessariamente o Vray vai entender como transparente. E mais acima eu deixei o link de como fazer isso no Vray. Se precisar criar paredes invisíveis no Vray já fiz uma publicação sobre isso, basta clicar no link abaixo:

RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS

Não é possível fazer isso em paredes com espessura – como já havia informado, esse é o principal problema, que acaba limitando muito a aplicação deste recurso, mas mesmo assim, para ambientes isolados o recurso funciona muito bem.

Em resumo, não é um recurso para todas as situações, mas quando for possível tente tirar proveito deste pequeno truque.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *