Criar uma piscina com água no Revit pode ser a cereja do bolo no seu projeto! Mas você sabe como fazer isso? Calma, é mais fácil do que você imagina, aprenda agora!
Se tem um item que chama a atenção em um projeto externo é uma piscina, mas como infelizmente não temos o botão “piscina” vamos aprender a criar uma piscina completa do zero.
Aqui eu não vou entrar em detalhes como sistema de aspiração, dreno, casa de máquinas e demais itens para não deixar a publicação extensa demais, e outro ponto é que este não é o processo “universal” de modelagem de uma piscina no Revit, mas acredito ser simples e rápido, então vamos lá.
CRIAR UMA PISCINA NO REVIT
A primeira coisa que precisamos é um local para a instalação da piscina, então vou utilizar um terreno.
Você pode criar um terreno novo ou usar o terreno do seu projeto. Feito isso vamos para a planta de piso Nível 1.
Ei! Mas o terreno não aparece no Nível 1!
Sim, por padrão, a visibilidade do terreno não está habilitada. Para que seja possível visualizar o terreno no Nível 1 você deve ir até a aba Vista, no painel Gráficos e clicar em Visibilidade/Gráficos (ou usar o atalho VG).
Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, na aba Categoria de modelo, você deve ir até a coluna Visibilidade para localizar e habilitar o campo Topografia.
Pronto! Agora conseguimos ver o seu terreno.
A primeira coisa que precisamos aqui é criar uma superfície onde a piscina vai ser inserida, que no caso do terreno, pode ser feito com a ferramenta Plataforma de construção. Para acessar a ferramenta vá até a aba Massa e terreno e no painel Modelar terreno clique em Plataforma de construção.
Lembre-se que estamos criando um “piso” onde a piscina vai ser inserida, então esta plataforma deve ser maior do que a piscina que você deseja criar. Mas fique calmo, caso necessário você pode alterar as dimensões da plataforma em qualquer momento.
Clicando na ferramenta Plataforma de construção o Revit entra em modo Croqui e você tem acesso as ferramentas de desenho.
Mas antes de começar a desenhar observe que na janela de Propriedades estamos usando a Plataforma 1. Se você clicar em Editar tipo, será possível personalizar os materiais e camadas que fazem parte da sua plataforma.
Você pode personalizar a sua plataforma da mesma forma que fazemos em paredes e pisos. No exemplo não vou fazer alterações por enquanto, então vamos voltar para a aba Modificar|Criar limite da plataforma e desenhar a plataforma que usaremos como piso para a nossa piscina.
Após desenhar a plataforma, basta confirmar.
Pronto! Temos uma superfície em nosso terreno.
Agora vamos a etapa da piscina. Para isso temos um detalhe importante, apesar de termos criado uma plataforma, o terreno ainda exite embaixo da plataforma. Se quiser conferir basta fazer um corte.
Mas no que isso me atrapalha?
A sua piscina será um “furo” na plataforma, mas como temos um terreno embaixo dela e isso vai interferir na criação da piscina. Então para resolver o problema vamos criar mais uma plataforma, que funcionará como o fundo da piscina.
Mas antes disso temos dois pontos para trabalhar. O primeiro é fazer a abertura da piscina na plataforma atual. Para isso vá para a vista Nível 1, onde você provavelmente terá esta visão.
Ei! Cade a minha plataforma de construção?
Calma, ela está apenas fora do seu campo de visão. Para situações como piscina, minha sugestão é que você crie uma região da planta (faixa de vista personalizada) ao invés de alterar o nível do projeto inteiro. Não sabe como fazer? Veja esta publicação que fiz explicando com detalhes o processo.
Mas para facilitar vou mostrar o processo rapidamente. Vá na aba Vista, painel Criar e clique na opção Região da planta.
Use a ferramenta de croqui e desenhe um retângulo maior que a área da plataforma de construção, em seguida confirme o desenho.
Pronto! Selecione a caixa tracejada em verde e no painel Propriedades clique em Faixa de vista.
Na janela Faixa de vista, altere o valor do campo Deslocamento em Profundidade de vista para -2.
Agora podemos ver a nossa plataforma de construção.
Resolvido isso vamos fazer a abertura da piscina. Selecione a plataforma de construção e na aba Modificar|Plataformas clique em Editar limite.
Agora você deve desenhar a forma na qual deseja que sua piscina efetivamente tenha. No exemplo não vou complicar muito, vai ser quadrada, de 7 x 7m.
Ao finalizar o desenho, pode concluir.
Ei! Minha piscina ficou com o terreno dentro!
Exatamente. Na piscina vamos precisar de duas plataformas de construção. Uma será a borda, que acabamos de criar, já a outra plataforma será o fundo da piscina. Mas para evitarmos problemas, vamos a vista em corte para criar um novo nível.
Para criar um novo nível, vá até a aba Arquitetura e no painel Dados temos a ferramenta Nível.
Este Nível será a profundidade da piscina e vai facilitar caso você tenha que fazer algum ajuste na profundidade da piscina, basta alterar a altura do nível. No exemplo, vou deixar com 1,5m em relação a face da primeira plataforma de construção.
Pronto! Agora é só inserir o nível com a profundidade desejada para a piscina. Não esqueça de renomear o nível, para facilitar a identificação chamei de piscina mesmo.
Volte para o Nível 1 e vamos criar o fundo da piscina. Vá até a aba Massa e terreno, painel Modelar Terreno e clicamos novamente em Plataforma de construção.
Antes de inserir a Plataforma, vá em Propriedades e clique em editar tipo. Vamos criar uma plataforma já com o revestimento cerâmico da nossa piscina.
Em propriedades de tipo, clique em Duplicar e renomeie como desejar. No exemplo vou chamar de fundo piscina.
Configure os materiais e espessura como preferir. No exemplo criei um material de pastilha. Crie a plataforma de construção na área interna da plataforma anterior, mas lembre-se de ir em propriedades e selecionar no campo Restrições o nível Piscina.
Após desenhar a nova plataforma, pode concluir.
Legal! Agora temos o fundo da piscina, só faltam as paredes! Crie uma parede utilizando o mesmo material que utilizou na plataforma do fundo da piscina. Não se esqueça de criar as paredes a partir do nível piscina e com restrição superior ao nível da primeira plataforma de construção (no meu caso, o nível 1).
Quando for inserir a parede, crie ela alinhada a face interna da abertura da piscina. Você pode controlar o alinhamento de criação da piscina selecionado a opção desejada em Linha de localização.
Pronto! Piscina criada!
Agora vamos a água! Para criar a água você pode ir na aba Arquitetura, campo construir e em Componente selecione modelar no local.
Em Categorias e parâmetros de família, você pode selecionar modelos genéricos.
De o nome de água piscina.
Aqui temos diversas ferramentas de modelagem mas vamos nos concentrar na primeira, a de extrusão.
Deixe a vista no nível da piscina. Depois clique em extrusão e desenhe um retângulo na área que queremos que tenha água em nossa piscina. Já em Propriedades altere o campo final da extrusão para 1.35 (não vamos colocar 1,50 para não deixar a água transbordando não é mesmo?).
Na aba Modificar|Criar extrusão basta confirmar para finalizar.
Observe que você não saiu ainda do modo de criação de modelo genérico. Antes de concluir precisamos atribuir o material de água para a nossa piscina. Selecione a geometria e em Propriedades clique no campo Material.
Na biblioteca de materiais tem um material de água prontinho! é só usar ele.
Gostou de como configurei a janela de materiais? Você pode deixar a sua igualzinha, basta ver a publicação onde explico o processo clicando no link abaixo:
EXPANDIR NAVEGADOR DE MATERIAIS
Após aplicar o material de água basta concluir o modelo.
Pronto! Lembrando que os materiais da biblioteca são simples, mas já oferecem um bom resultado. Porém, sempre é recomendado que você crie os seus próprios materiais, assim pode alcançar resultados incríveis.
CONCLUSÃO
Criar uma piscina no Revit pode consumir um pouco de tempo mas o resultado costuma ser muito bom! Então mãos a obra!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Excelente sua explicação. Você sabe mesmo, nunca vi nada tão cheio de detalhes assim. Foi muito útil
EXCELANTE, OBRIGADA!