MODELAGEMREVITMASSA E TERRENO

Criar piscina com água no Revit

Criar uma piscina com água no Revit pode ser a cereja do bolo no seu projeto! Mas você sabe como fazer isso? Calma, é mais fácil do que você imagina, aprenda agora!

Se tem um item que chama a atenção em um projeto externo é uma piscina, mas como infelizmente não temos o botão “piscina” vamos aprender a criar uma piscina completa do zero.

Aqui eu não vou entrar em detalhes como sistema de aspiração, dreno, casa de máquinas e demais itens para não deixar a publicação extensa demais, e outro ponto é que este não é o processo “universal” de modelagem de uma piscina no Revit, mas acredito ser simples e rápido, então vamos lá.

CRIANDO UMA PISCINA NO REVIT

A primeira coisa que precisamos é um local para a instalação da piscina, então vou utilizar um terreno.

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Você pode criar um terreno novo ou usar o terreno do seu projeto. Feito isso vamos para a planta de piso Nível 1.

Ei! Mas o terreno não aparece no Nível 1!

Sim, por padrão, a visibilidade do terreno não está habilitada. Para que seja possível visualizar o terreno no Nível 1 você deve ir até a aba Vista, no painel Gráficos e clicar em Visibilidade/Gráficos (ou usar o atalho VG).

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Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, na aba Categoria de modelo, você deve ir até a coluna Visibilidade para localizar e habilitar o campo Topografia.

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Pronto! Agora conseguimos ver o seu terreno.

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A primeira coisa que precisamos aqui é criar uma superfície onde a piscina vai ser inserida, que no caso do terreno, pode ser feito com a ferramenta Plataforma de construção. Para acessar a ferramenta vá até a aba Massa e terreno e no painel Modelar terreno clique em Plataforma de construção.

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Lembre-se que estamos criando um “piso” onde a piscina vai ser inserida, então esta plataforma deve ser maior do que a piscina que você deseja criar. Mas fique calmo, caso necessário você pode alterar as dimensões da plataforma em qualquer momento.

Clicando na ferramenta Plataforma de construção o Revit entra em modo Croqui e você tem acesso as ferramentas de desenho.

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Mas antes de começar a desenhar observe que na janela de Propriedades estamos usando a Plataforma 1. Se você clicar em Editar tipo, será possível personalizar os materiais e camadas que fazem parte da sua plataforma.

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Você pode personalizar a sua plataforma da mesma forma que fazemos em paredes e pisos. No exemplo não vou fazer alterações por enquanto, então vamos voltar para a aba Modificar|Criar limite da plataforma e desenhar a plataforma que usaremos como piso para a nossa piscina.

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Após desenhar a plataforma, basta confirmar.

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Pronto! Temos uma superfície em nosso terreno.

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Agora vamos a etapa da piscina. Para isso temos um detalhe importante, apesar de termos criado uma plataforma, o terreno ainda exite embaixo da plataforma. Se quiser conferir basta fazer um corte.

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Mas no que isso me atrapalha?

A sua piscina será um “furo” na plataforma, mas como temos um terreno embaixo dela e isso vai interferir na criação da piscina. Então para resolver o problema vamos criar mais uma plataforma, que funcionará como o fundo da piscina.

Mas antes disso temos dois pontos para trabalhar. O primeiro é fazer a abertura da piscina na plataforma atual. Para isso vá para a vista Nível 1, onde você provavelmente terá esta visão.

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Ei! Cade a minha plataforma de construção?

Calma, ela está apenas fora do seu campo de visão. Para situações como piscina, minha sugestão é que você crie uma região da planta (faixa de vista personalizada) ao invés de alterar o nível do projeto inteiro. Não sabe como fazer? Veja esta publicação que fiz explicando com detalhes o processo.

FAIXA DE VISTA PERSONALIZADA

Mas para facilitar vou mostrar o processo rapidamente. Vá na aba Vista, painel Criar e clique na opção Região da planta.

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Use a ferramenta de croqui e desenhe um retângulo maior que a área da plataforma de construção, em seguida confirme o desenho.

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Pronto! Selecione a caixa tracejada em verde e no painel Propriedades clique em Faixa de vista.

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Na janela Faixa de vista, altere o valor do campo Deslocamento em Profundidade de vista para -2.

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Agora podemos ver a nossa plataforma de construção.

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Resolvido isso vamos fazer a abertura da piscina. Selecione a plataforma de construção e na aba Modificar|Plataformas clique em Editar limite.

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Agora você deve desenhar a forma na qual deseja que sua piscina efetivamente tenha. No exemplo não vou complicar muito, vai ser quadrada, de 7 x 7m.

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Ao finalizar o desenho, pode concluir.

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Ei! Minha piscina ficou com o terreno dentro!

Exatamente. Na piscina vamos precisar de duas plataformas de construção. Uma será a borda, que acabamos de criar, já a outra plataforma será o fundo da piscina. Mas para evitarmos problemas, vamos a vista em corte para criar um novo nível.

Para criar um novo nível, vá até a aba Arquitetura e no painel Dados temos a ferramenta Nível.

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Este Nível será a profundidade da piscina e vai facilitar caso você tenha que fazer algum ajuste na profundidade da piscina, basta alterar a altura do nível. No exemplo, vou deixar com 1,5m em relação a face da primeira plataforma de construção.

Pronto! Agora é só inserir o nível com a profundidade desejada para a piscina. Não esqueça de renomear o nível, para facilitar a identificação chamei de piscina mesmo.

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Volte para o Nível 1 e vamos criar o fundo da piscina. Vá até a aba Massa e terreno, painel Modelar Terreno e clicamos novamente em Plataforma de construção.

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Antes de inserir a Plataforma, vá em Propriedades e clique em editar tipo. Vamos criar uma plataforma já com o revestimento cerâmico da nossa piscina.

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Em propriedades de tipo, clique em Duplicar e renomeie como desejar. No exemplo vou chamar de fundo piscina.

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Configure os materiais e espessura como preferir. No exemplo criei um material de pastilha. Crie a plataforma de construção na área interna da plataforma anterior, mas lembre-se de ir em propriedades e selecionar no campo Restrições o nível Piscina.

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Após desenhar a nova plataforma, pode concluir.

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Legal! Agora temos o fundo da piscina, só faltam as paredes! Crie uma parede utilizando o mesmo material que utilizou na plataforma do fundo da piscina. Não se esqueça de criar as paredes a partir do nível piscina e com restrição superior ao nível da primeira plataforma de construção (no meu caso, o nível 1).

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Quando for inserir a parede, crie ela alinhada a face interna da abertura da piscina. Você pode controlar o alinhamento de criação da piscina selecionado a opção desejada em Linha de localização.

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Pronto! Piscina criada!

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Agora vamos a água! Para criar a água você pode ir na aba Arquitetura, campo construir e em Componente selecione modelar no local.

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Em Categorias e parâmetros de família, você pode selecionar modelos genéricos.

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De o nome de água piscina.

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Aqui temos diversas ferramentas de modelagem mas vamos nos concentrar na primeira, a de extrusão.

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Deixe a vista no nível da piscina. Depois clique em extrusão e desenhe um retângulo na área que queremos que tenha água em nossa piscina. Já em Propriedades altere o campo final da extrusão para 1.35 (não vamos colocar 1,50 para não deixar a água transbordando não é mesmo?).

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Na aba Modificar|Criar extrusão basta confirmar para finalizar.

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Observe que você não saiu ainda do modo de criação de modelo genérico. Antes de concluir precisamos atribuir o material de água para a nossa piscina. Selecione a geometria e em Propriedades clique no campo Material.

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Na biblioteca de materiais tem um material de água prontinho! é só usar ele.

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Gostou de como configurei a janela de materiais? Você pode deixar a sua igualzinha, basta ver a publicação onde explico o processo clicando no link abaixo:

EXPANDIR NAVEGADOR DE MATERIAIS

Após aplicar o material de água basta concluir o modelo.

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Pronto! Lembrando que os materiais da biblioteca são simples, mas já oferecem um bom resultado. Porém, sempre é recomendado que você crie os seus próprios materiais, assim pode alcançar resultados incríveis.

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Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

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