O cursor 3D no Blender é um ponto de referência que pode ser posicionado em qualquer lugar do espaço de trabalho, oferecendo grande precisão quando usado junto com outras ferramentas, sendo fundamental saber como posicioná-lo corretamente.
Se você quer saber como trabalhar com o cursor 3D, este artigo é para você! Aprenda agora!
O cursor 3D é um recurso exclusivo do Blender, então se você já usou outros softwares 3D vai achar ele estranho em um primeiro momento, mas depois de entender como ele funciona, vai perceber como o seu fluxo de trabalho pode ficar mais rápido e preciso.
Ao iniciar um novo arquivo, o cursor 3D esta localizado no World Origin, que nada mais é do que a coordenada 0,0,0 ou, coordenada absoluta do Blender. Essa informação pode ser conferida na Sidebar (Menu lateral Direito), no campo View.
Quando inserimos novos objetos no nosso arquivo, o Blender usa o cursor 3D como “ponto de ancoragem”.
Como assim?
Todo objeto que é inserido no Blender possui um ponto de Origem, que determina onde o objeto esta localizado no espaço 3D. Este ponto pode ser facilmente identificado ao selecionar o objeto, onde um pequeno ponto amarelo é exibido.
Ao inserir qualquer objeto no seu projeto, o Blender “encaixa” o ponto de origem no cursor 3D.
Acredito que a maneira mais simples de entender o cursor 3D é pensar nele como o cursor em um editor de texto (por exemplo, o word), onde precisamos posicionar o cursor na linha onde desejamos escrever o nosso texto.
Certo, mas como eu reposiciono o Cursor 3D?
EDITAR CURSOR 3D
Para alterar a posição do cursor 3D, temos uma série de opções, sendo que a primeira delas é no menu Toolbar, que fica na lateral esquerda da área de trabalho (Atalho: T).
Clicando no botão Cursor 3D, basta clicar em qualquer lugar da tela que o cursor é imediatamente reposicionado.
ATALHO – Para reposicionar o cursor 3D basta manter a tecla Shift pressionada e clicar com o botão direito.
Quando ativamos a ferramenta cursor 3D, algumas opções são habilitadas na parte superior esquerda da tela, que permitem personalizar algumas funcionalidades.
SURFACE PROJECT
O primeiro campo que temos é o Surface Project, que permite que o cursor 3D seja reposicionado em qualquer superfície 3D.
Para uma melhor precisão, recomendo que use os Snaps, assim você pode escolher um local específico da geometria para reposicionar o cursor 3D.
Se quiser saber mais sobre a ferramenta snap, veja uma publicação que fiz explicando todas as funcionalidades, basta clicar no link abaixo:
ORIENTATION
O cursor 3D também é um elemento 3D, você pode conferir isso olhando de perto e girando, assim vai perceber que temos, além do círculo listrado de branco e vermelho, os eixo X, Y e Z.
Dessa forma, o campo Orientation permite definir a orientação do Cursor 3D, alterando como esses eixos são posicionados, onde temos quatro opções:
- None: Não altera a orientação;
- View: O cursor é alinhado em relação a vista atual da sua tela;
- Transform: O cursor é alinhado em relação ao Transformation Orientation, que controla os eixos quando usamos as ferramentas mover, copiar e rotacionar;
- Geometry: O cursor é alinhado em relação a face da geometria.
Apesar de soar confuso em um primeiro momento, permite definir com precisão como os objetos se relacionam, por exemplo, podemos inserir um cilindro em uma face inclinada e depois definir para que o cilindro fique perpendicular em relação a face.
Essa é apenas uma das diversas possibilidades que temos, que apesar de serem situações bem específicas, é bom saber que é possível solucionar estes pequenos problemas de forma rápida e prática.
ALINHAR ORIENTAÇÃO DA VISTA AO CURSOR 3D
Além de utilizar o cursor 3D como ponto de referência para inserir objetos em planos inclinados, é possível alterar a orientação da vista 3D. Para isso você deve ir na parte superior da área de trabalho no campo Transformation Orientation.
Observe que a configuração padrão é Global, onde o Gizmo as ferramentas de transformação (Move, Rotate e Scale) estão alinhados em relação ao plano cartesiano do Blender.
Dentro de Transform Orientation, temos uma opção chamada Cursor, selecione esta opção para que as ferramentas de transformação fiquem alinhadas em relação ao Cursor 3D.
Com essa alteração é possível transformar os objetos respeitando o alinhamento do cursor 3D.
MOVER OBJETOS USANDO O CURSOR 3D
O cursor 3D também é uma ótima ferramenta quando precisamos que os objetos interajam um com os outros, onde para isso basta selecionar o objeto que será movido e no menu superior, clicar na aba Object e no campo Snap escolher uma das opções disponíveis.
ATALHO – Você pode ativar o menu chave pressionando SHIFT + S.
Vamos entender as opções disponíveis aqui.
SELECTION TO GRID
A opção Selection to grid move o objeto selecionado para o ponto do grid (a malha quadriculada) que estiver mais próximo.
Recomendo que ao utilizar este comando, trabalhe com vistas ortogonais (frontal, superior ou lateral).
SELECTION TO CURSOR
A opção Selection to cursor, move o objeto selecionado para a posição onde o cursor 3D está, usando o ponto de origem para “encaixar”. Se mais de um objeto for selecionado, todos osobjetos são movidos para o mesmo lugar, ficando sobrepostos.
SELECTION TO CURSOR (KEEP OFFSET)
A opção Selection to cursor (Keep Offset), move o objeto selecionado para a posição do cursor 3D, porém sua diferença se dá quando temos múltiplos objetos 3D selecionados, onde todos eles são movidos para a posição do cursor 3D, porém a distância entre si é respeitada.
SELECTION TO ACTIVE
A opção Selection to active usa a origem do objeto ativo.
Mas o que é essa origem ativa?
O elemento ativo pode ser um objeto, vértice, aresta ou face. Ele é o último objeto selecionado, sendo exibido em laranja quando estamos trabalhando em Object mode ou em branco quando estamos no Edit mode.
É possível trocar o elemento ativo clicando novamente sobre outro objeto (vértice, aresta e face também).
Desta forma, com a ferramenta Selection to Active move todos os objetos selecionados para o elemento de origem que estiver ativo.
CURSOR TO SELECTED
A opção Cursor to Selected move o cursor 3D para o objeto que está selecionado, usando como base a origem do objeto.
CURSOR TO WORLD ORIGIN
Em Cursor to World Origin, temos a oportunidade de “resetar” o cursor, fazendo com que ele volte para a coordendada 0,0,0 do Blender, ou seja, a posição original do cursor 3D.
CURSOR TO GRID
A opção Cursor to Grid, move o Cursor 3D para o ponto do grid (a malha quadriculada) que estiver mais próximo.
Recomendo que ao utilizar este comando, trabalhe com vistas ortogonais (frontal, superior ou lateral).
CURSOR TO ACTIVE
A opção Cursor to Active move o Cursor 3D para o objeto que estiver selecionado ou em caso de múltiplos objetos para a origem do objeto ativo.
Além deste leque variado de opções, podemos fazer combinações fazendo com que as possibilidades sejam quase infinitas!
USAR O CURSOR 3D COMO PIVÔ DE ROTAÇÃO
Quando usamos a ferramenta Rotate (Rotacionar), por padrão o giro é realizado com base no ponto de origem do objeto, de forma que o objeto gira ao redor de si mesmo.
Mas em alguns casos precisamos que o pivô (ponto de giro) seja posicionado em outro local.
O Blender até permite que você altere a localização do ponto de origem do objeto, mas em alguns casos você precisa mover o ponto de giro para outra localização, efetuar a rotação e mover o ponto de giro para o local anterior, um baita trabalho.
Para evitar essa trabalheira, podemos usar o Cursor 3D como ponto de giro, que precisa que o Transform Pivot localiza no no menu superior), seja alterado para 3D Cursor.
O processo é simples, posicione o Cursor 3D no local desejado e no campo Transform Pivot Point para 3D cursor.
Desta forma a rotação é realizada sem afetar o ponto de origem do objeto.
FIXAR ROTAÇÃO DA VISTA NO CURSOR 3D
Quando usamos o comando orbitar (mantendo o botão de rolagem do mouse pressionado), a rotação da vista, conseguimos girar o espaço 3D em torno de um ponto fixo no espaço.
Este ponto muda de acordo com o enquadramento da vista, posição que o mouse esta quando ativamos a função orbitar, entre outros fatores. Porém podemos fixar este ponto no cursor 3D, que pode facilitar a visualização dos objetos da sua cena de acordo com o contexto do seu projeto.
Para definir um ponto de rotação fixo, basta posicionar o Cursor 3D na localização desejada e no menu Sidebar (menu lateral a direita, atalho: N) e no campo View marque a opção Lock – To 3D cursor.
Com isso temos um giro “controlado” da vista, focando em uma determinada área do projeto.
CONCLUSÃO
O cursor 3D no Blender pode parecer uma ferramenta simples e até mesmo dispensável, porém quando você entende todas as suas funcionalidades percebe que ele é um importante aliado na modelagem dos seus projetos!
Tem alguma dúvida no processo trabalho com Cursor 3D u alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
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