PROBLEMAS COMUNSREVITDESENHO E EDIÇÃO

Criar faixa de vista personalizada

Criar faixa de vista personalizada vai resolver o problema de exibir elementos que ficaram acima da faixa de vista mas você precisa que sejam exibidos no seu projeto. Aprenda agora!

Você inseriu uma janela mais alta, ou mesmo um elemento como um chuveiro e ambos não aparecem na vista de planta do seu projeto.

Isso é fácil de resolver, é só alterar a altura do plano de corte da faixa de vista!

Realmente funciona, mas se você parar pra analisar você precisou alterar o padrão de corte de um nível inteiro só para resolver uma única janela. Além de ser uma alteração de grande impacto a mesma está fora do que é sugerido na NBR 6492 – Representação de projetos em arquitetura.

Mas o que eu faço então?

Calma, o Revit tem uma ferramenta que soluciona estes tipos de problemas.

REGIÃO DA PLANTA

Antes de entrar nesse assunto, caso não tenha ideia do que se trata a faixa de vista do projeto, sugiro que leia a publicação que fiz para este assunto clicando no link abaixo:

ENTENDENDO FAIXA DA VISTA

Como exemplo, vamos utilizar a situação mais óbvia, que é uma janela de um banheiro.

faixa-de-vista-personalizada

Em um banheiro, geralmente posicionamos a janela com um peitoril (altura do chão até o começo da janela) maior do que janelas de ambientes como quartos, salas, etc. Isso ocorre por questão de privacidade, circulação do vapor do chuveiro, etc.

faixa-de-vista

Observe que neste caso a janela ficou acima do Plano de Corte (Cut Plane) o que acaba não gerando o resultado desejado em planta.

faixa-de-vista

Então eu posso mudar meu plano de corte (cut range) e resolvo o problema!

Fazer isso pode resolver o problema da janela é gerar problema em outros partes do projeto, já que a alteração do plano de corte (cut plane) afeta todo o nível na qual ele for feito. E neste caso o seu problema é pontual. Para isso você pode usar um plano de corte “exclusivo”, chamado Região da Planta (Plan Region).

Para acessar essa ferramenta basta ir até a aba Vista (View), painel Criar (Create) e na ferramenta Vistas de Planta (Plan Views) temos uma sub-função chamada Região da Planta (Plan Region).

faixa-de-vista

Ao clicar na ferramenta, será exibida a aba Modificar|Criar limite da região da planta (Modify|Create Plan Region boundary).

faixa-de-vista

Com esta ferramenta ao invés de alterar o Plano de Corte (Cut Plane) do nível inteiro você pode determinar uma pequena área com uma altura específica. Basta você desenhar um retângulo ou a forma necessária ao redor do elemento que deseja personalizar o Plano de Corte (Cut view). Não se preocupe com o tamanho do retângulo, ele pode ser alterado depois.

faixa-de-vista

Tome cuidado para que a área na qual você desenhar tenha o perímetro fechado, se fizer uma área aberta o Revit irá exibir uma mensagem de erro marcando com pontos amarelos indicando o espaço aberto.

faixa-de-vista

Você pode criar várias áreas de uma vez só, o único detalhe é que todas serão alteradas simultaneamente.

Nesta etapa temos duas opções: inserir o novo valor de Faixa de vista (Cut Plane) agora, ou encerrar o comando e inserir o valor posteriormente. Vou finalizar e inserir o valor depois. Para finalizar confirme na janela Modo (Mode).

faixa-de-vista

Ao confirmar, observe que existe uma caixa tracejada aparece no local. Ao selecioná-la, chaves azuis de manipulação irão aparecer e você pode ajustar seu tamanho de acordo com a sua necessidade.

faixa-de-vista

Peraí, minha janela continua não aparecendo!

Calma, apenas criamos a Faixa de vista (Cut Plane), ainda não configuramos a sua altura. Para isso basta selecioná-la e ir até as Propriedades. Observe que temos apenas um campo disponível Faixa de vista (Cut Plane). Clique em Editar.

faixa-de-vista

Na janela Faixa de Vista (Cut Plane), na linha de Plano de corte (View Range) altere o valor no campo Delocamento (Offset), no exemplo, foi alterado para 1,60.faixa-de-vista

Pronto! Agora sua janela já esta aparecendo da mesma forma que as demais, porém sem a necessidade de alterar o Plano de Corte (Cut Plane) do nível inteiro.

faixa-de-vista

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Leo
    7 de maio de 2018 at 14:26 — Responder

    Só faltou deixar as linhas tracejadas conforme a NBR 8403 solicita.

    • 8 de maio de 2018 at 08:30 — Responder

      Olá Leo,

      Realmente. Isso pode ser feito direto na família ou através da ferramenta de Manipulação de estilo de linha LW.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *