Eixos no revit guia básico vai apresentar para você o conceito por trás da ferramenta e reunir suas principais funcionalidades! Aprenda agora!
O que são eixos?
Geometricamente falando um eixo pode ser entendido como uma linha imaginária que divide ao meio formas geométricas e que também pode representar a simetria deste objeto (ambos os lados são iguais, porém espelhados).
Mas e na arquitetura?
Eixos são o principal elemento organizador de um projeto, fornecendo pontos de referência, localização e dimensões, funcionando como um “mapa” da edificação.
Em projetos utilizamos um conjunto de eixos para desenhar uma “grade de linhas” para mapear tanto a edificação por completo como os principais elementos estruturais, para isso, os eixos são organizados em um padrão numérico na horizontal e alfabético na vertical.
O espaçamento entre eixos costuma ter uma dimensão fixa, mas isso não é necessariamente uma regra, podendo variar ao longo da extensão dos eixos, de acordo com as necessidades do projeto.
Mesmo se tratando de um elemento de anotação (texto), um eixo não se limita a aparecer exclusivamente em uma planta mas sim em todas, plantas, vistas e cortes que estejam “alinhados” ao respectivo eixo.
Não sei se eu entendi isso…
Por mais que a representação gráfica de um eixo seja uma linha, ele funciona como um plano 3D, que pode ser visto em determinadas vistas. Vamos analisar isso em uma vista tridimensional, onde vou inserir um bloco maciço para representar uma edificação qualquer.
Observe que em um primeiro momento os eixos estão no “chão”, mas esses eixos são um plano que “corta” a edificação no mesmo sentido que o eixo foi criado. vou deixar o Eixo 3 selecionado para que seja mais fácil de visualizar o eixo.
Agora vamos identificar os “pontos cardeais” da edificação, onde teremos Norte, Sul, Leste e Oeste.
Como o nosso eixo é um “plano” que atravessa todo o nosso projeto ele pode ser visualizado em vistas que estejam no mesmo alinhamento, por exemplo, todos os níveis de piso.
Observe que não importa quantos pavimentos eu tenha, em todos eles eu posso visualizar os níveis presentes no projeto, o que nos oferece uma série de vantagens, principalmente quando falamos de alinhamento dos elementos estruturais da edificação.
Também é possível visualizar os eixos em vistas de elevação, mas neste caso ficamos reféns do alinhamento do eixo.
Como assim?
Vou pegar o Eixo 2 como exemplo. Perceba que ele esta no sentido Norte/sul do meu projeto.
Isso quer dizer que eu só posso visualizar este eixo nas elevações Norte e Sul. Um outro ponto importante é perceber que de acordo com a elevação ele irá aparecer de um determinado “lado” da elevação.
Ele muda de lugar então?
Na verdade quem esta mudando de lugar é você. Observe que na elevação sul o Eixo 2 esta do lado esquerdo. Porém quando visualizamos a edificação a partir da elevação Norte ele vai ficar do lado direito.
Mas e as elevações Leste/Oeste?
O Eixo 2 não irá aparecer nestas elevações, uma vez que elas não estão no mesmo alinhamento, porém nelas temos os eixos alfabéticos do projeto.
Mas e os cortes do meu projeto?
Contanto que o corte seja perpendicular a qualquer uma das elevações, os eixos da elevação correspondente serão visualizados no seu corte.
Desta forma percebemos que qualquer elemento construtivo que esteja associado a um eixo do seu projeto pode ser localizado de forma muito rápida, tanto em diferentes vistas, elevações ou cortes.
Agora que entendemos o conceito da aplicação dos eixos em um projeto vamos entender como utilizar esta ferramenta dentro do Revit.
Como criar um Eixo no Revit
Para acessar a ferramenta Eixo no Revit você precisa estar em uma vista de planta, elevação ou corte. E, seguida vá até a aba Arquitetura, no painel Dados clique em Eixo.
O processo de desenho de um eixo em seu projeto é muito simples, precisamos apenas de dois cliques, um para indicar onde o eixo se inicia e outro para definir a direção do eixo.
Observe que o Eixo já foi criado devidamente numerado. Caso você crie novos eixos a numeração será automática, dando continuidade ao valor do último eixo criado.
Mas e se eu quiser que seja uma sequência alfabética?
Simples, basta criar um novo eixo, clicar duas vezes sobre o valor numérico e digitar a letra desejada. Isso fará com que o Revit entenda que o último valor foi alfabético e poderá continuar a partir daí.
Um detalhe importante é que a configuração padrão do eixo no Revit é uma linha, porém observe que ao ativar a ferramenta Eixo somos direcionados para a aba Modificar | Colocar eixo.
No campo Desenhar, além da opção de usar linha temos as opções de usar arcos para criar eixos curvos ou mesmo criar eixos a partir de qualquer linha existentes no projeto.
Ainda no painel Desenho temos uma opção chamada Multissegmentos.
Multissegmento permite que você crie um eixo “irregular” com curvas ou desvios. Clique sobre a ferramenta e observe que o Revit entra em modo de croqui e temos acesso a um novo painel desenhar com mais opções.
Agora você pode criar uma linha com o formato que você quiser, porém a única regra é que ela deve ser contínua.
Mas quando que eu vou usar isso?
De verdade? Use esta opção apenas quando ela for o último recurso. A proposta da criação de um eixo é justamente facilitar a identificação de elementos do seu projeto e linhas de eixo complexo não são a melhor ideia neste sentido.
Mas dependendo da complexidade pode ser que isso seja necessário, vou criar uma situação de exemplo onde isso seria útil, um prédio cum uma fachada parcialmente curva.
Sim, eu sei que uma fachada como essa poderia ser representada de outras formas, mas a ideia aqui é mostrar que é possível criar um eixo irregular.
Voltando a ferramenta Multissegmento, assim que você finalizar o desenho desejado para o seu eixo, é necessário que você finalize clicando na opção “Check” para confirmar e finalizar o desenho.
Por fim, ao acessar a ferramenta Eixo, temos a opção Deslocamento, disponível na faixa de opções.
Ao inserir um valor de deslocamento o Eixo será criado respeitando esta distância. Apesar de simples este é um recurso extremamente útil quando precisamos criar múltiplos eixos equidistantes.
Como editar um Eixo no Revit
Você não precisa se preocupar em acertar o tamanho da linha e a posição do eixo de primeira. Você pode criá-lo em um lugar qualquer e fazer os ajustes necessários posteriormente. Basta selecionar o Eixo que temos acesso a algumas opções.
Assim como qualquer família do Revit, temos parâmetros de tipo (que afetam todos os eixos) e parâmetros de instância (que afetam apenas o eixo selecionado). Desta forma, ao selecionar um eixo, estas opções afetam apenas este eixo selecionado.
Vamos começar pela visualização da “bolha”. Observe que tenho apenas uma bolha do lado esquerdo, mas dependendo da extensão do projeto é importante exibir a bolha da outra extremidade ou mesmo inverter a exibição, escondendo uma bolha e mostrando a outra.
Para isso basta marcar a “caixinha” que aparece nas extremidades da linha de eixo. Quando ela está habilitada a bolha é exibida, quando desmarcada a bolha é oculta.
Também é possível ajustar o comprimento do eixo. Quando ele esta selecionado, bem ao lado da bolha do eixo temos uma “bolinha”. Basta manter o botão do mouse pressionado sobre ela e arrastar.
Quando temos múltiplos eixos é possível manter um padrão de alinhamento. Para saber se um eixo esta alinhado em relação aos demais observe que ao selecioná-lo as “bolinhas” exibem um cadeado e uma linha tracejada em azul indicando quais eixos fazem parte do alinhamento.
Caso qualquer uma dessas bolinhas seja movida os demais eixos se movem junto, o que é excelente, porque assim não precisamos mover os eixos “um por um”.
Mas e se o meu eixo não estiver alinhado?
Ah é bem simples. Selecione a “bolinha” do eixo que não está alinhado e arraste até aparecer a linha tracejada em azul. Assim que ela aparecer solte que o próprio Revit se encarrega de ativar o cadeado.
O processo “inverso” também pode ser feito. Se quiser que um Eixo se mova de forma independente em relação aos demais basta selecioná-lo e desmarcar o cadeado.
A próxima opção é o Indicador 2D/3D, que apesar de simples exige atenção.
Como explicado anteriormente, um Eixo é visualizado em todas as vistas de mesmo alinhamento. Por exemplo, em uma elevação Sul temos os eixos 1, 2, 3,4 e 5. Esses mesmos eixos podem ser visualizados em planta, corte ou na elevação Norte.
Até aqui nenhuma novidade, porém, em alguns casos é necessário que o comprimento da linha do eixo tenha um comprimento diferente em uma vista, mas que as demais vistas não sejam afetadas.
Nestes casos podemos alterar o modo de exibição do eixo. A configuração padrão é 3D mas caso você clique sobre o ícone 3D ele será alterado para 2D. Observe também que a “bolinha” passa a ser exibida como um ponto azul.
A partir do momento em que alteramos para o modo 2D, ao alterar o comprimento do eixo essa alteração afeta apenas a vista atual, sem impactar nas demais vistas. Observe a alteração que fiz no eixo 1 na vista de elevação Sul.
Um outro detalhe é que a “bolinha” e o “ponto azul” são ambos visíveis, o que facilita entender como este eixo esta sendo exibido em outras vistas.
Caso precise retornar para o modo 3D é necessário arrastar o “ponto azul” em cima da “bolinha”, assim ela retorna ao modo 3D.
Um último item e não mesmo importante é a linha de quebra. Em algumas situações onde os eixos estão muito próximos pode ocorrer a sobreposição das bolhas, o que prejudica a leitura do texto.
Uma alternativa para contornar isso é fazer a “quebra” da linha de eixo. Para isso selecione o eixo desejado e próximo a bolha temos um ícone de quebra. Clicando sobre ele um “cotovelo” é adicionado permitindo mover a bolha sem afetar a posição da linha de eixo.
Caso precise desfazer o cotovelo basta arrastar a bolinha do cotovelo em direção a linha que o eixo se alinha novamente.
Um detalhe importante é que esta personalização de quebra do eixo, assim como o comprimento da linha 2D afetam exclusivamente a vista atual, de forma que as vistas de mesmo alinhamento (cortes, plantas e elevações) não são afetadas.
Para que as alterações realizadas no eixo sejam reproduzidas nas demais vistas, basta selecionar o eixo desejado na aba Modificar | Eixos clicar em Propagar extensões.
Ao clicar na opção Propagar extensões será exibida a janela Propagar extensões de dados, onde podemos escolher quais vistas serão atualizadas. Selecione as vistas desejadas e clique em Ok.
Se quiser saber mais sobre a ferramenta Propagar extensões vou deixar o link de um artigo completo logo abaixo:
EIXOS E NÍVEIS – PROPAGAR EXTENSÕES
Todas as alterações que fizemos aqui foram em uma família padrão do Revit de eixo. Na aba Propriedades temos acesso a outras famílias.
Se quiser aprender a criar uma família de eixo totalmente personalizada, fiz um artigo completo mostrando o processo, vou deixar o link logo abaixo:
EIXO BOLHA – FAMÍLIA PERSONALIZADA
Conclusão
A ferramenta eixo é um recurso muito simples e intuitivo mas aprender todas as suas funcionalidades pode proporcionar uma maior velocidade e organização do seu projeto.
Tem alguma dúvida sobre como inserir e ajustar eixos no seu projeto ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD