O cursor 3D no Blender é um ponto de referência que pode ser posicionado em qualquer lugar do espaço de trabalho, oferecendo grande precisão quando usado junto com outras ferramentas, sendo fundamental saber como posicioná-lo corretamente.
Se você quer saber como trabalhar com o cursor 3D, este artigo é para você! Aprenda agora!
O cursor 3D é um recurso exclusivo do Blender, então se você já usou outros softwares 3D vai achar ele estranho em um primeiro momento, mas depois de entender como ele funciona, vai perceber como o seu fluxo de trabalho pode ficar mais rápido e preciso.
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Ao iniciar um novo arquivo, o cursor 3D esta localizado no World Origin, que nada mais é do que a coordenada 0,0,0 ou, coordenada absoluta do Blender. Essa informação pode ser conferida na Sidebar (Menu lateral Direito), no campo View.
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Quando inserimos novos objetos no nosso arquivo, o Blender usa o cursor 3D como “ponto de ancoragem”.
Como assim?
Todo objeto que é inserido no Blender possui um ponto de Origem, que determina onde o objeto esta localizado no espaço 3D. Este ponto pode ser facilmente identificado ao selecionar o objeto, onde um pequeno ponto amarelo é exibido.
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Ao inserir qualquer objeto no seu projeto, o Blender “encaixa” o ponto de origem no cursor 3D.
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Acredito que a maneira mais simples de entender o cursor 3D é pensar nele como o cursor em um editor de texto (por exemplo, o word), onde precisamos posicionar o cursor na linha onde desejamos escrever o nosso texto.
Certo, mas como eu reposiciono o Cursor 3D?
EDITAR CURSOR 3D
Para alterar a posição do cursor 3D, temos uma série de opções, sendo que a primeira delas é no menu Toolbar, que fica na lateral esquerda da área de trabalho (Atalho: T).
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Clicando no botão Cursor 3D, basta clicar em qualquer lugar da tela que o cursor é imediatamente reposicionado.
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ATALHO – Para reposicionar o cursor 3D basta manter a tecla Shift pressionada e clicar com o botão direito.
Quando ativamos a ferramenta cursor 3D, algumas opções são habilitadas na parte superior esquerda da tela, que permitem personalizar algumas funcionalidades.
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SURFACE PROJECT
O primeiro campo que temos é o Surface Project, que permite que o cursor 3D seja reposicionado em qualquer superfície 3D.
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Para uma melhor precisão, recomendo que use os Snaps, assim você pode escolher um local específico da geometria para reposicionar o cursor 3D.
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Se quiser saber mais sobre a ferramenta snap, veja uma publicação que fiz explicando todas as funcionalidades, basta clicar no link abaixo:
ORIENTATION
O cursor 3D também é um elemento 3D, você pode conferir isso olhando de perto e girando, assim vai perceber que temos, além do círculo listrado de branco e vermelho, os eixo X, Y e Z.
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Dessa forma, o campo Orientation permite definir a orientação do Cursor 3D, alterando como esses eixos são posicionados, onde temos quatro opções:
- None: Não altera a orientação;
- View: O cursor é alinhado em relação a vista atual da sua tela;
- Transform: O cursor é alinhado em relação ao Transformation Orientation, que controla os eixos quando usamos as ferramentas mover, copiar e rotacionar;
- Geometry: O cursor é alinhado em relação a face da geometria.
Apesar de soar confuso em um primeiro momento, permite definir com precisão como os objetos se relacionam, por exemplo, podemos inserir um cilindro em uma face inclinada e depois definir para que o cilindro fique perpendicular em relação a face.
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Essa é apenas uma das diversas possibilidades que temos, que apesar de serem situações bem específicas, é bom saber que é possível solucionar estes pequenos problemas de forma rápida e prática.
ALINHAR ORIENTAÇÃO DA VISTA AO CURSOR 3D
Além de utilizar o cursor 3D como ponto de referência para inserir objetos em planos inclinados, é possível alterar a orientação da vista 3D. Para isso você deve ir na parte superior da área de trabalho no campo Transformation Orientation.
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Observe que a configuração padrão é Global, onde o Gizmo as ferramentas de transformação (Move, Rotate e Scale) estão alinhados em relação ao plano cartesiano do Blender.
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Dentro de Transform Orientation, temos uma opção chamada Cursor, selecione esta opção para que as ferramentas de transformação fiquem alinhadas em relação ao Cursor 3D.
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Com essa alteração é possível transformar os objetos respeitando o alinhamento do cursor 3D.
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MOVER OBJETOS USANDO O CURSOR 3D
O cursor 3D também é uma ótima ferramenta quando precisamos que os objetos interajam um com os outros, onde para isso basta selecionar o objeto que será movido e no menu superior, clicar na aba Object e no campo Snap escolher uma das opções disponíveis.
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ATALHO – Você pode ativar o menu chave pressionando SHIFT + S.
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Vamos entender as opções disponíveis aqui.
SELECTION TO GRID
A opção Selection to grid move o objeto selecionado para o ponto do grid (a malha quadriculada) que estiver mais próximo.
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Recomendo que ao utilizar este comando, trabalhe com vistas ortogonais (frontal, superior ou lateral).
SELECTION TO CURSOR
A opção Selection to cursor, move o objeto selecionado para a posição onde o cursor 3D está, usando o ponto de origem para “encaixar”. Se mais de um objeto for selecionado, todos osobjetos são movidos para o mesmo lugar, ficando sobrepostos.
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SELECTION TO CURSOR (KEEP OFFSET)
A opção Selection to cursor (Keep Offset), move o objeto selecionado para a posição do cursor 3D, porém sua diferença se dá quando temos múltiplos objetos 3D selecionados, onde todos eles são movidos para a posição do cursor 3D, porém a distância entre si é respeitada.
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SELECTION TO ACTIVE
A opção Selection to active usa a origem do objeto ativo.
Mas o que é essa origem ativa?
O elemento ativo pode ser um objeto, vértice, aresta ou face. Ele é o último objeto selecionado, sendo exibido em laranja quando estamos trabalhando em Object mode ou em branco quando estamos no Edit mode.
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É possível trocar o elemento ativo clicando novamente sobre outro objeto (vértice, aresta e face também).
Desta forma, com a ferramenta Selection to Active move todos os objetos selecionados para o elemento de origem que estiver ativo.
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CURSOR TO SELECTED
A opção Cursor to Selected move o cursor 3D para o objeto que está selecionado, usando como base a origem do objeto.
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CURSOR TO WORLD ORIGIN
Em Cursor to World Origin, temos a oportunidade de “resetar” o cursor, fazendo com que ele volte para a coordendada 0,0,0 do Blender, ou seja, a posição original do cursor 3D.
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CURSOR TO GRID
A opção Cursor to Grid, move o Cursor 3D para o ponto do grid (a malha quadriculada) que estiver mais próximo.
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Recomendo que ao utilizar este comando, trabalhe com vistas ortogonais (frontal, superior ou lateral).
CURSOR TO ACTIVE
A opção Cursor to Active move o Cursor 3D para o objeto que estiver selecionado ou em caso de múltiplos objetos para a origem do objeto ativo.
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Além deste leque variado de opções, podemos fazer combinações fazendo com que as possibilidades sejam quase infinitas!
USAR O CURSOR 3D COMO PIVÔ DE ROTAÇÃO
Quando usamos a ferramenta Rotate (Rotacionar), por padrão o giro é realizado com base no ponto de origem do objeto, de forma que o objeto gira ao redor de si mesmo.
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Mas em alguns casos precisamos que o pivô (ponto de giro) seja posicionado em outro local.
O Blender até permite que você altere a localização do ponto de origem do objeto, mas em alguns casos você precisa mover o ponto de giro para outra localização, efetuar a rotação e mover o ponto de giro para o local anterior, um baita trabalho.
Para evitar essa trabalheira, podemos usar o Cursor 3D como ponto de giro, que precisa que o Transform Pivot localiza no no menu superior), seja alterado para 3D Cursor.
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O processo é simples, posicione o Cursor 3D no local desejado e no campo Transform Pivot Point para 3D cursor.
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Desta forma a rotação é realizada sem afetar o ponto de origem do objeto.
FIXAR ROTAÇÃO DA VISTA NO CURSOR 3D
Quando usamos o comando orbitar (mantendo o botão de rolagem do mouse pressionado), a rotação da vista, conseguimos girar o espaço 3D em torno de um ponto fixo no espaço.
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Este ponto muda de acordo com o enquadramento da vista, posição que o mouse esta quando ativamos a função orbitar, entre outros fatores. Porém podemos fixar este ponto no cursor 3D, que pode facilitar a visualização dos objetos da sua cena de acordo com o contexto do seu projeto.
Para definir um ponto de rotação fixo, basta posicionar o Cursor 3D na localização desejada e no menu Sidebar (menu lateral a direita, atalho: N) e no campo View marque a opção Lock – To 3D cursor.
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Com isso temos um giro “controlado” da vista, focando em uma determinada área do projeto.
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CONCLUSÃO
O cursor 3D no Blender pode parecer uma ferramenta simples e até mesmo dispensável, porém quando você entende todas as suas funcionalidades percebe que ele é um importante aliado na modelagem dos seus projetos!
Tem alguma dúvida no processo trabalho com Cursor 3D u alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
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